Convidados!

25/6/2005

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia.

A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também

haviam sido convidados para o casamento.

João 2:1-2

Ariel desceu correndo os degraus que vinham do teto—Zequi, Shira, Mãe… é abba! Abba tá vindo das margens!

Ezequiel rapidamente colocou a faca de esculpir de lado—Abba chegou? Legal! Você viu se o homem Jesus estava com ele?

—Eu não sei—Ariel respondeu ao alcançar o portão do pátio.

Rebecca e Kitra já estavam na sua sombra, tentando pegar um relance de seu papai—Parecia ser só o pai vindo.

Simão chegou ao topo da última elevação no caminho que seguia para a casa deles e foi recebido com uma multidão de abraços e apertos de suas três filhas mais novas.

—Abba!—Rebecca exclamou—Nós sentimos tanto sua falta!

Ezequiel estava logo atrás das meninas.—Oi, pai!—ele nem pausou antes de mergulhar naquilo que realmente lhe interessava.—O Messias está com você? Ele está aqui em Cafarnaum? Ele vai juntar Seu exército poderoso para conquistar os romanos? Queria tanto ver Ele!—Ezequiel dançava ao redor de seu pai animadamente.

Simão deu uma gargalhada confusa—Bem, Zequi. Até agora não ouvi nada sobre um exército. Nós vamos para um casamento em Caná.—Simão forçou seu caminho ansiosamente para a casa com as crianças menores ainda agarrando-se nele. Mas não Ezequiel. Ezequiel tinha parado de vez, abismado. “Nem um exército? Nem uma guerra? Ele não vai derrotar os romanos? E agora vai para um casamento?”

—Ashira, minha filha!—Simão berrou alegremente.—Tenho tanto para contar! Mas tenho pouco tempo. Vem cá!—Ele deu um abraço nela.

—Ó, abba, senti tanto a sua falta! Eu estava começando a pensar que…—Ashira interrompeu-se.

Simão momentaneamente ponderou a hesitação dela, mas virou-se rapidamente quando ouviu outras vozes familiares. Ele calorosamente trouxe sua sogra e sua esposa para dentro de seus braços poderosos.—Ana! E minha querida Jedida. Se fosse possível, contaria tudo que tem acontecido nesses últimos dias. Eu…

Simão foi interrompido por crianças alegres agarrando suas pernas outra vez. Dando cócegas na agitada Kitra enquanto ela descia, ele levantou o nenê. E deu a ele mais um rústico beijo antes de dá-lo à sua mãe.

—Abba,—Rebecca disse ansiosamente—Quando é que você vai voltar com o Messias?

—E-eu não sei. Eu…

—Mas…—Ezequiel começou ainda um pouco abalado com seu sonho de um exército sendo substituído por uma festa de casamento—Mas eu pensei… Ele não vai derrotar os…

—Zequi, eu simplesmente não sei. Não tenho ouvido nada sobre um exército e nem sobre romanos.

Ashira nunca tinha ouvido seu abba dizer as palavras “Eu não sei” tantas vezes. “Ele não está tão confiante quanto antes. Por que será?”

—Simão,—Ana disse—Certamente você está com fome depois dessa viagem toda. Vou preparar algo para você comer.—Ela foi em direção à cozinha.

—Muito obrigado, Ana. Estou faminto!

—Shira!—ele gritou interrompendo as inúmeras perguntas.—Onde está sua mãe? JEDIDA!—ele berrou, para então descobrir que ela estava bem atrás dele, inteiramente apreciando a aventura.—Ah! Você tá aí! Ei, você pode me dizer onde estão minhas melhores roupas, e as de André, também?

—Elas devem estar naquele velho baú—ela respondeu.—Simão, como Ele é, esse Jesus?

Simão parou contemplando Jedida. Os olhos dela procuravam por uma resposta.—Eu não sei como descrever Ele. Ele é, bem… eu… você simplesmente vai ter que ver por você mesma!

—Ele é o Prometido por Deus para redimir Israel?—ela perguntou.—Ele é o Messias?

—Bem, eu acho que sim… e-eu imagino que sim… Ele não é exatamente o que estávamos esperando todo esse tempo.—Olhando para Ezequiel ele adicionou—Ele não tem falado sobre derrotar os romanos ou algo assim. Mas todos nós sentimos atraídos a Ele… Ele é tão incrível e maravilhoso… e nos desafia… Ele é tão difícil de decifrar e de alguma maneira, eu acho, nEle estão todas as minhas respostas. Eu realmente me vejo muitas vezes confuso.

Simão desistiu de sua tentativa de explicar. Ele entrou com estrondos na sala, as crianças correndo atrás dele. Ele resmungou ao puxar um baú empoeirado com as dobradiças meio soltas da tampa, e por isso teve que ajeitar uma posição para que ficasse aberta.—Ah! Aqui estão. Exatamente que eu precisava para o casamento!

—Abba, abba!—Kitra disse ao pular para cima e para baixo.—O Messsi-a vai casar?

Simão rompeu em gargalhadas—Bem, eu sei a resposta disso! Não, não querida. A mãe de Jesus foi convidada para um casamento em Caná, e ela pediu que Jesus viesse com todos Seus discípulos. André, João, Tiago e eu vamos com Jesus. Até Felipe e Natanael vão.

—Cê é um disscipllo?—Kitra perguntou inocentemente.

—Eu… é… bem, eu suponho… eu nunca pensei… eu, isso, eu acho que sim…—Simão disse, perplexo com a pergunta simples de sua filha.

O bebê agarrou a perna de Simão e puxou-o—Ah, meu pequeno, abba sentiu sua falta!—Simão outra vez levantou seu filho mais novo.—Você está sendo um bom menininho?—Simão disse ternamente, dando cócegas no bebê.

Ele finalmente tirou as roupas do baú.

Jerede entrou na casa, suas redes jogadas por cima de seu ombro. Ele logo parou.—Pai, você voltou!

A face de Simão iluminou-se ao ver seu filho mais velho. Andando até Jerede em grandes passos, Simão o abraçou. Jerede ficou chocado com o raro afeto de seu pai.

—Como vai a pescaria, filho?—Simão perguntou.

—É… desculpe pai—Jerede admitiu com um pouco de temor—não tão bem.

—Ah, tudo bem. Você vai pegar o jeito.—Simão lutou por dentro um pouco.—Eu vou voltar assim que puder, mas você acha que pode trabalhar por mais algumas noites?

—Sim, Esdras tá me ajudando.—Jerede estava atônito. “Desde quando pouca pescaria tem sido tudo bem para o pai?”

Completamente admirada, Ashira observou seu pai e Jerede. “Abba realmente parece estar diferente.” Em voz alta, Ashira persistiu com as perguntas que queimavam dentro de todos eles—Abba, como é esse Jesus? O que Ele tem falado. O que Ele vai fazer?

—Quando eu voltar do casamento, eu vou tentar responder todas as perguntas que puder. Mas, vocês devem entender que eu também tenho muitas perguntas. Vocês vão ver. Espero que vocês conheçam Ele logo.

Ezequiel disse esperançosamente—Pai, quando você ir para o casamento, posso ir com você? Vou ser um bom menino e não vou ficar para trás!

Simão sorriu e olhou para Ezequiel—É, você provavelmente não ficaria para trás. Aliás, é mais provável você ficar na frente! Mas, não, filho, você precisa ficar aqui e ajudar Jerede pescar e cuidar de sua mãe e suas irmãs. Não se preocupe, Jesus e todos nós voltaremos para Cafarnaum logo.

“O que será”, Jedida pensou, “O que será que esse Jesus faz e diz? Em tão pouco tempo, eu posso ver que Simão está mudando. Ele é tão barulhento e brusco quanto antes, mas… não tão… auto-confiante! Ele certamente está mais amável para com Jerede, e depois de apenas alguns dias com esse homem que ele está seguindo! Isso não é só um acidente ou uma coincidência. Tem uma razão para isso. Deve ter alguma coisa especial sobre esse homem Jesus”.

Simão olhou para sua esposa “Ela sabe exatamente o que estou pensando… como sempre. Dessa vez ela sabe que eu sei… nada” ele encontrou o olhar dela sem jeito. E então, sem saber o que fazer, ele encolheu os ombros e mais uma vez voltou a brincar com as crianças.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon