ESPERANDO EM DEUS COM NOSSAS VIDAS

4/8/2003

setembro 1996, Malavi, África

(Algumas verdades preciosas, compartilhadas durante algumas horas juntos com um pessoal de Malaví)

Juntos!

Exaltemos Seu nome, juntos para sempre!

Eu busquei o Senhor,

Ele me ouviu e me livrou dos meus medos!

Exaltemos Seu nome, juntos para sempre,

Oh cantem Seus Louvores, engrandeçam ao Senhor!

Neste cântico baseado no Salmo 34, a palavra “juntos” recebe importante destaque no coro. “Exaltemos os Seu nome, JUNTOS para sempre.” Existem muitas outras coisas especiais nesse cântico sobre adorar a Deus, sobre Deus ouvindo o nosso clamor de oração e Seus anjos nos protegendo do mal e de temores, e sobre Deus provendo nossas necessidades e dando-nos boa comida de Sua terra. Todas essas coisas são muito especiais. Mas Deus quer que façamos estas coisas JUNTOS. Isso é o mais especial de tudo.

A Vida torna-se a Luz dos homens

É um pensamento comum que devemos esperar em Deus para saber se comportar numa reunião do povo de Deus juntos, e que devemos realmente buscar a Sua face para ver o que é que Ele deseja. Isso é muito verdadeiro. Mas eu creio que muitas vezes não é que estamos esperando em Deus para saber o que fazer numa reunião, mas estamos esperando em Deus sobre o que fazer em nossas vidas. Muito do que é ensinado quando os santos estão juntos vem de tempos em que os santos andam juntos e choram juntos quando não estão numa reunião. Depois, quando os santos estão juntos, conversamos sobre o resultado daquele tempo juntos. Ao Deus fazer nosso relacionamento uns com os outros mais profundo, Ele traz Seus ensinamentos do céu para nós. Algumas vezes Ele traz estes ensinos para nós através da dor num relacionamento, algumas vezes pela dor do fracasso, algumas vezes pela dor do pecado. Outras vezes Deus nos ensina por meio de grandes vitórias, algumas vezes Ele usa milagres para nos pegar de surpresa. Mas tudo isso acontece no meio da vida diária e ao esperarmos em Deus em nossas vidas diárias juntos.

Conversamos sobre Jesus uns com os outros todos os dias e resolvemos os nossos problemas juntos para aprender Dele todos os dias. Levantamos os braços uns dos outros diariamente quando estamos fracos. Porque as nossas vidas estão preparadas e esperando em Deus, pode acontecer de ao todos os santos estarem juntos, alguém dizer: “Estou com um problema”. E talvez um outro estava passando por uma dor e descobriu o sorriso de Deus pela dor. Então quando os Santos estão juntos, esse irmão ou irmã seria capaz de falar e compartilhar o que ele(a) aprendeu com os outros. Como podem ver, o ensinamento não veio ao se esperar em Deus num lugar fechado, pedindo a Ele o que “ensinar”, mesmo que isso poderia acontecer. Ao invés disso, veio através de esperar em Deus nos nossos relacionamentos diários, obedecendo a Deus nas pequenas coisas de nossas vidas e levantando os braços para ajudar uns aos outros. Os ensinamentos em nossas reuniões surgem de vidas compartilhadas diariamente. As coisas que Deus me ensinou hoje de manhã ao andar pelo caminho com uma irmã ou irmão ao rirmos ou chorarmos juntos—de alguma maneira estas coisas surgem durante a reunião. A VIDA faz as reuniões.

É a mesma coisa hoje

Em João 1 foi dito sobre o nosso Jesus que a Vida tornou-se a luz dos homens. A luz para que outros possam ver veio da vida que Ele levou. É a mesma coisa hoje. Ao vivermos as nossas vidas para Jesus da maneira certa e ajudarmos uns aos outros de todo coração, assim a vida torna-se a luz dos homens. Então, esperamos em Deus nas reuniões, mas principalmente esperamos em Deus diante uns dos outros todos os dias. As reuniões tornam-se a SOMA de todo mundo amando um ao outro. Os ensinamentos profundos de Jesus às vezes surgem das dores profundas do coração. Aprendemos a magnificência da paciência e do amor de Jesus ao encontrarmos situações em nossas vidas e precisamos experimentar Sua paciência e misericórdia. Por meio disso podemos compartilhar juntos.

É muito importante entender essas coisas porque a maioria de nós tem pensado que as reuniões são o centro ou o foco do Cristianismo. Será que Jesus tinha uma reunião toda semana com os discípulos? Não. Toda terça-feira à noite; todo domingo? Não, não foi o que Ele fez. E até hoje Ele não faz. É a mesma coisa hoje como foi naquela época. Ele nos ensina ao levantarmos, ao sentarmos, ao andarmos pelo caminho juntos. As reuniões são quando a família está junta, ao levantarem-se, ao sentarem-se, ao andarem pelo caminho…JUNTOS. A Vida torna-se a luz dos homens. Por isso é tão importante que olhemos uns aos outros e amemos uns aos outros fora das “reuniões”. Gastamos as nossas vidas uns pelos outros lá fora todos os dias. Em 1Coríntios 11, o apóstolo Paulo disse que se não amarmos realmente uns aos outros e levantarmos os braços fracos uns dos outros todo dia, então as nossas reuniões mais fazem mal do que bem. Vamos decidir juntos que as nossas vidas, ao invés das nossas reuniões ou ensinamentos, vão se tornar a luz dos homens.

Comece a jornada

Ao tratarmos e resolvermos as coisas juntos todos os dias, Jesus nos ensina as lições profundas da vida que nunca poderíamos aprender com todos os estudos Bíblicos do mundo. Toda a leitura do mundo nunca poderia nos mudar da maneira que a experiência da vida pode nos mudar. Coisas profundas que desejamos conhecer nunca chegam lá no fundo do nosso coração quando são simplesmente lidas em um livro. A Bíblia é 100% verdadeira por completo. É sobre Jesus e Seus seguidores e sobre todos os homens de Deus. Mas são histórias de como eles se sentiram e como eles aprenderam com suas experiências com Deus. Certamente podemos aprender com as histórias deles. Mas também podemos aprender da mesma maneira que eles aprenderam, através de olhar Deus no rosto juntos em nossas vidas diárias. Nesse sentido, nós também estamos escrevendo uma parte da Bíblia com nossas vidas.

A vida não foi feita para ser como uma escola primária onde aprendemos idéias e depois acreditamos em certas coisas. A verdade é que essa vida nos foi dada para que pudéssemos nos tornar os mesmos homens e mulheres de Deus como aqueles que foram antes de nós—conectados ao mesmo Deus como eles eram—profundamente apaixonado pelo mesmo Jesus como eles eram. Para que isso aconteça, nós não somente precisamos saber o que eles sabiam, mas precisamos sentir o que eles sentiram. Para sentir o que eles sentiram, Deus precisa nos levar numa jornada similar a deles. Então começamos essa jornada juntos ao aplicarmos a Palavra de Deus juntos a nossas vidas. Caminhamos nessa jornada com lágrimas nos olhos, com nossos pontos fracos e fortes, amando uns aos outros e ajudando uns aos outros—nas horas difíceis e nas horas legais—com nossos olhos em nossa Esperança, nosso Messias. E estamos sempre prosseguindo, confiantes que Deus proverá. E com isso Ele nos ajudará ao caminharmos juntos.

Pedro negou Jesus após andar com Ele durante três anos, mas quando ouviu o cantar do galo, seu coração se partiu. E imediatamente estava de volta com seu irmão João. É o mesmo com a gente. Vai haver tempos quando fazemos coisas erradas e tempos quando fazemos coisas boas. Mas independentemente do que fazemos, devemos fazer juntos com nossos olhos fitos em Jesus e deixar Ele nos fazer mais e mais sólidos, mais e mais dependentes dEle com o passar dos dias. A Vida torna-se a luz dos homens. Precisamos aprender muito sobre Jesus por meio de vivermos juntos, ajudando um ao outro. Deus, nos ajude a abrir nossos olhos.

Pedindo ao Pai juntos…

Você é um Pai querido. Por favor, nos deixe ouvir somente as coisas verdadeiras e não as coisas que o inimigo grita em nossos corações. satanás é chamado de pai de todos os mentirosos. Ele quer mentir para nós constantemente, nos contar falsidades. Sabemos que o nosso inimigo é um mentiroso. Ele também é um assassino. Ele quer achar meios de nos matar. Mas sabemos que Você nos ama profundamente e Você quer nos trazer verdades preciosas que nos libertam. Imploramos, Pai, que nos dê olhos que vêem além das mentiras. Sabemos que vamos conseguir porque Você está do nosso lado. Obrigado por essa promessa. Obrigado por essa Esperança. As Escrituras dizem e nós sabemos que a ESPERANÇA não irá nos desapontar. Confiamos em Ti, e, portanto não seremos envergonhados. Iremos viver e não morrer, pelo poder de Jesus. Você é um Rei Soberano. Você decide quando a chuva cai e se a terra irá dar a sua colheita. Você decide se as nuvens trazem sombra ou se o sol é abrasador. Você decide se os riachos correm frescos e limpos ou se são amargos e nos deixam doentes. Você decide se nossos filhos e filhas irão crescer saudáveis até ficarem velhos e se o trabalho das nossas mãos é um fracasso ou bem sucedido. Você decide se as nossas conversas podem trazer gozo uns aos outros ou trazer dor. Você decide se há uma paz e força em nosso coração ou tristeza e fraqueza. Você é o Único que pode perdoar todos os nossos pecados e nos levar num caminho que é verdadeiro. A boa notícia é que Você nos ama muito. Mesmo sendo um Rei Soberano e tendo todas as coisas debaixo do Seu controle, é uma boa notícia para nós que Você é cheio de compaixão, misericórdia, e bondade. Um Soberano Rei, sim…mas também um amado formoso e amigo. Muito obrigado por ser nosso amigo. Você nos levará ao outro lado sob vitória. Grande é Seu nome.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon