CINCO CADEIRAS

4/8/2003

terça-feira à tarde, 5 de outubro de 1999

Com a graça de Deus gostaria de dar algumas ferramentas para entender e discernir o comportamento das pessoas. Vamos supor, por um momento, que temos diante de nós cinco cadeiras. E sentados nessas cadeiras, cinco indivíduos representando cinco tipos de pessoas diferentes que você encontra em sua jornada nessa terra.

As duas primeiras cadeiras

Na primeira cadeira temos um descrente, um pagão—alguém que declara que não quer seguir Jesus. Talvez seja um espírita, muçulmano, ou hindú. Essa pessoa declara não ser um Cristão.

Na cadeira dois, entretanto, temos uma pessoa que declara ser um seguidor de Jesus, porém não O obedece. Nas reuniões, até aparenta amar Jesus, mas realmente não O ama, porque não O obedece. Em Mateus 7, Jesus falou que teria muitas pessoas que iriam dizer: “Senhor, Senhor”. Terão muitos que fazem obras extraordinárias no Seu nome, mas para eles, Ele dirá: “Afastem-se de Mim, nunca os conheci”.

Todos sabem que a pessoa da cadeira um não é salva porque nem sequer declara seguir Jesus. Sabemos que se não tiver o Filho, não poderá ter o Pai. Se não crer no seu coração que Deus levantou Jesus da morte, o Sangue não lavará os seus pecados. Essa pessoa não diz ter interesse no Salvador. Ela nem acredita que Jesus é o Filho de Deus. Essa pessoa não poderá ser salva porque não confia em Jesus. O sangue de Jesus não lavará os seus pecados. Até a pessoa nessa cadeira se submeter a Jesus, não poderá ser salva. Ela talvez seja considerada como uma excelente pessoa, um bom pai, um trabalhador fiel, mas não poderá ser salva sem ter se lavado no Sangue purificador de Jesus.

Por outro lado, a pessoa na segunda cadeira diz: “Sou um Cristão”. Mas o comportamento desta pessoa é mal, mesmo que ela talvez faça obras aparentemente “boas” em Nome de Jesus. No Evangelho de Lucas, Jesus disse que no Dia do Juízo, pessoas como estas iriam dizer: “Jesus, você ensinou em nossas ruas, comeu em nossas mesas. Fizemos milagres em seu nome e demos dinheiro aos pobres”. Mas Jesus diz a estas pessoas em Mateus 7:21: “Você não me obedeceu. Não fez a vontade do Meu Pai. Nunca te conheci”. Jesus está falando aqui que muitas pessoas que dizem ser Cristãos e até fazem obras maravilhosas em Seu Nome, na realidade estão no caminho largo da destruição. São pessoas que declaram ser Cristãos, membros de igrejas, mas a verdade é que não são.

A pessoa da primeira cadeira não é salva por causa da sua incredulidade. A pessoa na segunda cadeira não é salva por causa da sua desobediência, o que também não deixa de ser incredulidade.

As outras três cadeiras

Agora, as outras três cadeiras representam pessoas verdadeiramente compradas pelo Sangue de Jesus e são seus seguidores fiéis. Essas três pessoas são Cristãos. Mas quero esclarecer uma coisa para não haver nenhuma confusão com a pessoa da cadeira dois.

Há uma passagem muito interessante em 1João 2 que identifica os indivíduos que temos nas últimas três cadeiras. João falou: “Escrevo para vocês filhinhos, escrevo para vocês pais, escrevo para vocês jovens”. E depois diz novamente: “Escrevo para vocês filhinhos, escrevo para vocês pais, escrevo para vocês jovens”. Agora, a maneira normal para ordenar as coisas seria; filhinhos, jovens, pais. Certo? Mas Deus nos dá essa ordem: “Filhinhos, pais, jovens”.

Filhinhos, pais, jovens—todos esses indivíduos são salvos. São pessoas que crêem que Jesus é o Filho de Deus, têm os seus pecados perdoados e são lavados no Seu sangue. A cadeira três representa filhinhos, a cadeira quatro representa pais, e a cadeira cinco representa jovens. Poderia considerá-los como sendo, bebês, adultos maduros ou responsáveis e depois guerreiros.

O que quero deixar claro é que algumas vezes a conduta de uma criança, até sendo totalmente salva, tem a aparência da conduta de uma pessoa não salva (como a pessoa da cadeira dois). Mas a pessoa da cadeira três (o filhinho Verdadeiro) é lavada no Sangue de Jesus. A pessoa da cadeira dois talvez declare que foi lavada no Sangue de Jesus, talvez cante hinos sobre o Sangue de Jesus que salva, porém continua fazendo uma escolha consciente de se rebelar contra Jesus; então, essa pessoa não é uma Seguidora verdadeira de Jesus. “Quem diz estar nele deve andar como Ele andou.” “Todo aquele que não escuta Jesus também será tirado do meio do Povo.” “E todo aquele que tem essa Esperança, purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro.” “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica pecado, porque a semente de Deus permanece nele. Ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.”

O dilema da cadeira dois/cadeira três

Às vezes o comportamento da pessoa da cadeira dois poderá ser até mesmo melhor do que o comportamento da pessoa da cadeira três. Mas há algo sobre as Boas Novas de Jesus que você tem que entender. A pessoa da cadeira três é salva porque ela se rendeu a Jesus e buscou ser limpa pelo Seu Sangue. Em Efésios 1 e Gálatas 3, Deus fala que quando uma pessoa crê em Jesus no seu coração (não somente na sua cabeça), Ele dá o presente do Espírito Santo para viver dentro dela. O Espírito Santo é dado a todos que verdadeiramente confiam e crêem em Jesus de todo coração.

Agora, temos um dilema. Se julgarmos somente pelo comportamento, como irá saber como reagir? E se encontrar um Cristão bebê que se comporta pobremente, e do outro lado, um incrédulo que se diz ser Cristão, mas pelo que você consegue ver, tem um comportamento melhor? Bem, alguém já foi salvo do pecado por causa do seu bom comportamento? São essas as Boas Novas de Jesus? As Boas Novas são que nós somos salvos por nosso bom comportamento? Claro que não! Nós somos salvos pelo Sangue de Jesus. Nós somos salvos dos nossos pecados passados e futuros pelo Sangue de Jesus.

Porque então diz na Bíblia no livro de Gálatas que todos que vivem como um pecador não entrarão no Reino de Deus? Parece que nossa salvação é afetada pelo nosso comportamento. Mas sabemos que isso não pode ser verdade. Somos salvos pelo Sangue de Jesus, não pelo nosso comportamento. Porque então a Bíblia fala que todos os que vivem em pecado e continuam vivendo em pecado não podem entrar no Reino de Deus e não vão para o Céu? Por que Jesus disse: “As ovelhas são aquelas que fazem a Minha vontade e Me obedecem, e as cabras são aquelas que não Me obedecem”? Jesus falou que as ovelhas vão para o céu e as cabras vão para o inferno. E Jesus falou que vamos conhecer as ovelhas pelo que fazem e as cabras pelo que deixam de fazer. Parece que somos salvos pela nossa conduta. Mas sabemos que isso não pode ser verdade.

Solucionando o dilema

Qual é a mensagem aqui? Como vamos entender este aspecto do Evangelho? Bem, esse é o mistério e o poder das Boas Novas de Jesus. A todos os que verdadeiramente deram seus corações para Jesus e as costas para seus passados é dado um presente—o Espírito Santo. Lemos em 1João que tem muitos sinais da habitação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Há muitos que dirão: “Senhor, Senhor”, mas ouvirão de Jesus: “Nunca te conheci”. Assim sabemos que uma pessoa não é necessariamente um Cristão só porque declara ser ou até só porque faz coisas aparentemente maravilhosas no Nome de Jesus.

O livro de 1João foi escrito aproximadamente 60 anos depois de Pentecostes. O Apóstolo João tinha talvez 85 a 90 anos. João teve muitos anos para pensar e orar sobre como é um verdadeiro Cristão. Neste tempo (60 anos depois do dia de Pentecostes) já havia muitas pessoas que tinham crescido dentro da Igreja. Pelo tempo que já tinha passado, havia bebês que nasceram, cresceram e depois tiveram os seus próprios bebês. Assim, havia muitas pessoas que cresceram dizendo as palavras certas porque os seus pais disseram as palavras certas. A essa altura, havia muitas pessoas que “cresceram dentro da igreja”, sabiam todas as canções, bateram palmas, cantaram e disseram todas as palavras certas. Mas João reconheceu que, embora alguns pudessem parecer Cristãos talvez nunca tivessem dado verdadeiramente as suas vidas para Jesus. Uma pessoa não é um Cristão porque os seus pais são Cristãos, correto? Uma pessoa não é um Cristão porque freqüenta as reuniões Cristãs. Uma pessoa não é um Cristão por acreditar mentalmente nas coisas certas. De acordo com Jesus, uma pessoa não é um Cristão em virtude de fazer milagres no Seu Nome. Naquele Dia haverá muitas pessoas que aparentemente fizeram milagres no Seu Nome, mas Ele lhes falará: “Apartai-vos de Mim para escuridão. Eu nunca os conheci”.

Um depósito do Espírito Santo

Como eu já mencionei, o livro de 1João foi escrito mais ou menos 60 anos depois de Pentecostes. João responde muitas dessas mesmas perguntas que provavelmente ele também teve que enfrentar. João escreveu várias coisas em 1João que descrevem como um Cristão genuíno se comporta. Vez após vez ele descreve as evidências na vida de uma pessoa que tem esse presente, o Espírito Santo. A Bíblia diz que todos os que são verdadeiramente Cristãos têm um depósito ou um sinal (uma garantia que Ele irá terminar o que começou) que é o Espírito Santo.

Quando uma pessoa compra uma casa ou um carro, às vezes dá um sinal ou um primeiro pagamento. Aquele depósito, ou sinal indica que o comprador realmente está interessado na compra. Esse primeiro pagamento é como uma garantia que o pagamento inteiro virá. A Bíblia diz que Deus deu como um sinal, ou um primeiro pagamento, o Espírito Santo a todos que crêem. Isto é a prova de que somos herdeiros da vida eterna. Se alguém não tiver este sinal, o depósito do Espírito Santo, é uma indicação que não houve nenhum acordo ou aliança entre esta pessoa e Jesus.

É por causa disso que João, o apóstolo, diz que a diferença entre uma pessoa que não é um Cristão e uma que é um Cristão, não é se elas fazem milagres, ou acreditam nas coisas certas, mas se têm o Espírito Santo. E como vai ser quando uma pessoa realmente tem o Espírito Santo? Vai fazer milagres? Freqüentando as reuniões, e cantando bonito para todos? Não, essas coisas não são indicadores que nos ajudarão a entender quem tem o Espírito e quem não tem. A pessoa na cadeira três, que é um bebê na fé, pode ter se rendido a Jesus verdadeiramente, de coração, mas às vezes pode exibir comportamento ruim.

Alguns amam a Luz

João e Jesus nos deram uma prova muito importante para esclarecer esta confusão. Jesus falou desta maneira em João 3: “Alguns amam a luz e alguns odeiam a luz”. João disse: “Se ainda podemos estar em pecado, então não conhecemos Deus e é a prova de que não temos o Espírito Santo” (1João 1-4).

Jesus disse: “Alguns amam a Luz e alguns odeiam a Luz”. O comportamento de uma pessoa salva poderia, às vezes, não ser muito bom, mas porque esta pessoa tem o Espírito Santo na sua vida, vai amar a luz e a verdade. Como um recém-nascido, ela almejará o leite espiritual, puro da Palavra. Quando alguém chega para esta pessoa e diz: “O seu comportamento no trabalho ou com a sua esposa me deixa preocupado, irmão. Você percebe que quando faz estas coisas, está ferindo muitas pessoas e Jesus também”? A pessoa da cadeira três talvez comece a chorar e dizer: “Você tem razão. Sei que fala a verdade. Em meu coração estou triste com a maneira que tratei minha esposa. Obrigado por ter vindo me alertar. Eu quero que você me conte estas coisas. Eu preciso da sua ajuda.” Isto é uma evidência muito forte que esta pessoa tem o Espírito Santo e é realmente salva.

Talvez o comportamento desta pessoa não seja muito bom em casa ou no lugar de trabalho no começo, mas a Bíblia diz que se a pessoa é verdadeiramente salva, o Espírito Santo se manifestará com um amor pela Luz e a Verdade sendo exposta. Esta pessoa dirá: “Ore por mim! Peça a Jesus que me ajude! Por favor, VOCÊ me ajuda também, tá? Eu te convido a falar comigo as Palavras e as maneiras de Jesus a qualquer hora. Eu abro meu coração e a Luz, Verdade e o Sacerdócio de todos os Crentes serão bem vindos.”

O que a pessoa da cadeira dois dirá? Esta pessoa não tem o Espírito Santo. Esta pessoa pode estar fazendo milagres em Nome de Jesus. Esta pessoa pode estar cantando, dançando ou até mesmo pregando sermões, mas ainda sem o Espírito Santo. Como você pode saber se esta pessoa não tem o Espírito Santo e realmente não é salva? Porque quando você vai para esta pessoa e diz: “Seu comportamento não é muito bom com sua esposa”. Esta pessoa diz: “Você está me julgando! Tire o tronco do seu próprio olho! Você só pensa em mais regras! Preste atenção na sua própria vida! Quem você pensa que é para vir e falar comigo desse jeito? Você não sabe que eu sou um “pastor”? Não pode falar comigo dessa maneira! Não toque no ungido de Deus!” Esta pessoa não é salva porque não ama a Luz. Há forte evidência de que esta pessoa não tem o Espírito Santo porque não ama a Luz. Alguns amam a Verdade e por isso são salvos. Alguns não amam a Verdade e não são salvos (2Ts 2:10). Alguns amam a Luz e alguns odeiam a Luz porque as suas obras são más (Jo 3:19-21).

Então, se você só julgar pelo comportamento, você cometerá erros. Às vezes o comportamento da pessoa da cadeira número dois e o da pessoa da cadeira número três aparentam ser similares. Na realidade, às vezes a pessoa da cadeira número dois aparenta ser melhor do que os Cristãos da cadeira número três. A pessoa da cadeira número dois parece, às vezes, que está fazendo trabalhos grandiosos para Jesus. Mas Jesus em João 3 e o apóstolo João na carta de 1João dizem que não devemos julgar pelo comportamento. Poderemos entender que somente aqueles que têm o Espírito Santo são salvos. E uma das evidências principais que o Espírito vive dentro de uma pessoa é a sua reação para com a Luz.

A nova aliança

Volto até o Velho Testamento para ajudar demonstrar este ponto. A profecia sobre a vinda de Jesus na Nova Aliança pode ser encontrada no livro de Jeremias 31 e também em Ezequiel 36. Em ambos os lugares, a mesma coisa é dita sobre a vinda da Nova Aliança. Deus disse que na Velha Aliança, um homem diz ao seu vizinho: “Conheça o Senhor, conheça o Senhor!” (E nós temos tentado por muitos anos restabelecer essa Velha Aliança na igreja de hoje, e essa idéia é errada).

A Nova Aliança, de acordo com Jeremias e Ezequiel, é assim: “A prova que Eu tenho perdoado seus pecados e que não mais me lembrarei suas transgressões, a prova que tenho verdadeiramente perdoado seus pecados e lhes feito Cristãos, é que Eu colocarei o Meu Espírito em vocês e os farei cumprir os meus mandamentos e decretos”. A prova que uma pessoa verdadeiramente é um Cristão e que os seus pecados são perdoados, de acordo com o que foi profetizado seiscentos anos antes de Jesus, é que Jesus colocará o Seu Espírito neles e transformará os seus corações de pedra em corações de carne. Ele colocará o Seu Espírito neles e agora as ovelhas conhecerão a voz do Pastor.

A prova do Espírito Santo

Um Cristão, um participante da Nova Aliança, ama a Verdade (2Ts 2:10) e ama a Luz (Jo 3:19-21) e é agora um “participante da natureza DIVINA” (2Pe 1:4; Rm 6:1-14). Essa é a prova que o Espírito vive neles ou em qualquer um de nós. Não precisamos só aceitar a palavra de todo mundo só porque dizem “Senhor! Senhor!” Isto é uma boa notícia! Pagãos ou falsos religiosos já não podem mais controlar as Igrejas! Podemos obedecer agora, através de relacionamento, o mandamento para tirar “o fermento da massa” sem ser “juízes”! Se eles não amam a Luz a ponto de serem expostos e não desejam ardentemente crescer em Jesus, mas ao invés disso se ofendem, resistem e se fecham ficando na defensiva, então, de acordo com Jesus, não são salvos e não fazem parte da Sua Igreja. Agora, lembre-se: SÓ COM RELAÇÕES DIÁRIAS irá PODER saber se alguém ama a Luz e a Verdade, e então é um filho de Deus. Algumas reuniões durante a semana nunca permitirão a alguém saber se o outro ama a Luz e só está um pouco fraco ou se eles odeiam a Luz.

Se eles não amam e desejam a Verdade de todo coração (se resistem à Verdade com orgulho, defesa e culpam outros), então o Espírito Santo diz que eles não são salvos. Entender isso é primordial! SE eles são salvos, TÊM o Espírito Santo (Rm 8:9). E a PROVA que eles têm o Espírito Santo é que gostam de obedecer e não quantas vezes contam um grande “testemunho” e dizem: “Senhor, Senhor!”. São criações novas e agora amam a Luz, amam a Verdade, e, “como bebês recém-nascidos, almejam” que a Palavra de Deus seja aplicada nas suas vidas. Debaixo da Nova Aliança, não teremos que convencer alguém: “Conheça o Senhor, conheça o Senhor”. Nós não teremos que dizer: “Mude seu comportamento para conformar com o de um Cristão”. Agora podemos dizer: “Seu comportamento não está como o de Jesus”. E verdadeiros crentes, com a mesma apetência de bebês recém-nascidos por leite, dirão: “Você tem razão. Deus me perdoe! Você, também, me perdoa? 1Coríntios 12 e Efésios 4 dizem que eu preciso da sua ajuda para ser tudo que eu posso ser para Jesus. Você pode me ajudar? Por favor, ore por mim. E se você me vê agindo novamente assim, por favor, venha novamente a mim. E se eu não te escuto muito bem, por favor, traga dois ou três e venha conversar comigo novamente, da maneira que meu Mestre e meu Jesus amado disse para fazer.”

Você se lembra daquela escritura em Mateus 18? Se você falar com um irmão e, no princípio, ele não te entende ou não te escuta, Jesus disse que você deveria trazer dois ou três outros para ajudar ele a entender. E depois, se ele ainda não entender e não decidir mudar, então você deve contar à Igreja inteira. Não é isso que o que nosso Senhor nos ensinou a fazer?

Agora, digamos que você vem a mim porque estou bravo com minhas crianças e você diz: “Você não deveria estar bravo com suas crianças assim, pode ser amável”. Ou, se estou discutindo com pessoas e tendo argumentos com elas, e você vem a mim e diz: “Deus disse que um servo dEle não deve disputar”. Se eu fosse um pequeno bebê espiritual, poderia dizer: “Você sabe, eu realmente não vejo o que você está dizendo. Eu realmente não concordo com você. Não estou entendendo o que você está dizendo. Você diz que meu comportamento é ruim, mas eu realmente não vejo deste modo. Por favor, dá para trazer três outras pessoas para me ajudar a entender, porque eu não concordo com você? Se você tiver razão, eu quero saber sobre isto, porque eu quero mudar. Então, por favor, traga dois ou três outros para me ajudar a entender e até mesmo contar a Igreja se for necessário, porque eu quero entender.”

Olhe para o coração, não o comportamento

Este coração é a prova que o Espírito Santo vive dentro de uma pessoa. O presente do Espírito Santo é o depósito que garante a herança dela. Jesus diz em João 3 sobre o que separa uma pessoa inocente de uma pessoa culpada. Não que todos são perfeitos, mas os que têm seus pecados perdoados amam a Luz. Eles têm o presente do Espírito que antes não tinham. Agora, lá no fundo, os seus corações de pedra se tornaram corações macios. Lá no fundo, Deus os está fazendo manter os Seus mandamentos e decretos. Do coração, eles se preocupam com as palavras de Jesus sobre o seu comportamento. As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque elas têm o Espírito de Jesus. As ovelhas dizem: “Eu quero seguir Jesus, me conduza nesta direção!” As cabras dizem: “Me deixe só! Eu posso fazer milagres! Eu posso dar meu dinheiro para os pobres! Eu sou melhor que você e não me preocupo com o que você diz”.

Olhar para comportamento não é o melhor modo para entender o coração. Se o comportamento de uma pessoa é ruim, é uma indicação que há um problema. Mas se você não pode falar com ela porque ela não ama a Luz, então você tem um problema sério. Aquela pessoa não é salva. Por outro lado, se o comportamento de uma pessoa não é muito bom, porque ela ainda é um bebê, o comportamento ainda é um problema. Talvez ela ainda não tenha entendido algumas coisas, mas ama a Luz e quer ajuda—isso é uma situação que dá para trabalhar.

Não devemos só olhar para os problemas de comportamento. Muitas pessoas têm problemas porque foram criadas pelos seus pais erroneamente. Outras tiveram amigos de má companhia antes de tornarem discípulos de Jesus. Antes de vir a Jesus, muitos, como eu e alguns de vocês, estávamos entregues ao pecado e, então, entramos no Reino com hábitos bem ruins. Mas novamente, a questão é: vamos amar a Luz?!

Você se lembra deste exemplo na Bíblia? Os crentes em Corinto eram Cristãos novos. Nenhum deles era Cristão por mais de três ou quatro anos. Eles moravam numa cidade muito má chamada Corinto. Havia muitas coisas más naquela cidade. Muitos crentes da Igreja de Corinto tinham se envolvido nessas coisas más, inclusive homossexualidade, além de muitas outras coisas de acordo com a carta. Estes crentes tinham saído dessas coisas muito más, mas ainda eram nenês. Eles tinham dado as suas vidas para Jesus, mas ainda tinham fraquezas e maus hábitos. Então, o seu comportamento ainda não era perfeito. Mas você se lembra do que Paulo disse quando confrontou alguns dos seus problemas? Ele disse: “Eu soube que vocês obedeceriam”.

Na segunda carta aos Coríntios, no Capítulo 7, Paulo disse: “Quando vocês receberam minha primeira carta, vocês responderam com muita energia e grande arrependimento. Vocês foram amedrontados pelo mal que viram em suas próprias vidas. Vocês estavam alarmados por isto, e estavam sérios e apaixonados para se libertarem daquele pecado.” Paulo disse: “Eu disse a Tito que sabia que quando vocês recebessem a minha carta, iriam se arrepender”. Isso é o que diz em 2Coríntios 7.

O comportamento daquelas pessoas da Igreja em Corinto era muito ruim. Paulo escreveu a primeira carta a elas confrontando todo tipo de pecado. Mas elas verdadeiramente eram salvas e Paulo sabia disso então pôde escrever: “Porque vocês tinham o Espírito Santo, sabia que ao trazer estas coisas a sua atenção, iriam se arrepender. Até falei para Tito que iriam se arrepender. Então, agora, Tito voltou a mim e trouxe uma mensagem adorável que traz grande alegria ao meu coração; a notícia que vocês se arrependeram da mesma maneira como disse que iriam.” Qualquer pessoa que verdadeiramente tem o Espírito Santo irá aceitar uma carta ou um irmão se vier para ajudá-la, pois quer mudar.

As Boas Notícias de Jesus Cristo é que somos lavados pelo Seu Sangue e todos nossos pecados são perdoados porque colocamos toda nossa fé em Jesus como nosso Salvador. A prova que fizemos isso de coração, o depósito que garante nossa herança, é o Espírito Santo dado a todo Cristão verdadeiro. Se uma pessoa tem o Espírito Santo, ela amará a Luz e a Verdade. E então seu comportamento começa a mudar. Ela se arrepende da maneira que trata seu marido ou esposa e muda. Ela se arrepende da forma que trata os colegas de trabalho, as suas crianças, ou os vizinhos, e muda seu comportamento. Ela se arrepende dos pecados passados e maus hábitos; muda e fica mais madura.

O plano de Deus para nos fazer crescer

Agora, você vê como esse assunto tem a ver com a Igreja? O plano de Deus é um tesouro em recipientes de barro. O plano de Deus é um sacerdócio de crentes. O plano de Deus é para o seu povo admoestar um ao outro diariamente. Quando realmente vivemos isto junto, um benefício é que todos os verdadeiros filhos de Deus se tornam cada vez mais maduros. Outro resultado de caminhar junto como foi a intenção de Deus é que se alguém não amar a Luz, é exposto como sendo um imitador. Se não quer ser corrigido, se não se preocupa com o que Jesus diz sobre estas coisas, se fica bravo e arrogante, então é exposto como sendo um falso Cristão. Fica claro que realmente nunca deu a sua vida para Jesus. A verdade é que uma pessoa que tem o Espírito Santo amará a Luz.

Assim, quando a igreja está sendo verdadeiramente a Igreja, então, como sacerdotes vamos todos ajudar um ao outro crescer em maturidade. Vamos todos ser Luz e Vida um para o outro. Vamos todos ajudar um ao outro ver coisas que não poderíamos ver em nós mesmos. Se eu for egoísta, nem sempre vou ver o meu egoísmo. Mas o meu egoísmo fere Jesus. Meu egoísmo está prejudicando a minha habilidade de amar Jesus. Se eu tiver egoísmo, estou prejudicando minha habilidade de ser abençoado por Deus, porque Deus não abençoará egoísmo. Isso prejudica meu testemunho para Jesus se eu for um homem egoísta. Assim o propósito de um sacerdócio é ajudar um ao outro diariamente a conhecer Deus melhor—na feira, em casa, no lugar de trabalho. Na Igreja, eu posso crescer e deixar de ser um bebê egoísta e eventualmente me tornar um verdadeiro homem de Deus.

Paulo disse em 1Coríntios 3 que algumas pessoas que são salvas escapam apenas pelas chamas. Estas pessoas vão para o Céu, mas escapam de fininho pelas chamas para chegar lá. Leia você mesmo em 1Coríntios 3. A Bíblia diz que algumas pessoas são salvas, mas elas escapam queimadas pelas chamas, mas isso não é a intenção de Deus! Não é o desejo de Deus que nós apenas alcancemos o Céu pelas chamas. A intenção de Deus não é que um monte de bebês, cheios de pecado, cheguem ao céu, ainda no “estado” de bebê. A intenção de Deus é que sejamos uma Cidade estabelecida numa colina que não pode ser escondida. A intenção de Deus é que sejamos estabelecidas como a Maior entre as montanhas. A intenção de Deus é que nós sejamos a “Noiva que se preparou”. A intenção de Deus é que sejamos uma Noiva pura, sem mácula e sem culpa. A intenção de Deus é que a Sua Igreja seja um jugo igual para o Seu Filho quando Ele voltar para a Sua Noiva.

Todos permitidos por Deus na Igreja amam a luz. Alguns de nós podemos estar imaturos. Alguns de nós podemos até nos comportar mal às vezes. Mas quando o Espírito de Deus verdadeiramente habita em nós e somos verdadeiros cristãos ao invés de falsos Cristãos, amaremos a Luz. E ao amar a Luz, junto com outros irmãos e irmãs, poderemos ajudar um ao outro a crescer. Então todo mundo crescerá mais e mais forte e mais e mais sábio. Poderemos ter o amor de Jesus cada vez mais e cada vez mais poderemos ter o poder de Deus em nossas vidas. O testemunho de Jesus poderá se tornar mais e mais forte e humilhar o inimigo. Não haverá mais um grupo de bebês que são uma vergonha para o Testemunho de Jesus—um grupo de bebês com comportamento ruim que não é nada parecido com Jesus. Um grupo de bebês com comportamento ruim não impressiona as portas do inferno. Um grupo de bebês com comportamento ruim não ajudará os incrédulos a se tornarem seguidores de Jesus.

Quando somos uma Igreja de homens e mulheres de Deus que são maduros e se parecem com Jesus em suas vidas, quando a Igreja é uma Noiva gloriosa, sábia, e maravilhosa para Jesus, com o poder de Deus e o Seu caráter em nossas vidas, diariamente, então as pessoas serão muito impressionadas com Jesus e vão querer conhecê-Lo!!

Então considere este assunto sobre o que é um falso Cristão (cadeira número dois) e o que é um verdadeiro Cristão (cadeiras três, quatro e cinco). Considere que comportamento bom não necessariamente significa que você é um Cristão (Mt 7). Considere que comportamento ruim não necessariamente significa que você não é lavado pelo Sangue de Jesus. A questão verdadeira, de acordo com João 3, 1João 1, 2Tessalonicenses 2 e 1Pedro 2 é que um verdadeiro crente tem o Espírito de Deus. O comportamento de um verdadeiro crente às vezes pode ser ruim, como às vezes o comportamento de uma criança pequena não é bom. Mas se nasceu uma segunda vez do Espírito, então, como um bebê recém-nascido, deseja ardentemente a Verdade e a Luz. O propósito da Igreja é ajudar aquela pessoa com comportamento ruim, mas que ama a Verdade, a ter sabedoria e coragem para obedecer a Jesus e se tornar mais madura.

Precisamos definir corretamente o que é um Cristão. Também precisamos viver como a Igreja deve viver—admoestando um ao outro diariamente para que ninguém seja endurecido ou enganado pelo pecado. Precisamos viver como um sacerdócio. Todos os bebês vão ficar mais e mais fortes. Aí Jesus terá o Seu testemunho—uma Noiva cheia do Seu Espírito e de Sua Personalidade. Jesus terá Sua Igreja contra o qual as portas do inferno não prevalecerão. E então, a beleza de Jesus estará aqui para que o povo do Islã, do Hinduísmo e todos possam ver. Não devemos ser um monte de bebês dizendo as coisas certas mas não vivendo como Jesus vive. A Igreja não é um grupo de Cristãos falsos que falam as coisas certas, porém não têm o Espírito de Jesus. Mas nós podemos e devemos ser uma Noiva gloriosa para Jesus. Esta é a Boa Nova do Reino de Deus.

Poder para mudar, poder para expor

Agora, voltemos para a ilustração das cinco cadeiras. As pessoas que talvez estejam na cadeira dois, três, quatro e cinco são todas achadas hoje na maioria das assembléias religiosas. Estes quatro tipos de pessoas são achados em grupos como Batista, Nazareno, Metodista e Assembléia de Deus. Porque temos construído erroneamente a Igreja, todos estes tipos de pessoas encontram-se junto. Todas as “quatro cadeiras” estão juntas, incluindo a cadeira dois que não deve ser permitida nas igrejas como “membro”. Mas, por causa de uma falta de relacionamentos verdadeiros e profundos num Sacerdócio dia após dia (como Deus deseja e manda), essas pessoas na cadeira dois são bem-vindas (em desobediência ao Mestre, veja 1Co 5). E isso é tão ruim quanto as pessoas na cadeira três serem freqüentemente ignoradas ou rejeitadas. Francamente, mais do que 85% das pessoas permitidas nas igrejas mundialmente estão na cadeira dois ou três. Isso é muito triste. Também isso não aconteceria se estivéssemos construindo da MANEIRA que JESUS construiria! Raramente haveria uma pessoa islâmica ou hindu que pensasse fazer parte da Igreja. Mas a igreja religiosa normal (que realmente não é uma igreja como Deus define Igreja) tem esses quatro tipos de pessoas juntas. Deu para entender?

Precisamos começar a construir a Igreja da maneira correta. Se a Igreja for construída sobre o alicerce de relacionamentos diários ao invés de reuniões aos domingos, então todos esses quatro tipos de pessoas terão relacionamentos todos os dias. O faz-de-conta e os verdadeiros filhos, pais e jovens estarão em relacionamentos um com os outros todos os dias.

Como você já sabe, a Bíblia diz para admoestarmos uns aos outros todos os dias. A Bíblia diz que um verdadeiro Cristão confessa pecado um ao outro diariamente. Diz também que devemos servir uns aos outros, amar uns aos outros e levar as cargas uns dos outros e assim cumprir a Lei de Cristo. Se a Igreja for como deve, então terá o poder de mudar as situações e expor as coisas.

Em Atos 2:42-47 você se lembra que desde o primeiro dia de Cristianismo, todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum? Isto não era por causa da “cultura” ou por “facilidade”—eram pessoas vivendo a Vida e os Ensinos de Jesus. Hoje as pessoas se escondem atrás dos argumentos de “é só cultura” para se desculparem pelo fato que amam o mundo e as coisas do mundo e querem um deus de conveniência para o culto de domingo, e o culto de oração e talvez na sexta-feira o grupo de “células”. Mas o Povo de DEUS, nascido do alto com as PRIORIDADES de JESUS, estava todos os dias em lugares públicos e de casa em casa. Eles todos estavam juntos diariamente, devotados ao ensino dos apóstolos, a comunhão, ao partir do pão e a oração. Eles não tiveram uma “bolsa” comum (At 5:4-5), mas a Vida Nova dentro deles, como Jesus mandou, “não considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse”. A Bíblia diz que eles permaneceram firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé. A Bíblia diz que eram unidos e ligados pelo auxílio de todas as juntas. Essa é a Igreja do Novo Testamento—relacionamentos todos os dias com corações abertos. Cada membro da Igreja vive como se tivesse cem mães, irmãos e irmãs. Quando construímos assim, o poder de Deus pode nos mudar, expor e remover os lugares fortes do inimigo em nossas vidas.

Precisamos construir do modo de Deus

Entretanto, quando construímos do modo que os homens constroem, com as tradições dos homens, um sermão é pregado na reunião no domingo, e as pessoas assistem ao espetáculo como audiência, incluindo estes falsos crentes da “cadeira dois”. Agora, 1Coríntios 5 diz que temos que tirar o fermento da massa. A Bíblia diz que quando houver fofoqueiros entre vocês, pessoas imorais, pessoas egoístas, idólatras, pessoas que amam o mundo, devemos removê-las da assembléia. As Escrituras dizem que não devemos nem mesmo comer com pessoas que reivindicam ser crentes mas vivem deste modo. Não devemos nos associar com elas ou ser seus amigos. JESUS diz que DEVEMOS “expelir elas do nosso meio”. A Bíblia diz que qualquer um que se chama de irmão e vive com esses pecados, deve ser removido da assembléia. Agora, como você faz isso aos domingos? Não vamos conseguir. É impossível nos cultos de domingo e é impossível quando a qualidade das vidas dos “membros” é baseada no domingo.

Por que não é possível obedecer as Escrituras que nos chamam para ser Um e “tirar o fermento da massa”? Porque temos construído erroneamente. Quando construímos com tradições de homens, esta pessoa fraca (a criança na cadeira três) parece ser muito ruim, e esta outra pessoa (da cadeira dois) nem mesmo é salva, mas muitas vezes parece ser um herói. Às vezes é até mesmo um diácono, um ancião ou um “pastor”! Esta pessoa da cadeira dois está fazendo “milagres” em nome de Jesus. No culto de domingo, este homem é um herói, mas ele nem mesmo é um Cristão! Esta outra pessoa da cadeira três parece ser fraca. Mas esta pessoa fraca é salva—e aquela da cadeira dois, “este herói”, dá desculpas, não “ama a Luz” e nem mesmo é salvo. Ela é fermento e Deus disse que não devemos permitir que esteja lá.

Agora, algumas pessoas usam os ensinamentos de Jesus na “parábola do trigo e do joio” (Mt 13) como desculpa para permitir pecado na igreja dizendo: “Precisamos deixar o trigo e o joio crescerem juntos, como disse Jesus. Os anjos tomarão conta disto no final dos tempos.” Este é um engano terrível. Estão torcendo o que Jesus disse (às vezes sem saber, às vezes intencionalmente para o seu próprio benefício!). Leia a parábola você mesmo e verá que Jesus NÃO contradiz o que Paulo disse pelo Espírito quando nos ordenou que removêssemos o fermento da massa! Jesus NÃO disse: “Você deve deixar joio crescer na Igreja”. Jesus disse: “O campo é o MUNDO!” Jesus NÃO disse: “O campo é a IGREJA”. Claro que, estamos “no mundo, mas não fazemos parte dele”, e o inimigo semeará joio “NO MUNDO”. Nós NÃO devemos criar uma “utopia” social e espiritual no “MUNDO” através de tentar remover todo joio “do MUNDO”. Nós devemos ser “o sal da terra” e a “luz do mundo” e é assim que “TODOS os HOMENS saberão que vocês são Meus discípulos”! A Igreja deve ser “uma cidade numa Colina que não pode ser escondida” de forma que “eles possam ver suas boas ações e glorificar a Deus no Dia em que Ele nos visitar”. DEVEMOS permitir que o joio cresça com o trigo, “NO MUNDO”. Porém, Jesus NÃO disse: “O campo é a IGREJA”. O joio e o trigo NÃO crescem juntos na Igreja, de acordo com Deus.

“Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento, os pães da sinceridade e da verdade.

Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões, ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.

Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. ‘Expulsem esse perverso do meio de vocês.’” (1Coríntios 5:6-13)

É claro que Jesus não se contradisse. O “campo” onde o trigo e o joio cresceram juntos até o fim dos tempos não é a “Igreja”. De acordo com Jesus: “O campo é o MUNDO!” Nunca deixe alguém te enganar com uma mensagem de desobediência e mistura!

Agora, vamos ser práticos. Se começar a construir corretamente, da maneira que a Bíblia diz que uma Igreja deve ser construída, então todos os quatro tipos de pessoas estarão entre si diariamente com corações totalmente abertos. A pessoa na cadeira dois parece ser um herói numa reunião; pode cantar TÃO bem e conhece a Bíblia tão bem! Ela é maravilhosa não é?! Mas ao viver o dia-a-dia junto, você pode notar que está bravo com sua esposa. Quando você se aproximar da sua casa numa terça-feira, você pode ouvi-lo gritando com seus filhos. Ou você passa na sua casa numa quinta-feira à noite para dizer alô e ler uma passagem da Bíblia com ele, mas descobre que ele não está em casa. Você então pergunta para a esposa dele: “Onde está seu marido? Eu quero ler um trecho da Bíblia com ele”. E ela diz: “Eu não sei onde ele está. Já saiu do escritório. Simplesmente ele sai e volta tarde e eu não sei para onde ele vai.” Como você vai descobrir isso num culto de domingo? Você só descobre que este homem ama o mundo e tem uma vida secreta se você estiver na sua casa na quinta à noite. Ele não vai usar um crachá num culto de domingo que diz: “Eu sou um hipócrita e tenho uma vida secreta”. Então, você diz a ele: “Eu fui para sua casa orar com você e ler a Bíblia ontem à noite e você não estava lá. Onde você estava? Sua esposa não soube dizer. Você foi com outros irmãos compartilhar Jesus nas ruas?”

Ele responde: “Não, eu não estava. Mas não é da sua conta onde eu estava.”

Então você diz: “Bem, não dá para falar sobre isto comigo? Eu posso saber por quê?”

“Não é da sua conta. Tire o tronco do seu próprio olho. Você está cheio de regras e está me julgando.”

“Tá bom, eu entendo o seu ponto de vista, mas te imploro que considere de novo! Talvez não há nenhum problema, mas preciso perguntar por que eu estou incerto no meu coração. Você não quer ao menos falar comigo e me ajudar a entender?”

“Não. Cuide da sua própria vida.”

“Bem, então, eu acho que preciso fazer o que meu Jesus disse para fazer numa situação assim. Eu preciso convidar mais dois ou três irmãos e teremos outra conversa sobre isto. Tem alguém de sua preferência que podemos concordar que deu a sua vida para Jesus e tem discernimento? Jesus me ordenou a trazer dois ou três outros e falar sobre estas coisas. Considerando que você diz ser um seguidor de Jesus, então não irá se sentir incomodado se eu obedecer a Jesus e trazer dois ou três outros para podermos sentar e falar sobre isto.”

Ele responde com: “Eu não quero falar com dois ou três irmãos. Cuide da sua própria vida.”

Então você percebe: “Ah, temos um problema mais sério aqui”. Se nada mudar, então o fato de que ele não “ama a Luz” e nem “ama a Verdade” prova que ele é na verdade “fermento” que deve ser removido da Igreja se não houver nenhum arrependimento.

