BATISMO DE JESUS
4/8/2003
setembro 1996, Mzuzu, África
Entendendo o batismo
O que Deus quis que fosse um precioso e maravilhoso presente tem se tornado um assunto de guerra. Ao o Corpo de Cristo crescer e se tornar mais unido com Jesus e uns com os outros, precisamos sem dúvida começar a entender o que é batismo. Vemos no Novo Testamento como João Batista batizava as pessoas para o perdão do pecado. Não havia nenhum versículo no Velho Testamento sobre João batizando pessoas. Quando João veio mergulhando (enfiando, submergindo) pessoas dentro da água do Rio Jordão, muita gente ficou surpresa porque não existiam profecias sobre batismo e até a vinda de João ninguém sabia realmente o que era batismo.
Então seria fácil dizer que João estava errado. Porque onde na Bíblia, no Velho Testamento, diz que preciso ser batizado? Mas porque João era amigo de Deus e foi mandado por Deus com uma mensagem para o povo de Deus, ele trouxe o batismo a eles que vieram de cidades e vilarejos muito distantes para serem batizados. Alguns dos líderes das igrejas no tempo de João disseram: “Não queremos batismo. Prove-nos pela Bíblia, João, que precisamos ser batizados.” João não podia provar isso a eles pela Bíblia, porque não havia nenhum ensinamento sobre isso no Velho Testamento.
Mas João escutou Deus e ouviu a Sua voz sobre o batismo. Muitos dos lideres e Fariseus disseram: “Não!” ao batismo. A Bíblia fala claramente que eles rejeitaram o propósito de Deus para suas vidas quando recusaram o batismo. Vou repetir para vocês poderem entender claramente: A Bíblia fala que os homens que rejeitaram o batismo, rejeitaram o propósito de Deus para suas vidas.
Talvez não entendamos o batismo perfeitamente, e de alguma maneira a idéia de ficar todo molhado não faz muito sentido para nós. Para algumas pessoas parece ser uma coisa extra, mas até o batismo de João era tão importante que os homens que rejeitavam esse batismo estavam rejeitando o propósito de Deus para suas vidas. Podemos não entender o porquê, mas é muito importante para Deus, então precisa ser muito importante para nós também.
A importância do batismo para Jesus
Ao olhar o Novo Testamento e os ensinamentos de Jesus, verão que algumas das últimas palavras que Jesus disse antes de voltar ao céu nas nuvens foram: “Vão pelo mundo todo e façam discípulos. Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Se eu estivesse na cama, prestes a morrer, e falasse algo no seu ouvido—talvez algumas das últimas palavras que iria falar—seriam palavras importantes, não seriam? Algumas das últimas palavras que Jesus disse foram: “Vão e façam discípulos. Batizando-os. Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.” Essas palavras são tão importantes para Jesus que precisam ser tão importantes para nós também. A palavra “batizar” na língua Grega, “baptizo”, quer dizer “imergir” ou “mergulhar”. Quando as pessoas ouviram Jesus falar, não ouviram: “Façam discípulos…batize-os…”. Em sua língua, elas ouviram Jesus dizer: “Façam discípulos…imergindo-os…mergulhando-nos”.
“Batizar” não era uma palavra religiosa naquela época. Quando nós ouvimos a palavra “batizar” hoje, pensamos em algo religioso. Quando lavavam as roupas, as pessoas colocavam-nas na água, totalmente submersas em água, e as lavavam. Isso é que era “batizar”. Quando lavavam as louças, colocavam-nas submersas em água e as lavavam. Era a palavra comum para “afundar”. “Batismo” não era uma palavra religiosa, então quando Jesus falou: “Façam discípulos…batizando-os”, estava claramente nos dizendo como Ele queria que o façamos.
Há muito questionamento nas mentes das pessoas sobre esse assunto, mas as palavras de Jesus falam que é importante que sejamos sepultados (enterrados) com Ele. Essas coisas são importantes porque Jesus diz que são.
“Quem pode ser batizado?” é uma pergunta boa. Pedro diz que batismo é o clamar de um coração puro a Deus. Um coração que quer viver para Jesus e clama a Deus, crê que Jesus é o Filho de Deus e que quer que seus pecados sejam lavados, pode ser batizado. Uma pessoa que não crê realmente em Jesus, não está realmente clamando a Deus, e não decidiu se quer viver para Ele de todo o seu coração, o melhor que consegue fazer, talvez não esteja pronta para ser batizada.
Nunca vamos entender tudo sobre batismo; nunca vamos entender tudo o que significa viver para Jesus. Mas os nossos corações pelo menos devem querer seguir Jesus até onde conseguimos entender. Precisamos entender que temos crucificado Jesus com nosso pecado, e isso deve quebrantar os nossos corações, pois matamos o mais inocente, o Filho de Deus. Precisamos desejar dizer: “Me perdoe. Aqui está a minha vida.”
Romanos 6 diz que precisamos morrer para os nossos pecados, que somos sepultados com Jesus e levantamos para andarmos em novidade de vida. Não iríamos desejar sepultar um homem que está vivo; sepultamento é para homens mortos. Isto também é verdade espiritualmente. Precisamos desejar morrer para os nossos pecados. Do contrário, não estamos prontos para sermos batizados. Enterramos homens mortos. E somente ao darmos a nossa vida é que podemos levantar para andarmos em novidade de vida. O batismo é uma celebração disto: damos a nossa vida e Jesus nos dá a Sua Vida.
Como tudo mais em Cristianismo, é mais uma questão do coração do que uma forma ou uma coisa externa. Estou dizendo que é mais importante que realmente amemos Jesus o Filho de Deus e ansiemos entregar, por completo, a nossa vida para Ele. Isso é mais importante do que as palavras que dizemos durante o batismo. Jesus quer nos dar o Seu Santo Espírito e perdoar todos os nossos pecados. É o desejo de Jesus que sejamos batizados por um Espírito para dentro de um Corpo. O Seu desejo é que façamos parte do Pai, parte do Filho e parte do Espírito Santo. Mas precisamos dizer todas essas palavras, como uma formula, para Ele então cumprir as Suas promessas?
A reposta é que não são as palavras que dizemos, é o coração e as vidas que são dados a Deus que dão o significado. Se entendermos e crermos de coração que Jesus é o Filho de Deus e que os nossos pecados de fato assassinaram o Filho de Deus, e que Jesus morreu para que todos os nossos pecados pudessem ser perdoados, e que da melhor maneira que entendemos, desejamos viver para Jesus ao invés de para nós mesmos, e obedecê-Lo e dar-Lhe as nossas vidas para sermos batizados, então participamos com o céu. É como se fosse Jesus estendendo a Sua mão do céu e nos tocando ao sermos batizados. Batismo é super especial. Há muitas promessas de Deus que são vinculadas ao batismo. Satanás se opõe ao batismo; ele o odeia.
Temos visto isso na Índia, por exemplo. Uma pessoa diz: “Quero ser um Cristão,” e o seu vizinho diz: “Tá, tudo bem”. O primeiro homem diz: “Quero me batizar”, e alguém incendeia a sua casa. satanás odeia o batismo. Qualquer coisa que satanás odeia, eu amo.
Batismo é onde Deus encontra o homem. É um lugar muito especial. Não é somente algo que se faz. Não é como se tornar membro de um grupo de crentes. É maior do que isso. Deus está no batismo de uma maneira muito especial. É por esta razão que Jesus falou sobre isso em Suas últimas palavras. É por esta razão que Pedro falou sobre isso em Suas primeiras palavras à nova igreja. “Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo” ele falou. E ficaram aflitos em seus corações porque tinham matado Jesus. E porque ficaram aflitos em seus corações, falaram “O que faremos? O que faremos?” Será que Pedro, pelo Espírito Santo diz então: “Torne-se um membro da igreja”? Não! Pedro, pelo Espírito Santo diz: “Arrependam-se. Dêem as costas ao seu pecado! Cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados. Ainda que os seus pecados sejam vermelhos como carmesim, poderei tornar-vos brancos como a mais branca neve, e receberão o dom do Espírito Santo vivendo dentro de vocês. Essa promessa é para vocês e para seus filhos, e para todos os que estão longe, para todos que chamarem o nome do Senhor.”
Essas coisas são super especiais. Se uma pessoa deu a sua vida a Jesus e se entristece pelo seu pecado, e sabe que Jesus perdoa o pecado e então quer viver a sua vida da melhor maneira que puder entender para Jesus, deve desejar ser batizado.
Em Atos 8, Filipe encontrou um homem na estrada. Esse homem era um oficial de alto nível na Etiópia. Era um homem super inteligente com muitos anos de estudo. Ele estava lendo uma passagem do livro de Isaias. Filipe foi ao seu lado e o perguntou: “Você está entendendo o que está lendo?” Ele estava lendo sobre o Salvador, sobre o Messias, Jesus. E o homem respondeu, “Como posso entender se alguém não me explicar?” Então Filipe foi falando para ele todas as coisas boas sobre o Salvador maravilhoso. Ele falou sobre o nosso amigo e nosso Rei Jesus. Ele falou sobre o nosso Jesus que anda na água. Ele falou sobre o nosso Jesus que manda as tempestades se aquietarem. Ele falou sobre Jesus que ressuscita homens mortos e dá visão aos cegos. Falou sobre um Jesus que tira os corações quebrantados e os faz inteiros de novo. E quando esse homem da Etiópia ouviu todas essas coisas sobre esse Jesus maravilhoso, ele disse: “Aqui tem água. Batize-me agora!” Ele sabia que os ensinamentos sobre Jesus e batismo eram conectados. Ele não queria esperar nem mais um minuto. “Aqui tem água! O que me impede?” E entraram na água. Filipe o imergiu em Jesus, e saíram da água regozijando. Mas o desejo do seu coração foi participar com Jesus em batismo.
Houve um carcereiro na cidade chamada Filipos onde alguns dos nossos irmãos estavam presos. Houve um grande terremoto e o poder de Deus fez com que os nossos irmãos fossem soltos. O carcereiro viu as portas abertas e quis se matar. Nossos irmãos contaram-lhe como ser salvo, e mesmo sendo depois da meia noite, ele quis ser batizado naquele mesmo instante. Algo sobre o ensinamento de Jesus o fez desejar ser batizado naquela hora. Era meia-noite. Não era conveniente, não foi fácil. Mas o seu desejo de coração para Jesus era querer ser batizado, emergido. Quando temos a mente de Deus sobre batismo então vai ser algo muito especial, da mesma maneira que foi para o homem da Etiópia, o carcereiro de Filipos, e como foi muito especial para as 3.000 pessoas que foram batizadas em um só dia em Jerusalém.
Então qual a diferença entre o batismo de João e o batismo de Jesus? O batismo de João era para o perdão de pecados (Marcos 1) e o batismo de Jesus era também para o perdão de pecados (Atos 2). Mais tarde no livro de Atos Paulo encontra alguns homens que precisaram ser batizados uma segunda vez porque só tinham recebido o batismo de João e eles precisavam do batismo de Jesus. Então, batismo não é sobre só se molhar. Batismo não é sobre só ser submerso em água. Aqueles homens com o batismo de João foram batizados para fazer boas obras e parar de pecar. O batismo de Jesus é vir para dentro do Espírito Santo de Cristo e ser vestido com Jesus de Nazaré. O batismo de João era sobre uma boa obra. O batismo de Jesus é sobre fé no sangue do Salvador. O batismo de João era uma promessa feita a Deus, de obedecê-Lo. O batismo de Jesus é um clamar para ser cheio de Jesus. O batismo de João era para fazer obras de justiça. O batismo de Jesus é fé em Jesus, tomando o nosso pecado e trocando-o por Sua justiça. É sobre as boas obras de Jesus, não sobre as boas obras que nós fazemos.
O Pai ama o Filho de Deus, Jesus, que fez uma aliança com Seu Pai e O obedeceu em tudo. O batismo de Jesus é o nosso clamor a Deus pedindo que Ele nos esconda em Jesus. Então agora a aliança ou o “acordo” que o Pai fez com o Filho torna-se a nossa aliança—não por causa das nossas boas obras, mas por causa das boas obras de Jesus. Isso é uma notícia muito boa porque as nossas boas obras nunca vão agradar o Pai. Mas o Pai ama o Filho e nEle o Pai se agrada. Então aos cristãos se esconderem em Jesus no Seu batismo, porque o Pai ama o Filho, então neles Ele se agrada. Esse é o batismo de Jesus, onde o Pai nos dá o Espírito do Filho e nos veste com o Filho que Ele ama. Isso é uma notícia muito boa.
Houve pessoas que vieram a nós com um desejo de ser parte da igreja, mas que talvez nunca foram imersas para dentro de Cristo. Talvez creiam que Jesus é o Filho de Deus e já disseram: “Eu dei minha vida a Ele” mas não foram batizadas. Há duas maneiras de como lidar com isso. Uma maneira é vendo isso como algo meramente externo…como formula ou lei, dizendo: “Não podemos andar com você até você ser batizado.” Ou podemos dizer: “Queremos que você ame Jesus e dê tudo a Ele, e batismo é algo que é muito importante para Jesus. Por favor considere e ore sobre estas coisas muito. Aqui estão os ensinos de Paulo e Pedro, de João e de Jesus sobre o batismo .”
A Bíblia diz que um Cristão é alguém que deseja ardentemente o leite puro espiritual da palavra de Deus da mesma maneira que um recém-nascido deseja ardentemente o leite materno. Então poderíamos dizer: “Não podemos andar com você se não for batizado”…ou podemos começar a alimentá-los com o leite puro espiritual da palavra de Deus e ver se eles amam ou odeiam esse alimento. Isso leva um pouquinho mais de tempo. Mas se eles gostam desse alimento, nunca tendo ouvido isso antes, então logo serão batizados. Se não amam a Palavra de Deus, então não importa se são batizados. Não podemos andar com alguém que não ama a Palavra de Deus. Então o teste não é se são batizados ou não, mas se amam ou não a Palavras de Deus.
Obviamente nas Escrituras o batismo é algo muito precioso para Deus e para todo aquele que conhece Deus. Tão logo o homem da Etiópia ouviu sobre o batismo, ele o quis naquele momento. Tão logo aqueles 3.000 novos convertidos em Atos 2 ouviram sobre batismo, o quiseram naquele momento. O carcereiro em Filipos o quis naquela hora, mesmo depois da meia-noite. Não importava que horas fossem. Por que foi assim? Foi assim porque todas essas pessoas amavam a palavra de Deus. Quando você ama sua esposa ou seu marido e eles(as) pedem algo a você, o seu desejo de dar aquilo é grande. Se você ama Jesus e o batismo é importante e precioso a Ele, então você vai amar de ser batizado porque Jesus ama aquilo.
Então, leva um pouco mais de tempo para oferecer a Palavra de Deus a pessoas, mas se podemos sentar juntos e conversar ou não, não está baseado em se são batizados. Se eles não entendem o batismo, ainda podemos ter um pouco de comunhão porque se amam Deus e amam a Sua Palavra, irão crescer e serão batizados.
Estamos todos crescendo em muitas coisas, não estamos? A prova não é o que sabemos; a prova é se vamos mudar. Estamos todos em lugares diferentes. O teste é se amamos a palavras de Deus e queremos mudar. Algumas vezes a mudança é bem difícil e precisamos ser pacientes e amarmos uns aos outros. Se uma pessoa não quer a palavra de Deus, isso é um problema. Mas se querem a Palavra de Deus e é difícil para eles, devemos ajudá-los.
O povo de Deus é família
Se estamos todos andando juntos como família todos os dias, então podemos lidar com estas coisas com uma certa facilidade. Se a igreja é só um lugar para nos encontrarmos aos domingos, há um problema sério porque aí vamos ter que decidir quem é membro e quem não é membro. Mas se somos família todos os dias, então quando uma pessoa não ama os ensinos de Jesus, torna-se óbvio. Descobrimos se amam a Palavra de Deus ou não no decorrer das nossas vidas diárias com nossos vizinhos.
Se uma pessoa diz: “Eu já fui batizado”, mas não ama sua esposa ou seu marido, isso seria muito ruim. Se estivermos vivendo como família todos os dias, vamos saber se a pessoa quer viver para Jesus ou não. Se vivermos como família todos os dias, então vamos ter tempo para conversar sobre coisas como batismo. Não vai ser um “sermão” sobre batismo; vão ser amigos entre amigos conversando sobre batismo. Talvez se um não consegue explicar o batismo muito bem, ele vai trazer a pessoa com quem está conversando até alguém que pode. Há diferentes dons no corpo de Cristo e alguns conseguem explicar as coisas melhor que outros.
Ao vivermos como família, podemos resolver todas essas coisas juntos, todos os dias. Muitos problemas são resolvidos quando somos uma família ao invés de ter um lugar para freqüentar porque agora temos o tempo para tratar com nossas diferenças e entender um ao outro. Quando você só vem a um local de reunião e é só isso que igreja significa para você, então todos precisam crer nas mesmas coisas ao mesmo tempo para serem parte uns dos outros.
Mas se somos família, temos tempo para resolver as nossas diferenças porque amamos uns aos outros. Não com “sermões”, mas com conversas entre família. Isso é algo bem especial e que traz muita paz. É por isso que a Bíblia diz que a igreja é a coluna e o fundamento da Verdade, porque juntos, como uma família, podemos achar a Mente de Deus. Quando todos os dons estão vivendo juntos e compartilhando suas vidas juntos, o nosso Deus nos ajudará a conhecer a Sua mente sobre diferente áreas da Verdade.
Achamos as respostas, juntos
Isso é bom porque nenhum de nós tem uma mente perfeita. Muitos eruditos famosos discordam sobre muitas questões fundamentais e a maioria deles não faz parte de uma igreja viva. Eles freqüentam algum lugar aos domingos e é só isso. Eles não têm os outros dons interagindo com eles e os desafiando todos os dias. Então eles têm um conhecimento muito fraco, mesmo que suas mentes sejam fortes. Eles têm muitas opiniões fortes baseados em seus estudos, mas suas opiniões são bem diferentes das opiniões de outras pessoas. Então, quem está certo? Deus disse que a Coluna e o Fundamento da Verdade é a Igreja do Deus Vivo. Juntos, podemos achar as respostas!
Em Atos 15 os cristãos não sabiam se um novo convertido deveria ser circuncidado ou não, então vários irmãos vieram juntos para tentar chegar numa solução. Um irmão disse: “Eu vi Deus fazendo milagres entre os gentios”. Um outro irmão disse: “Eu lembro de algo que o profeta Amos disse nas Escrituras”. Eles trabalharam juntos como o Povo de Deus e a Família de Deus para achar respostas vindas de Deus. Eles trabalharam juntos para achar as respostas. Não era um “estrela” com uma mente brilhante, mas era a Família de Deus trabalhando junta. E quando um irmão falou e outro depois dele, Tiago disse: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós que esta é a resposta”. A Igreja é a Coluna e Fundamento da Verdade. Juntos, podemos achar as respostas. Você não precisa ser um erudito para Deus te usar desta maneira.
Batismo de Jesus—uma promessa nova
Assim como o batismo que João ensinava, Atos 2 diz que o batismo de Jesus é também para o perdão de pecados. A diferença entre o batismo de Jesus e o batismo de João é que o batismo de Jesus resulta no dom do Espírito Santo e em um clamor para o Messias.
João estava batizando antes de Jesus ser crucificado, antes do sangue de Jesus ser vertido. Então, você poderia dizer que João, o Batizador, era um profeta do Velho Testamento. Ele fazia parte das leis levíticas. Quando ele estava batizando, era o sangue de touros e bodes que traziam o perdão de pecados. O batismo de João já havia terminado quando Jesus morreu na cruz. João já havia perdido a cabeça antes de Jesus morrer, então ele não podia batizar alguém para dentro de Jesus. Quando João estava batizando, o sangue de Jesus ainda não havia sido derramado.
Poderíamos dizer então, que o batismo de João era um batismo de boas obras e o batismo de Jesus é um batismo da Sua graça para dentro do Seu sangue. O novo batismo, o batismo de Jesus, é para dentro do sangue da Nova Aliança e o perdão dos pecados por Jesus. Quando Jesus morreu, a nova promessa passou a ter efeito. João não podia nos batizar para dentro dessa nova promessa, mas agora que Jesus vive, Ele nos batiza para dentro da Nova Promessa.
Pedro disse em Atos 2 que na Nova Aliança os nossos pecados são perdoados no batismo. “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados.” Então parte de dar as nossas vidas a Jesus envolve batismo e parte de dar as nossas vidas a Jesus envolve o perdão de pecados. Mas existe algo que João nunca poderia nos dar que Jesus pode. Jesus também nos batiza com o Espírito Santo. “E receberão o dom do Espírito Santo.”
Em Atos 19, homens foram re-batizados. Quando Paulo os perguntou se já haviam recebido o Espírito Santo, responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”. Foi isso que fez Paulo pensar que precisavam ser batizados novamente. Paulo disse: “Vocês não podem ter batismo para dentro de Jesus e não terem o Espírito Santo. Vocês devem ter o batismo errado.” Se você está batizado em Jesus, também inclui o Espírito Santo. João batizou somente com água, mas Jesus batiza com o Espírito Santo. Isso é uma promessa muito poderosa.
São os meus filhos julgados pelos meus pecados?
O Espírito Santo diz em Ezequiel 18 que Deus vê cada um de nós individualmente e a alma que pecar é aquela que morrerá. Deus julga o homem que faz escolhas de se rebelar contra Ele. De certa maneira, todos estamos debaixo de uma maldição por causa dos pecados do nosso pai Adão. Se você for um bêbado no seu lar, então Deus vai julgar seu lar. Esse é o significado das Escrituras em Ezequiel 18. Deus remove a Sua presença e existe uma punição sobre o seu lar pelo seu pecado—existe uma falta de paz e um rompimento do amor. Seus filhos não vão respeitar você nem te amar. Existem muitos julgamentos por pecados em um lar, mas Ezequiel deixa claro que o julgamento que resulta no inferno não é o que seu pai faz, mas o que você mesmo faz.
Existe um julgamento de Deus por causa do meu pecado que deixará as vidas dos meus filhos muito tristes. Existe uma maldição sobre todo o planeta Terra por causa do pecado de Adão e Eva. Mulheres têm grande dor ao dar à luz hoje. Homens precisam trabalhar com o suor do seu rosto, com músculos doídos e costas doloridas. A terra agora produz ervas daninhas e espinhos. A água no riacho pode nos deixar doentes. Existem muitas maldições por causa do pecado de nosso pai Adão. Se eu sou um bêbado, existem muitas maldições e julgamentos sobre a minha família. O meu filho irá ficar muito triste por causa do meu pecado, que pode deixar a sua vida muito, muito difícil. Então, nesse sentido, existe um julgamento de Deus sobre meu filho por causa do meu pecado. Mas o meu filho só pode ir para o inferno pelos seus próprios pecados. Ele não pode ir para o inferno por causa dos meus. Jesus disse que existem quatro tipos de solo. Se o meu filho ama Jesus e a Sua Palavra e O obedece…ele será salvo. Ezequiel é muito claro sobre isso.
Crianças e batismo
Chega um momento na vida de cada criança quando ela começa a fazer escolhas de se rebelar em seu coração. Por causa do pecado de Adão, as crianças às vezes têm problemas de comportamento. Provavelmente todas as crianças têm problemas de comportamento, mas estes problemas de comportamento não irão fazê-los culpados do inferno. Jesus disse: “Se você não se tornar como uma criança, você não pode entrar nos céus”.
Uma outra vez, ao apontar para as crianças, Ele disse: “O reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.” Aquelas crianças não eram batizadas. As pessoas que foram batizadas vinham confessando seus pecados. Não há nenhum registro de qualquer criança sendo batizada. Havia muitas crianças, mas não temos nenhum relato de crianças sendo batizadas. Eu entendo porque alguém iria querer batizar uma criança. Mas as Escrituras são claras: o batismo é somente para aqueles que verdadeiramente crêem que Jesus é o Filho de Deus. Somente pessoas que dão suas vidas a Jesus podem ser batizadas. Porque Jesus disse que o reino de Deus é para pessoas como estas crianças pequenas, então vamos ter que confiar que Deus protegerá a alma de uma criança. Havia muitas crianças nos dias de Jesus, mas não há nenhum relato de qualquer uma sendo batizada. Então Jesus deve proteger nossas crianças pequenas. E, quando crescerem e tiverem a idade para decidir se vão rebelar-se contra Jesus ou dar sua vida a Ele, uma decisão precisa ser tomada.
A fé judaica é uma sombra da fé Cristã (Hebreus 10). Na fé judaica, vem um dia chamado Bar Mitzvah. É um dia quando um menino se torna um homem. Os judeus ensinam que as crianças são iguais aos escravos da casa até que tenham a idade suficiente para seu Bar Mitzvah. Depois do Bar Mitzvah, a criança torna-se um filho. Isso é uma sombra do que é verdade para nós também. Chega um momento quando nossos filhos precisam decidir se vão viver para Jesus ou viver para eles mesmos. A grande maioria das crianças com cinco anos nunca poderia decidir isso. Um nenê não pode decidir se irá viver para Jesus ou para si mesmo. Talvez uma criança de 10 ou 12 anos pode decidir, por si mesma, se irá viver para Jesus ou para si mesma, mas provavelmente não uma criança de 5 porque não entendem quem Jesus é.
Em Atos 2 diz que para ser batizado você precisa se arrepender. Você não pode ser batizado se não se arrepender. Acho que na maioria dos casos seria difícil para uma criança de 5 anos entender o que é pecado. Se você diz a ela que ela matou o Filho de Deus, será que iria entender? Provavelmente não. Somente uma pessoa que consegue entender que ela matou Jesus com seu próprio pecado pode ser batizada. Jesus disse que as crianças têm anjos que estão na presença de Deus. O próprio Jesus ensinou estas coisas, então precisamos confiar as nossas crianças a Ele…até que tenham idade para decidir por elas mesmas.