SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO--JUNTOS!!
4/8/2003
terça de manhã, 5 de Outubro de 1999
De um tempo juntos na África, traduzido do e para o Chichewa—pensamentos de vários irmãos e expressões do Coração…
Recentemente, um irmão estava falando sobre ser capaz de ouvir a voz de Jesus e a necessidade de viver em Jesus para poder ouvir a Sua voz. Isto tem muito a ver com nossa relação pessoal com Jesus e também tem muito a ver sobre ser a Igreja de Jesus contra a qual as portas do inferno não podem prevalecer.
A Bíblia nos diz para sermos cheios do Espírito Santo. O Espírito deve estar em nós e nos encher por completo. Isso é um mandamento de Deus. Isto significa que podemos obedecer ao mandamento de sermos cheios do Espírito ou podemos desobedecer ao mandamento de sermos cheios do Espírito. Nós sabemos que para ser um Cristão precisamos estar em Cristo e Cristo em nós. Amém? Porém, é possível estar em Cristo e não ser cheio de Cristo. É possível nunca experimentar Jesus ou ouvir Jesus do modo que deveríamos. E, infelizmente, este é o caso da maioria dos cristãos hoje. Mas há revelação de Deus sobre como isso pode mudar. A solução tem a ver com construir a Igreja corretamente para que “as portas do inferno não possam prevalecer”. Nós temos que construir nossas vidas de forma que todo o povo de Deus, do menor ao maior, possa ser cheio do Espírito. Não só um ou dois líderes, mas todas as pessoas de Deus devem ser cheias do Espírito Santo.
Totalmente imersos!
Deixe-me desenhar uma ilustração para ajudar a entender essa idéia. Imagine que você tem um balde de água. Digamos que estar no balde de água é igual a estar em Cristo. Agora imagine um copo com uma tampa nele. O copo é como o indivíduo que tem Cristo dentro dele. Para que esta pessoa seja um Cristão, ela deve estar em Cristo. Assim o copo cheio deve estar no balde de água. Se uma pessoa for cheia do Espírito Santo, ela vai estar totalmente em Cristo—o copo vai afundar no balde. Porém, se uma pessoa não for cheia com Cristo, se houver ar em seu copo, o copo flutuará para o topo. Se nós não somos cheios do Espírito Santo, como um indivíduo, nós podemos estar em Cristo e ser salvos, mas nós não vamos estar totalmente imersos em Jesus.
Paulo escreveu para a Igreja da Galácia (cap. 4): “Eu estou com dores de parto, como se eu estivesse a ponto de dar luz a um bebê. Eu estou tendo dores de parto até que Cristo seja formado em vocês.” Ele estava escrevendo para pessoas que já foram salvas, que faziam parte da Igreja da Galácia (assim diz o cap. 3). Entretanto havia muita fraqueza nesta Igreja. Eles não tinham Cristo completamente formado neles. Tinham um pouco de ar neles, o ar do mundo, ao invés de somente Cristo. Então, eles flutuaram até o topo. Não estavam totalmente imersos no Espírito de Cristo. Porque eles individualmente não estavam cheios com Cristo, não afundaram totalmente em Cristo.
Romanos 12:1-2 declara que para saber a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, para ouvir Deus verdadeiramente como um indivíduo, não devemos nos conformar aos “padrões do mundo”. Não devemos amar aquilo que o mundo ama. Não devemos pensar como o mundo pensa ou falar como o mundo fala. Nós temos que criar nossos filhos de maneira diferente da que o mundo cria seus filhos. Devemos gastar nosso tempo e nosso dinheiro de maneira diferente de como o mundo gasta o tempo e o dinheiro deles. Deus disse que nossa adoração espiritual não deve ser parecida com a do mundo em qualquer aspecto. Deus disse para termos nossas mentes transformadas, como de uma lagarta para uma borboleta, pela palavra de Deus. Daí então nós podemos ouvir Deus. “Então podemos saber a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” Se tivermos alguma parte do mundo em nós, em vez de sermos transformadas pela Palavra de Deus, flutuaremos ao topo. Embora possamos estar em Cristo e salvos, não estaremos profundamente submersos nos propósitos de Deus.
Precisamos um do outro
O propósito da Igreja é ajudar todos a ser cheios do Espírito Santo para que possamos ajudar uns aos outros a tirar o mundo de nossas vidas. Hebreus 3 diz: “Devemos admoestar, ajudar e advertir uns aos outros todo dia, de forma que nenhum de nós seja endurecido e enganado”. A Bíblia diz que nós temos que ajudar uns aos outros todos os dias. Precisamos sair das nossas casas e temos que entrar nas vidas uns dos outros, seja no local de trabalho ou nas casas. Precisamos nos interessar pela vida uns dos outros e ver como podemos amar mutuamente. Precisamos ajudar uns aos outros para que não sejamos conformados aos padrões do mundo. Algumas pessoas dizem: “Eu tenho meu próprio relacionamento com Deus e vou deixar os outros terem o seu próprio relacionamento com Deus”. Não é isso que a Bíblia diz. A Bíblia diz: “Admoestem uns aos outros diariamente de forma que ninguém seja endurecido e enganado”. A Bíblia diz que nós somos um sacerdócio de crentes e ajudamos uns aos outros a ser cheios do Espírito Santo. Cada um de nós usa os dons que estão dentro de nós para ajudar outras pessoas a ficarem cheias do Espírito Santo. Cada um dos membros da Igreja ajuda os outros membros da Igreja.
Isto é muito diferente de como a maioria das pessoas ao redor do mundo tem juntas construído o cristianismo. Na maioria dos países, pessoas se ajuntam aos domingos e pregam sermões e, talvez, fazem “estudos bíblicos” com as crianças ou até mesmo com os adultos. Na maioria das “igrejas” ao redor do mundo, independente do país, as pessoas esperam o domingo, sentam-se em fileiras, e então o “homem santo” oficial fica na frente delas e prega um sermão. Mas isto não é o que a Bíblia diz que o Cristianismo deve ser. Nós temos, em todo país, construído erroneamente a Igreja durante quase 2000 anos!
Por que temos construído de modo errado? Porque temos construído como a Velha Aliança foi construída onde há um sacerdote e depois um monte de pessoas como audiência. Havia um sacerdote Levita que oferecia sacrifícios para todas as pessoas. Ele era um homem especial de Deus que ajudava outras pessoas a conhecerem Deus. Isso seria uma coisa boa se você fosse um judeu há dois mil anos atrás! Se nós queremos ser Cristãos em vez de judeus, então devemos construir como Cristãos. Amém? Temos construído o Cristianismo de forma errada em todo país. Mas Deus está agora restabelecendo o Cristianismo do Testamento Novo em todo país.
Um Reino de sacerdotes
Na Nova Aliança, a intenção de Deus sempre foi ter um Reino de sacerdotes. A intenção de Deus não é ter um homem santo especial que pode dar sermões. A Bíblia diz que Jesus subiu ao alto e deu os Seus dons a todo Seu povo. Ele fez um Reino de sacerdotes. Ele pôs parte dEle mesmo em cada um do seu povo que verdadeiramente é convertido, jovem ou velho. Não é mais necessário do dom de apenas um homem que fica na frente de nós. Não devemos permitir que isso continue. O coração de Deus é que o dom que você tem seja dado a mim e o meu dom seja dado a você. Jesus disse: “Não chame nenhum homem professor ou líder. Não chame nenhum homem de mestre, reverendo, pastor ou padre.” Até mesmo aos doze apóstolos Ele disse: “Vocês são todos irmãos”. Se isso foi verdade para Pedro e João, seguramente é verdade para todos nós! Os dons que cada uma das irmãs e irmãos têm são partes de Jesus. Até as crianças têm dons que são parte de Jesus. Nós precisamos de todos esses dons em nossas vidas. Somos todos irmãos. Isso é o que a Bíblia diz.
“Então, quando vocês se reúnem, irmãos, cada um de vocês tem um salmo ou uma palavra de instrução, uma revelação…” Isto é o que a Bíblia sempre tem dito em 1Coríntios 14. “Quando vocês se reúnem, irmãos, cada um de vocês tem um salmo ou uma palavra de instrução, uma revelação…” Quando vivemos deste modo, até mesmo o incrédulo cai com o rosto em terra e declara: “Deus está entre vocês!” “Quando revelação vem à segunda pessoa, DEIXE O PRIMEIRO SE SENTAR!” Isso é o que diz 1Coríntios 14. Isso não é popular com aqueles que “gostam de ser os primeiros”, gostam de estar na frente e querer ser vistos como sendo “mais espirituais” e pedir ofertas dos santos. Mas DEUS disse que está na hora de mudar tudo isso.
Nós devemos ser um Reino de sacerdotes. Devemos admoestar uns aos outros diariamente. Se não fazemos isso, a Bíblia diz que seremos endurecidos e enganados. Nossa consciência será cauterizada e não teremos convicção sobre coisas em nossa vida que são pecaminosas. Se eu não tenho você ou vários seguidores dedicados a Jesus envolvidos diariamente em minha vida e outros não estão diariamente em sua vida, então todos nós vamos estar enganados e não mais saberemos o que é verdade. A Bíblia sempre disse isso. Devemos viver a vida juntos, ajudando-nos uns aos outros, diariamente. Se você quer ignorar a Bíblia e dizer que isso não é verdade, você pode começar a sua própria forma de religião. Muitas pessoas têm feito assim. Mas todos vocês mostraram por seu sacrifício que farão qualquer coisa para Jesus, então vamos em frente para os lugares mais altos com Ele agora!
Todos os dias
Jesus está construindo a Sua Igreja contra a qual as portas do inferno não prevalecerão. Jesus está trazendo à tona os dons das pessoas e permitindo que todos sejam sacerdotes—não só em reuniões, mas diariamente. A Bíblia diz: “Confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que possam ser curados”. Espere! Todas as pessoas de Deus fazem isto?!! Quando foi a última vez que você confessou pecados a seus irmãos ou suas irmãs? Você quer ser curado? Você quer ver o poder de Deus na sua vida? A Bíblia diz: “Confesse seus pecados um para o outro”. Por que nós não fazemos assim? Isso não é nossa prática porque temos medo. Não fazemos isso porque as tradições dos homens nos consumiram. Deixamos de ser reais porque temos muito orgulho. Deus disse para você e para mim: “Abram seus corações, fiquem maleáveis e humildes. Confessem seus pecados uns aos outros de forma que vocês possam orar uns pelos outros e serem curados.”
Este é um dos modos pelos quais ajudamos uns aos outros a ser cheios do Espírito Santo. Nós abrimos nossos corações uns aos outros. “Exortai-vos uns aos outros DIARIAMENTE, todo dia, de forma que nenhum de vocês seja endurecido ou enganado,” assim diz o Senhor. Deus disse que temos que abrir nossas vidas uns aos outros todos os dias. Se construirmos de tal modo que só nos encontramos aos domingos e logo depois voltamos para nossas casas e vivemos separadamente em nossas famílias, estaremos desobedecendo a Deus.
Deus nos deu palavras muito claras sobre como deveríamos caminhar juntos e ajudar uns aos outros a ser cheios do Espírito Santo. Deus disse: “Exortai-vos uns aos outros todos os dias”. Deus disse: “Eu coloquei Meu Espírito e Meus Dons dentro de vocês, agora dê sua vida diariamente para seus irmãos”. Deus disse: “Confessem seus pecados diariamente uns aos outros”. Deus disse: “Carregue os fardos uns dos outros—e assim cumpram a lei de Cristo”.
Como pode ver, é uma coisa diária. Como você pode carregar os fardos de alguém em uma reunião? Para cumprir a lei de Cristo, nós temos que carregar os fardos uns dos outros. E onde estão estes fardos? Eles estão em uma reunião de domingo? Não? Os fardos da vida acontecem com nossas crianças, com nossas esposas, com nossos maridos, em nossos lugares de trabalho. Os fardos da vida são quando não temos o suficiente para comer ou quando nossa criança está doente. Os fardos da vida são quando a nossa família física de religião falsa, islâmica, nos odeia porque seguimos um Jesus vivo. E isso quebra nosso coração e não sabemos o que fazer. Eu preciso que você me ajude a suportar meu fardo quando meu bebê está doente. Eu não quero ouvir seu sermão no domingo se você não estará lá quando meu bebê estiver doente. Eu não quero ouvir sua “grande sabedoria”, suas lindas palavras, se você não me ajudar quando estou tendo dificuldade com minha esposa. Isso é uma coisa diária. Isso não é sobre reuniões. Carreguem os fardos um do outro diariamente e assim cumpram a lei de Cristo.
Nós temos construído a Igreja de maneira errada por muitos anos em muitas nações. Deus agora está chamando um povo que tem a coragem, humildade e sacrifício para construir corretamente. Se construirmos a casa de Deus de acordo com o padrão que Ele colocou diante de nós, as portas do inferno jamais prevalecerão. “Maiores obras que eu fiz vocês farão,” diz o Senhor. Quando parecermos com Jesus como Igreja, teremos a mesma Vida, Poder e Amor que Jesus teve quando Ele estava aqui. Jesus não só falou; Ele viveu a Vida. João 1 diz: “A vida se tornou a luz de homens”. É o mesmo agora. A vida diária se torna a luz dos homens. Se quisermos que as pessoas vejam o amor de Deus, se quisermos que elas venham a Jesus em vez de serem atraídas pelo dinheiro e poder do Islã, se nós quisermos ver as pessoas vindo a Jesus em vez de seguirem seu próprio egoísmo, orgulho e mundanismo, teremos que viver a vida de Jesus juntos, diariamente.
Fazemos parte um do outro
Nós falamos sobre ser como um copo de água que está totalmente cheio e então submerso em Jesus. Também podemos falar sobre uma outra figura—uma tigela de batatas. Foi assim que construímos a Igreja durante os últimos 2000 anos—as pessoas entram numa tigela no domingo como um grupo de batatas distintas. O coração de Deus não é ter uma tigela de batatas, ou indivíduos em uma tigela juntos por alguns dias cada semana. E reunir-se numa casa, em vez de um prédio religioso, não tem nenhuma vantagem se não mudarmos nossos corações e como andamos uns com os outros diariamente. Simplesmente ter reuniões não nos faz uma Igreja Bíblica. A Bíblia chama isso de um lugar para palestras. Uma tigela de batatas individuais não é uma Igreja. Você pode colocar todas as batatas numa tigela todos os domingos e ainda não vai ser a Igreja—não realmente. A Verdadeira Igreja é como uma tigela de purê de batata—todos derretidos juntos como um só. “Lutando como UM HOMEM pela Fé.” “Um só coração, uma só mente.” “Todos juntos” e “em um acordo”. “Sendo muitos, somos UM.” “Batizados em um só Espírito em UM só corpo” onde “NINGUÉM diz ao outro, ‘eu não preciso de você’” até semana que vem.
Uma tigela de purê de batata é a sua vida tornando-se parte da minha e a minha vida tornando-se parte da sua. Quando somos UM como Jesus e o Pai são UM—isso é a verdadeira Igreja. Outros podem ser salvos, é claro, sem esta vida diária, mas não estão se beneficiando do Plano de Jesus de uma assembléia local mostrando para o mundo a Sua Vida e experimentando o Seu poder. “Eu edificarei a minha IGREJA para que as portas do inferno não prevaleçam!” Para o seu crescimento! Para sua esposa, crianças e vizinhos! Uma igreja local verdadeira “unida e compacta” é o Plano de Deus!
Quando a sua vida faz parte da minha vida, e a minha vida faz parte da sua todos os dias…quando seu dom de Jesus faz parte de mim e o meu dom de Jesus faz parte de você diariamente…quando eu confesso meu pecado a você e você confessa seu pecado a mim, e nós oramos um pelo outro para que possamos ser curados…quando eu te conheço suficientemente bem num contexto diário para saber como ajudá-lo a levar seus fardos…quando você me conhece bem o bastante, tão bem que você pode ver em meus olhos quando estou sofrendo, e você carrega os meus fardos—então é quando a Igreja realmente está começando a se tornar a Igreja de Jesus. Jesus disse: “Assim, todos os homens (Islã, Testemunha de Jeová, Mórmons e as muitas denominações fracas e mornas) saberão que Cristianismo verdadeiro é do Céu. Todo o mundo saberá que realmente somos Dele pela maneira que amamos uns aos outros.”
Você pode dizer palavras sobre o Sangue e palavras sobre a Palavra de Deus, mas até que você comece a viver isto e verdadeiramente amar um ao outro, elas são somente palavras. Quando o mundo nos vê realmente amando uns aos outros porque nossas vidas estão totalmente perdidas umas nas outras, então o poder de Deus nos encherá de maneiras extraordinárias, imensas e poderosas (e seremos perseguidos, odiados e pessoas espalharão mentiras sobre nós de acordo com Jesus!).
O Pai ama o Filho e agora nós iremos ter a mesma imagem do Filho, brilhando como estrelas no universo, uma cidade que está em cima de uma colina e não pode ser escondida. Essa é a intenção de Jesus para a Sua Noiva, a Igreja. Nós não devemos simplesmente assistir algo e dizer algumas palavras. Nós temos que deixar de sentar como pequenos robôs em cadeiras que escutam alguém fazer um discurso. Nós verdadeiramente devemos estar envolvidos diariamente, profundamente, na vida dos outros, irmãos entre irmãos. Isso não é sobre reuniões, mas sobre você oferecendo seu dom para mim, e eu oferecendo o meu dom para você, diariamente, em nossas casas e em nossos locais de trabalho, nos campos e com nossas famílias. Isso VAI exigir uma mudança em como você escolhe usar seu “tempo livre”. E você precisará mudar as coisas que anteriormente considerava “como prioridade” em sua vida, para poder então “Buscar primeiro o Reino”.
Família verdadeira!!
Jesus disse: “Se você verdadeiramente der a sua vida e se tornar um Cristão, você pode ter cem mães, irmãos e irmãs”. Isso significa cem relacionamentos como família. Isso é a definição verdadeira do Cristianismo Bíblico. Você terá centenas de relacionamentos que são tão chegados quanto o de uma mãe com um filho, ou um irmão com uma irmã. Relacionamentos puros e abertos mesmo. Ele não disse cem primos terceiros ou cem parentes distantes. Ele não disse cem amigos ou cem vizinhos próximos. Jesus disse: “Minha Igreja significa cem relacionamentos que são tão íntimos quanto o de uma mãe com sua criança”.
Uma boa mãe conhece o choro de seu filho. Ela sabe se é um choro por causa de dor ou quando é um choro por causa de fome—são choros diferentes. Ela diferencia entre um choro de cansaço e um choro de raiva. Uma mãe conhece a criança dela intimamente—tudo sobre aquela criança. Jesus disse: “Em minha Verdadeira Igreja, você terá centenas de relacionamentos que são tão íntimos quanto uma mãe é com sua criança”. Você poderá ver em meus olhos, e eu poderei ver em seus olhos quando você está cansado, quando você tem fome, quando você está irritado, e quando você está triste. Isso realmente não é sobre reuniões, não é sobre cultos aos domingos, né? É sobre vida diária juntos, como uma mãe é com sua criança.
Você pode imaginar uma mãe que só vê a sua criança aos domingos?! Essa seria uma mãe muito ruim, não seria? O que aconteceria com a criança? A criança morreria. Isso é o que acontece com muitos cristãos. Nós temos construído erroneamente durante tantos anos com um homem que prega e todo os outros escutam; cantamos e dançamos, e vamos para casa e vivemos vidas separadas. Por causa disto, muitos bebês morrem. Muitas mães têm corações partidos.
A intenção de Jesus para a Sua Igreja é que tenhamos cem mães, irmãos e irmãs. Nossas terras, nossas posses, nosso tempo e nosso dinheiro não são nossos. Nós não somos donos de nós mesmos. Nós fomos comprados com o preço do sangue de Jesus. Então nós tomamos decisões para perder nossa vida para dentro da vida uns dos outros todos os dias. “Ah, eu estou cansado. Eu acho que eu vou para cama.” Não. Vá ver seu irmão e o ame. “Trabalhe enquanto for dia; a noite vem quando nenhum homem pode trabalhar.” “Eu acho que vou fazer algo que é divertido para mim.” Leve um irmão com você; leve vários irmãos com você. Faça aquilo com outras pessoas. “Bem, eu preciso ir ao mercado; eu não tenho tempo para estar com minhas irmãs ou meus irmãos.” Sim, você tem. Leve-os com você. Façam isso juntos. E então poderá falar junto com pessoas sobre Jesus no mercado. No caminho poderá ver quais são as necessidades de seus irmãos ou irmãs, que tipo de coisas eles gostam e quais as coisas que são importantes para eles porque você está envolvido na vida deles/delas. E os Dons deles para servir Jesus estarão disponíveis no mercado e nas atividades—não só seu dom que é por si só muito incompleto. JUNTOS, temos a Personalidade de Jesus e expressamos a Sua Vida. O anjo disse: “Entrem juntos no mercado e contem para todos desta NOVA VIDA que vocês têm em Jesus!” “ASSIM é COMO todos os homens saberão: quando virem vocês AMANDO UNS AOS OUTROS!” “A VIDA tornou-se (e torna-se) a Luz dos homens.”
Se esperarmos até termos terminado de fazer todas as nossas obrigações para então ser Família, nunca seremos Família. Família faz todas as coisas juntos. Nós lavamos nossas roupas juntos. Nós vamos juntos para o mercado. Nós viajamos juntos para falar com outras pessoas sobre Jesus. Quando estamos juntos, confessamos pecados uns aos outros. Dizemos: “Irmã, por favor, você poderia orar por mim? Eu tive um dia cheio com minhas crianças pequenas, e até fiquei brava com o meu nenê ontem. Eu pedi para Deus me perdoar, mas eu quero que você me perdoe também.” Ou, “Irmão, por favor, ore por mim. Eu estava no trabalho e fiquei bravo com um homem que tentou me enganar e acabei falando duro com ele. Já fui para ele e pedi perdão e agora estou confessando meu pecado a você. Por favor, me perdoe e ore por mim e serei mais forte da próxima vez.” É claro que teremos tempo para entrar em nossos quartos e orar em segredo, e tempo para coisas quietas e simples. Mas, em algum momento perdemos o coração do Caminho de Jesus em querer vidas interligadas. Até Jesus levou três irmãos quando Ele foi orar no Jardim no tempo mais doloroso e delicado de Sua vida! E assim também devemos fazer. “Qualquer um que diz estar nEle, deve andar como Jesus andou.” É um Bom e Maravilhoso caminho que tem se perdido em nossa cultura moderna de correria, centralização na família física, egoísmo, preguiça e orgulho. Vamos conquistar isso de volta para Jesus “para que o mundo possa conhecer” e para o nosso crescimento!
Abrir nossos corações
Isso é chave. Nós temos que escancarar nossos corações e deixar as outras pessoas entrarem. Isso é absolutamente essencial. Não há como evitar isso. Precisamos abrir nossos corações uns aos outros para que Jesus possa entrar bem como nossos irmãos e irmãs. “O Reino de Deus não está aqui nem lá,” disse Jesus. “O Reino de Deus está no meio de vocês.” Se você realmente quer o Reino de Deus, não é só acreditando nas coisas certas ou indo para uma reunião. “O Reino de Deus não está aqui nem lá; está dentro de vocês.” Isso quer dizer que se eu quiser o Reino de Deus, tenho que entrar dentro de você e você tem que entrar dentro de mim. Isso é onde o Reino está. Isso exige coragem, humildade e obediência. Amém? Devemos ser purê de batata, não separados. Devemos ser cem mães, irmãs, e irmãos—não só cem bons amigos ou conhecidos.
Se começarmos a viver desta maneira cada vez mais juntos diariamente…se sairmos de nossas casas e entrarmos nos corações e vidas das pessoas e convidá-las para dentro de nossos corações e vidas, então veremos uma Igreja contra qual as portas do inferno não mais prevalecerão! Não mais precisaremos de todas as divisões artificiais de Batista, Pentecostal, ou Nazareno. Não mais precisaremos de divisão porque Jesus nos encherá! Veremos a glória de Deus descer sobre as nossas vidas de um modo maravilhoso. Não precisaremos mais de todos estes rótulos. Agora, as pessoas ficarão cheias do Espírito Santo, todos eles, e seremos imersos juntos em Cristo.
Temos visto estas barreiras demolidas em muitos lugares. A Igreja de que nós somos parte nos Estados Unidos tem pessoas de muitos passados diferentes que colocaram de lado esses passados porque nós nos apaixonamos por Jesus, juntos, e estamos ajudando uns aos outros a crescer e ser como Ele é, diariamente. Tenha essa visão para sua cidade. Jesus quer que as Suas pessoas sejam UM. Nós não nos tornaremos um só porque decidimos jogar fora nossas doutrinas. Nós nos tornaremos um quando decidirmos jogar fora nossos pecados. Nem todo o mundo QUER isso—mas VOCÊ pode viver ou até mesmo morrer por isso!
Um Reino desarmado?
Suponha que havia dois reis—um rei bom e um rei mal. O rei bom era muito mais poderoso que o rei mal. O exército do rei bom tinha armas que poderiam derrotar o exercito do rei mal. Estas armas eram extremamente poderosas. O rei mal soube que ele não poderia se defender contra o rei bom. Assim, o rei mal chamou seus generais para uma reunião.
Ele disse: “Eu tenho três planos. Nós não podemos nos defender contra essas armas, então primeiro vamos convencer o exército do bom rei de que eles não precisam treinar com essas armas. Vamos fazer com que eles só se encontrem para falar sobre as suas armas. Os seus líderes podem falar sobre como as armas são maravilhosas. Eles se sentirão bem sobre as armas, mas esquecerão como usá-las.”
“O meu segundo plano é o seguinte. Nós dividiremos o exército do rei bom. Nós semearemos sementes de dissensão entre eles. Então, em vez de um só exército, teremos cem grupos pequenos. Eles não saberão lutar juntos. Nós os dividiremos e os derrotaremos.”
“E este é meu terceiro plano. Nós convenceremos o exército do rei bom que eles deveriam deixar qualquer um se alistar no seu exército. Falaremos que um exército grande é glorioso e que qualquer um que esteja disposto a vestir um uniforme pode se unir. Nós enviaremos secretamente alguns dos nossos soldados para se alistarem no exército deles. Eles serão divididos uns contra os outros. E o exército deles estará cheio de pessoas que são leais a mim, o inimigo deles.” Desse modo, o rei mal pôde resistir contra o rei bom.
Isso é o que tem acontecido com a Igreja. A canção está correta e como cantamos agora a pouco—o Sangue de Jesus nunca perderá seu poder. A Palavra de Jesus nunca perderá seu poder. O Nome de Jesus nunca perderá seu poder. Essas são nossas armas. Satanás não pode se levantar contra o Nome, o Sangue e a Palavra de Jesus. Mas a Igreja de Jesus perdeu seu poder. Em vez de ser um sacerdócio de crentes, nós nos tornamos ouvintes ou cumpridores de programas e esquemas. Temos esquecido como usar o Nome de Jesus, o Sangue de Jesus e a Palavra de Jesus. Estamos satisfeitos em nos reunir um pouco e escutar alguém conversar sobre essas coisas. Também estamos divididos um contra o outro. Há centenas de denominações, cada uma com suas próprias tradições. Deixamos estas divisões serem barreiras no nosso caminho de forma que não podemos nos unir para lutar contra o inimigo. Também ficamos impuros. Muitas pessoas em assembléias religiosas nem mesmo conhecem Jesus como Seu Salvador e Senhor. Elas estão confusas. Pensam que conhecem Jesus, mas nem mesmo estão no balde porque nunca verdadeiramente entregaram suas vidas a Ele.
Um testemunho de Vida de Jesus
Assim, de todas estas maneiras, a Igreja perdeu seu poder. Mas Jesus disse que a Igreja que Ele constrói poderá prevalecer contra as portas do inferno. O que temos falado hoje é a resposta a este problema. Se construirmos do modo de Deus, então seremos puros. Não porque somos tão bons, mas porque muitas pessoas estão nos ajudando a cada dia. ESSE é o Caminho de Deus. Se construirmos desta maneira, seremos unificados e cada membro estará usando os seus dons para o bem de um todo. Nós não seremos somente ouvintes—seremos soldados e Família, VERDADEIRA Família, de acordo com Jesus em Marcos 3:33-35. Este é o caminho pelo qual a Igreja de Jesus poderá recuperar seu poder.
Nós chegamos aqui de táxi esta manhã. O motorista estava dizendo, dolorosamente, que o Islã tem ganhado muito poder neste país. Bem, eu não me preocupo pessoalmente quem tem a maioria do dinheiro. Eu não me preocupo quem tem o maior número de seguidores. O que importa para mim é se haverá um testemunho de Jesus Cristo neste planeta. Um testemunho que é puro, que é forte e poderoso para derrotar satanás nas vidas de homens, mulheres e crianças. Isso só pode acontecer se a Igreja de Jesus recuperar seu poder. Nós temos que ajudar um ao outro. Precisamos construir nossas vidas, diariamente, juntos. Se vivermos deste modo, então o nome de Jesus será exaltado e respeitado com muita honra. Pessoas começarão a dizer a nós: “Fale sobre este Jesus que você conhece”. Este é nosso destino, se tivermos a coragem para construir deste modo. Amém?
Tire o cesto fora da planta!
Hebreus 3 diz que temos que encorajar um ao outro diariamente, admoestar um ao outro diariamente, ajudar um ao outro diariamente, com nossas crianças, com nossas esposas, em nossos trabalhos, nos campos e no mercado…ajudando um ao outro diariamente! Hebreus 3 continua dizendo que se não fizermos isso, então duas coisas acontecerão. Ficaremos duros, e seremos enganados. Se você tem um copo de água e o derramar na terra fofa, ela irá absorver a água. Mas se você derramar aquela mesma água em concreto, ela escorrerá. A terra é fofa, mas o concreto é duro e nada pode receber. Se não vivermos juntos diariamente como Hebreus 3 descreve, nos tornaremos duros. A Palavra de Deus, a Chuva de Deus, que é a Água de Deus, não poderá entrar em nossos corações; não poderá penetrar. Nosso coração ficou muito duro.
Nós estávamos em outra cidade cem quilômetros daqui, próximo do Lago Malavi. A terra perto do lago é fofa porque a água sempre está nela. Longe do lago, a terra que não recebe muita chuva é dura. Nós precisamos estar diariamente nas vidas uns dos outros ou senão ficaremos duros. Não conseguiremos ouvir Deus. Não vamos conseguir crescer. Se você colocar uma planta debaixo de um cesto, a planta morrerá. Ela precisa de sol. Água não é o bastante. Fertilizante não é o bastante. A planta precisa de luz. Assim também nós! Ler nossas Bíblias e orar sozinhos não é o bastante. Comparecer a uma reunião aos domingos não é o bastante. Como uma planta debaixo de um cesto, podemos morrer. Precisamos de Luz. Juntos vivemos deste modo. Provemos Luz um para o outro. Sem essa Luz, morremos. Sem a Luz uns dos outros diariamente em nossas vidas, ficaremos duros.
A segunda coisa que acontece é que ficamos enganados. Isso significa que não sabemos que estamos duros de coração. Estamos enganados. Pensamos que somos receptíveis, mas na verdade estamos duros. Gostamos de cantar. Gostamos de histórias Bíblicas. Poderíamos até mesmo gostar de falar muito sobre Jesus. Mas estamos duros e não reconhecemos isto porque os irmãos não estão nos ajudando a ser maleáveis diariamente. Isso é muito perigoso! Se uma pessoa está cega mas pensa que é um bom motorista de ônibus, ela está enganada. A gente não iria subir em seu ônibus, iríamos?! Isso é perigoso! Dá até medo!
Nós poderemos ser enganados da mesma maneira. Sem a luz do Povo de Deus em nossas vidas, todos os dias, não seremos somente endurecidos, mas também enganados. Não vamos conseguir ver a parte de nós que não é como Jesus. Nossas mentes serão iludidas. Isso não é um lugar bom de se estar. A Luz de Deus não consegue entrar e as coisas más não conseguem sair. Nem vamos saber se existem coisas más dentro de nós porque vamos estar enganados. Se você não está vivendo todos os dias com outros da maneira que a Bíblia descreve, então está com o coração duro e está enganado. É isso que a Bíblia diz. Deus não mente. Todos que não estão construindo diariamente com outras pessoas, com a palavra de Deus, se tornam duros e ficarão enganados. Mas há esperança! Se admoestarmos e encorajarmos uns aos outros todos os dias, nosso coração se amolecerá e vamos ouvir Deus mais claramente através dos nossos irmãos e irmãs e até pelas Escrituras, ao lê-las. Quando vivemos da maneira de Deus, ficamos mais sensíveis. A Luz de Deus pode entrar. A Chuva de Deus pode penetrar e nos completar e tirar o mal que ainda ficou. Há muita esperança se vivermos da maneira de Deus! Não há esperança se nos recusarmos a viver como Deus quer.
Temos construído por muitos, muitos anos erroneamente. A maioria das igrejas por todo o mundo são como plantas debaixo de um cesto. Pode ser que ouvem bom ensinamento, mas não tem muita Luz em suas vidas. Muitos estão mortos; outros estão ressecados. Precisamos tirar o cesto da planta. Uma boa maneira de fazer isso é nos envolvermos de coração uns com os outros—ajudar, encorajar e amar um ao outro todo dia.
Ele está construindo um Povo de Poder
Ele está construindo um Povo de Louvor
Eles estão andando ao lado de Deus
E estão crescendo pelo Seu Nome Precioso
Constrói Tua Igreja, Senhor
Nos faça um, Senhor
No Reino do Seu Filho
Constrói Tua Igreja, Senhor
Nos faz um, Senhor
No Reino do Seu Filho
Comece a jornada
Ao tratarmos e resolvermos as coisas juntos todos os dias, Jesus nos ensina as lições profundas da vida que nunca poderíamos aprender com todos os estudos Bíblicos do mundo. Toda a leitura do mundo nunca poderia nos mudar da maneira que a experiência da vida pode nos mudar. Coisas profundas que desejamos conhecer nunca chegam lá no fundo do nosso coração quando são simplesmente lidas em um livro. A Bíblia é 100% verdadeira por completo. É sobre Jesus e Seus seguidores e sobre todos os homens de Deus. Mas são histórias de como eles sentiram e como eles aprenderam com suas experiências com Deus. Certamente podemos aprender com as histórias deles. Mas também podemos aprender da mesma maneira que eles aprenderam, olhando Deus no rosto juntos em nossas vidas diárias. Nesse sentido, nós também estamos escrevendo uma parte da Bíblia com nossas vidas.
A vida não foi feita para ser como uma escola primária onde aprendemos idéias e depois acreditamos em certas coisas. A verdade é que essa vida nos foi dada para que pudéssemos nos tornar os mesmos homens e mulheres de Deus como aqueles que foram antes de nós—conectados ao mesmo Deus como eles eram—profundamente apaixonado pelo mesmo Jesus como eles eram. Para que isso aconteça, nós não somente precisamos saber o que eles sabiam, mas precisamos sentir o que eles sentiram. Para sentir o que eles sentiram, Deus precisa nos levar numa jornada similar a deles. Então começamos essa jornada juntos ao aplicarmos a Palavra de Deus juntos as nossas vidas. Caminhamos nessa jornada com lágrimas nos olhos, com nossos pontos fracos e fortes, amando uns aos outros e ajudando uns aos outros—nas horas difíceis e nas horas legais—com nossos olhos em nossa Esperança, nosso Messias. E estamos sempre prosseguindo, confiantes que Deus proverá. E com isso Ele nos ajudará ao caminharmos juntos.
Pedro negou Jesus após andar com Ele durante três anos, mas quando ouviu o cantar do galo, seu coração se partiu. E imediatamente estava de volta com seu irmão João. É o mesmo com a gente. Vai haver tempos quando fazemos coisas erradas e tempos quando fazemos coisas boas. Mas independentemente do que fazemos, devemos fazer juntos com nossos olhos fitos em Jesus e deixar Ele nos fazer mais e mais sólidos, mais e mais dependentes dEle com o passar dos dias. A Vida torna-se a Luz dos homens. Precisamos aprender muito sobre Jesus por meio de vivermos juntos, ajudando um ao outro. Deus, nos ajude a abrir nossos olhos.