Uma ferramenta útil

Agora, como foi que descobrimos que tínhamos um problema muito sério nesta família? Este homem era um super-homem aos domingos. Como descobrimos que este homem era um hipócrita, levando duas vidas? Estando na casa dele na quinta-feira à noite. E por fim, descobrimos que este irmão não amava a Luz. E porque ele não amava a Luz, provou que ele não tinha o Espírito de Deus. Ele não quis mudar. Ele não se preocupou em saber como você pensava. De acordo com 1Coríntios 5, quando uma pessoa se chama de irmão vive em pecado, não devemos comer com ela, e nem associar-nos com ela como um amigo, e sim, tirar ela do nosso meio. Se construíssemos da maneira que os homens constroem, nunca SABERÍAMOS que tinha algum problema na vida deste homem! A sua consciência está ficando mais e mais dura. Mas se construirmos como Jesus nos diz para construir, admoestando um ao outro, diariamente, talvez esta pessoa possa se tornar uma pessoa Real.

“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘Hoje’, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio” (Hebreus 3:12-14).

Se construirmos de acordo com as tradições de homens e fazemos parte da rotina de culto no domingo, vamos concluir que este homem é um Cristão. Mas Deus diz: “Eu nunca o conheci”. Como podemos ajudar se o seu pecado, rebelião, ou amor ao mundo nunca for exposto? Às vezes, o melhor evangelismo acontece dentro das tradições dos homens com as pessoas que pensam que já são Cristãs.

Se construirmos corretamente, diariamente, de casa em casa, então pecado será exposto e descobriremos se outros amam a Luz ou não. Se eles não amam a Luz, então podemos colocá-los onde deveriam estar que, de acordo com Deus, é “fora de seu meio”. Agora este homem não é mais um super herói. Ele vai começar a pensar sobre a sua alma porque não tem mais todas as muletas ao seu redor. Talvez agora ele pode se tornar um verdadeiro Cristão.

Igualmente, ao construir como Deus constrói, descobrimos as verdadeiras RIQUEZAS que nunca teríamos descoberto! Se estivermos envolvidos diariamente um com o outro, como Deus ordenou, na vida um do outro, nas famílias, no serviço e nos Trabalhos para o Messias, juntos, coisas maravilhosas vão acontecer que nunca teriam acontecido em algum programa de grupo de “célula” ou reunião de domingo. SE vivermos como Deus disse: “Lutando como um homem para a Fé”, “mesmo sendo muitos, somos UM”, e “TODOS os Crentes estavam juntos e compartilhavam tudo em suas vidas” então coisas maravilhosas vão acontecer. Mas isto requer “buscar o REINO em PRIMEIRO lugar” ao invés de conduzir vidas egocêntricas, separadas, de acordo com carne e sangue quando deveria ser pelo novo nascimento Espiritual.

A história nos mostra muitos homens que estavam na “cadeira dois” e eram líderes cristãos, mas nem mesmo eram salvos! Você, alguma vez, ouviu falar de Charles Finney? Já homem crescido, ele era líder do coral numa igreja. Descobriu que nem mesmo era um Cristão. Foi quando ele se converteu verdadeiramente e se tornou um homem de Deus. Charles Finney foi instrumental em trazer 500.000 pessoas a Jesus durante sua vida. Você sabe que John Wesley era um homem muito zeloso e religioso ao crescer? Mas descobriu que nem mesmo era um Cristão. Foi quando ele se converteu verdadeiramente e se tornou um homem de Deus. Posso nomear muitos, muitos outros homens que conhecemos hoje como homens muito poderosos de Deus na história que eram até líderes em Cristianismo, contudo descobriram que nunca foram realmente Cristãos.

Se a Igreja realmente for uma Igreja com relacionamentos diários, então podemos ajudar as pessoas que são hipócritas. Obedecendo a Deus e nos envolvendo em suas vidas, sendo um Sacerdócio, levando e recebendo diariamente “Luz” e “repreensão”, estaremos servindo estas pessoas e servindo nosso Deus de maneira maravilhosa! E, se estiverem muito orgulhosas e teimosas, se for necessário, teremos que obedecer a Deus e colocá-las fora da Igreja se não desejam ouvir a Palavra de Deus. Isto é uma “ferramenta” da “caixa de ferramentas” de Deus para verdadeiramente ajudar as pessoas que estão muito orgulhosas e desobedientes. Mas, se fizermos como Deus faz, podemos realmente ajudá-las a terem uma história milagrosa como Finney ou Wesley, talvez! Elas sentirão fome da Palavra de Deus quando nós “não comemos com elas, e nem associamos com aquelas que se chamam irmãos mas não dão as costas para o pecado”. Isso é bem melhor do que permiti-las a continuar sendo enganadas pensando: “Está tudo bem”. E ainda podemos considerar que elas se arrependam e se tornem verdadeiros filhos de Deus. Alguns dos homens mais poderosos de Deus que a história já conheceu, pensaram que eram Cristãos. Mas descobriam que não eram e depois se tornaram verdadeiros Cristãos.

Então, quando há alguém que não ama a luz, a melhor coisa que podemos fazer é obedecer a Jesus e fazer o que Paulo diz e: “Vá para ele e ele só” e tente ganhá-lo. Se continuar em pecado e não quer te ouvir, então traga dois ou três outros. Se não amar a Luz e não se preocupar, então temos que obedecer a Deus e tirá-lo da Igreja. Talvez a sua alma será salva porque usamos esta ferramenta que Deus nos deu para acordá-lo. Não fazemos isto por raiva e nem porque queremos nos justificar. Fazemos isto em obediência a Deus. Nós o amamos. Queremos que tenha uma conversão verdadeira ao invés de enganar a si mesmo. Isso é uma ferramenta que Deus nos deu para ajudar acordar pessoas que são religiosas, mas enganadas.

A menos que admoestemos um ao outro diariamente e temos todos os dias relacionamentos verdadeiros, a verdadeira condição desta pessoa talvez nunca seja conhecida. A Bíblia diz que um pouco de fermento leveda a massa toda. Isso quer dizer que se uma pessoa tiver pecado secreto na sua vida e não tratar com aquilo, então todas as pessoas de Deus vão ser prejudicadas por causa disto. O Povo de Deus foi derrotado vergonhosamente em Ai porque um homem (Acã) enterrou um ídolo na sua barraca. Deus fez com que Seu POVO lidasse com este assunto, como você se recorda. Precisamos construir a Igreja da maneira que ela deve ser construída para que realmente tenhamos uma casa sem fermento. Só então, mais e mais pessoas poderão mudar da cadeira número dois para a cadeira número três, para a cadeira número quatro, e para a cadeira número cinco!

Vamos ajudar um ao outro crescer

Há outra razão pela qual devemos construir a Igreja corretamente. Isto tem a ver com a pessoa fraca (cadeira três), aquela a qual o comportamento não é muito bom, mas verdadeiramente é salva. Se construirmos como homens constroem nas tradições dos homens, então vamos pregar sermões para esta pessoa. Talvez vamos tentar envolver esta pessoa num programa. Se construirmos como homens constroem, então o pecado desta pessoa continuará e ficará escondido. Talvez ela chore sobre aquele pecado quando for dormir à noite porque a ovelha conhece a voz do Pastor e é um verdadeiro Cristão com um coração maleável. Esta pessoa não quer ser fraca. Esta pessoa fala com Jesus sobre seu pecado. Mas nas tradições dos homens, ela não tem nenhuma Ajuda. Ouve um sermão e se esforça bastante para mudar. Mas, muitas vezes o pecado continua por anos. E por fim ela se rende.

Por outro lado, se construirmos como Deus nos disse que devemos construir, há muita esperança. Na Casa de Deus, esta mesma pessoa, ao ter uma semana em Cristo, já terá quatro ou cinco irmãos que estão ajudando com as suas fraquezas. Estão orando junto. Estão conversando. Estão falando sobre as palavras de Jesus. Esta pessoa confessa seus pecados a outros. Os crentes estão admoestando um ao outro diariamente e estão trazendo os seus dons para compartilhar vida com esta pessoa. Assim ao invés de sofrer sozinho, este Cristão imaturo tem pessoas envolvidas na sua vida todos os dias, ajudando-o a mudar. Ninguém tem uma vida secreta ou uma vida separada e desconhecida daqueles que Jesus “uniu e ligou”. Somos “batizados por um Espírito, em um Corpo”. Todos nós estamos ajudando um ao outro com nossas fraquezas (e todos nós temos). Não há nenhum herói. Como irmãos entre irmãos estamos ajudando um ao outro.

Então, digamos que só faz uma semana que esta pessoa tornou-se um Cristão. Ela tem fé verdadeira em Jesus como o seu Messias. A Bíblia diz que os seus pecados são lavados. A Bíblia diz que se ela confessar os seus pecados a Deus, Ele é fiel e justo e o Sangue de Jesus nos purifica continuamente de todo pecado. Então digamos que alguns irmãos estão trabalhando juntos para ajudar este Cristão novo e ele ainda não superou totalmente aquele pecado, mas o seu coração é maleável. Ele tem o Espírito e ama a Verdade. Ele quer mudar. E se este crente morrer antes daquele pecado ser derrotado em sua vida? Esta pessoa é tão salva quanto Jesus Cristo e Paulo de Tarso. Pelo Sangue de Jesus, esta pessoa é tão salva quanto qualquer homem que já foi salvo. Não é nosso comportamento que nos salva! É o Sangue de Jesus que nos salva dos nossos pecados! Este crente amou a verdade. Ele quis mudar. Assim ele é totalmente salvo, não parcialmente salvo. Isso é a grande salvação que temos, irmãos e irmãs. Amém?!

As boas notícias do Reino!

Deixe-me te dar uma passagem que ajuda resumir tudo isto. No livro de Hebreus, a Bíblia diz que fomos feitos perfeitos e estamos sendo feitos santos. Nós fomos feitos perfeitos, isso já aconteceu quando demos verdadeiramente nossas vidas a Jesus. Somos perfeitos e estamos sendo feitos santos. A palavra “santo” quer dizer puro e útil a Deus. O Pai ama o Filho e todo aquele que foi batizado em Cristo foi revestido com Cristo. Todos quantos têm dado as suas vidas a Jesus de coração têm se vestido de Cristo e têm sido revestidos com Cristo.

Então, o mais novo bebê em Cristo e o Cristão mais maduro são salvos exatamente na mesma proporção porque o Pai salvou o Seu Filho, Jesus. Assim, quando o Pai olha para baixo e vê as pessoas que são lavadas no Sangue do Cordeiro, o anjo da morte não pára, mas continua o seu marchar e não os toca. O Sangue de Jesus faz com que essa pessoa seja 100% salva. Em nossa ilustração das cinco cadeiras, todos aqueles da cadeira três, quatro, e cinco (crianças, pais, e jovens)—são 100% salvos.

Só Jesus foi verdadeiramente perfeito. Certo? Quando somos revestidos com Jesus, nos tornamos perfeitos iguais a Jesus. No que se diz respeito a nossa salvação, nos tornamos perfeitos como Jesus quando vestimos Jesus. Nós fomos feitos perfeitos e estamos sendo feitos santos. Isto é o que as escrituras ensinam. Se você tiver o Espírito dentro de você quando for verdadeiramente salvo, então você é feito tão perfeito quanto o próprio Jesus. Seus pecados já foram reconciliados. O preço foi pago por todos os seus pecados. Você é feito perfeito no Espírito de Jesus.

Agora o outro assunto sobre o qual estamos falando, em relação à Igreja, é o processo de não só ser feito perfeito, mas o de se tornar santo, um “vaso útil na Casa de Deus”. Se a Igreja for construída da maneira que Deus quer que seja e estamos diariamente envolvidos em relacionamentos um com o outro e somos um Reino de sacerdotes, não vamos ajudar alguém a ser mais perfeito. Eles já são perfeitos pelo Sangue de Jesus. Mas vamos ajudá-los a serem mais úteis para Deus. Nós os faremos mais fortes em Cristo. Faremos com que tenham um relacionamento de amor com Jesus. E, em vez de nós apenas recebermos salvação de Jesus, agora Jesus pode receber algo de nós! Os bebês recebem algo de Jesus. Os pais e os jovens devolvem algo a Jesus! O Cordeiro de Deus deveria receber a recompensa do Seu sofrimento. Amém?

A Igreja que Jesus quer construir é o processo de todos nós nos tornando maduros. Se construirmos com as tradições de homens, a maioria das pessoas fica no estado de bebê para sempre. Elas são uma vergonha para Jesus ao invés de uma alegria. Mas se construirmos de acordo com o plano de Deus, de acordo com o Seu padrão, então os bebês se tornam Estevão, Filipe, Paulo e João. E do menor até o maior, todos se tornam cada vez mais como Jesus e a Igreja se torna como uma Cidade situada numa colina que não pode ser escondida. Juntos, de acordo com Paulo, tornamos uma habitação de Deus pelo Espírito. E não somente recebemos uma recompensa de salvação, mas agora, afinal, Jesus recebe a recompensa de uma Igreja verdadeira! Isso é as Boas Novas do Reino. Somos perfeitos e estamos sendo feitos santos.

“Deus é luz; Nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1João 1:5-9)

Há pessoas que amam a Luz. Também há pessoas que dizem estar sem pecado, mas realmente amam a escuridão. Nesta passagem fica muito claro que Deus as considera de modo muito diferente.

“Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o maligno” (1João 2:12-13).

Se construirmos da maneira que Deus constrói, ficará claro quem ama a Luz e quem ama a escuridão. E se construirmos como Deus constrói, todos aqueles que amam a Luz podem ser transformados de pequenas crianças, para pais e depois para jovens. Isso é uma Boa Noticia; maravilhosa!

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon