CASA DE DEUS

4/8/2003

Komba, África, 1996

Uma Família “sadia”—A Noiva preparada

Não vai demorar e Jesus vai voltar para a Sua Noiva. A Bíblia diz que Jesus vai voltar para a Sua Noiva quando ela se aprontar. Como podemos nos posicionar para estarmos preparados? Bem, considere essa ilustração comigo.

Quando a maior parte do nosso empenho religioso ou espiritual acontece em um lugar específico uma vez por semana, então é como almoçar só uma vez por semana. Agora, essa NÃO é a intenção do Pai para a nossa vida. Precisamos alimentar o nosso corpo físico de maneira diária para sobreviver. Ele também fez os nossos espíritos precisarem comer muitas vezes durante a semana—se alimentar do pão do céu e amar um ao outro todos os dias, todos os dias, todos os dias. Ele nos fez ser um Reino de Sacerdotes juntos e trazer um ao outro o Pão da Vida ao levantarmos, ao sentarmos, ao andarmos pelo caminho.

A nossa adoração a Jesus é ao cortarmos lenha juntos e ao lavarmos roupa juntos. Ensinamos um ao outro a Palavra de Deus nos lugares das nossas vidas ao andarmos para a feira juntos. Se vemos um homem ser grosso com sua esposa, trazemos a Ele a Palavra de Deus e nos esforçamos com ele para ajudá-lo a ver Jesus. Ao vermos um homem ou mulher que é egoísta com suas posses, nos o amamos com a Palavra de Deus a cada dia. Não esperamos alguém “pregar um sermão” sobre aquilo no domingo, mas oferecemos a eles a Palavra de Deus porque somos todos sacerdotes.

Uma criança pequena que come somente uma refeição cada semana ficaria doente e fraca. A mesma coisa é verdadeira para a Noiva de Cristo. Precisamos estar alimentando uns aos outros todos os dias—dia e noite, dia e noite—para poder crescermos fortes. Nós damos de comer a Palavra de Deus um ao outro. Adoramos juntos todos os dias. Pedimos a Deus para nos ajudar todos os dias.

A maioria das pessoas iria pensar que uma família física estaria muito doente se estivesse junto somente aos domingos e as quartas. Na Bíblia, lemos sobre a Família de Deus em Atos 2. Lá diz claramente que aquelas pessoas estavam juntas todos os dias e se dedicavam todos os dias ao ensino dos apóstolos, à comunhão, e às orações, juntos. Todo dia, toda noite. Não consideravam suas posses como sendo somente suas; partiam o pão e comiam as refeições juntos nas casas uns dos outros todo dia.

Fomos ensinados muitos anos atrás que cristianismo e igreja é algo que freqüentamos e depois voltamos para os nossos velhos costumes. Temos dois ou talvez três mundos diferentes. Temos o mundo da nossa casa e família, o mundo no nosso trabalho e profissão, e o mundo da nossa “igreja”. Não foi assim que o nosso Jesus viveu. Nosso Jesus nos ensinou que todos estes mundos estão juntos e são o mesmo. Todo aquele que deu a sua vida para Jesus tem 100 pais, mães, irmãos, irmãs, terras, e bens—não 100 vizinhos e primos de terceiro grau, mas 100 mamães e papais. Foi isto que Jesus nos ensinou. O propósito da IGREJA sempre foi esse. Não é um lugar para ir, mas quem somos todos os dias. A Igreja é íntima e apegada um com o outro o tanto quanto uma mãe é com seu nenê recém-nascido. Essas são as palavras do próprio Jesus.

Obstáculos

Então o que nos impede de viver estas coisas? O primeiro obstáculo é o ensinamento incompleto que temos ouvido durante anos. Mas mesmo quando conhecemos os ensinos de Jesus sobre estas coisas, existem outras barreiras ou obstáculos que nos impedem de viver como Jesus quer que vivamos na Igreja. Se formos egoístas ou preguiçosos, então não queremos ser a Igreja que Jesus quer que sejamos. Queremos viver as nossas próprias vidas da maneira que nos apraz. Se alguém vem até você e traz as palavras de Jesus sobre como está tratando sua esposa ou marido, uma pessoa egoístas diz: “Não se intrometa na minha vida. Não quero a tua ajuda.”

Mas isso não é como Jesus é. Jesus disse: “Todos que Me conhecem e Me amam, amam os ensinamentos que Eu ensino”. Alguém que ama Jesus dirá: “Muito obrigado por me ajudar. Eu quero amar Jesus mais. Estava cego e você me ajudou a ver um pouco e te agradeço por isso.” É assim que a Família de Deus vive junta todos os dias. Podemos ajudar um ao outro a conhecer Jesus melhor ao ajudar um ao outro a deixar o pecado, amar um ao outro mais e cuidar das necessidades dos outros mais que cuidamos das nossas. São os ensinamentos de Jesus. É assim que Ele viveu a Sua vida por nós e agora Ele tem nos chamado a viver assim um pelo outro. É assim que a Noiva se apronta para a volta do seu Noivo, Jesus.

A vontade do Pai é que nos tornemos uma Noiva cada vez mais formosa ao aprendermos como amar de verdade o outro mais do que nós mesmos. Ao despedir do nosso egoísmo e orgulho que nos separa um do outro, ao abrir prontamente os nossos corações para falar como nos sentimos, o Espírito de Deus, a Graça de Deus e o Amor de Deus se derramam sobre nós…e nos tornamos como uma Noiva formosa para a volta do nosso Noivo, Jesus.

A vontade do Pai por nós não é que “freqüentemos a noiva”, mas que sejamos a Noiva. Isso só é possível ao amarmos uns aos outros e compartilharmos vida um com outro a cada dia. Isso envolve mais do que só dizer um “Oi” e “Eu te amo” ao cruzarmos. Ao invés disso, eu abro meu coração a você e te peço pela tua ajuda. Ao ver pecado na minha vida, coisas que não são iguais a Jesus, então você vem até mim e implora para que eu submeta a minha vida a Jesus. Você não vira o rosto e ignora. Você é um embaixador de Jesus como se Deus estivesse fazendo Seu apelo a mim através de você.

Isso é Igreja—viver dessa maneira todos os dias, não freqüentando a casa de Deus, mas sendo o lugar onde Deus Habita. Daí nossas casas, nossos lugares de trabalho e a nossa igreja, todos se tornam um, e maior. Não há mais barreiras entre meu coração e o seu e não existem mais barreiras entre minha casa e a sua. Eu deixo egoísmo e orgulho, deixo preguiça e incredulidade, e amo os outros como Jesus tem me amado. Quando todos fazem isso do menor ao maior, Jesus derrama o Seu óleo de cura e somos Igreja e uma bela Noiva. Se estivermos satisfeitos freqüentando algum lugar no domingo, perderemos o coração e o chamar do nosso Deus, e seremos como outras religiões que não têm sentido.

Liderança na Casa de Deus

Em Atos 20, Paulo estava falando com alguns líderes e disse: “Foi o Espírito Santo que vos fez supervisores”. Isso é muito diferente da maneira do homem. Na maioria dos países que conhecemos, a maneira que uma pessoa se torna um líder na Casa de Deus é que talvez ele vá para um seminário, ou talvez consiga ler melhor do que outras pessoas, ou é um líder de um negócio ou em uma outra área, ou consegue falar melhor do que os outros. Mas todos estes motivos são errados. Essas não são as maneiras como Deus faz líderes.

Já houve oportunidades em que viajamos para igrejas em várias cidades e fomos solicitados para conversar com os líderes. Nessa altura, há duas maneiras que podemos decidir quem os líderes são. A maneira normal de decidir é perguntar: “Quem são as pessoas assalariadas ou quem são as pessoas escolhidas por homens para serem líderes?” Talvez os líderes sejam todos aqueles que têm títulos tipo “pastor” ou “reverendo”.

Mas não é assim que Jesus escolhe Seus líderes. Ele não escolheu homens com educação de nível superior ou que terminaram o seminário. Ele escolheu homens ao olhar dentro dos seus corações e viu que estavam dispostos a deixar suas redes e seus desejos por vida humana e seguir após Ele e servi-Lo independente do custo. Então, quando recebemos um convite para falar com líderes em várias cidades ou países, ao invés de convidar todos os que têm um título ou são remunerados, dizemos: “Todos que sentem como se Deus os está usando para mudar vidas de pessoas, todos que dormem orando por outros santos, que durante o dia se interessam pelos outros santos e outros descrentes, que têm um coração para servir os propósitos de Deus na terra, homem ou mulher, jovem ou idoso, se vocês se importam com as almas de outras pessoas e não somente com a sua, então você é um líder. Venha. Vamos conversar.” É assim que o Espírito Santo faz “presbíteros” ou supervisores espirituais. Isso é diferente da maneira que o homem faz, que é de fazer um líder de uma pessoa com posição e educação.

Em Atos 6 lemos que havia muito trabalho a fazer em Jerusalém. Eles não disseram: “Escolha entre vocês sete homens que terminaram seminário e podem ler melhor ou falar melhor do que os outros”. Eles disseram: “Escolham entre vocês sete homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria”. Você os vê amando pessoas e ajudando pessoas em suas vidas diárias. Estes são os homens e mulheres que o Espírito Santo está levantando. Não é necessário um certificado pendurado na parede com um selo dourado. Exige um coração grande com o selo do Espírito Santo. Então estes são alguns ensinamentos sobre liderança, porque Deus quer levantar líderes do meio de todo povo.

Aquilo que os homens pensam que é importante, Deus não pensa que é. Quando Samuel estava tentando achar um homem para ser rei, vários dos irmãos de Davi tinham a aparência de ser bons líderes. Mas o pequeno pastor de ovelhas com pouca instrução foi quem Deus escolheu. Ele não se interessa pelas coisas externas de um homem ou mulher. Ele vê a essência e a grandeza do coração de uma pessoa. Davi estava disposto a colocar a sua vida em risco para socorrer uma das suas ovelhas pequenas do leão e do urso. O pequeno Davi matou um leão e um urso para salvar um dos cordeirinhos de Deus. Davi disse ao Rei Saul: “Eu matei um leão, eu matei um urso, eu também posso matar Golias”. Porque Davi estava disposto a colocar a sua vida em risco para salvar uma pequena ovelha, Deus viu que Davi iria arriscar a sua vida pelos cordeiros de Deus. Isso é uma marca de um homem ou mulher que Deus elevará como um líder, não um homem ou mulher com credenciais ou educação, necessariamente, mas uma pessoa que vai arriscar a sua vida pelas ovelhas de Deus.

O livro de Atos também diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele faria tudo o que Deus pedisse. Davi cometeu erros na sua vida; sabemos disso. Mas o seu coração era de obedecer ao que Deus falou. Por esta razão, Deus pôde derramar o Seu óleo de unção sobre ele e permitir a Davi que se tornasse um grande líder do Seu povo—porque estava disposto a arriscar a sua vida pelas ovelhas de Deus e a fazer tudo o que Deus pedisse. Esse é o tipo de liderança de Deus: Os homens, mulheres, e crianças que vão arriscar as suas próprias vidas pelas ovelhas de Deus, que irão fazer tudo que Deus disser, que irão fazer tudo que Deus pedir—são estes os homens, mulheres, e crianças segundo o coração de Deus. Amém?

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon