CONSTRUINDO COM BONS MATERIAIS

O QUE É A IGREJA E O QUE É UM CRISTÃO?

A Igreja verdadeira feita de pedras vivas que Jesus vê e ama precisa ser feita de materiais bons.

7/5/2006

A Bíblia ensina que Deus não habita em casas feitas por homens. Efésios 2 e muitas outras passagens na Bíblia dizem que nós somos a morada ou habitação de Deus pelo Espírito—a Igreja. Quando você anda pelas ruas, você geralmente consegue identificar um edifício religioso porque ele se parece com um. Mas, sendo que a verdadeira Igreja é feita de pessoas e não é um prédio, então como ela realmente é? Como se nota a diferença entre a verdadeira Igreja e a falsa?

Você se tornava um membro da igreja antiga do Velho Testamento por causa de quem seus pais eram (Judeus). Se você basicamente acreditasse na coisa certa e seus pais fizessem parte desta igreja, e você “freqüentasse igreja” regularmente e pagasse o dízimo, então era membro da “igreja”. Na Igreja do Novo Testamento de Jesus, isso não é verdade—você precisa dar seu coração para Deus. A profecia sobre o Novo Testamento diz que a Igreja que Deus edifica (Jr 31, Hb 8, Hb 10) é a Igreja verdadeira e TODOS os seus membros conhecerão o Deus Vivo, do menor ao maior. A Igreja SÓ pode ser entendida dessa maneira. Qualquer coisa menos do que isso pode ser bem intencionada e boazinha e religiosa (até com pessoas Salvas envolvidas), mas NÃO é a Igreja de Jesus Cristo, um Candelabro local, se for pessoas somente “freqüentando” algo agendado no calendário sem vidas interligadas e diariamente juntas (1Co 12).

A Igreja verdadeira feita de pedras vivas que Jesus vê e ama precisa ser feita de materiais bons. Se a edificação é feita de materiais defeituosos, você sabe que ela cairá. Se a madeira que sustenta o telhado estiver podre, ele cairá. Tijolos que são fracos, não feitos corretamente, ou feitos de material inapropriado, não podem sustentar peso e irão desmoronar. Do mesmo modo, se tentarmos construir a casa de Deus de material inadequado, também cairá. Se uma pessoa realmente não conhece Deus, ela não pode ser um membro da Igreja de Jesus. Para que a Casa que Deus está construindo de homens e mulheres resista, ela não poderá conter pedras ruins (1Co 3-5).

Então isso quer dizer que a Igreja, ou os indivíduos, precisam ser perfeitos? Claro que isso não é possível (1João 1). Mas de acordo com a Palavra de Deus, É NECESSÁRIO que cem por cento dos membros “amem a Luz” e “amem a Verdade” e genuinamente relacionem-se com Deus de maneira que “carne e sangue não têm revelado”. SIM, isso é necessário (Mateus 16:16-18, João 3:19-21, 1João 1-3, Ezequiel 11:19, Ezequiel 36:26, Jeremias 31:34). É sobre isso que Jesus disse que construiria SUA Igreja, se era para ser SUA Igreja. Qualquer outra coisa seria como construir uma casa com tijolos fracos ou madeira podre. A Casa que Jesus edifica é a melhor casa no mundo, e Jesus somente usa materiais autênticos e bons para edificar a Sua Casa.

Mais uma vez, isso NÃO quer dizer que toda pessoa é perfeita. O que quer dizer é que toda pessoa quer amar e obedecer a Jesus e ela não menospreza a ajuda dos outros que querem ajudá-la a amar e obedecer a Jesus e ela quer esse tipo de ajuda. Bom material de construção para a Casa de Deus é quando a pessoa “ama a luz”, de acordo com Jesus. Material de construção ruim, como madeira podre, é alguém que não quer essa ajuda. Essa pessoa diz: “Não me julgue. Cuide da sua própria vida”. Ela diz de maneira defensiva: “Tire a trave do seu próprio olho”. Isso é material de construção ruim, o qual Deus disse que não é aceito na Sua Casa. Jesus não vai construir a Sua casa dessa maneira. Isso é madeira podre e será completamente eliminada do meio do povo (At 3:23, Mt 18, 1Co 5). Numa igreja Verdadeira, uma pessoa que age dessa maneira não é bem-vinda. Não importa quanto dinheiro ela tenha ou quanto conheça a Bíblia. Essa pessoa pode ser até mesmo um “líder”, mas se não tem um espírito sensível aos ensinamentos de Jesus, então não pode ser parte da Igreja verdadeira de Jesus, que é feita no Espírito. Se ela, depois de resistir a amor e súplicas, ajuda e paciência, é permitida a continuar entre o Povo de Deus, seria, da nossa parte, desprezar Jesus por ignorar os Seus mandamentos.

Se alguém é salvo, TERÁ o Espírito Santo (Rm 8:9 Gl 3, Ef 1). E a PROVA de que tem o Espírito Santo habitando nele (não importa quantas vezes lhe conta um grande “testemunho” e diz “Senhor, Senhor!” Mateus 7) é que ama obedecer. É uma nova criatura e agora ama a Luz, e ama a Verdade (2Ts 2:10), e “como um bebê recém-nascido”, “almeja” que a Palavra de Deus seja aplicada na sua vida (1Pedro 2). Se uma pessoa tem o Espírito Santo, ela amará a Luz e amará a Verdade... e então a sua conduta começará a mudar. Ela se arrepende do modo como trata seu marido ou esposa, e muda. Ela se arrepende do modo como trata os colegas de trabalho, as suas crianças, ou os vizinhos, e muda seu comportamento. Ela se arrepende dos pecados passados e maus hábitos; muda e se torna mais madura.

O presente do Espírito Santo é o depósito que garante a herança dela. “Esse é o veredicto” disse Jesus em João 3. É isso que separa uma pessoa inocente de uma pessoa culpada. Não que todas são perfeitas, mas TODAS aquelas que têm seus pecados perdoados “amam a Luz”. Elas têm o presente do Espírito que antes não tinham. Agora, de lá do fundo, os seus corações de pedra já se tornaram corações de carne, sensíveis. Do fundo do seu interior, Deus está fazendo-as manter os seus mandamentos e decretos. Elas se preocupam profundamente com as palavras de Jesus sobre como agem. As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque elas têm o Espírito de Jesus. As ovelhas dizem: “Eu quero seguir Jesus! Conduza-me nessa direção”. As cabras dizem: “Deixe-me só! Eu faço milagres! Eu dou meu dinheiro para os pobres! Sei de muita coisa. Eu sou melhor que você e não me preocupo com o que você diz”.

Um Cristão, um participante da Nova Aliança, ama a Verdade (2Ts 2:10) e ama a Luz (João 3:19-21), e agora se tornou “participante da natureza DIVINA” (2Pe 1:4, Rm 6:1-14). Essa é a prova de que o Espírito vive nele ou em qualquer um de nós. Não precisamos apenas aceitar a palavra de qualquer um só porque diz: “Senhor! Senhor!” Somente uma pessoa que entregou a si mesma e sua vida a Jesus e então foi Tocada pelo Céu e Habitada pelo Criador das Galáxias é realmente salva e um “membro” da Sua Igreja local (Rm 8:9-11, Lc 9:57-62, João 1:12-13, 3:16-21, 1João 3:8-10, 5:18-20).

Um Verdadeiro Candelabro, uma Igreja autentica, é LIMITADA (isso quer dizer 100% dos “membros”!) àqueles que já tiveram uma revelação do Filho “que carne e sangue não têm revelado, mas é o Pai no Céu que tem se revelado a eles”. Não é sobre proximidade, ou conhecimento nem “compromisso” ou educação/formação. É sobre um encontro com Deus Pai, na Pessoa do Seu Filho, onde a morte produz uma Vida que exemplifica Deus, Vida Zoe, que não vem de algo (João 3:5-8, João 12:24, Rm 6:1-14, Gl 6:14-17). Com certeza existem aqueles que precisam de “cuidado especial” e outros que estão decidindo no seu “mais um ano” (João 13:8-9, João 15, 1João 2:19, Judas 11-25).

Ou temos Vida SOBREnatural com Ele e um com o outro, ou NÃO é Cristianismo Bíblico e NÃO é uma Igreja legítima. Com certeza existem pessoas Salvas “freqüentando” organizações que não são realmente Igrejas, embora dizem ser igrejas. Isso é um outro assunto. Simplesmente estamos dizendo que não vamos tocar o Seu Trono (vamos somente alcançar o nosso “psuche”, emoções e sentimentos) se não vivermos lado a lado em Vida ZOE juntos—momento a momento conectados ao Cabeça e um ao outro. Um “culto” cerimonial que é feito “para a Sua glória” ou para aprender mais fatos sobre Ele, ou para descer fogo do Céu com nossa música—historicamente, isso têm mudado poucas vidas para se tornarem a imagem do Filho. Ou estamos compartilhando na Essência da Divindade juntos diariamente, ou não é Vida Eterna, nem um Candelabro e Igreja, como definido por Deus. “Um pouco fermento leveda a massa TODA”.

Não devemos ser bebês que dizem coisas certas, mas não vivem como Jesus vive. E a Igreja não é uma coleção de Cristãos impostores que dizem as coisas certinhas mas não têm o Espírito de Jesus vivendo, como Pessoa, no seu interior. Jesus é um grande Construtor. Ele não vai edificar com pedras que se esfarelam ou madeira podre. Ele quer construir uma Casa Gloriosa para morar—uma que é digna do Rei que Ele é. Por isso os materiais de construção na Casa de Deus precisam ser da melhor qualidade. A verdadeira Igreja que é feita por Deus, não por mãos de homens, é feita de pedras vivas—Cristãos verdadeiros—e nunca com pedras mortas, tijolos, ou feno. Jesus irá construir somente com materiais de construção bons. Se nos casamos com Ele em Aliança e Juramento, deixamos todos os outros amores, Nascemos duas vezes, temos corações abertos, amamos os Seus ensinamentos, realmente queremos mudar as coisas em nossas vidas que precisam mudar, e viramos o nosso rosto a Ele em momentos de adversidade ou dificuldade, pedindo a Ele e a nossos irmãos e irmãs por ajuda, então somos lindas pedras vivas para a Casa em que Jesus mora. Nós podemos e devemos ser uma Noiva gloriosa para Jesus. Esta é a Boa Nova do Reino de Deus.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon