Seu Convite
Ele veio para nos dar Vida em toda sua plenitude, para que pudéssemos experimentar a Sua Vida diária um no outro e não dizer palavras emprestadas e cantar e orar palavras religiosas de vidro colorido. VIDA!
7/5/2006
Este convite tem, desde o começo, trazido pessoas à procura dEle. E é o convite para nós, também. Esse é o significado. Não é um conceito doutrinário e externo. É um anseio, um almejo do nosso interior. É considerar tudo que Ele é e dizer: “Não consigo viver sem Ele ou sem aquilo que é precioso e importante para Ele! E nem quero viver sem isso! Não consigo imaginar viver fora da Sua vontade para minha vida ou fora dos Seus propósitos. Quero seguir o Cordeiro aonde Ele for. A qualquer custo, o que Ele deseja da minha vida – pertence a Ele!! Ele é o Pão da Vida, é achado Nele todo meu sustento e minha satisfação. Ele é a expressão de liderança, bondade, perdão e misericórdia que não consigo viver sem—e nem quero! Quero vê-Lo ser forte. Quero vê-Lo ser severo. Quero vê-Lo ser bondoso. Quero vê-Lo ser compassivo e cheio de amor. E vê-Lo ser sábio além da minha imaginação. E QUERO ESTAR AO LADO DELE! Quero ouvir cada palavra que Ele diz. Não quero ficar mais do que a um passo dEle para o resto da minha vida. Não posso dar as costas a Ele por causa do meu orgulho egoísta ou preguiça ou porque fiquei machucado. Não posso dar as costas a Ele. A tentação existe, mas a perda seria demais.
Jesus tem todas essas qualidades. Ele é percebido em mil maneiras diferentes e é sábio alem de expressão. É o nosso Mestre. É Jesus. Não é algum tipo de historinha infantil. Não é alguma historinha inventada sobre um deus lá longe que criou a terra e agora senta num trono grande e branco. Isso é sobre a pessoa de Jesus e o Seu Pai que reinam sobre nós. Se procurarmos, se tirarmos o tempo necessário para nos encontrarmos com Ele, absolutamente não haverá como resisti-Lo. O problema tem sido falta de disposição de nos entregar em Suas mãos tão capazes e amáveis. A Sua integridade de caráter é além do que podemos imaginar. Mas muitas vezes não enxergamos por causa do nosso distanciamento, nossa tendência de nos ocuparmos de mais, de sermos muito egoístas, muito desleixados ou de simplesmente não tirarmos o tempo para sermos conquistados e atraídos por Ele.
O Pai sabe que se gastarmos o tempo para estar com Ele em Seu Filho, então Ele nos demonstrará o Seu caráter de tal maneira que Ele será absolutamente irresistível. As qualidades do Seu caráter são invencíveis. Há algo em estar com Ele que lançará você longe de todas estas outras coisas que o deixam pesado e cabisbaixo. De repente você fica deslumbrado por uma coisa que está fora da sua existência corriqueira. É JESUS! E Ele está nos convidando para vir e andar com Ele. Ele o deslumbrará com todas as Suas qualidades de bondade, misericórdia e perdão eterno.
Você verá o Seu sorriso e o brilho em Seus olhos. Verá como a brisa suave levanta Seus cabelos. Verá, ouvirá e experimentará coisas que o levam para uma outra realidade, e lá tempo não existirá mais (Ap. 1:12-18). Verá Sua liderança e Sua força. Verá como tem uma resolução contra o pecado. Verá que Ele tem um foco e visão clara sobre o que a vida realmente é para ser. Ouvirá até as profundezas das Suas risadas e sentirá o calor dos Seus abraços encorajadores.
Venha e siga-O. Mostrará liderança a você. Mostrará o que significa força. Demonstrará um caráter sólido e uma qualidade de vida que fascinará você tanto que o levará a querer estar ao Seu lado porque onde Ele está é seguro e protegido. Mostrará bondade e capacidade de sentir as coisas que penetrarão seu coração e a sua vida. Se você vier a Ele e deitar a sua vida miserável e egoísta, Ele o lavará e o purificará, e colocará o Seu Espírito dentro de você. Então, Ele ressaltará os diamantes e rubis e as pedras preciosas que estão lá. Tornará estas coisas visíveis. Fará você ser rainha; fará um rei de você.
O Seu desejo é construir um exército de seguidores e isso não é apenas alguma teoria que é lógica ou doutrinária, coisa do tipo: “Siga-me ou irá para o inferno!” Bem, isso é verdade, mas não tem nada a ver com o que Jesus veio para mostrar aos doze. Você acha que eles estavam seguindo Jesus pelos campos porque Ele apontou o dedo e os ameaçou que iriam para o inferno se não O seguissem? Você recorda alguma passagem desse tipo? Foi isso que Ele fez quando orou ao Pai a noite toda? Será que Ele perguntou ao Pai: “Mostre-me o que Eu devo dizer” e então ficou em pé e disse: “Vocês doze, venham comigo ou vão para o inferno”? Não. Eles queriam estar com Ele porque viram algo nEle que os deixou maravilhados. Viram Sua sabedoria, bondade e paciência. Viram liderança forte e caráter sólido. Eles enxergaram alguém que podia sofrer as pauladas da vida e encarar as coisas com um sorriso nos Seus lábios e coragem nos Seus olhos. Eles queriam ser iguais a Ele, queriam estar com Ele! Não iriam para outro lugar porque não havia nenhum lugar onde queriam estar a não ser ao lado dEle (Mt 4:19-22, João 6:68, At 5:20, At 3:19-20).
Ele não precisava ameaçá-los, e também não está nos ameaçando. Ele está nos convidando a vê-Lo por quem Ele é, e ver as qualidades atraentes e a personalidade espetacular que Ele tem para que possamos desejar estar com Ele, nessa vida e na próxima. Eu quero ser igual a Ele quando crescer. Realmente quero.
Não vai demorar, Jesus vai voltar para a Sua Noiva a qual já terá se preparado. E a vontade do Pai para nós não é que freqüentemos a noiva, mas que sejamos a Noiva… não para freqüentarmos a casa, mas sermos a Casa. Se der uma olhada no Velho Testamento verá que o Seu desejo sempre foi ter uma Casa, não somente ser o Dono de pessoas salvas. O Seu desejo é ter uma habitação, um lugar onde Ele possa viver nesse planeta que Ele criou. Jesus nos disse em Lucas 17 que o Seu Reino não está aqui ou ali, mas que está entre pessoas que aumentaram o espaço no seu coração, tirando as coisas do mundo, desejos carnais, apetites e ambições. Precisamos ser aqueles que abriram espaço para Jesus em seus corações como Jesus ensinou em João 8. Isso é a essência da Ekklesia, Seu Corpo vivo, a Igreja.
Jesus não veio para somente perdoar pecados, por mais maravilhoso que isso seja, e nem para simplesmente nos fazer pensar sobre os Seus ensinamentos. Jesus veio para que pudéssemos experimentar a mesma vida com o Pai que Ele experimentou—não meramente viver aqui, morrer, e depois ir ao céu. Como a Bíblia diz, Ele veio aqui para que pudéssemos viver “no poder de uma vida indestrutível” ao experimentarmos a mesma comunhão, vida e amor com o Pai e com os Seus irmãos que Jesus experimentou.
Ser “salvo” é muito LONGE de ser o final da História. Assim como foi com o Nascimento de Jesus, o nosso Nascimento é SOMENTE o Começo de uma História muito poderosa que o Pai quer falar através de nós (Cl 1:26-29, Gl 4:19, João 7:38). O Seu desejo é que Cristo seja formado em nós e que nós (Seu Povo, Sua Noiva, Sua Casa, Sua Ekklesia) sejamos a expressão da glória plena de Jesus de Nazaré no planeta terra nestes dias de hoje. O desejo de Deus não é somente para indivíduos serem reflexos de Jesus, mas que JUNTOS, como um corpo, sejamos uma representação exata de Jesus.
E o realizar ou executar dessas “riquezas insondáveis” tem tudo a ver com a maneira que vivemos as nossas vidas juntos todos os dias. Muito do que religião e cristianismo têm feito durante muitos anos é nos ensinar grandes ensinamentos sobre Jesus e Sua Igreja. Chegou a hora de passarmos da fase de aprender ensinamentos sobre a igreja para ser a igreja (Ef 3:10, Mt 16:18).
Podemos somente SER Sua igreja e viver Sua Vida ao amarmos uns aos outros e compartilharmos nossas vidas uns com outros cada dia. Podemos ajudar um ao outro a conhecer Jesus melhor ao ajudar um ao outro a deixar o pecado, amar mais um ao outro, e cuidar das necessidades dos outros mais do que cuidamos das nossas próprias. Estes são os ensinamentos de Jesus. É assim que Ele viveu Sua vida por nós e agora Ele tem nos chamado a viver assim um pelo outro. Assim é como a Noiva é “preparada” para a volta do seu Noivo, Jesus. Tornamos-nos mais e mais lindos ao aprender como verdadeiramente amar um ao outro mais. Ao despedir-nos do nosso egoísmo e orgulho que nos separa, ao abrir prontamente os nossos corações e sermos vulneráveis um com o outro, então o Espírito de Deus, a Graça de Deus e o Amor de Deus derramam-se sobre nós... e tornamos como a Noiva formosa PRONTA para a volta do nosso Noivo, Jesus.
Isso é Igreja—viver dessa maneira todos os dias, não freqüentando a casa de Deus, mas sendo o lugar onde Deus Habita. Isso faz com que nossas casas, nossos lugares de trabalho e a nossa Igreja tornem-se um só. Não há mais barreiras entre meu coração e o seu e não existem mais barreiras entre minha casa e a sua. Eu abandono egoísmo, orgulho, preguiça e incredulidade, e amo os outros como Jesus me ama. Quando todos fazem isso, do menor a maior, Jesus derrama o Seu óleo de cura e somos a Igreja, uma Noiva bela. Jesus não veio para nos fazer mais inteligentes. Ele veio para nos dar Vida em toda sua plenitude, para que pudéssemos experimentar a Sua Vida diária um no outro e não dizer palavras emprestadas e cantar e orar palavras religiosas de vidro colorido. VIDA!