DEUS DE ORDEM E EFÉSIOS 4
4/8/2003
Malemia, África 1996
Um vitorioso Rei e dons para Seu povo
O nosso maravilhoso Deus não tem falhado em nos dar vislumbres do Seu coração pela Sua Igreja. Se você olhar as Escrituras e prestar muita atenção, poderá ver coisas poderosas e gloriosas sobre o nosso Rei Jesus e o Seu Reino.
Jesus foi um poderoso conquistador. Em Efésios 4:8 diz que Ele “levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens” (NVI). Imagine a maneira que um vitorioso rei voltaria de uma outra terra tendo conquistado ouro, prata, e objetos preciosos das pessoas que ele havia vencido. Jesus venceu os seus inimigos e volta ostentando sua vitória, dando presentes ao Seu povo. Estes presentes ou dons que estão listados em Efésios 4:11—apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres—são todos parte de quem Jesus é. Quando Jesus subiu em triunfo às alturas e enviou Seu Espírito Santo, Ele não somente fez Seu Espírito morar dentro daqueles que crêem, mas Ele também tomou parte de Si Mesmo e deu às pessoas diferentes que crêem nEle. Jesus foi um Sumo Sacerdote fiel em toda a Casa de Deus. Ele foi um apóstolo, profeta, Bom Pastor, e um Mestre. Ele foi a manifestação encarnada das Boas Novas.
O Corpo precisa de todos os Seus dons
A Bíblia diz que quando Jesus foi ao Céu e enviou o Seu Espírito, Ele pegou partes de Si Mesmo e as espalhou por todo o Corpo de Cristo, a Igreja. É muito óbvio para nós que as partes diferentes do nosso corpo físico fazem coisas diferentes. Você pode ver com seus olhos e consegue ouvir com seus ouvidos. Mas você não ouve com seu nariz, nem vê com sua boca. : ) Todas as partes do corpo não são as mesmas, entretanto, todas dependem muito umas das outras.
Antes de continuarmos com Efésios 4:11, é necessário que você entenda o quanto precisa de todo o Corpo de Cristo. Todos nós precisamos de TODO o Corpo de Cristo. Em 1Coríntios 12 diz que não podemos dizer aos outros: “Não precisamos de você”. Em vez disso, precisamos dizer um ao outro: “Eu preciso de você, realmente preciso”. Essa é uma atitude do coração que agrada muito a Jesus.
Jesus teve muitos dons nEle e alguns destes estão listados em Efésios 4. Na Igreja, o Corpo de Cristo precisa de todos estes dons. Entretanto, toda assembléia local não vai ter todos os dons. Talvez terá que haver bons relacionamentos entre aldeias e cidades. Estes relacionamentos são bons e necessários.
O dom de edificar
O dom do apóstolo é um dom para a edificação. No primeiro século havia muito poucos apóstolos e não muitos profetas. Talvez houvesse mais mestres e mais pastores, mas não muitos evangelistas. Nem todos estes dons estavam em toda igreja local, então as assembléias locais precisavam ter outros irmãos e irmãs de outras cidades envolvidos com eles. Se a igreja ou o corpo de Cristo em sua cidade vai crescer e ficar forte, será porque os Crentes verão e dirão uns aos outros que precisam dos dons uns dos outros.
Um carro tem muitas peças—vidro, ferro, e borracha. Ele tem um motor, um volante, luzes, buzina, e rodas. Se fossemos colocar todas as peças de um carro num quarto, SÓ ISSO EM SI não nos daria a capacidade de DIRIGIR aquele carro. Mesmo se todas as peças fossem muito boas, você não iria conseguir entrar no carro e sair dirigindo—sem que as peças estivessem todas em seus devidos lugares. De certa maneira, seria somente uma pilha de aparelhagem sem muito valor. Isso mostra a importância do dom do apóstolo.
Essa parte de Jesus—o dom do apóstolo—é o dom que enxerga como colocar todas as partes juntas para o “carro” funcionar. Não existem muitos apóstolos no mundo, assim como não houve no primeiro século. A Bíblia nos dá uma lista de talvez 26 apóstolos ao todo durante o primeiro século inteiro: os doze Apóstolos primários e quatorze outros apóstolos. Outros, apesar de sinceros e realmente amarem a obra de Deus, talvez não tenham o dom de serem capazes de enxergar como colocar as peças do carro no lugar. Outros, sem esse dom do apóstolo, talvez não consigam ver como pegar todas as partes na Igreja e colocá-las juntas para que seja uma Igreja forte—uma que tem um só coração, uma só mente, e um só propósito.
O dom do profeta
O segundo dom listado em Efésios 4 é o dom do profeta. Um profeta é capaz de ver e cheirar coisas que são muito boas ou muito ruins. Ele não depende só do que pode ouvir ou ver com os ouvidos e olhos naturais. Ele é capaz de sentir e cheirar se alguma coisa é de Jesus ou não. Desta maneira o profeta ajuda a prover materiais de construção puros para o apóstolo. Todos os quatro ou cinco dons indicados nessa lista aqui têm um lugar muito especial no Corpo de Cristo. E se vocês não têm esses dons na sua assembléia, deverão trabalhar arduamente para construir relacionamentos com tais dons de outras cidades. Quando lemos o livro de Atos, vemos isso acontecer com freqüência. Os diferentes dons que estão nesta lista de Efésios 4 viajam de cidade para cidade e ajudam a encorajar e edificar os santos locais juntos.
Para ver isso sendo realizado, os dons do apóstolo e profeta são de extrema importância em oito ou nove pontos listados muito importantes. Sem esses dons, o povo de Deus estaria numa pobreza terrível. Poderiam ser até muito sinceros e amarem Deus muito, e mesmo assim viverem sempre frustrados e em situações difíceis. Mas com ao auxílio desses dons, situações complicadas podem ser resolvidas.
Colocando o Corpo de Cristo no lugar
Os dons de Efésios 4:12 são necessários para preparar o povo de Deus para obras de serviço. A palavra “preparar” tem o sentido de “consertar, ligar, unir”. No Grego, essa é a palavra que Deus escolheu para definir para o que serviam esses cinco dons—para ajudar a “colocar o osso de volta no lugar certo”. Se um braço está quebrado, o médico precisa colocar o osso no lugar certo. Às vezes dói para colocar um osso quebrado de volta no seu lugar, mas é necessário ou o corpo ficaria deformado e sem utilidade. Esses dons mencionados em Efésios 4:12 ajudam a ligar ou unir o Corpo de Cristo e pôr cada parte em seu devido lugar.
Estando conectado e entendendo os ensinamentos de Jesus
Em Efésios 4:13 vemos que esses dons fazem ainda mais para a assembléia local—irão ajudar todos nós a alcançar a unidade da fé! Anteriormente no livro de Efésios somos ordenados a conservar a unidade do espírito. Deus espera de nós que tenhamos unidade de espírito, e Deus ordena que realmente amemos uns aos outros.
Entretanto, existe uma diferença entre unidade do espírito e unidade da fé. Sem os dons (mencionados em Efésios 4:14) estando em relacionamentos com nossas assembléias locais, estaremos muitos confusos sobre o que acreditar a respeito das coisas. É por meio destes dons que somos edificados até que alcancemos a unidade da fé.
Unidade do espírito é estar conectado a todos os que foram comprados pelo sangue de Jesus. Nós aceitamos e amamos todos os que têm o sangue de Jesus cobrindo eles. E desejamos recebê-los da mesma maneira que receberíamos Jesus. Unidade da fé é entendermos juntos os ensinamentos de Jesus—ensinamentos sobre batismo, imposição de mãos, adoração, as reuniões da igreja toda, e o dom do Espírito. Estes dons vão ajudar a esclarecer como amar um ao outro, sobre o que é liderança e sobre o que realmente é um Cristão. Se nossas assembléias não têm relacionamentos com estes cinco dons, não vamos ter unidade da fé e vamos estar bem confusos.
Intimidade profunda
Efésios 4:13 também diz que os dons nos ajudam a ter um conhecimento pleno do Filho de Deus. A intenção do Pai é que entendamos tudo sobre Jesus. A palavra para “conhecimento pleno ou cheio” nas Escrituras é “epignosis”. É uma palavra que significa que devemos ter uma intimidade profunda com Jesus. Deus escolheu essa palavra para dizer que devemos ter um relacionamento de intimidade profunda com Seu Filho. Essa palavra não significa ter conhecimento intelectual, mas ter conhecimento que vem do coração. É a mesma palavra que explica como Maria e José ainda não se “conheciam” um ao outro intimamente até que Jesus nasceu. É a mesma palavra usada quando Adão “conheceu” a Eva e tiveram um filho.
Então, estes cinco dons são absolutamente necessários para a Igreja. Ajudam o povo de Deus a ter uma intimidade plena com Jesus, olhar para Ele, e achar descanso e força nEle quando as coisas estão difíceis. Aprenderão a invocar o nome do Senhor sem serem envergonhados ou ficarem desapontados.
As palavras do cântico dizem: “Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão. Ele quer que nós levemos tudo a Deus em oração”. Esses cinco dons são necessários para ajudar o povo de Deus a ter uma amizade com Jesus—uma intimidade muito próxima com Ele—para que quando tempestades violentas virem, eles não se esqueçam de se abrigarem em Jesus. Eles voltam seus rostos a Ele, vêem seu sorriso encorajador, e se tornam capazes de perseverar no meio da tempestade. Esses cinco dons são necessários para se ter conhecimento completo, intimidade plena, de Jesus.
Firmes no meio da tempestade
Efésios 4:13 continua a dizer que esses dons são necessários para atingirmos a medida da plenitude de Cristo. Isto quer dizer que a nossa personalidade se torna como a de Jesus, para que então não sejamos jogados para cá e para lá por todo vento de ensino errado ou todo vento de circunstâncias ruins. Vamos poder nos manter firmes, fortes no amor de Deus. E quando as tempestades vierem e abalarem tudo que puderem abalar, a vida de Jesus dentro de nós ainda será capaz de crescer e se tornar mais forte. Geralmente Deus deixa a tempestade realmente nos abalar e nos levar até a beira do desastre. O Pai fez isso com Seu próprio Filho, Jesus. E Paulo, um outro apóstolo, “perdeu a esperança da própria vida”, as Escrituras dizem. Estas são as oportunidades que o Pai nos dá para nos tornarmos mais como Ele. E quando as tempestades virem e as ondas começarem a bater e o vento a soprar, nós não seremos jogados para cá e para lá. Ao invés disso, nos tornamos mais e mais fortes ao ficarmos mais pertos de Jesus e mais próximos uns dos outros.
Falando a verdade em amor
Efésios 4:15 diz que vamos aprender a falar a verdade em amor. Esses dons nos ajudam a ser capazes de comunicar um com o outro de uma maneira verdadeira e que demonstra amor. Isto é muito importante em qualquer relacionamento de amor. Falando a verdade em amor é descobrir uma maneira de agradar o Pai e um ao outro por meio de uma comunicação apropriada. Devemos falar a verdade, mas isso deve ser coberto com amor, paciência, e bondade. A nossa gentileza deve ser evidente, o nosso amor e paz evidentes. Os dons nos ajudam a ser capazes de nos comunicar com amor em maneiras que talvez não iríamos conseguir sem eles.
