QUATRO VERDADES PARA UM ALICERCE

4/8/2003

Salima, África, 3 de outubro, 1999

(Isto foi falado espontaneamente por três irmãos durante uma parada numa denominação Pentecostal em uma aldeia na África. EM UM DIA uma “congregação” inteira respondeu radicalmente a Jesus, e nunca mais olhou para trás. A grande custo pessoal, foram feitas muitas mudanças, transformando muitas pessoas para sempre e até mesmo a estrutura econômica naquela aldeia. Em uma questão de algumas HORAS, já se falava em outros grupos religiosos que algo de sobrenatural estava acontecendo entre eles. Gostaria que tivesse sido possível ter capturado as coisas que foram ditas pelos irmãos daquela aldeia na África, durante a hora imediatamente depois que estes pensamentos foram depositados lá com os Santos. Era realmente inspirador ver a sua coragem e “zelo pela Casa do Pai” expressado pelo “amor à Verdade” e ação, desde aquele dia.)

Há um tesouro que está despertando as pessoas de Deus agora mesmo ao redor do mundo. É nosso desejo depositar este tesouro em vocês e lhes dar uma confiança que possam levar para o resto das suas vidas. Até mesmo se for poucos ou muitos na sua aldeia, como Jônatas, o amigo íntimo de Davi, uma vez disse: “Deus pode dar a vitória por meio de muitos ou de poucos!” Deus também disse que aquele a quem é dado confiança terá que provar ser fiel. Nós gostaríamos de mostrar para vocês algumas coisas que mudarão suas vidas e a maneira em que a Igreja é expressada para exaltar claramente nosso Rei Jesus e ver o Seu Sonho se cumprir!

Estes são tesouros especiais que sempre estiveram na Bíblia. É nossa esperança, pelo Espírito Santo, que todos nossos olhos sejam abertos para ver estas lindas verdades! Esta verdade tem a ver com o modo como Deus quer construir a Sua Casa para que todos nós sejamos mais fortes juntos. Ele quer construir a Sua Casa de forma que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Ele quer construir a Sua Casa de forma que relacionamentos possam ser curados. Ele quer construir a Sua Casa de forma que Ele seja livre para curar nossos corpos, nossas mentes, e nossas almas. Ele quer construir a Sua Casa de forma que possamos ser fortes e sábios e as Boas Novas de Jesus possam ir adiante, mais fortes do que antes.

Você tem a coragem de ouvir estas coisas? Obedecerá a Palavra de Deus ao ouvir estas coisas? Mudará sua vida, não importando o custo? Se você tem a coragem para obedecer e arriscar, então, por favor, fique, e vamos falar sobre este tesouro de quatro Verdades fundamentais.

Há quatro Verdades sobre as quais precisamos construir. Sem elas, a Casa de Deus nunca será forte, e as portas do inferno continuarão a fazer um estrago nela. Porém, se entendermos estas quatro coisas e as obedecermos, e se estivermos dispostos a correr riscos por causa destas Verdades de Deus, então Deus honrará isto e enviará o Seu poder em nossas vidas. O pobre será rico e o fraco será forte! Isto sempre foi o coração e a intenção de Deus. Porém, este tesouro nos foi roubado desde o primeiro século. Temos sido roubados severamente pelas tradições vazias dos homens.

Verdade #1: o que é ser um Cristão?

A primeira Verdade fundamental é definir corretamente o que é ser um Cristão. Temos definido isto de qualquer jeito ao redor do mundo e em toda cultura. Por não estarmos claros sobre o que é ser um Cristão, temos construído muito da Casa de Deus na areia. Temos definido o que é ser um Cristão por tais coisas como sentimentos, emoções ou educação familiar. A nossa definição do que é ser um Cristão é uma pessoa que tem o conjunto “certo” de convicções, alguém que canta bem, freqüenta as reuniões regularmente, ou que dá seu dízimo. Não foi isso que Jesus definiu como Cristianismo.

Jesus disse: “A menos que você abandone tudo, não pode ser Meu discípulo”. Jesus disse: “Aquele que não carrega sua cruz todos os dias, não pode Me seguir”. No livro de Atos, a Bíblia diz: “Os discípulos foram chamados ‘Cristãos’ primeiro em Antioquia”. De acordo com os ensinos de Jesus, quando ver a palavra “discípulo”, pense em sua mente na palavra “Cristão”. Quando Jesus disse: “A menos que você abandone tudo, não pode ser Meu discípulo”, Ele estava dizendo que você não pode ser um Cristão se não entregar a sua vida. Ele não disse: “A menos que você freqüente regularmente um lugar, leia a sua Bíblia, ou dê seu dinheiro não poderá ser um Cristão”. Jesus disse: “A menos que você morra para quem você é, em si mesmo, não pode ser um Cristão!”

Jesus está procurando pessoas que querem morrer para si mesmas. Pessoas que irão abandonar tudo para segui-lo. Irão abandonar o seu orgulho e bens materiais para O seguir. Elas darão as costas ao seu egoísmo, e amarão outros mais do que elas mesmas. Este relacionamento com Jesus mudará como vivem todos os dias.

A menos que definamos a palavra “Cristão” como Jesus define, a Casa afundará na areia e perderemos tudo. Isto é o que O Rei Jesus prometeu que aconteceria se construirmos na areia de ouvir, cantar e falar, mas não de obedecer. A casa que construirmos talvez vá nos divertir, mas isso não significa nada para Jesus. Essa casa pode nos fazer um pouco mais alegre porque estamos cantando e estamos nos reunindo, mas não significa nada se Deus não estiver contente! Não significa nada se satanás ainda estiver ganhando a batalha em nossas vidas. Se não estivermos construindo uma vida e uma Igreja que traz prazer a Jesus, então estaremos desperdiçando nosso tempo e o tempo de Deus.

Conseqüências sérias

A primeira pedra do alicerce ao construir a Casa de Deus é ser claro, no que a Bíblia diz ser um Cristão. Precisamos definir as coisas de acordo com o que Deus chama de Cristão. Uma pessoa pode ser membro da Igreja de Deus e não ser um Cristão? Absolutamente não! Mas pelo mundo afora as pessoas estão sendo ensinadas que não tem problema se crentes e não crentes fizerem parte da Igreja. A Bíblia diz que isto não é verdade! Em 1Coríntios 5, a Bíblia diz: “Livrem-se do fermento velho”. Remova o pecado da Igreja. Isto é muito importante entender porque Deus disse que, “um pouco de fermento leveda toda a massa”.

Você se lembra quando as muralhas de Jericó ruíram? O povo de Deus era sobrenaturalmente poderoso. Porém, logo depois disso, Israel foi derrotado numa outra batalha. Eles foram esmagados! Por que Israel foi derrotado em batalha? Havia um só homem, em todo Israel, que tinha pecado na sua barraca. Deus estava muito perturbado porque um homem, na Igreja inteira, tinha pecado escondido na sua vida. Aquele homem, Acã, tinha um ídolo enterrado debaixo da sua barraca. Deus fez todo Israel sofrer uma grande derrota por causa do pecado na vida de um só homem. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Amém? Ainda hoje, Deus está muito triste quando as pessoas na Sua Casa e na Sua Igreja têm pecado escondido nas suas vidas. Isto entristece o Seu coração. A Bíblia diz que Deus traz julgamento por causa disto.

Então pode alguém que não tenha realmente dado a sua vida totalmente para Jesus fazer parte da Igreja? Não! Seria um grande erro. Deus traz julgamento para a Casa inteira por causa de uma pessoa que diz ser um Cristão, mas que na realidade nunca deu a sua vida a Jesus. Então, se vamos ver uma Casa Gloriosa que participa no trabalho de Deus, a primeira coisa que teremos que fazer é definir a palavra “Cristão” da mesma maneira que Jesus define. A Bíblia diz: “A menos que você abandone tudo, você não pode ser meu discípulo”. “Se você amar pai e mãe e crianças mais do que Eu, você não pode ser Meu discípulo.” “Se você ama o mundo e as coisas do mundo, você se tornou Meu inimigo.” “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.”

Temos que definir o que é ser um Cristão, um membro da Igreja, corretamente! Precisamos definir o que realmente é ser um membro da Igreja. Você não pode alegar que o Sangue de Jesus te purificou e que você faz parte do Corpo de Jesus e fingir que é um Cristão se o seu coração não pertencer a Jesus quando está em casa, ou no trabalho, ou nos campos. Se os seus relacionamentos não forem relacionamentos Santos, precisa arrepender-se e dar sua vida a Jesus.

Verdade #2: que é liderança?

A segunda coisa que temos que definir corretamente, a segunda pedra do alicerce para construir a Casa de Deus, tem a ver com a liderança que está na Casa de Deus. Esta é uma verdade muito maravilhosa! Isto vai te deixar entusiasmado e mudará sua vida. Nos países do mundo inteiro, temos cometido um grande erro sobre liderança na Igreja. Vemos freqüentemente na Índia e em outros países, que a pessoa que tem uma bicicleta e sabe ler é escolhida para ser o líder. Nos Estados Unidos a pessoa que vai estudar a Bíblia num seminário ou que é bom nos negócios ou em dar palestras, é escolhido para ser o líder ou o “pastor”. Este não é o modo de Deus! A liderança de Deus não está baseada em quem pode ler, ou sabe mais, ou pode falar mais bonito, ou tem a melhor experiência empresarial.

Viver como Jesus

Vamos ver um exemplo nas Escrituras. Em Atos 6 havia algumas viúvas que às vezes passavam fome porque estavam sendo esquecidas. Quando a comida foi distribuída, havia mulheres da Grécia que foram negligenciadas e não cuidadas corretamente. A Igreja em Jerusalém teve que decidir como resolver este problema. Tiveram que escolher alguns homens para resolver o problema. Se você ler sua Bíblia, descobrirá que houve uma maneira para escolher esses homens. Será que a Bíblia diz: “Escolham entre vocês sete homens que conheçam suas Bíblias?” Não. Ou: “Escolham entre vocês sete homens que cantem bem?” Não. Ou: “Escolham entre vocês sete homens que são versados em negócios, ou experientes no ramo alimentício?” Não. Ou: “Escolham entre vocês sete homens que podem falar muito bem?” Não. O modo para resolver o problema foi: “Escolham entre vocês sete homens que estão cheios do Espírito Santo e cheios de sabedoria”.

Estes eram homens que foram testados no dia-a-dia. Não eram homens que foram para o seminário para ficarem espirituais, ou que simplesmente podiam falar bem. Estes homens eram os amigos de Deus e amigos profundos de seus irmãos e irmãs todos os dias. Estevão, Filipe e os outros, estavam nas casas diariamente, tentando ajudá-los. Ajudavam nas tarefas cotidianas: tiravam água do poço para os outros crentes e os ajudavam, seguravam as mãos das crianças dos seus amigos e falavam com elas e as ensinavam. Iam para as casas das pessoas quando elas estavam desanimadas, entravam nos locais de trabalho durante o dia para encorajá-los, e eles nem eram chamados de líderes! Eles eram irmãos normais que estavam diariamente vivendo a vida de Jesus. “Escolham entre vocês sete homens que se parecem com Jesus, sete homens que possam ver Deus e podem ouvir Deus. Escolham sete homens que estejam lavando os pés dos santos diariamente. Sete irmãos que no seu dia-a-dia amam Deus profundamente do coração, e demonstram ter uma conexão sobrenatural com o Messias.”

Porque estes homens diariamente se parecem com Jesus nas casas uns dos outros, então sabemos que estão cheios do Espírito Santo. Eles não estão cheios do Espírito Santo porque podem gritar mais alto ou podem cantar melhor ou dizer mais verdades. Eles estão cheios do Espírito Santo de Jesus porque parecem com Jesus nas suas vidas cotidianas. Este é o único tipo de liderança na Bíblia. Na Nova Aliança, Jesus disse aos doze apóstolos para não chamarem nenhum homem de professor ou de pai. Então, não chame nenhum homem de líder, de mestre ou de rabino. Não chame nenhum homem de pastor ou de reverendo, porque todos vocês são irmãos! Agora, então, temos uma visão maravilhosa e diferente de liderança.

Tão diferente do mundo

Foi muito difícil para eu aprender isso. Muitos anos atrás eu era o “pastor”, até que eu percebi que a Bíblia disse para eu ser somente um irmão entre irmãos, usando quaisquer dons que eu tenha “no meio dos irmãos, como um que serve”—em vez de como um chefe ou alguém sempre em destaque. Se isso foi verdade para Pedro e João, se foi verdade para Tiago e os outros apóstolos, tem que ser verdade para mim! “Vocês são todos irmãos.”

Eu dei as costas para as grandes quantias de dinheiro que eu tinha feito no mundo de negócios para ser um “pastor”…e agora eu tinha que dar as costas ao dinheiro e a posição de “pastor”! Tive que decidir ser um “irmão entre irmãos”. O que Jesus tem feito na minha vida ficará claro nas casas e nas outras vidas ao segurar as mãos das crianças. Eu não precisava mais manter uma imagem! Eu não tinha mais que ser o homem principal. Eu poderia fazer o que Paulo disse que ele fez com o pessoal da Tessalônica e Filipos, e com os Cristãos na cidade de Corinto, isto é, amar as pessoas como um pai, e amigo, e como um irmão de casa em casa.

Paulo disse: “Fui de casa em casa com lágrimas”. Ele amou as pessoas como um pai ou como um irmão. Ele cuidou das vidas daquelas pessoas como uma mãe cuidaria de uma criança. Os outros crentes fizeram isso para ele também. Liderança verdadeira é isto na Verdadeira Igreja do Novo Testamento.

Jesus disse aos apóstolos: “Os Gentios têm um certo modo de exercitar liderança, mas não será assim com vocês”. Na Verdadeira Igreja, a Igreja contra a qual as portas do inferno não podem prevalecer, liderança é muito diferente do sistema do mundo. Liderança vem de dentro, não “dominando os outros” de cima para baixo.

Dons e autoridade

Deixe-me pintar um quadro para você. A Bíblia diz em Efésios 4 que quando Jesus foi ao céu, Ele deu dons aos homens. Jesus pegou todos os dons que Ele tinha (e Jesus tinha muitos dons espirituais, não é mesmo?), e os deu como um todo ao Seu Povo. Ele não pegou todos os dons que Ele teve e os depositou no “pastor”. Ele não pegou todos os Seus dons e os deu a um “homem de Deus”. A Bíblia diz que Ele pegou todos os Seus dons e os deu ao Seu corpo como um todo. A Bíblia diz que o Espírito é depositado e dado como um Presente, na Igreja inteira, como o Espírito deseja. Se você verdadeiramente for um Cristão, se você realmente abandonou sua vida por Jesus, então o Espírito Santo lhe dá um dom muito especial. Seu dom faz parte de Jesus.

Antes de Jesus voltar para o céu, Ele disse: “Toda a autoridade no Céu e na terra pertence a Mim”. Você se lembra de Jesus falando isso? Toda autoridade pertence a Jesus e mais ninguém! Assim, se JESUS deu parte Dele a você, outra parte para esta pessoa, e outra àquela pessoa, então quaisquer dons espirituais que Ele deu para cada um de vocês, há autoridade naquele dom. Jesus deu os dons, e Ele tem toda a autoridade.

A Bíblia lista muitos tipos de dons. O Espírito Santo, por exemplo, nos dá misericórdia como um dom. O dom de misericórdia é parte de Jesus que Ele deu a algumas pessoas. É um dom sobrenatural. Todos nós deveríamos ter misericórdia, não deveríamos? Mas há uma misericórdia sobrenatural que é um dom do Espírito Santo. Toda a autoridade pertence a Jesus. Então, se Ele lhe deu o dom especial de misericórdia, a você foi dado autoridade na área de misericórdia. Se você tem o dom sobrenatural de misericórdia, e eu não, se toda a autoridade pertence a Jesus e você tem aquele pedaço de Jesus, então eu honro aquele dom em você. Você tem autoridade naquela área. Está entendendo? Liderança é sobre isso.

Toda autoridade pertence a Jesus e todos nós temos nossos próprios dons especiais. Por exemplo, há dons de ensino. Hebreus 5 diz: “Todos nós, a esta altura, deveríamos ser mestres”. Mas Efésios 4 e Romanos 12 dizem que há dons sobrenaturais de ensinar que Jesus nos dá. Então, há autoridade naquele dom porque Jesus o dá e Ele tem toda a autoridade. Precisamos nos submeter uns aos outros nisso. Mas ensinar é só um dom e uma parte de Jesus. Há muitos outros dons. Todo dom que cada um de vocês tem é uma parte de Jesus. Toda a autoridade pertence a Jesus, então submetemos-nos aos dons que estão em cada um de nós porque Jesus os tem dado.

Não existe uma autoridade especial que está em um só “homem de Deus” e todos os outros só sentam e assistem. Por causa da maneira que os homens construíram a igreja durante os últimos 1.700 anos, estamos agindo como se houvesse só um dom—o dom de “pastor”. Mas isso é só um dom! (Ou talvez a todos os outros seja permitido terem o “dom de dar dinheiro!”) Existem centenas de dons, porque TUDO de Jesus foi despejado para dentro da Sua Família. É por isso que Jesus disse que todos devemos ser como irmãos entre irmãos. Precisamos dos dons um do outro. Precisamos de todos os dons de Jesus! Se construirmos erradamente, todos nós perdemos. Se um homem é forçado a tomar a frente e ser o “pastor”, e todo os outros só sentam e escutam o tempo todo, então ninguém recebe o seu dom. Eles só recebem o dom do pastor. Isso é muito pequeno! Se quisermos ver a grandeza de Deus, se quisermos ver todas as nossas vidas sendo mudadas e as vidas de nossas crianças mudadas, precisamos de TUDO de Jesus. Não devemos nos conformar com somente uma parte de Jesus. Amém?

Coragem para mudar e coragem para correr

Você entende agora por que eu disse que você tem que ter coragem? As coisas precisam mudar! Você não pode continuar fazendo o que você sempre tem feito. Terá que decidir usar mais seus dons. Terá que decidir ser obediente e ter coragem. Se você continuar a ficar sentado em sua cadeira o tempo todo e não usar seus dons mais do que tem usado, seus dons continuarão a se encolher. “Aquele a quem foi dado confiança ou um dom, terá que se mostrar fiel.” Você se lembra do que aconteceu ao homem que enterrou o seu talento? Jesus disse: “Servo mau e preguiçoso”. É Isso que Ele diz para nós quando não fazemos o que devemos. Se eu não uso meu dom, ou se você não usar o seu, seremos maus e preguiçosos.

Dá para ver como as tradições dos homens anulam e roubam a Palavra de Deus? O que aconteceria com você se fosse um corredor Olímpico mas ficasse deitado numa cama e pegássemos uma corda e amarrássemos em volta de você? Mesmo que você fosse um atleta campeão, se o deixássemos lá, seus músculos iriam atrofiar e você morreria. Todo seu potencial foi perdido porque você foi amarrado a uma cama sua vida inteira. O modo com que temos construído a Casa de Deus durante 1700 anos tem amarrado a maioria das pessoas de Deus a uma cama. Elas não puderam se levantar e correr e cumprir os seus destinos porque nós temos construído erroneamente. Quando construímos ou estruturamos a igreja numa maneira que exalta um só homem ou equipe de homens e apaga os dons dos outros, somos criminosos nos Tribunais Divinos! Normalmente, a razão porque se constrói erradamente não é porque somos “maus”. Geralmente é porque simplesmente não sabemos construir a Casa de Deus.

Lembre então: a primeira pedra para um verdadeiro Alicerce é que só verdadeiros Cristãos podem se chamar de membros da Igreja. A segunda pedra do Alicerce que construirá a Casa de Deus é que temos que entender liderança corretamente. Temos colocado só um homem como o responsável durante 1700 anos. Pegamos um dom, o dom de “pastor”3 (que é aquele que cuida de ovelhas) e temos feito dele o dom primordial. Isto está muito longe da verdade na Igreja da Bíblia! E não deve ser verdade agora. Isto tem amarrado a maioria das pessoas de Deus à cama das tradições dos homens, e por isso já não podem mais ser o que Deus as chamou para ser. Liderança está em todas as pessoas de Deus. A Bíblia nos chama de Reino de sacerdotes. A Bíblia não diz um Reino com sacerdotes, mas um Reino de sacerdotes. Não há só um grupo especial como os sacerdotes Levitas do Velho Testamento. Na Nova Aliança, todo o povo de Deus deve ser sacerdote um para o outro. DEUS disse: “Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro!!”

Se você estiver cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria, você é um líder. Não depende de você ter ido para o seminário ou se você fala muito bem. Não depende se você é homem ou mulher, jovem ou velho. Liderança é uma pessoa com um dom de Jesus e um relacionamento com Ele cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria. Liderança é segurar as mãos das crianças todos os dias. Liderança é curar as feridas do povo de Deus, de casa em casa todos os dias. Liderança é ajudar a resolver os problemas de pecado nas vidas das pessoas todos os dias, e lavar os pés uns dos outros todos os dias. Isso é Liderança e é o único tipo de liderança que existe na Bíblia: usar a parte de Jesus que o Seu Espírito depositou em cada um de nós. Essa parte é nossa área de liderança e autoridade. Isto quer dizer que temos que mudar como operamos atualmente. Precisamos mudar como encaramos liderança e como aplicamos o processo de liderança.

Isto é muito revolucionário. Mudará como agimos em nossas reuniões e em nosso dia-a-dia. Há um custo nisso. Há um preço que precisamos pagar. Mas Deus nos recompensa cem vezes mais do que tudo que damos, de acordo com a Promessa certa de Jesus.

Quando eu era o “pastor”, decidi que iria viver de modo diferente. Decidi que iria acreditar e obedecer as Escrituras sobre Liderança. Eu escolhi ser um irmão no meio de irmãos em vez de na frente dos irmãos. E, honestamente, fiquei com medo. Fiquei com medo sobre como iria sustentar a minha família. Fiquei com medo que talvez fosse perder a minha comunhão com Deus e que as pessoas não iriam me respeitar mais. Fiquei com medo de muitas coisas. Mas eu sabia o que Deus disse na Bíblia. Ele queria que eu fosse um irmão entre irmãos. Na minha vida diária eu não seria mais o chefe. Seria simplesmente um dos irmãos, e ainda assim usaria os meus dons de Jesus como “um irmão entre irmãos” que também estavam usando igualmente os seus dons. Mudou tudo para mim, mas Deus foi muito, muito fiel. Ele prometeu que qualquer um que deixar tudo irá receber cem vezes mais do que foi deixado. Deus cumpre as Suas promessas! Amém?

Um círculo ao redor do trono

De um ponto de vista prático, uma das coisas que nós podemos mudar imediatamente tem a ver até mesmo com o modo como sentamos quando nos reunimos. Isso pode soar muito tolo, mas é muito importante. Deixe-me dar um exemplo das Escrituras. Em Marcos 3, Maria e os seus filhos estavam procurando Jesus. Eles vieram à porta onde Jesus estava com as pessoas de Deus. “Jesus, sua mãe e seus irmãos e irmãs estão lá fora.” Você se lembra do que Jesus disse a respeito disso? Ele disse para aqueles que estavam sentados ao Seu redor: “Quem são minhas mães, irmãos e irmãs?” Sentados em um círculo ao Seu redor! Não seria a coisa mais natural para fazer, quando nos ajuntamos para ouvi-Lo, ao invés de em frente a um mero homem com dons limitados? Claro que é.

Eu quero sugerir a você que se realmente vamos honrar os dons que estão em cada um de nós e extrair todos os dons que estão em todas as Pessoas de Deus, há muitas coisas que vamos precisar mudar. Uma delas pode ser como vamos nos sentar quando estamos reunidos. Quando Jesus estava aqui, Ele teve um círculo de pessoas ao Seu redor. Isto pode soar muito simples a você, ou até não muito importante, mas eu lhe asseguro que é.

Se alguém no seu trabalho ou no mercado fosse dizer algo a você, será que faria diferença na maneira como eles iriam dizer isto a você? Claro que faz! Se eles estão sentados, inclinados numa pedra e dizem algo quietamente com um bocejo, seria muito diferente do que se eles colocassem a cara bem em frente à sua, e os seus olhos brilhando com fogo, e dissessem a mesma coisa. COMO algo é dito faz uma grande diferença.

Quando sentamos com todo mundo olhando para frente, toda a atenção é dada a um homem. Não somos mais iguais entre iguais. Eu me torno servil a quem está no trono como meu mestre na minha frente, o condutor, facilitador, ou o policial de tráfego, o perito da “classe” ou “culto”. Mas tome nota bem disto! O verdadeiro servo de Deus não deseja atenção para si mesmo. O maior homem nascido de mulher até aquele momento, João Batista, disse a mesma coisa: “Jesus tem que aumentar, eu tenho que diminuir”. Todo verdadeiro homem de Deus diz a mesma coisa: “Jesus tem que aumentar, eu tenho que diminuir. Eu não quero chamar atenção a mim mesmo. Não quero que as pessoas olhem para mim o tempo todo como se eu fosse a pessoa que tem todas as respostas. Não tenho grande gozo em ser a pessoa que fala. Só quero amar e servir a Jesus, e ajudar todos os outros a fazerem isso também. Jesus tem que aumentar. Eu tenho que diminuir.”

Todo verdadeiro homem de Deus deseja ficar menor para que Jesus fique nos holofotes em vez dele. Outra vez…alguns dirão que isso não tem muito a ver, mas eu lhe asseguro que tem sido muito importante em muitos países e cidades. Não é sem importância. É de vital importância como dizemos algo. Quando colocamos as cadeiras em fileiras em vez de em círculo, sentados ao redor de Jesus, é como virar um holofote em um homem. Todos os outros se tornam como audiência e um homem torna-se a atração. Isso é muito errado, porque há muitos dons entre nós e são partes iguais de Jesus. Quando colocamos todos olhando para frente, exaltamos só um dom. E se nós fôssemos mudar estas cadeiras e as colocássemos num círculo onde todos estão olhando um ao outro, com Jesus no meio? Dessa maneira todos os dons têm um lugar igual. Lembre-se, Jesus disse para aqueles sentados no círculo ao Seu redor: “Estes são minhas mães, meus irmãos, minhas irmãs”. Talvez há alguém com o dom de pastor que senta nesta cadeira no círculo. Talvez alguém com um dom de mestre está sentado aqui e um dom de misericórdia que senta lá. O dom de ajuda pode sentar aí. Um com um dom de profecia pode sentar aí. Todos os dons são iguais porque são todos Jesus! Isto faz sentido?

Desta maneira, se uma mãe estiver em lágrimas sobre como criar seus filhos neste círculo, o dom de mestre pode falar com esta irmã e ensiná-la sobre o que Paulo diz em Tito sobre mulheres. O dom de misericórdia pode oferecer pensamentos de misericórdia com àquela irmã, pois talvez ela teve crianças pequenas uma vez e ela pode compartilhar os sentimentos disto. O dom que tem uma visão profética pode ver no coração desta irmã e perceber porque ela está tendo problemas com as suas crianças, e assim por diante. Agora, finalmente, podemos obedecer ao mandamento de Deus: “Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro!” Aleluia!! (gritos, ecos!)

Todos, igualmente importantes

Em 1Coríntios 14, Deus também disse: “Quando vocês se reunirem, irmãos, e a igreja inteira está junta, tudo deve ser feito para a edificação do Corpo. Todos têm uma palavra de instrução, uma canção, uma revelação.” Não há nenhum chefe a não ser Jesus! “Não chame ninguém de líder, mestre, ou pastor. Vocês todos são irmãos.” Todos vocês têm Jesus e Ele é igual em cada um de nós. Às vezes precisamos da misericórdia de Jesus e outras vezes precisamos do ensino de Jesus. Às vezes precisamos das canções de Jesus, e às vezes precisamos da ajuda de Jesus para resolver problemas. Mas tudo faz parte de Jesus.

Dá para ver que demanda coragem? Você vê que exige fé e obediência? Pode ver que isto mudará sua vida se começar a viver nestas coisas? Você não será mais amarrado à cama! Seu dom já não será empurrado para trás. Seu dom é diferente do meu dom, mas o seu é igual ao meu. Eu preciso do seu dom da mesma maneira que você precisa do meu.

Algumas das coisas mais importantes que já aconteceram em minha vida, aconteceram porque um jovem de 12 anos teve um impacto na minha vida com o seu dom. Mulheres têm um impacto na minha vida e crianças influenciam minha vida. Pessoas de idade afetam minha vida e não só no domingo pela manhã, mas todos os dias!

Somos um Reino de Sacerdotes todos os dias. Reuniões são realmente só algo extra, na verdade. Noventa por cento do nosso crescimento vem da nossa vivência juntos, e talvez só dez por cento vem das reuniões. Isso significa que você tem que sair da sua casa e entrar nas casas dos outros. Você pode levar água ou comida ou roupa até a casa de um dos irmãos. Quando você vê que um deles está irritado com uma criança, talvez seja necessário tirar um tempo e conversar sobre isso e caminhar com eles. Quando vir orgulho na vida de um deles, então coloque seu braço ao redor dele e peça que não tenha orgulho. Quando vir egoísmo na vida de um irmão, coloque seu braço ao redor dele e diga: “Por favor, não seja mais egoísta”. Nós não fechamos os nossos olhos até a próxima reunião. Vivemos no meio da vida um do outro todos os dias como sacerdotes que fazem o trabalho de Deus. Isso também é um mandamento absoluto de Deus em Hebreus, capítulo 3, e em cem outros lugares. “Fiquem ao lado, encorajem e admoestem um aos outros todos os dias, para que todos sejam salvos de serem enganados e endurecidos pelo pecado, durante o tempo que se chama Hoje.” Precisamos falar mais disto.

A primeira pedra do Alicerce é “O que é ser um Cristão? O que é ser um membro da Igreja?” Se você tiver pessoas que não são verdadeiramente convertidas a Jesus na Igreja, então você constantemente terá batalhas e brigas que não precisa ter. A Bíblia diz: “Do menor até o maior, todos O conhecerão”. Quando todos que se chamam de membros estão verdadeiramente apaixonados por Jesus, há muito mais paz: sem luta, sem fofoca. E há amor profundo um pelo outro todos os dias. Você não pode ser um verdadeiro membro da Igreja de Jesus se não abandonar a sua própria vida. Somente Cristãos podem ser membros da Igreja. Todos os outros estão visitando, mas não são membros da Igreja de Jesus.

Isto é absolutamente o que a Bíblia diz. E o “fermento” deve ser removido da massa, ou nós não amamos Jesus o tanto quanto dizemos. “Se você me ama, obedeça aos Meus Mandamentos.” A igreja é para unir e fortalecer, equipar e proteger aqueles que se lavaram no Seu Sangue, uma vez que estes escolheram morrer para si mesmos para Se casarem com o Mestre, Jesus, para sempre. Qualquer um que não tomou essa decisão, e isso é evidente pela sua vida e pelas escolhas e se não “ama a Luz” (João 3, 1 João 1) não deve se considerar um Cristão e nem um membro do Corpo de Cristo. É isso que Deus falou.

Qualquer outra definição de “igreja” é invenção do homem, e as “portas do Inferno” prevalecerão contra tal falsificação. Dê uma olhada ao seu redor. Poderá ver isto em toda esquina, cidade após cidade, nação após nação. Não é o Plano de Deus, mas algo para acomodar a carne dos homens, e ao mesmo tempo usar o logotipo de Jesus para aliviar suas consciências. Mas não há nenhuma cura lá! O Messias somente circula onde Ele pode deixar um Candelabro!

A segunda pedra do alicerce tem a ver com liderança. O Espírito e a Vida, momento a momento, do Cristo Ressurreto, é o nosso único líder. “O mundo não me verá, mas vocês me verão!” À medida que qualquer um tem desse Espírito, o dom que ele tem, essa maturidade e profundidade de um relacionamento real com Jesus Vivo—isso é a definição bíblica de “Liderança”.

Verdade #3: vida diária

A terceira pedra angular tem a ver com a nossa vida diária juntos e já falamos um pouco sobre isso. Vida diária juntos não tem nada a ver com a quantidade de reuniões que temos, e tudo a ver com o quanto estamos envolvidos nas vidas uns dos outros. Estamos envolvidos diariamente como um sacerdote nos casamentos daqueles ao nosso redor, com as suas crianças, com seus hábitos de trabalho e com o seu caráter? Envolvemos-nos diariamente, de coração para coração, com os nossos irmãos e irmãs? Suportamos os “fardos uns dos outros, e assim cumprimos a Lei de Cristo”? “Confessamos nossos pecados uns aos outros, e assim somos curados”? Estamos “lutando como um só Homem para a Fé”, “ajustados e unidos pelo auxilio de todas as juntas”—e não aceitamos nada menos do que isso como sendo a “verdadeira Igreja” e o próprio “Corpo de Cristo”? Só então iremos descobrir o que Jesus queria dizer quando disse: “Edificarei a MINHA Igreja e as portas do Inferno não poderão resistir contra ela!” Tudo o mais é uma “casa construída na areia” de conveniência, vidas mornas, desobediência, desligada do Pai, e de desculpas. E vai produzir frutos de acordo, infelizmente. Deus disse que importa como construímos!

Eu vou te dar uma passagem Bíblica, e ela sozinha mudará o resto da sua vida se você obedecê-la. Se você colocar em prática esta única passagem, ficará pasmado ao ver como estas outras coisas fazem sentido. É um mandamento de Jesus. Você irá obedecer? Você O ama? Mudará sua vida inteira ao FAZER o que Ele diz, em vez de só concordar com isto, estudar ou cantar sobre isto, e tão pouco ter reuniões sobre isto! Vamos dar uma olhada nela juntos. A passagem é Hebreus 3:12-14:

“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘Hoje’, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.”

Note bem o que esta passagem diz. Isto vem de Deus. Deus Todo-Poderoso diz a mim e a você que devemos, todos os dias, advertir um ao outro e ajudar um ao outro. Nós devemos estar diariamente ao lado um do outro. O Espírito Santo escolheu a palavra “diariamente”. Ele não disse todos os domingos. Ele não disse todos os domingos e todas as quartas-feiras. Ele nem mesmo disse em reuniões. Ele disse para nos envolvermos na vida um do outro todos os dias. Se você não estiver, Deus disse que você se endurecerá e será incapaz de sentir o que Ele sente, e ficará enganado em pensar que sabe o que é certo, mas realmente você não sabe. Ele não disse simplesmente para fazer isto. Ele disse que se não fizer isso, irá te machucar profundamente. Se eu não tenho irmãos que falam diariamente comigo sobre minha vida—diariamente—então vou ficar duro também cada dia mais. Eu serei enganado. Talvez você diga: “Mas eu leio a minha Bíblia todos os dias!” “Mas eu oro todos os dias!” “A minha esposa é Cristã e eu a vejo todos os dias!” Não foi isso que Deus disse. Você pode ler sua Bíblia e pode orar todos os dias, mas se você não se envolver todos os dias em vidas de outros, ficará mais duro, e cada vez mais enganado.

Quem escreveu a Bíblia? Deus! Foi Ele quem disse que temos que nos envolver na vida um do outro todos os dias. Se você me vê sendo egoísta, você precisa vir a mim e dizer: “Irmão, não seja egoísta. Isso deixa Jesus triste”. Se você me vê sendo orgulhoso, por favor, me ajude e me faça lembrar que Deus se opõe ao orgulhoso. Eu não quero que Deus se oponha a mim. Você tem que me ajudar, porque eu não consigo ver isso sempre. Ninguém pode. Encoraje um ao outro todos os dias para que nenhum de vocês fique endurecido e enganado. Isto é uma parte importante (e quase totalmente desobedecida mundialmente) da nossa vida diária juntos. É dessa maneira que você é um sacerdote, usando seus dons. Dá para ver então que não tem muito a ver com reuniões, não é mesmo?

Verdade #4: reuniões

Durante 1700 anos o mundo Cristão tem confundido os assuntos sobre quem é um Cristão, quem é um líder, e como a nossa vida diária deve ser. A quarta pedra de alicerce tem a ver com nossas reuniões. Como devem ser as nossas reuniões? Nesta área também, o Cristianismo foi construído erroneamente durante 1700 anos. Nosso Pai quer restaurar estas coisas a vocês em suas vidas agora. E Deus mudará sua vida milagrosamente e também mudará todos ao seu redor como resultado. Estas são verdades muito poderosas e preciosas. Mas temos que ter a coragem para fazer algo sobre isto. Teremos que ter a coragem para nos reunirmos como a Bíblia descreve em 1Coríntios 14: “Quando vocês se reunirem irmãos, todos têm uma palavra de instrução, uma canção, uma revelação”. Não tem ninguém tomando conta a não ser o próprio Jesus. Reunimos-nos tendo considerado como podemos “encorajar um ao outro em amor e boas obras”. Gastamos tempo pensando e orando sobre como podemos ajudar um ao outro quando nos reunimos, e cada um de nós assume a responsabilidade para ser portador da palavra de Deus e do Seu amor. Cada um de nós tem “considerado como encorajar um ao outro em amor e boas obras”. Isto está em Hebreus 10. Por favor, olhe o próximo versículo! Isto é para todos nós, até mesmo em “reuniões”!

1Coríntios 14 diz: “Quando revelação vem à segunda pessoa—quando aquela pessoa ouve algo de Deus—o primeiro deve se sentar”. É isso que a Bíblia diz. Por que nós não fazemos o que a Bíblia diz? Não tem nenhuma “pessoa especial” que “automaticamente” é esperada para fazer qualquer coisa, a não ser escutar e obedecer a Deus assim como todos os outros. Se uma pessoa está trazendo um ensino de Jesus e todos vêm com uma palavra de instrução ou canção ou revelação, se este irmão ou irmã está compartilhando algo que Jesus mostrou, e revelação vem a uma segunda pessoa, a primeira senta. É isto que a Bíblia está dizendo. A Bíblia sempre disse isso.

Por que nós não fazemos isso? Herdamos uma carga pesada de tradições dos católicos romanos e dos nossos antepassados. Sempre houve um “padre” ou “pastor” na frente, e abaixo deles os leigos, todos os coitados, a audiência, só sentada e escutando. Esta é a prática e “doutrina” que Jesus disse que Ele odeia: a dos “Nicolaítas” (traduzido, quer dizer “aqueles que conquistam Seu Povo”).

Ao invés disso, Jesus disse ao “círculo sentado ao Seu redor” que todos têm uma palavra de instrução, uma canção, uma revelação, e somos todos iguais. Somos todos irmãos e irmãs com partes diferentes de Jesus despejadas individualmente em nós, para o bem comum. Quão surpreendente e maravilhoso isto é! Ele está nos LIVRANDO das “tradições vazias entregues por nossos antepassados”, com clero e leigos e ritual. Ele está nos soltando para dentro do mundo “perigoso” de confiar e amar ELE como sendo nosso tudo em todas as situações! E não haverá nenhum caos lá, porque Ele se chama “o Deus de Paz” e “de ordem”. É simplesmente a Sua ordem, em vez das manipulações do homem feitas “para” Ele.

Alicerces para mudança

Isto é diferente do que você está acostumado? Vamos ter a coragem para construir do modo de Deus? Dá medo? Soa como sendo legal? É muito legal! Tivemos homens que fizeram parte da igreja que nós fazemos parte que antes tinham sido cristãos durante vinte anos mas ainda eram nenês espirituais. Mas quando eles aprenderam estes caminhos e começaram a funcionar como sacerdotes, cresceram o equivalente há dez anos em só um ano. Aleluia! Outros tinham sido os “líderes” de igrejas que tiveram centenas e até mesmo milhares de pessoas. Eles descobriram que ainda eram bebês espirituais! Eles pensaram que eram líderes, mas descobriram que havia muitas crianças e mães que eram mais espirituais que eles. Então eles tiveram que crescer dessa fase de bebê, e eles têm crescido! Tudo isto pode trazer medo, mas também é uma aventura.

Se você colocar em prática estas verdades que sempre estiveram em suas Bíblias, ficará surpreendido ao ver o quanto mais perto de Jesus você estará daqui a dois anos. Admoeste um ao outro todos os dias. Fiquem envolvidos todos os dias com as crianças uns dos outros, nos casamentos e nos lugares de trabalho. Vá até lá! É necessário que você saia da sua “zona de conforto” e vá até lá quando você não teria feito assim antes! Sim, eu quero dizer VOCÊ! : ) Por favor, para Jesus! Fale a palavra de Deus na vida um do outro, de modo prático, diariamente. Quando vocês se ajuntam, irmãos, todos têm uma palavra de instrução, uma canção, uma revelação. Quando a revelação vem ao segundo, deixe o primeiro sentar. Ao colocar isso em prática, talvez irá descobrir que alguns que você pensou que eram Cristãos não amam Jesus o tanto quanto você sempre pensou que amavam. Também pode ser que ache alguns se tornando mais fortes e mais sábios do que você antes poderia imaginar. Os meios de Deus expõem os fraudulentos e os falsos, e fazem o fraco muito forte. Glória a Deus!

Então, confiamos estas riquezas a você e lhe pedimos que as ponha em prática por amor a Jesus. Estas pedras fazem parte do Alicerce. Você precisa definir o que um Cristão realmente é. Você tem que entender liderança e o que ela realmente deve ser. Vivem suas vidas juntas, diariamente encorajando e ajudando uns aos outros a crescerem e amarem mais Jesus ao longo de suas tardes e ao passar de suas noites. Venham, e se reúnam em um círculo ao redor do Rei Jesus.

Se você amar Jesus e construir da maneira correta, as portas do inferno não irão mais prevalecer. Pecado será derrotado. Fraquezas e doenças serão curadas. Relacionamentos serão construídos ou restabelecidos além do que você poderia imaginar nos seus sonhos mais maravilhosos. Você brilhará como as estrelas no universo, resplandecendo a bondade de Deus. E a Noiva, a Igreja, “irá se preparar” e estar pronta para quando o Noivo voltar!! Amém?

3 Lembre…na Bíblia essa palavra “pastor” se refere ao dom que cuida das ovelhas de Jesus e faz o seu trabalho entre o povo de Deus junto com outros dons, não o chefão ou alguém que fala numa reunião e depois desaparece.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon