REVIRAVOLTA DE GLÓRIA
4/8/2003
3 de outubro de 1999, Salima, África
Se você estivesse construindo um prédio ou uma casa, iria precisar de ferramentas: um serrote, martelo, pregos, e talvez uma colher de pedreiro. Isso também é verdade na Casa de Deus. Existem certas ferramentas que são úteis. A Igreja verdadeira de Jesus não tem como foco principal reuniões, mas algumas vezes elas são ferramentas úteis. Quando estamos juntos cantando para Jesus, há coisas que você pode aprender sobre seus irmãos e irmãs enquanto está oferecendo cânticos a Jesus. Se você fosse conversar com um chefe ou um magistrado de uma comunidade e ao falar com ele ficasse olhando para o relógio e checando seus bolsos, ou se ficasse conversando com outros, o chefe não iria gostar disso. Se estivesse conversando com ele e começasse a cochilar ou esquecer o que estava dizendo ou talvez simplesmente parasse e não dissesse nada por um tempo, então ele iria dizer a você: “Retira-se do meu escritório até você realmente está pronto para tratar isso a sério. Quando estiver pronto para prestar atenção, então você pode voltar. Mas precisa sair até estiver pronto para tratar isso a sério.”
Com Deus é a mesma coisa. Quando estamos cantando para Jesus, se realmente estamos cantando para Jesus, então nossos corações estarão conectados. O olhar no seu rosto, o focar dos olhos, a força do falar, a habilidade de manter a atenção—todas estas coisas fazem parte do nosso relacionamento com o Rei dos Reis. Então reuniões têm seu valor e agora vou te dar uma ferramenta. Reuniões só são talvez 10 por cento da nossa real vida com Jesus. Mas podem ser uma pista de como podemos ajudar nossos irmãos e irmãs como sacerdotes. Se a pessoa sentada a sua frente enquanto estão juntos cantando está enfadada e sem interesse em cantar, se está só cantando mas você consegue perceber que não está vindo do coração porque as palavras só são da boca para fora, então você sabe que precisa ajudá-la. Precisa descobrir qual é o problema. Cânticos não são para o nosso divertimento pessoal. Cantar é comunicação—cantando para o Rei da Glória.
Ou talvez seja falando um ao outro com salmos, hinos, e cânticos espirituais. Se eu estivesse conversando com Josué e depois então me virasse ou começasse a olhar para o ar, então alguma coisa está errada com meu relacionamento com ele. Então alguém viria e me ajudaria a melhorar meu relacionamento com ele. Eis aqui uma ferramenta para ajudar na construção da casa de Deus. E construir a casa de Deus é, como Paulo escreveu: “Lutar para apresentar todos completos ou perfeitos em Cristo”. Como um sacerdote ou sacerdotisa, você precisa lutar para apresentar todos perfeitos ou completos em Cristo. Esse é o seu trabalho na casa de Deus. Não sentar e escutar, não só cantar, mas a Bíblia diz: “lutar para apresentar todo homem perfeito em Cristo”. A Bíblia diz: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração perverso e incrédulo”.
Então aqui está uma ferramenta para te ajudar a fazer isso. Quando vocês estão todos juntos, cantando, agora vocês podem ver um ao outro face-a-face, não é mesmo? Antes você só via a nuca das pessoas. Mas agora somos família e podemos ver uns aos outros. Se cantar um cântico para você, posso vê-lo e sorrir e cantar esse cântico para você como se estivesse conversando com você. Se estou cantando para Jesus, posso olhar para Ele em meu coração e posso cantar para Ele como se estivesse conversando com alguém, pois é isso que estou fazendo. Se estivermos cantando e eu não estou interessado, fico cabisbaixo, não presto atenção, fico-me mexendo—então você precisa me perguntar o que está acontecendo com meu relacionamento com Deus. Obviamente existe um problema com meu relacionamento com Jesus se estou distraído quando estou conversando com Ele.
A Bíblia diz que Cristãos verdadeiros, como recém-nascidos, desejem intensamente o leite espiritual puro da Palavra. Verdadeiros Cristãos desejam ter um relacionamento com Jesus assim como um nenê deseja leite. Jesus disse que para ser realmente um com Ele, o zelo da Casa do Pai iria nos consumir como o fogo que devora a lenha. Cada um de nós tem um fogo nos ossos que não pode ser apagado. E se você vê alguém que é lenha molhada e o fogo não está queimando, mas só fumegando, então você precisa ajudá-lo.
Uma das ferramentas para ajudar a construir a Casa de Deus, que vamos te dar agora como uma ferramenta, é de, ao levantarmos nossos corações a Deus, se você vê pessoas que estão enfadadas ou distraídas ou não parecem que se importam não estão entusiasmados com Jesus—então considere o porquê e ore por elas. Talvez vá até a casa delas mais tarde naquele dia. Pergunte-as como estão se sentindo e pergunte o que estão pensando. Diga: “Notei que você estava distraído e não estava realmente expressando amor a Jesus. Você não estava realmente fazendo de coração e estava pensando se você está triste sobre algo. O que está na sua mente que parece ser mais importante do que Jesus para você? Você está tendo um tempo especial com Jesus durante suas horas a sós com Ele? Ou você está apenas freqüentando reuniões e seu relacionamento com Ele terminou?” Então essa é uma das maneiras que vocês podem usar para ajudar um ao outro a crescerem em Jesus e prestarem atenção a outras pessoas quando estão juntos. Isso é uma das maneiras para sermos sacerdotes ao invés de só freqüentadores.
O que dizem os homens maus
Havia um homem muito mal chamado Caim. Você se lembra de Caim, o filho de Adão? Ele era muito mau. Uma das coisas que ele disse foi: “Eu não sou responsável por meu irmão”. Homens maus sempre dizem isso. Nós somos responsáveis por nossos irmãos. Amamos uns aos outros profundamente do coração. Lutamos para apresentar uns aos outros perfeitos ou completos em Cristo. Estamos com dores de parto até que Cristo seja formado em cada um de nossos irmãos e irmãs. É isso que Paulo disse sobre seus irmãos. E é isso que dizemos a vocês. É por isso que viemos do outro lado do mundo para falar a vocês estas coisas. Estamos com dores de parto até que Cristo seja completamente formado em vocês. Viemos lutar para apresentá-los perfeitos em Cristo. E vocês devem fazer isso uns pelos outros também. Lutem para apresentar uns aos outros perfeitos em Cristo. Não é só você e seu relacionamento pessoal com Deus. Sendo muitos, somos um, a Bíblia diz. Se seu dedo tem uma doença ou uma infecção, você começa a ter uma dor de cabeça, você começa a ficar com febre e seu corpo inteiro começa a doer. Isso também é verdade no Corpo de Cristo. Se um de nós está com dores espiritualmente, somos todos afetados espiritualmente por isso. Nós somos responsáveis por nossos irmãos. E se você vir alguém que está tendo problemas no seu relacionamento com Deus na adoração ou ao criar seus filhos ou de qualquer outra maneira, precisamos ajudar um ao outro. Sendo muitos, somos UM. Somos membros uns dos outros. Não é eu e meu relacionamento com Deus, e depois disso os outros. Todos juntos somos UM. Independente da distância, através das eras. Somos um e precisamos um do outro. E gostamos de ajudar uns aos outros a crescerem.
Então uma ferramenta à sua disposição ao construir a Casa de Deus é prestarem atenção uns aos outros quando estamos todos juntos no mesmo lugar. E se você vê alguém que não está se conectando a Deus nem aos outros (estão só tomando espaço), e está distraído, então você precisa entrar na vida dele e entrar na casa dele e pegá-lo pela mão e ajudá-lo a amar Jesus mais. Você é responsável por seu irmão. Precisamos ajudar uns aos outros. Prestar atenção uns pelos outros.
Quando cantamos aquele último cântico, você se conectou com o coração de Deus e forçou seu coração a se conectar com o coração de Deus? E você olhou ao seu redor para ver se havia alguém aqui sofrendo? Alguém desinteressado? Alguém que talvez esteja em rebelião contra Deus e precisa seriamente ser curado? Alguém que está fraco e simplesmente não presta atenção muito bem? Provavelmente existe um pouco de todas estas coisas aqui. Porque estamos amarrados a isso há tanto tempo, não temos prestado atenção nessas coisas. Chegou à hora de todos nós começarmos a crescer e assumirmos responsabilidade na Casa de Deus. Depende de todos nós juntos o servir os propósitos de Deus em nossa geração. Amém?
Também é verdade que estas coisas podem causar divisões pois tendem a trazer à tona coisas dentro da gente que estavam escondidas enquanto dançávamos ou adorávamos. Algumas pessoas amam a luz e algumas pessoas odeiam a luz. Assim viver dessa maneira irá criar uma divisão porque alguns amam a luz e alguns odeiam a luz. Jesus disse: “Não vim trazer paz, mas uma espada”. Algumas vezes isso irá até dividir familiares entre si.
As Boas Novas
Já temos divisão em demasia. Você anda pela cidade e vê todo tipo de divisão—Igreja de Cristo, Nazareno, Luterana, Católica. Já temos divisão demais. Mas, as Boas Novas são a seguinte: se vocês viverem como o Reino de Deus ao invés de só uma denominação, se vocês representarem Jesus ao invés de uma denominação, se você ajudar outras pessoas a amarem Jesus mais, a se afastarem de pecado, e forem amigos dos Batistas, Luteranos, e todos estes outros, todos então irão começar a deixar de lado seus rótulos. O que vai acontecer na cidade de Salima? Conforme todo mundo começa a entender estas revelações e obedecê-las, as divisões ainda continuarão pela cidade. Mas as divisões serão entre aqueles que querem amar e obedecer a Jesus e aqueles que não querem amar nem obedecer a Jesus, ao invés de todos estes rótulos tolos que temos agora. Divisão será por amor e obediência e não por causa de tradições. E Jesus terá um testemunho nesta cidade de unidade que nunca foi visto antes. Por isso é tão importante construir da maneira que falamos hoje. Coloquem suas vidas em contato com as destes outros cristãos nessa cidade e os ajude a construir dessa maneira também. Se fizerem isso, não haverá mais divisões por causa de nomes, só entre aqueles que querem amar e obedecer a Ele e aqueles que só querem brincar de “religião”. Não é uma Boa Nova?
Se aprendermos a viver dessa maneira, vidas de pessoas mudarão. As pessoas irão literalmente começar a ser mais como Jesus. Haverá uma pessoa que você ama muito e juntos, você e os outros, lutarão para apresentar esta pessoa perfeita em Cristo. Você verá essa pessoa tomando decisões para obedecer e verá uma transformação no coração desta pessoa. Você sabe então o que farão quando estiverem juntos com seus irmãos e irmãs? Cantarão alto porque estarão louvando a Deus pelo que Ele tem feito. Você não vai ficar pensando: “Bem, eu preciso cantar alto porque eu sou Pentecostal.” Você vai pensar: “Jesus tem feito grandes coisas. Eu quero louvá-lo!”. O que estamos conversando hoje, sobre como as vidas das pessoas vão mudar e como Jesus virá sobre o Seu povo, isso nos dá motivo de cantar! Isso é um motivo para louvar a Deus!
Satanás será espremido para fora das nossas vidas e isso também é motivo para louvar a Deus!
Eu preciso admitir que no começo, logo que começamos a caminhar em algumas dessas coisas quinze anos atrás, era assustador e um grande desafio. Isso assusta alguém aqui?
Vocês são mais corajosos do que eu era na época porque foi difícil para mim no começo. Mas depois de quinze anos e milhares de pessoas pelo mundo todo que estão começando a andar nessas coisas agora, é bem especial e o medo se foi. Então Deus irá proteger vocês e dar a vocês sabedoria e amor ao avançarem nessas coisas. Ele realmente irá suprir todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória. Tudo ficará bem. Ele será um Pai para nós. Ele vai nos ensinar e será o Amante das nossas almas. E vamos atravessar pelos tempos difíceis juntos. Jesus receberá a vitória. Ele receberá a vitória por toda essa rua e pela cidade inteira. Ele receberá a vitória nos corações onde existe medo, egoísmo, e orgulho. Ele nos lavará e nos fará limpos, cheios e livres em maneiras mais do que podemos pedir ou imaginar. Estas coisas são verdadeiras e vocês irão experimentá-las se abrirem seus corações e andarem nelas.
Quando Josué foi para a Terra Prometida, Deus teve que dizer a ele: “Não tenha medo”. E quando os sacerdotes atravessaram o rio pela primeira vez, foi um pouco difícil para eles. A Bíblia diz que eles nunca haviam passado por esse caminho antes. E Deus disse: “Está tudo bem, pois Eu estou contigo”. E estas coisas são verdadeiras para você também, não somente nessa assembléia, mas em todas as outras ruas e outras assembléias e pela cidade toda. Deus te acompanhará ao dar os primeiros passos com Sua Palavra. Seja forte e corajoso! Deus disse: “Estarei com você ao você ir adiante, assim como estive com Moisés e como estive com você no seu passado. Não temas!.”
Muito tempo depois, após vários santos abrirem seus corações….
Irmãos e irmãs…Vocês viram o que aconteceu aqui hoje? Estamos começando a ver um Reino de sacerdotes. Quando vier Revelação ao segundo, senta-se o primeiro. E quando vier Revelação ao terceiro e o quarto….!! (gritos e aplausos de alegria).