Aprendendo a confiar em nosso Senhor amoroso
As Escrituras também dizem em Efésios 4:15 que estes dons nos ajudam a crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Jesus é a cabeça de tudo. Ele é o Patrão e o Senhor sobre terra e mar. Ele é o Senhor das nuvens que chovem e dos ventos que sopram. Ele é o Senhor de todos os animais pequenos rastejantes e também dos animais grandes. Ele é o Senhor das aves do céu. Ele é o Senhor de toda pedra no caminho. Nosso Jesus é o Senhor de toda estrela no céu e todo sol e lua. Ele também quer ser o nosso Senhor, mas Ele nos convida para entrar para a Sua escola, a escola de Cristo, onde aprendemos a deixar Ele ser o nosso Senhor também. Aprendemos a confiar nEle. Aprendemos que Ele é muito sábio, que Ele sabe todas as coisas, e que Ele é muito forte para nos proteger. Quando não O deixamos ser o nosso Senhor, é só porque não confiamos Nele o suficiente ou não confiamos que os Seus caminhos são perfeitos e que Seu amor é tão grandioso que nunca falha.
E então estes dons vão nos ajudar a crescer para dentro da autoridade de Jesus, para ver quão maravilhoso Ele é—quão digno da nossa confiança, forte, sábio, e amoroso Ele é. Assim, podemos confiar nEle e vamos fazer qualquer coisa que Ele pedir.
Davi, um amante de Deus, escreveu muitos cânticos de amor ao Pai. O Pai escreveu um cântico de amor para Davi e o chamou de um homem segundo o coração de Deus. Uma das razões por que Davi foi um homem segundo o coração de Deus era porque ele sabia que Deus era tão bom e maravilhoso que Ele nunca iria desapontá-lo ou levá-lo por um caminho errado. Deus não iria o desapontar ou esmagar. Deus não iria lhe dar uma pedra se pedisse pão. Deus iria prover todas as coisas para ele, se ele simplesmente olhasse para Ele e se submetesse ao Seu caminho em todas as coisas. Davi iria fazer qualquer coisa que o Pai lhe pedisse, não porque ele era um robô obediente, mas porque ele confiava tanto no amor e na sabedoria do Pai. É isso que todos aprendemos juntos com esses dons: O quão confiável e fidedigno é o nosso Pai, e o quanto Jesus dá bons presentes, não ruins, aos Seus filhos. Então podemos confiar nEle para ser a nossa Cabeça porque Ele é muito, muito bom para nós.
“Eu preciso de você”
Efésios 4:16 diz que todo o corpo está “ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas”. Assim como os braços e as pernas ficam bem ajustados no corpo, estes dons ajudam o Corpo de Cristo a se unir e ser capaz de fazer a obra de Deus. Você pode imaginar como o corpo humano não teria muita utilidade se os braços e as pernas estivessem espalhados em partes diferentes. Poderiam até ser partes maravilhosas e muito fortes sozinhas, mas se não estão conectadas uma a outra em amor e conectadas à cabeça para receber direção da cabeça, então o corpo não teria valor algum.
Quero encorajá-los, santos, a entender o valor desses dons e ver todas as coisas maravilhosas que vêm deles. Estejam comprometidos a receber irmãos e irmãs de outros lugares para ajudarem vocês a ter essa lista maravilhosa de coisas que surgem de relacionamentos com estes dons. Com isso podemos nos tornar úteis para Jesus. Podemos nos tornar amorosos e sábios, assim como Jesus é. Podemos nos tornar muito mais capazes de alcançar nossa comunidade, muito mais capazes ter famílias amorosas, muito mais capazes de criar filhos amorosos e obedientes, e muito mais capazes de usar os nossos próprios dons em amor, porque recebemos estes cinco dons na nossa comunidade. Nenhuma assembléia local tem todos estes dons (pelo menos eu nunca vi isso até o momento). Então Deus nos força a precisar um do outro de aldeia em aldeia, cidade em cidade. Ele quer que saibamos que precisamos um do outro para que não permaneçamos nenês ou na infância. Ele quer que CRESÇAMOS até a PLENITUDE do SEU FILHO!