Um Alicerce de Jesus
4/8/2003
Chisitu, África 1996
Pessoas…não prédios
A Bíblia ensina que Deus não habita em casas feitas por homens. Efésios 2 e muitas outras passagens na Bíblia dizem que nós somos a morada ou habitação de Deus pelo Espírito—isto é, nós na igreja.
Sabemos como é um prédio religioso, então, se a casa de Deus é pessoas e não um edifício, como será que ela é?
Quando você anda pelas ruas, você geralmente consegue identificar um edifício religioso porque ele se parece com um edifício religioso. Mas se uma Igreja é feita de pessoas, como então ela vai ser? Como ela vai ser identificada? Como se nota a diferença entre a verdadeira Igreja e a falsa? O que segue é uma descrição da Igreja quando ela é feita de pessoas e não de pedras.
Quando Jesus está olhando de cima a baixo por uma verdadeira Igreja, como Ele a reconhece? Em primeiro lugar, uma verdadeira Igreja feita de pedras vivas que Jesus vê e ama, precisa ser feita de materiais bons. Se uma edificação é feita de materiais defeituosos, você sabe que ela cairá. Se a madeira que sustenta o telhado está podre, ele cairá. Tijolos que são moles, não feitos corretamente, ou feitos de material inapropriado, não podem sustentar o peso e irão desmoronar. Isso também é verdade de uma Igreja verdadeira que é feita por Deus, e não pelas mãos de homens. Ela é feita de pedras vivas—isto é, pessoas—e não de rochas mortas, tijolos, e feno. Se a Casa que Deus está edificando com pessoas irá resistir, não poderá ter pedras ruins nela.
Do menor ao maior, todos O conhecerão
A profecia sobre o Novo Testamento diz que a Igreja que Deus edifica (Jr. 31, Hb. 8, Hb. 10) é a Igreja verdadeira e do menor ao maior, todos os seus membros conhecerão o Deus Vivo.
Na igreja antiga do Velho Testamento, você se tornava um membro por causa de quem seus pais eram. Se você basicamente acreditasse na coisa certa e seus pais fizessem parte desta igreja, e você freqüentasse a igreja regularmente e dizimasse, então era membro da igreja. Na Igreja nova de Jesus, isso não é verdade; você precisa dar seu coração para Deus. A profecia foi que do menor ao maior, todos O conhecerão. Se uma pessoa realmente não conhece Deus, ela não pode ser um membro da Igreja de Jesus. Ela seria como um tijolo mole ou uma madeira podre. A Casa que Jesus edificar é a melhor casa no mundo. E Jesus somente vai usar materiais autênticos e bons para edificar a Sua Casa.
Sem mistura
Atos 3 diz que Jesus foi um profeta e que Ele iria construir a Sua igreja e que qualquer um que não O obedecesse seria completamente eliminado do meio do seu povo. Jesus diz a mesma coisa em Mateus 18. Ele disse que se uma pessoa continua a ter ódio, é obstinada ou egoísta e continua a ter hábitos ruins como bebedeira, gritaria com sua esposa ou filhos, fraudulenta nos seus negócios, mentirosa, ou preguiçosa, então devemos ir até ela e tentar ajudar. Entretanto, se essa pessoa não se importar em obedecer aos ensinos de Jesus, então devemos trazer duas ou três outras pessoas e conversar com ela de novo. Se ela ainda não tem interesse no que Jesus diz, e não quer mudar, então precisamos conversar com a igreja inteira e (precisamos) pedir que essa pessoa fique fora.
1Coríntios 5 diz que devemos remover fermento da massa. Jesus nos manda não comer nem nos associar com uma pessoa que não quer mudar a sua vida para estar de acordo com os ensinos de Jesus. Não podemos ter comunhão com ela, e a Bíblia diz que ela precisa ser expelida do nosso meio. Jesus é um grande construtor. E Ele não vai edificar com pedras moles ou madeira podre. Ele quer construir uma Casa gloriosa para morar—uma que é digna do Rei que Ele é.
Escolhendo os materiais de construção
Por isso que os materiais de construção na casa de Deus precisam ser da melhor qualidade. Isso não quer dizer que toda pessoa é perfeita. O que quer dizer é que toda pessoa quer amar e obedecer a Jesus e não menosprezar ajuda dos outros que querem lhe ajudar a amar e obedecer a Jesus; cada um quer essa ajuda. Este material de construção é bom; essa pessoa ama a luz. Material de construção ruim, como madeira podre, não quer a luz. Essa pessoa diz: “Não me julgue. Cuide da sua própria vida!” Ela diz de maneira defensiva: “Tire o travessão do seu próprio olho”. Esse tipo de material de construção é ruim. Jesus não vai construir a Sua casa dessa maneira. Isso é madeira podre e será completamente eliminado do meio do povo. Numa igreja Verdadeira, uma pessoa que age assim não é bem-vinda. Não importa quanto dinheiro ela tem ou quanto conhece a Bíblia; essa pessoa pode até ser um líder, mas se não tem um espírito sensível aos ensinamentos de Jesus, então não pode ser parte da Igreja verdadeira de Jesus que é feita no Espírito.
