DAVID LIVINGSTONE E PÃO DO CÉU

4/8/2003

Chilembe, África 1996

Pão da Vida

Um irmão falou sobre David Livingstone trazendo pão para a África. David trouxe à nação da África um ensino sobre Jesus o Filho de Deus. Ele trouxe uma mensagem sobre como Jesus ama o Seu povo, quer perdoar todos os nossos pecados e nos trazer nova vida. Eu acho que a gente sabe que isso é uma notícia muito boa para nós. David trouxe uma vasilha de pão com uma tampa nela e nós ouvimos muitos ensinamentos sobre quão bom este pão é. Antes nos reuníamos todos os domingos para falar sobre como este pão é bom e o ensino é verdadeiro. O pão é muito, muito bom.

Parte da mensagem que Deus nos ordenou trazer não é simplesmente um ensino sobre como o pão é muito bom, mas o que a Bíblia chama de “as chaves do Reino”. O ensino de Jesus sobre como usar estas chaves para destrancar a porta, e o Seu ensino sobre como tirar a tampa da tigela nos permite que comamos o pão. Jesus não veio somente para perdoar pecados, embora sabemos que isso é maravilhoso, e nem tampouco veio simplesmente para nos fazer pensar sobre os Seus Ensinamentos. Jesus veio para que pudéssemos experimentar a mesma vida com o Pai que Ele experimentou—não meramente aqui, morrer, e ir para o céu. Ele veio para que, como a Bíblia diz, pudéssemos viver no poder de uma vida indestrutível ao experimentarmos a mesma comunhão, vida e amor com o Pai e Seus irmãos que Ele experimentou. Jesus quer que experimentemos mais do que simplesmente ensinamentos sobre o pão na tigela. Ele quer que comamos do mesmo pão que Ele comeu com Seu Pai.

Um só Pão

Muito que religião e cristianismo têm feito durante anos e anos é nos ensinar grandes ensinamentos sobre o pão. Chegou à hora de comer o pão. É hora de passarmos da fase de aprender ensinamentos sobre a igreja para ser a igreja. Jesus não veio para nos fazer mais inteligentes. Ele veio para nos dar Vida em abundância. “Pequeninos, amem uns ao outros.” Isso foi o ensinamento da Divindade e de Jesus e João e Paulo e Pedro. Nós ensinamos sobre a Família de Deus, não um evento religioso para marcar presença. Quem de nós freqüenta a nossa família em casa? Não vivemos em amor com nossa família todos os dias? Não conseguimos freqüentar uma família. Só conseguimos ser uma família. A Bíblia é muito clara nesse ponto. Você não consegue freqüentar uma igreja verdadeira. Só é possível ser uma verdadeira igreja. Uma família que você freqüenta é um orfanato, não uma verdadeira família. Um orfanato tem um patrão que o governa e todos comem as refeições em volta da mesma mesa. Talvez saiam para brincarem juntos e recebam ensinamentos dos patrões. Então fazem muitas coisas que uma família faz, mas ainda é um orfanato e não uma família. Deus está nos chamando para sermos uma Família hoje. Se vocês ainda não são uma Família, haverá muitas mudanças que precisam ser feitas por amor a Jesus. Para podermos experimentar a Vida de Jesus e comer o Pão, precisamos ser uma Família. E se vamos ser uma família para Jesus, precisamos ajudar uns aos outros muito. Não devemos mais ser egoístas. Devemos largar todo o nosso orgulho e decidir que estamos abertos para que outros possam conversar conosco sobre Jesus mudando as nossas vidas.

Precisamos ser honestos uns com os outros sobre como estamos nos sentindo. Não podemos nos esconder atrás de um rosto ou de uma máscara, mas devemos abrir nossos corações e dizer o que realmente sentimos. Só então Jesus poderá nos ajudar. Jesus ficou furioso por causa da hipocrisia. A razão por que Ele ficou tão furioso não foi porque Ele odiava as pessoas. Jesus só sabia que enquanto fingíssemos ser de um jeito enquanto em nossos corações éramos de outro jeito, Ele não poderia curar o nosso interior como Ele desesperadamente queria.

Jesus chama satanás de o Pai da Mentira. Jesus estava furioso contra a hipocrisia pela mesma razão. Quando colocamos muralhas de mentiras e hipocrisia entre um e outro, Jesus não pode curar o nosso interior como Ele desesperadamente deseja. Então se eu estou muito triste e faço de conta que estou alegre, de certa maneira eu não estou te contando a verdade. Jesus quer que sejamos honestos uns com os outros para que Seu Espírito possa curar nossos corações.

Se não somos honestos uns com os outros então somos hipócritas e Jesus não está contente conosco. Isso faz parte de ser uma família—ser honestos uns com os outros sobre como estamos nos sentindo e como estamos indo. Mas isso precisa vir da sua parte. Você precisa oferecer isso de coração, um para o outro. Se estiver triste dentro de mim, eu não quero ficar me queixando ou choramingando. Eu quero acreditar que Ele pode me ajudar. Mas eu não devo fazer de conta que tudo está bem se na verdade não está. Devo em humildade achar bons irmãos e irmãs para conversar sobre estas coisas porque onde dois ou três estão juntos, Jesus vem para estar conosco. Então se estou disposto a abrir meu coração um pouco, isso vai permitir que o Espírito Santo venha e curá-lo e isso vai deixar Jesus muito feliz. Se eu crio muralhas ao meu redor e tento ser forte sozinho, então muitas vezes o poder de Jesus de curar não virá.

Jesus quer que sejamos uma família onde abrimos os nossos corações um com o outro. Ele nos encontra neste lugar quando fazemos isso em humildade. Jesus não quer que sejamos resmungões ou chorões. Ele quer que, em humildade, estejamos pedindo aos outros por oração, por ajuda, e por sabedoria. Uma Família deve ser assim. Mas isso não pode acontecer aos domingos somente. A verdadeira Igreja é uma Família todos os dias, assim como qualquer família é uma família todos os dias. Exija e espere isso de si mesmo… “Em consideração a Jesus que me ama, eu vou abrir meu coração aos outros.” Isso é uma decisão que precisa tomar. Você pode decidir ficar atrás da sua máscara, não abrir seu coração e nem falar com seus irmãos e irmãs sobre como se sente. Você pode decidir esconder suas lágrimas e dor dos outros. Mas se fizer isso, não vai achar o poder de cura que está em Jesus. Ele somente vai derramar a Sua vida em nós se formos Família. Jesus vai ficar longe ao invés de mudar nossos corações e vidas da maneira como Ele quer mudar. Ele quer que resolvamos estas coisas juntos, como Família. E quando abrimos os nossos corações, Jesus, em todo o Seu poder, amor e glória, vem ao nosso socorro. Mas se tivermos muito orgulho e medo e ficarmos receosos do que os outros vão pensar ou dizer sobre nós, então Jesus não vem ao nosso encontro e não nos dará a vida e poder que Ele quer nos dar.

Comendo o Pão de amar um ao outro

Então nos achegamos em nome de Jesus com o testemunho da vida e do poder de Deus, te pedindo para comer o pão e não somente estudá-lo, e te pedindo para ser uma igreja e uma verdadeira Família, e não simplesmente freqüentar algo. Jesus quer um lugar onde Ele pode viver. Ele não vive em habitações feitas por homens. Ele vive em uma Família e somente em uma Família. Ele quer um lugar para morar onde você está, não somente pessoas que estudam sobre pão e freqüentam “igreja”, mas um lugar onde tem uma Família e você é a igreja todos os dias.

O Espírito Santo por meio de Paulo disse que todos os dias devem ser considerados iguais. Outras religiões têm dias “santos” especiais, mas o caminho mais alto de Jesus é que todo dia seja igual. Jesus é o nosso descanso Sabatino. O quanto mais entramos em Jesus todos os dias, mais descanso vamos ter. Deus está te chamando para ser uma Família. Você vai decidir ser uma Família? Se tiver uma barreira entre você e um outro irmão ou irmã, você terá a coragem de quebrá-la? Você irá pegá-los pelo tornozelo e implorar para que tenham um coração sensível? Você irá até o monte e orará com lágrimas para que tenham um coração sensível? Você irá abrir seu coração a eles? Você irá dar a sua vida para os outros todos os dias, lutando para apresentá-los completos e perfeitos em Cristo e clamará a Deus por milagres de amor? Você irá fazer isso para o seu Salvador Jesus? Ele não quer que você somente conheça os fatos da Sua Vida. Ele quer que você experimente Sua Vida.

Essas são as Boas Novas do Reino. Você está convidado para dentro de Sua vida se der as costas ao seu orgulho, seu egoísmo, e sua preguiça. Você tem um convite para experimentar Jesus, não só saber fatos sobre Ele. Amem uns aos outros todos os dias, de coração, e se envolvam nas vidas uns dos outros, ajudando uns aos outros e todas as crianças a se tornarem mais como Jesus todos os dias.

Esse é o chamar de Deus. Esse é o convite de Jesus de Nazaré para você agora. Coma o pão de amor junto todos os dias e Jesus irá encher suas vidas e te fazer completo como nunca antes. Ele vai lavar e limpar seus medos e sua dureza. O Rio de Jesus irá inundar e regar seu coração, tornando-o terra fértil. Seu relacionamento e seu amor com o Pai vão crescer mais e mais. Poderá ver a face de Deus ao verdadeiramente amar um ao outro. Essas são as boas novas. Hoje, se ouvir a Sua voz, não endureça seu coração. Seja sensível diante de Deus. Decida que todos os dias você irá abrir seu coração com aqueles ao seu redor e que não irá estar mais separado um do outro porque você faz estas coisas por seu Salvador Jesus.

A Igreja como uma família

Na maioria das famílias existem membros verdadeiros da família, nascidos de mãe e pai, que chamaríamos de “crianças difíceis”. Mas, embora algumas crianças sejam mais difíceis do que outras, fazem parte da família, então são família e nós vamos ajudá-los a resolver estes problemas. Nós não pegamos nossos filhos legítimos e levamos até o monte e os deixamos lá. Pedimos a Deus por sabedoria sobre como trazê-los para dentro da família.

Para te ajudar a ter uma dimensão maior de como deveria ser quando a igreja está junta, imagine uma família em casa que tem talvez cinco rapazes, três meninas, a mãe e o pai. É apenas o pai que tem a palavra na casa? Se um dos meninos, um rapaz de 13 anos, tem um pensamento, ele pode expressá-lo? A mãe não contribui com as suas idéias para a família? Até mesmo a menor das crianças pode dar direção à família, não é mesmo? Existe sempre liberdade numa família para que um dos seus membros possa falar? Existe sempre um lugar para até a menor criança chorar e falar da sua necessidade? Também deve ser assim quando a igreja inteira está junta. Até a menor criança pode abrir seu coração e falar sobre uma necessidade e talvez a mãe possa ajudar a resolver aquele problema. Quero dizer uma mãe espiritual, quando a igreja toda está junta. Talvez um dos pais espirituais possa ajudar com o problema dessa criança. Mas é assim que a igreja deve ser quando se ajunta. Todo membro da família pode abrir seu coração e outros membros da família podem ajudar a suprir necessidades. E isso não é só nas horas quando a igreja toda está junta. Quando três irmãs estão lavando roupas juntas, se podem cantar numa reunião juntas, porque não podem também cantar quando estão lavando roupas juntas?

Se vocês podem conversar com o Pai quando a igreja inteira está junta, não poderão todas as Suas crianças conversar com Jesus juntos ao percorrerem o caminho? Não é uma questão de domingo e quarta-feira à noite. Não deve haver nada que acontece nas reuniões que também não deveria acontecer ao andarmos pelo caminho. Não esperamos por uma reunião para contar aos nossos irmãos e irmãs o que Jesus tem nos mostrado hoje. Não esperamos por uma reunião para abrirmos os nossos corações e pedir ajuda em algo. Somos os mesmos todos os dias. Em uma família, se um menino tem um problema, ele precisa esperar um dia especial para ter uma oportunidade para falar daquilo? Ou será que ele não pode conversar sobre aquilo a qualquer hora porque existe amor em uma família? Isto é Verdadeira Igreja, onde todos os dias podemos ajudar um ao outro. Na verdade, não existe diferença entre reuniões e horas em que a igreja não está reunida porque podemos trazer os ensinos de Jesus um ao outro todo dia. Adoramos de coração com os outros todos os dias, manhã e noite. No caminho para pegarmos algo para a próxima refeição, oramos juntos e adoramos juntos. Essa é a Família de Jesus.

Outra coisa. Quando realmente nos tornamos uma grande Família, se você chegasse na sua casa e batesse na sua esposa ou até mesmo fosse um pouco áspero com ela, ela deveria ser capaz de te dizer: “Jesus não é assim”. E vocês deveriam tentar resolver isso juntos. Jesus disse que se aquele homem não a ouvir, essa mulher deve ir e pegar dois ou três outros membros da família de Deus e irem juntos a esse homem que está sendo muito áspero. É isso que Jesus nos ensinou em Mateus 18. Nossas casas não são mais um lugar para se esconder da Verdade. Não podemos ser soberanos sobre a nossa casa e ignorar os ensinamentos de Jesus. Agora somos todos uma Família e todas as nossas casas pertencem uns aos outros. Então agora uma irmã pode trazer outros para conversar com seu marido. Não ignoramos mais os ensinamentos de Jesus em nossas casas. Os ensinos de Jesus não são somente aplicáveis quando estamos dentro de um prédio religioso. Agora são para quando vamos ao mercado, quando estamos em casa, ou quando vamos para ser educados. Agora os ensinos de Jesus são para todas as circunstâncias e em cada situação. Somos uma família todos os dias, durante o dia inteiro e a noite inteira.

Construindo da maneira de Jesus

Jesus disse que quando colocamos a Sua palavra em prática—se O obedecemos e mudamos (em outras palavras, obedecemos a Sua palavra ao invés de simplesmente pensar sobre ela ou acenar com nossas cabeças)—então quando as tempestades vêm, e elas virão, a casa permanecerá de pé. Permanecerá de pé porque está construída sobre a rocha de colocar a Sua palavra em prática e não somente pensar ou cantar sobre a Sua palavra. Se só cantarmos sobre ela, orarmos sobre ela, e falarmos sobre ela e não mudar a maneira que vivemos para colocar em prática a Sua palavra um com o outro, então as tempestades virão e a nossa casa será colocada em ruínas e destruída, não importa quão bonita ela aparenta estar hoje. Então tenha certeza que está colocando ela em prática e as tempestades não te afetarão.

Da mesma maneira que um pequeno pássaro ou um pequeno coelho se esconde debaixo de uma rocha quando as tempestades vêm, você também pode se esconder no abrigo das asas de Jesus se construir da maneira que Ele te pede. As tempestades sacudirão as árvores e abalarão coisas pesadas. Causarão estrondos e relâmpago cairá, mas se construir da maneira de Jesus e olhar para Ele quando vierem, estará seguro no abrigo das Suas asas. As tempestades violentas passarão e o sol brilhará, os pássaros cantarão outra vez e a vida voltará com um novo frescor. Por favor, construa da maneira de Jesus. Essa é a palavra do Senhor a você hoje.

Como comer do Pão Verdadeiro

Tem mais um outro ponto. Em João 6, Jesus intencionalmente disse algumas coisas que eram bem difíceis. Ele disse: “Coma meu corpo e beba meu sangue”, e Ele não tentou explicar isso e deixar mais fácil para eles. A Bíblia diz que as multidões de pessoas que estavam seguindo-O nesta altura deixaram-nO. Eles desistiram de seguir Jesus e deixaram-nO porque não podiam entender com suas mentes. Jesus não correu atrás deles para explicar que Ele estava falando sobre a Ceia do Senhor. Ele deixou difícil para eles de propósito. Ele virou para Seus discípulos e perguntou: “Vocês também querem me deixar?” e Pedro respondeu, “Jesus, você tem as palavras da Vida; não queremos ir a lugar nenhum. Não queremos ir embora.”

Jesus só quer pessoas seguindo-O que podem ouvir com seus corações e Espírito. Jesus irá intencionalmente colocar coisas difíceis em nossa frente—coisas e situações que não entendemos—para separar as ovelhas dos bodes. As pessoas que precisam entender com suas mentes, mas não escutam com seus espíritos, não vão conseguir seguir o verdadeiro Jesus. O verdadeiro Jesus às vezes cria situações estranhas para testar o nosso coração. Ele nos diz coisas ou faz coisas em nosso meio que são difíceis, tais como: “Coma Meu corpo, e beba Meu sangue”. Isso parece uma coisa terrível, parece uma coisa que a Bíblia jamais iria aprovar. Mas, por meio disso, Jesus estava testando aqueles que estavam escutando com seus corações e aqueles que estavam escutando com seus ouvidos. Jesus estava testando aqueles que amam o Espírito de Jesus e aqueles que simplesmente amam as coisas externas. Há muitas coisas como esta, pela Bíblia toda, onde Deus separa as pessoas que ouvem com seus ouvidos daquelas que ouvem pelo seus espíritos. Esta é a maneira de Deus e sempre foi assim. A situação em João 6, quando muitos deixaram Jesus, tem se repetido em cada geração antes e depois de Jesus.

Nós não somos Deus; Ele é Deus. Submetemos-nos às coisas que são Deus se entendermos com as nossas mentes ou não. Isto é também o que o livro de Jó ensina. Até hoje Jesus muitas vezes fala em parábolas que são difíceis de entender para diferenciar as pessoas que O amam em seus espíritos daquelas que só estão usando Ele para se sentirem melhor. Até hoje Ele fala em parábolas que às vezes são difíceis de entender, para ver quais pessoas irão deixá-LO e quais dirão: “Para onde iremos? Em você está luz e vida.” Realmente, é a mesma coisa hoje como foi naquela época.

Jesus, o Pão em nós

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês” (João 14:15-20).

Esta é uma verdade muito, muito maravilhosa! Jesus não foi para um lugar bem longe enquanto nós ficamos aqui cantando cânticos para Ele e tentando obedecer todos os ensinamentos que Ele nos deu e depois, um dia, num futuro distante, Ele vem para nos pegar de novo. A verdade maravilhosa de Jesus é que Ele vai estar conosco até o fim e que Ele não nos deixou órfãos. Ele disse aos discípulos que quando Ele voltasse, o mundo não iria vê-lo, mas nós iríamos. E nós O vemos… Não com o olhar dos olhos, mas com o olhar do Espírito. Ele disse: “Me obedeça e me ame. Amem-se uns aos outros e sejam um como Eu e o Pai somos um…. O mundo não Me verá, mas vocês Me verão porque eu virei outra vez e farei Minha moradia em vocês. Tenho estado com vocês, mas eu estarei em vocês.”

Isto não é um jogo de palavras. Isto é real. Ele é tão real numa Igreja verdadeira como se Ele estivesse fisicamente presente. Aliás, Jesus disse que seria até melhor se Ele fosse embora porque Ele voltaria para estar em nós e isto seria até melhor do que se Ele fosse só voltar e ficar em pé no nosso meio. Isto não é uma mera figura de linguagem ou uma alegoria ou algum tipo de ensinamento místico. Isto é real. O mesmo Jesus que andou sobre as águas e ressuscitou mortos para a vida iria vir e morar dentro de nós em Poder e Amor e Glória. Ele não iria vir onde o olho humano pudesse O ver. Mas se nós O amarmos e darmos as nossas vidas para qualquer coisa que Ele quer para as nossas vidas, e amarmos um ao outro de coração, então este mesmo Jesus que andou sobre as águas e pôde atravessar portas trancadas e dar visão aos cegos irá morar em nosso meio e nos permitir ter um relacionamento de amor com Ele, com o Pai e um com o outro.

Algumas pessoas não morreram antes de Jesus voltar de novo em poder porque o dia de Pentecoste foi somente 50 dias depois da Páscoa. Ele voltou para nós dentro de somente 50 dias. Ele veio não para estar conosco, mas para estar dentro de nós. Este é o mistério que ficou oculto por séculos e gerações. Em Colossenses 1, o mistério de todas as gerações é este: Não Cristo com vocês, não Cristo simplesmente voltando por vocês (ainda que isto vá acontecer), mas Cristo EM vocês, a Esperança da Glória. Isso é para todos que irão amá-Lo e dar as suas vidas para os Seus propósitos. Aleluia! Ele não nos deixou órfãos! E muitas pessoas não morreram antes que Ele voltasse de novo em Sua glória para viver dentro de nós. Foi isto que Jesus quis dizer em João 14.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon