INTRUSÃO EM UM MUNDO RELIGIOSO
4/8/2003
2 de outubro de 1999, Salima, África
Quero falar com vocês por uns minutos a respeito do Povo de Deus que viveu há 3.000 anos atrás. Eles eram os Israelitas. Eles tinham um templo em Jerusalém, num monte chamado Sião. Era um edifício. Era coberto com ouro e maravilhosos entalhes de madeira. Muitas vezes por ano o povo vinha ao edifício. Existiam dias especiais. Existiam feriados. Quando chegavam lá, elas cantavam músicas para Deus. Elas ofereciam sacrifícios a Deus. Elas desejavam aproximar-se de Deus. Existiam sacerdotes que os ajudavam dentro do templo. O trabalho do sacerdote era ajudar o povo a aproximar-se de Deus. Os sacerdotes ofereciam os sacrifícios de animais. Os sacerdotes matavam o animal e salpicavam o sangue no altar para que o povo pudesse ter seus pecados perdoados e aproximar-se de Deus.
Aquilo foi há 3.000 anos atrás. Vamos falar a respeito do Povo de Deus hoje. Vamos falar sobre o verdadeiro Israel. Irmãos e irmãs, se vocês deram seus corações a Jesus, vocês são o verdadeiro Israel de Deus. Amém. Se derem seus corações a Jesus, Ele é o seu Rei e vocês são o verdadeiro Israel de Deus.
Eu estava sentado aqui por alguns minutos observando um homem que andava pelo quintal. Enquanto andava, havia uma sombra atrás dele. Quando o homem andava, a sombra andava. Quando o homem movia seus braços, a sombra movia os braços. A sombra tinha pernas. A sombra tinha braços. A sombra tinha uma cabeça. Mas será que a sombra era um homem? Não. A sombra não era real. Parecia-se com um homem, movia-se como um homem, mas ela era apenas a forma de um homem. Irmãos e irmãs, os filhos de Deus de 3.000 anos atrás eram uma sombra dos filhos de Deus hoje. Vamos falar sobre o que algumas daquelas sombras significam.
No passado havia um templo. Hoje nós não temos um templo feito com mãos. Hoje, vocês são o templo de Deus. Deus não vive num edifício. Jesus vive nos corações dos que O escolheram para ser Rei. Você não precisa ir a um lugar sagrado. Se você for santo, então este é o lugar sagrado. Você não precisa ir a algum lugar especial para se aproximar de Deus. Você pode conhecer Deus no seu coração. Nós somos o templo.
Irmãos e irmãs, vocês não precisam de um dia especial. A Bíblia diz: “Hoje é o dia da salvação”. Lá diz: “Hoje não endureçam seus corações”. Lá diz para encorajarmos os outros diariamente. Não precisamos esperar por um Sábado. Não precisamos esperar por um momento de adoração. Sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia nós podemos viver próximos a Deus. Assim não precisamos de um lugar ou momento especial.
E os sacerdotes? O trabalho do sacerdote era trazer as pessoas para junto de Deus. Agora que não temos uma sombra, nós temos algo verdadeiro. Hoje VOCÊS são os sacerdotes de Deus. O trabalho de vocês é chegar junto de Deus em seus corações e então trazer outros homens e mulheres para junto de Deus também. Você não precisa que um homem se vista com roupas especiais ou chame a si mesmo de algum nome especial porque você pode ser sacerdote de Deus.
Hoje o Reino de Deus não tem a ver com um local. Não tem a ver com horário. Não tem a ver com canções especiais. Tem a ver com um povo que vive para Ele, um povo que vive para servir Jesus sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Um povo que O ama de todo o coração, alma, mente e forças.
Quando Jesus andou nesta terra, Ele falou a uma mulher. Ela perguntou a Ele: “Onde devemos adorar a Deus? Nós adoraremos nesta montanha aqui ou naquela ali?” Jesus respondeu: “Em nenhum dos dois lugares. O Reino de Deus não é aqui nem ali. O Reino de Deus é dentro de você.” O tipo de adoradores que o Pai deseja O adoram em Espírito e em Verdade. Amém. Assim o povo de Deus são as pessoas que O adoram sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia amando-O de todo seus corações.
Existe mais sobre o templo também. Uma pessoa não pode ser um templo. Sim, Deus pode viver no coração de alguém, mas cada pessoa é uma pedra que é unida a outras pedras e construídas juntas se tornam um templo. Precisamos uns dos outros. Como irei adorar a Deus a cada dia? De acordo com a Palavra de Deus, a menos que eu receba encorajamento de meus irmãos e irmãs todos os dias, meu coração ficará insensível a Deus. Meu coração se tornará cheio de pecado. Eu me tornarei insensível ao meu pecado. Preciso de outros irmãos e irmãs me encorajando e exortando, e tem que ser assim todo dia. Desse jeito, podemos ser como pedras construídas juntas. Desse jeito, nós podemos nos tornar o templo de Deus. Desse modo, a verdadeira adoração a Deus pode ser oferecida em nossos corações.
Vamos falar um minuto sobre adoração. Hoje não precisamos de sacrifícios de animais. Qual é o sacrifício que devemos oferecer a Deus? De acordo com a Bíblia, o sacrifício que devemos oferecer a Deus é nossas vidas. Nós não somos um sacrifício morto, somos um sacrifício vivo. Nossas mentes não devem ser como as mentes do mundo. Devemos pensar com a mente de Cristo. Devemos nos oferecer a Deus. Seremos como sacrifícios vivos. Isso é adoração a Deus, mesmo quando não estamos cantando ou orando. Nós podemos adorar a Deus quando trabalhamos. Podemos adorá-Lo enquanto estamos cozinhando ou lavando roupas, ou sentados com nossos amigos.
Se tivermos mentes controladas por Jesus e se oferecemos a nós mesmos a Ele como sacrifício, estamos adorando a Deus. Irmãos e irmãs, isto é o Reino de Deus. Não um lugar, não um tempo, mas um povo. Um povo que vive como sacerdotes de Deus, o dia todo, todos os dias, encorajando e ajudando uns aos outros para que possam amar a Deus de todo o coração, alma, mente e forças, para que ofereçam suas vidas a Ele a cada dia. Esta é nossa herança como Seu Povo. Essa é a vontade de Deus para Seu Povo. Nós podemos viver assim. Não precisamos ser como a sombra. Podemos ser o homem verdadeiro. Isso é o que Deus quer para nós hoje. Vocês querem isto também? Tudo bem, vamos aprender a viver desse modo juntos.
Construa de acordo com o Projeto
Eu sei que muitas coisas que vocês ouviram até aqui podem ser um pouco difíceis. Mas temos visto pelo mundo todo que estas notícias são muito boas. Nós viemos porque estamos muito ansiosos para contar a vocês sobre o modo como Deus sempre quis construir Sua casa. Nós encontramos pessoas pelo mundo todo que são gente muito boa. Alguns são Pentecostais, outros são Batistas, e outros são de outras denominações. Eles passaram a vida sendo divididos entre si. Eles passaram a vida com os corações partidos pelo pecado. Tanta gente boa passou a vida com mágoas por causa de relacionamentos na família. Tantos desapontamentos, tantas coisas que não são como Jesus. Mesmo desapontamentos com nós mesmos; coisas que sabemos que queremos fazer para Jesus, mas não conseguimos. Pecados que queremos abandonar, mas não podemos porque nos descobrimos fracos demais para abandoná-los.
A Bíblia diz em I João 3:8 que o Filho de Deus veio ao mundo para destruir o pecado. Ele não veio apenas para perdoar os pecados. É indescritivelmente maravilhoso que Ele perdoa os pecados, não é? Amém? Mas Ele quer também destruir o pecado. Ele quer pegar o diabo e esmagá-lo debaixo de Seu pé. Essa é nossa herança como povo de Deus, esmagar satanás. Não apenas sobreviver, mas destruir as obras do diabo. Muitas das razões por que não temos visto Deus se manifestar desse modo para curar corações partidos e destruir o pecado não têm a ver com a falta de pessoas maravilhosas—elas existem. Não é porque não existem dons especiais no Corpo de Cristo—existem muitos dons especiais. Muito do por que nós temos falhado com o desejo de nossos corações em agradar a Deus é que não construímos à maneira de Deus.
A sombra de que falamos a respeito da casa de Deus, o Templo de Deus no Velho Testamento, era para ser construída de acordo com o projeto. Deus disse a eles como construir aquele templo, e eles fizeram como Deus mandou. E se eles tivessem tirado todas as pedras e todo o ouro do templo e simplesmente construído do jeito que queriam? Deus ficaria infeliz, e aquela casa teria desmoronado.
É isso que vem acontecendo com freqüência nos últimos 2.000 anos. Deus tem muitas pessoas maravilhosas por todo o mundo. Elas se frustraram e desejam mudar suas vidas para agradá-Lo. Elas não têm conseguido encontrar seu pleno potencial e realmente servi-Lo bem. Fazem de todo coração, mas elas falham uma vez após a outra. A razão disso é porque muitas vezes nós construímos do jeito errado. Nós não construímos de acordo com o projeto que Deus nos deu.
Queremos falar sobre como boas pessoas podem alcançar seu potencial hoje. Queremos falar sobre como podemos usar os dons no Corpo de Cristo e construirmos juntos uma habitação para Deus, cheia da glória de Deus. Queremos falar sobre como Deus deseja que edifiquemos para que possamos esmagar o pecado e deixar de ser escravos de todas as nossas fraquezas. Queremos falar mais sobre como o plano de Deus é construir relacionamentos e não ter problemas o tempo todo. Deus tem um jeito maravilhoso de construir Sua Casa com gente maravilhosa. A maioria do mundo até aqui tem construído a Casa de Deus de modo errado.
No mundo natural, aprendemos com os anos a como construir usando concreto. Existe certa quantidade de areia que deve ir no concreto, assim como uma certa quantidade de água. Se você colocar cimento demais ou areia demais ou ainda muita água, o concreto esfarela. Aprendemos mundo afora que para fazer o concreto forte você precisa colocar vergalhões de reforço para que ele não rache quando esquentar ou ficar frio. Nós sabemos que quando fazemos tijolos ou argamassa, existem certos modos de levantar construções e como pôr os tijolos em uma fornalha. Existem coisas que aprendemos sobre construção no mundo natural.
Queremos falar sobre como Deus projetou Sua Casa para ser construída de tal maneira que o pecado seja esmagado, e que relacionamentos possam ser curados e o pecado e a fraqueza, removidos. Este é o coração de Deus para Seu povo ao redor do mundo. Nós não sabíamos como construir, mas agora nós vamos aprender a construir. A maioria das pessoas, depois de dez anos como Cristãos não são mais fortes do que eram após um ano. Isto não é bom. Se nosso filho de um ano crescesse até os dez mas ainda não fosse mais forte ou sábio do que quando tinha um ano, isso não seria bom. Se você tivesse uma criança de 10 anos na sua família, e esta criança fosse fraca como uma criança de um ano, e ainda não pudesse andar melhor que uma de um ano, e se você fosse o pai ou mãe dela, isto partiria seu coração, não é mesmo?
Como você acha que nosso Pai no céu se sente quando todo Seu Povo deveria ser forte e sábio e cheio do Espírito Santo e de sabedoria, fazendo a obra de Deus? Mas muitos de nós ainda não somos mais fortes do que bebês de um ano. Isso é verdade pelo mundo afora, e parte o coração de Deus. Não podemos cantar músicas o bastante nem pregar sermões o bastante para mudar essas coisas, porque nós não temos construído direito a Casa de Deus.
Então, pela graça de Deus nós falaremos sobre muitas coisas práticas nos próximos momentos. Assim como engenheiros aprenderam como usar o concreto, fazê-lo direito para que se torne forte, assim também o povo de Deus precisa aprender como construir corretamente para que Sua Casa seja forte. As mesmas boas pessoas, os mesmos dons corretamente edificados, fazem uma Casa gloriosa. É disso que queremos falar, sobre como construir melhor a Casa de Deus com as mesmas pessoas boas. Isto não é um insulto ao passado. Nós não estamos zangados com o sistema. Em humildade de coração nós queremos apenas dizer que já é hora de avançarmos. O passado é passado. Vamos crescer agora. Por amor e paciência e bondade vamos avançar já. Nós passamos anos demais como bebês de um ano. Já é hora de ir em frente, com nossas mãos abertas.
O Espírito Santo nos deu muito para pensar. Só queria acrescentar uma palavrinha de encorajamento. Pouco tempo atrás, estávamos cantando. Algumas das músicas eram em inglês, e eu as entendi. Uma das músicas que cantamos dizia: “Senhor, Você é Excelente, Eu Sei que Você é Excelente”. É bem verdadeira essa música. Jesus é sublime. Eu pensei numa passagem em 1 Pedro 2:9. “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Nosso Senhor Jesus nos chamou das trevas para a luz, e por isso somos gratos. Vocês são gratos? Amém. Vocês querem declarar que Ele é sublime? Existem muitas pessoas ao nosso redor que precisam ouvir que o Senhor Jesus é excelente. No ônibus, esta manhã, passamos por grupos de Islâmicos. Vocês não gostariam que eles soubessem que Jesus é sublime? Eu quero que eles saibam disso.
Pelo mundo afora temos visto pessoas adorarem ancestrais ou ídolos, e outros que não adoram coisa alguma. Elas precisam saber que Jesus é excelente, e é nosso trabalho mostrar a elas. Mas esse negócio de mostrar que Jesus é excelente tem mais a ver com quem nós somos do que com o que dizemos. É isso que Pedro diz aqui. Ele nos chama de “sacerdócio real”. Já falamos disso hoje pela manhã, onde não há apenas um sacerdote, mas vários sacerdotes. Também se falou sobre sermos uma nação santa, um povo exclusivo de Deus. Isso quer dizer que entre Cristãos, o Senhor Jesus é Rei, e nós O obedecemos. E nisso nós iremos declarar Suas excelências.
Eu vivo nos Estados Unidos da América. Nesta nossa viagem eu trouxe um passaporte americano. Mas eu não sou, na verdade, um cidadão americano. Sou um cidadão do Reino de Deus. Vocês são cidadãos, não de Malavi, mas do Reino de Deus. Agora, geralmente isso significa que os cidadãos do Reino de Deus são os melhores cidadãos em seus países porque obedecem às leis, não por medo mas por um desejo de obedecê-las. Mas se sua nação mandá-los desobedecer a Deus, vai precisar dizer: “Não. Obedeceremos a Deus, não ao homem.” Isso é o que significa ser uma nação santa. Da mesma forma, nós não deixaremos nossa cultura nos ditar o que fazer. Nós deixaremos Deus nos dizer o que fazer. Venho de um país onde a cultura é muito simples. Nossa cultura na América se esqueceu de ter vergonha do pecado. Eu não obedecerei a minha cultura. Eu vou obedecer a Deus. Amém.
Eu não conheço a cultura de Malavi muito bem. Mas vocês também devem obedecer a Deus, não a sua cultura. Isso é parte do que significa ser o Reino de Deus. O mesmo vale para denominações. Esta manhã passamos por um prédio que dizia: “igreja Nazarena”. Passamos por um prédio que dizia: “igreja Luterana”. Passamos por um prédio que dizia: “igreja de Cristo”. Todos eles estão se reunindo hoje. Todos estão servindo a suas próprias tradições. Parte de ser Reino de Deus significa que vamos obedecer a Deus e não a tradições. Amém? As tradições não serão nosso rei. O Senhor Jesus será nosso Rei. Somos esse tipo de nação santa. Nós queremos ser capazes de proclamar as excelências de Jesus Cristo. Quando formos uma nação santa, nossa proclamação será clara, não confusa, e todos os homens terão a capacidade de decidir se vão dobrar os joelhos e O obedecer. Assim, nesta manhã nós não estamos trazendo a vocês uma nova denominação. Estamos apenas trazendo a vocês o Reino de Deus. Vamos viver desse jeito juntos. Amém.