Jesus irá construir somente com materiais de construção bons. Se tivermos corações abertos, amarmos os Seus ensinamentos e realmente quisermos mudar as coisas em nossas vidas que precisam ser mudadas, e virarmos o nosso rosto a Ele em momentos de adversidade ou dificuldade, pedindo a Ele e aos nossos irmãos e irmãs por ajuda, então somos lindas rochas vivas para a Casa em que Jesus mora. Isso tudo tem a ver com o tipo de materiais que Deus usa para construir a Sua Casa.
Uma casa edificada com sabedoria
Então, agora pegamos todos os materiais de construção que são adequados para a casa, todas as boas pedras e a boa madeira e todos os bons materiais que Jesus escolhe para a Sua Casa. Agora colocamos tudo isso num monte…, mas ainda não temos uma casa. A Casa de Deus requer mais do que simplesmente bons materiais de construção. Você não consegue dormir numa casa a qual todos os materiais estão empilhados; não vai te proteger da tempestade, não importa quão bons sejam.
Existe uma maneira pela qual devemos construir com estes materiais bons—uma maneira com que Jesus quer construir usando Suas pedras vivas. Assim como um prédio religioso tem certo aspecto ou características, assim também tem a verdadeira Igreja de Jesus; ela não é feita de pedras, mas de pessoas, Pedras Vivas. E ela precisa ser edificada de certa maneira junta para ser uma boa Casa para Jesus morar.
Existe uma certa maneira de edificar a casa para que seja fácil de morar nela e resista às tempestades. Jesus é um construtor muito sábio e Ele edifica a Sua Casa dessa maneira. Eu vou te dizer quais são as qualidades da Casa de Jesus porque se a gente não construir dessa maneira, a casa irá cair quando as tempestades vierem. É assim como nós devemos construir, com o melhor material. Materiais ruins não são bem-vindos na Casa; somente se mudarem para se tornar material bom de acordo com Jesus.
O jovem rico era considerado um homem razoavelmente bom. Mas ele não recebeu as boas-vindas naquele momento para fazer parte da Casa de Jesus porque havia ganância em seu coração. Ele dependia do seu dinheiro ao invés de Deus. Ter que dar todo o seu dinheiro o deixou muito triste. Então Jesus disse: “Você não pode fazer parte da Igreja assim. Até você mudar seu coração, não posso te acolher para ser uma pedra Viva na Minha Casa.” Jesus ainda edifica a Sua Casa assim. Ele olha para nós e nos ama, assim como amou aquele homem, mas Ele nos chama para mudar. E se não vamos mudar, apesar de todo Seu amor e todas as Suas promessas, Ele não vai poder nos usar como pedras Vivas. Ele nos deixará de lado até que tenhamos um coração quebrantado.
A planta da Casa
Mas se tivermos bom material para construirmos a Casa, a planta também precisa ser boa. Jesus já escolheu a planta da Sua Casa e é a mesma em todo país, qualquer que seja a língua ou a cultura. É que todo o povo de Deus dê a sua vida para amar e servir um ao outro todo dia como uma Família, juntos. A verdadeira igreja de Jesus, projetada da Sua maneira para ser forte, precisa ser uma Família todos os dias. Comem juntos de casa em casa, servem uns aos outros e ajudam uns aos outros em muitas maneiras todos os dias. Falam as palavras de Deus um para o outro diariamente a fim de ajudá-los a se tornarem mais como Jesus. Quando vêem pecado, fazem uma caminhada juntos e conversam sobre isso. Não esperam até domingo para ouvir alguém pregar um sermão sobre o assunto.
Somos todos chamados para ser sacerdotes para Jesus. Somos todos chamados para levar a palavra de Deus e ajudar um ao outro. Se você vir seu vizinho ser egoísta ou com raiva, ou bebendo ou com orgulho que quebra o coração de Jesus, então cada um de nós toma a responsabilidade para ajudar um ao outro a mudar. Isso deve acontecer todos os dias. Não tem nada a ver com domingos. A verdadeira Igreja de Jesus é feita de Pedras Vivas e a planta da Casa é ser Família todos os dias. Não é algo que freqüentamos, mas é algo que somos todos os dias. Se construirmos dessa maneira—mudando as nossas vidas egoístas ou preguiçosas, e realmente aprendermos como amar um ao outro, como família, cada dia, assumindo a responsabilidade para servir e amar um ao outro com a palavra de Deus—então será uma Casa que Jesus pode morar e pode amar. Será uma Casa com uma boa planta e fácil para Jesus e para todos nós morarmos e fazermos dela o nosso lar.
Será uma Casa muito, muito forte e bem planejada para que quando as tempestades vierem e assolarem a Casa, ela resistirá porque foi feita somente de material bom e porque a planta foi boa. Muito pouco dano será feito a essa Casa maravilhosa, e todos estaremos seguros.
Estas são as Boas Novas do Reino de Jesus. Ele disse: “Meu Pai tem muito zelo pela casa que está sendo construída”. O Pai deseja ardentemente que construamos Sua casa da Sua maneira. Em muitos países e cidades, raramente a casa é construída da maneira que Jesus quer que ela seja construída. Em quase toda igreja em quase todo país existem pessoas que se ajuntam com rituais e tradições e dali seguem caminhos diferentes para viverem suas vidas como bem entenderem. Talvez pequem sem se importarem ou talvez tentem não pecar. Mas não é uma casa porque não são uma família todos os dias juntos.
Unidos e ajustados como um
Mesmo se você for uma pedra viva muito boa e tenta viver uma vida santa, você ainda é somente uma pedra. Se eu colocar essa pedra num lugar plano, não seria uma casa para Jesus. É somente ao passo que todas as pedras são cimentadas uma na outra e colocadas no lugar de acordo com a planta de Deus que torna um lugar que podemos chamar de casa. O mesmo é verdade sobre Jesus. Ele não quer somente boas pedras individuais espalhadas pelo campo. Devemos exigir de nós mesmos, até nos forçar, a sermos unidos e ajustados a outras rochas. Todos os dias precisamos exigir de nós mesmos que sejamos unidos e ajustados com as outras pedras, diariamente, de acordo com a planta de Deus para a Casa, ao levantarmos, ao sentarmos, ao andarmos pelo caminho juntos, lavando roupa juntos ou indo ao mercado juntos. Ao trabalharmos no campo, fazermos tijolos, cortarmos lenha, ou prepararmos as refeições, vamos fazer isso juntos para que sejamos uma Família ao invés de muitos indivíduos ou muitas famílias.
Cem pais, mães, irmãos, irmãs
Jesus disse que se você realmente obedecer a Minha vontade, terá cem pais, mães, irmãos, irmãs—não cem vizinhos, mas cem membros de família muito apegados. Essa é a vontade de Deus. Estes são os ensinamentos de Jesus Cristo—que Ele constrói Sua casa com bons materiais. Materiais ruins não têm vez se não mudarem. A Casa de Jesus é feita de acordo com os Seus planos, não os nossos. E a Sua planta é cem pais, mães, irmãos e irmãs. A Sua planta é que devemos confessar os nossos pecados uns aos outros e ser curados. Sua planta é que devemos carregar os fardos uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo. A Sua planta é que devemos ser unidos e ajustados, assim como Ele e o Pai são um—tão unido que quando vê Marcelo, você vê o Davi. Quando vê o Filho, você vê o Pai. Jesus disse que seríamos um assim como eles são um, então precisamos também ser um dessa maneira, e não pedras separadas que se ajuntam no domingo, mas uma família que é edificada junta todos os dias.
Este é a planta de Deus. As tempestades virão e essa casa permanecerá firme. Jesus virá para morar nela e ela Lhe trará prazer. Esta é a vontade de Deus para Seu povo em todo país e nós convidamos você para levar isso muito a sério.
Trazendo grande prazer a Jesus
Se tiver qualquer mudança que precisa ser feita, Jesus disse: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. Então por favor, façam as mudanças que Jesus está te chamando para fazer. Não tenha medo. Algumas pessoas não amam a Verdade e ficarão com raiva dessas coisas porque elas têm algo que querem esconder em suas vidas; os verdadeiros caminhos de Deus são sempre em oposição a satanás, o inimigo.
Então tenha coragem, persistência e paciência com estas coisas. Mostre o seu amor a Jesus ao fazer tudo que você pode fazer para obedecer a esses ensinamentos de Jesus. Ache irmãos e irmãs com quem possa estar, orar, e conversar todos os dias. Derrube as barreiras entre você e seus irmãos e irmãs—barreiras de medo e de orgulho, barreiras de preguiça ou de vergonha, barreiras de timidez, e barreiras de críticas. Pegue todas estas barreiras e remove-as por amor a Jesus. Aprenda como amar um ao outro todos os dias. Isto não somente trará grande prazer a Jesus porque é a planta certa para Sua igreja, mas irá radicalmente mudar a sua vida também. Ponha o Senhor à prova; estas coisas são verdadeiras.
Para vocês Cristãos genuínos, vocês que tem o Espírito Santo habitando em vocês—um dia não teremos mais a barreira da língua. A maldição da torre de Babel será quebrada; todas as pedras vivas serão capazes de ter verdadeira e completa comunicação e comunhão umas com as outras.