Parte 7: Filhos Verdadeiros

6/7/1994

Nossos corações clamam: “Papai, Papai!”

“Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão.” (Rm 8:12, 13) Há uma correlação direta entre viver pelo Espírito e destruir os atos do corpo. Não pense que pode ter um sem ter o outro. Há uma correlação clara e direta. Se viver pelo Espírito, os atos do corpo serão derrotados por completo em seu coração e em sua vida. Mas se não estão sendo destruídos com glória cada vez maior, então você não está vivendo pelo Espírito ainda. Não está crendo nas Boas Novas de Jesus de coração. Está vivendo pelo que vê e não pela fé.

Deus está nos chamando para viver Nele, para crer totalmente na Palavra Dele e crer totalmente Nele para a reconciliação entre nós e Ele, entre você e Ele. Cremos Nele que a inimizade pode ser resolvida, e até além disso, que podemos nos tornar como o próprio Filho de Deus em nossos corpos mortais.

“...todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:14) FILHOS VERDADEIROS. Esse relacionamento de família com Deus que todos nós almejamos desesperadamente vem de viver no Espírito em vez de viver por coisas externas. Somente então podemos experimentar sermos filhos, como Deus pretende para nós. “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’.” (Rm 08:15) O Espírito de Deus clama em nossos corações: “Papai, Papai!” Com esse tipo de coração e espírito, nos aproximamos mais e mais Dele e as obras da natureza pecadora só definham ao nos apaixonarmos mais e mais por Ele. À medida que somos restaurados e retornamos a nosso Primeiro Amor, as obras da natureza pecadora não têm mais domínio sobre nós! Essa é a Nova Aliança. Ele muda nossos corações e nos leva a guardar Seus mandamentos e decretos. Se isso ainda não se tornou real para você, é porque não está vivendo na boa terra ou da “fartura da terra”. Você não está vivendo na herança que Deus deu a você. E a razão de não estar é porque ainda está vivendo de acordo com coisas externas, em vez de viver completamente saturado na pessoa de Jesus como o cumprimento de toda exigência do Pai, em você.

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.” (Rm 8:16,17a) Não somos apenas crianças pequenas, mas herdeiros de todas as riquezas de Deus. Não apenas “salvas” para dentro da família, mas herdeiros de todas as riquezas que Jesus experimentou. “Ohhhh, a profundidade da riqueza!” É tudo nosso! Todas as grandes e preciosas promessas são nossas em Jesus Cristo ao nos tornarmos “participantes da natureza divina” e ao “acrescentarmos à nossa fé” (2Pe 1:4-8).

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Rm 8:17) Participar dos sofrimentos Dele significa mais do que ter uma atitude boa quando “coisas ruins” acontecem com você. Certamente, parte de “participar dos Seus sofrimentos” significa que você vive pela fé apesar das coisas ruins que acontecem com você... você não reage ou se ressente ou agride outros. Você vive pela fé no Filho de Deus. Não há como pressionar ou provocar você porque, afinal, você é um homem morto! Nós vivemos pela fé no Filho de Deus. Já não somos nós que vivemos. Esse é o desejo do coração de Deus para nós que participamos da comunhão do sofrimento Dele pelas coisas difíceis da vida. Mas tem MAIS...

Nós também fomos feitos para ter parte no tipo de sofrimento que Pedro descreveu – encarar pecado no homem interior e lutar contra estar morto para o pecado (os desejos pecaminosos que guerreiam contra nossas almas). Nós encaramos essa luta com esperança em nossos corações, plenamente convencidos de que Deus é capaz de cumprir Suas promessas. Há aquela dor que você sente de querer fazer algo e não conseguir. Há aflição interna quando quer honestamente vencer o pecado, mas fica aquém. É como ir à geladeira, desesperado por não ser um escravo da comida, e então cair. Abrace esse tipo de sofrimento também. Esteja disposto a sofrer com Ele através do processo de se tornar herdeiro, não apenas um membro da família, mas herdeiro. Esteja disposto a sofrer com Ele, ao continuar a “crer Naquele que Ele enviou”. Assim como “toda a criação geme enquanto espera a manifestação dos filhos de Deus... nós também gememos”. Esse processo de sofrer é algo que precisamos aceitar, não nos ressentir. Precisamos receber o sofrimento. “Embora Jesus fosse Filho de Deus, Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu.” Precisamos ABRAÇAR a comunhão do sofrimento de Jesus, não somente nas injustiças da vida, mas nos conflitos dos nossos próprios membros. Apesar do conflito, apesar da falha, nós cremos Naquele que o Pai enviou.

Confiamos que o Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”... pode TAMBÉM nos moldar ao caráter e à imagem de Jesus. Ele fará isso e eu creio de todo coração. Se eu crer nisso e unir a Palavra Dele com fé, então, como o escritor de Hebreus disse, verei o poder manifesto de Deus no meu próprio coração e vida, independente da minha personalidade ou história. Verei isso nos meus relacionamentos e nos frutos que dou no mundo. Amém?? Participe da comunhão do sofrimento do homem interior, seja vindo do lado de fora ou do lado de dentro. Participe da comunhão, do sofrimento. Implore a Deus no meio da tempestade, no meio das provações. Fixe seus olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. “Aperfeiçoou... estão sendo santificados,” ao clamarmos a Deus, lavado no Sangue do Cordeiro, nos apresentando com toda confiança diante do Seu trono de graça. Fazemos confiantes todos os nossos pedidos a Deus por causa do Sangue de Jesus e do caráter de Jesus e das promessas de Deus: as promessas que serão cumpridas em sua vida pessoal, se você crer. Se você crer e tomar parte na comunhão dos sofrimentos Dele em meio à guerra, Ele transformará você de glória em glória em glória.

Consegue crer nisso?? Você crerá nisso??? Consegue crer no Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”? Consegue crer que o sol poderia bilhar na escuridão da noite, em um instante, bem onde você está? Consegue crer nisso? Eu consigo crer nisso!! Isso não me incomoda nem um pouco!! Se Ele consegue fazer no meu coração as coisas que Ele já fez, então fazer o sol brilhar no escuro é uma coisa pequena! E o contrário é verdade também. Se Ele consegue pendurar estrelas no céu, então o que Ele precisa fazer em mim é também tão pequeno! Não há dúvida na minha mente sobre isso. Há certamente momentos quando luto e combato com descrença. Mas quando volto à essência, sei que, já que Deus deu Seu único Filho, “quanto mais todas as coisas”? Volto para as Boas Novas de Jesus Cristo, e digo: “Preciso crer... Preciso crer que Você tem um interesse em mim. E Pai, Você é capaz, e Você me ama. É obvio, então eu creio.”

Por favor, continue a se aprofundar nessas coisas em seu coração. Implore a Deus, a Pessoa, para mostrar e ensinar a você essas coisas. Implore a Ele para manifestá-las em você, e para dar a você a forma de expressão para que possa falar dessas coisas e transmiti-las às pessoas à sua volta. Continue implorando a Deus, que é uma Pessoa, para manifestar Ele Mesmo a partir do amor Dele todas essas coisas que temos conversado.

Pai, gostaria de conversar com Você em nome de todos que estão lendo isso. Realmente espero que possa ser em nome de todos que estão lendo isso. Pai, cremos em Você. Se Você daria Seu único Filho, quanto mais todas as coisas? Cremos que Você é capaz e que Você deseja isso de nós. Em meio ao conflito, lutas, fracasso, dor e sofrimento, recebemos tudo isso como o gemido que está de acordo com o milagre que Você está fazendo em nossas vidas. Cremos em você apesar de nosso fracasso e nossa própria carne e apesar de nossas personalidades e histórias. Cremos que você é o Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz” e que Você fez a Glória de Deus brilhar na face de Jesus e ressuscitou Ele dos mortos pela eterna Aliança do Sangue. Cremos que, por Seu Espírito ter pego o caos do universo e o transformado em ordem, Você pode fazer a mesma coisa em nossos próprios corações e mentes e vidas. Nós cremos em você, Ó Deus.

Por favor!!! Entre em nossas vidas de maneira espetacular. Nos mude não por nossa causa, mas para a Sua Glória. E nós daremos a Você toda a glória, integralmente, em nossas vidas, prometemos. Você merece toda ela, e não tomaremos nada para nós mesmos porque sabemos que Você é zeloso, e não compartilha Sua Glória com nenhum homem. Cremos que Você quer nos levar até o fim de nós mesmos para sabermos que não temos nada sem ser Você... E como resultado Você viverá em nós com medida cada vez maior. Estamos ávidos por mais – não por nós, mas para que Jesus não seja mais blasfemado entre as nações. Queremos que Ele receba a Noiva que Ele merece, pela qual Ele já esperou por tempo demais. Senhor, volte logo! Sabemos que isso é condicional a estarmos prontos. Confiamos em Você para nos aprontar, nos ajudar, mudar nossos corações e mentes, nos transformar pela renovação de nossas mentes. Cremos que Sua Palavra é verdadeira e Seu caráter é fiel e que Você é amor, então não temos nada a temer. Deus, damos glórias a Você. Você é um Deus grandioso e maravilhoso e temeroso, e levantamos nossos corações a Você como um Deus que cumprirá Suas promessas a nós. Amém.

A natureza de ser Filho

A natureza de ser adotado como filho e a natureza de ser coerdeiro com Cristo é algo que acontece no reino espiritual. Ser um filho não é algo que você pode reivindicar com base em um monte de palavras, nem é algo que você fez ou disse uma vez. Não é baseado em ter o “sistema correto de crenças” sobre Jesus ou algo assim. Ser filho verdadeiro, a verdadeira herança em Cristo, é algo que só pode ser percebido no Espírito. “O Espírito testemunha ao nosso espírito, ‘Aba, Pai’.” Há uma qualidade de ser filho, ser “coerdeiros junto com Cristo”. “O que conta não é ser circuncidado ou não, o que conta é ser uma nova criação.”

Se vivermos pelo Espírito de Deus e recorrermos a Ele em comunhão, então poderemos ter comunhão de modo ESPECTACULAR, um com o outro. Essa é a base sobre a qual vivemos nossas vidas. Não é sobre ser circuncidado ou não, o que conta é ser uma nova criação (Gálatas 6:15). É isso que estamos procurando uns nos outros – Vida Espiritual. Estamos procurando vida com “V” maiúsculo. Essa é a base da comunhão – não o que dizem ou o que fazem ou o que sabem, mas há Vida? Vejo Jesus nesta pessoa? Preciso saber, porque só posso ter comunhão com Ele. Não me importo com o que uma pessoa me diz, é somente com Jesus que posso ter comunhão. Você consegue ver isso? Vê como é importante?

Se aceitarmos um substituto, uma base alternativa de comunhão e Vida, vamos desvalorizar Jesus. Vamos também enganar aqueles a quem estamos estendendo nosso coração e nossa comunhão. Se construirmos uma falsa comunhão baseada em coisas externas, nós roubamos um do outro qualquer desejo ou fome de encontrar a coisa real. Se todo mundo pensa que eu sou ótimo e continua me elogiando quando não estou indo tão bem no meu próprio relacionamento com Deus, então vou me encontrar em uma batalha. Não tenderei a ser tão honesto com Deus quanto eu preciso ser para encontrar a coisa real na minha vida. Alguém está me dando algodão doce, então não estou com fome quando chega a hora do jantar. Estou comendo doces o tempo todo – as pessoas estão me estufando com uma comunhão que não se baseia no discernimento espiritual. Então, quando é hora de comer a verdadeira refeição, eu rejeito. Eu não estou interessado porque não tenho apetite para isso.

Mas e se tudo for tirado de mim, exceto carne e pão reais do Céu? E se ninguém me der nem mesmo um pedaço de algodão doce e não se contentar com nada além de Pão do Céu – bebida real e alimento real para mim? E se nada for dado para me satisfazer até que a coisa real esteja presente? Talvez assim haja esperança de que vou encontrar Jesus e de que algo será transformado em mim além da simples mudança intelectual ou social. Talvez assim haverá algo sobrenatural… uma criança “não nascida por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade do marido, nem por pressão de outros, mas nascida de Deus”.

Apenas se contente com carne real, bebida real, comida real – pão REAL do Céu. Isso só pode vir desde que não alimentemos uns aos outros com doces até chegarmos lá. Isso soa duro? Isso é duro. Soa difícil viver assim de ambos os lados do relacionamento? É difícil receber alguém que não me dê nem um docinho? Sim, é difícil estar nessa situação quando ninguém parece me dar atenção. Sinto-me enganado; sinto-me desprezado. Mas se formos fiéis e tivermos corações abertos, o resultado final será algo muito SOBREnatural em vez de natural. Você precisa ter olhos para ver e uma esperança em seu coração. Insista e persevere, como o homem que veio recorrer ao seu amigo à meia-noite. Ele disse: “Eu preciso de pão, eu preciso de pão”. Ele poderia ter pego ervas daninhas no jardim e comido, eu suponho, mas ele estava indo atrás de algo real. Ele insistiu e perseverou. Se tivermos esse tipo de coração com Deus e uns com os outros, Deus ouvirá nosso clamor.

Jesus prometeu que seria necessário ter perseverança para encontrar a coisa real, mas que Ele ouviria porque Ele ama dar coisas boas aos que clamam por Ele. Vai exigir perseverança para encontrar a coisa real, e se não estiver disposto a isso, você vai perder. Ele nos ensinou a pedir e a continuar pedindo, a sermos persistentes. “Eu me deixarei ser encontrado por aqueles que me procurarem de todo o coração.” Ele nos coloca em situações em que dar menos do que todo o nosso coração é inaceitável para Ele. Ele não vai nos receber em termos que sejam diferentes de: TODO o nosso coração.

Por isso aquele homem maravilhoso chamado de jovem rico perdeu tudo. Mesmo sendo um excelente rapaz, ele não estava disposto a desistir da “uma coisa que lhe faltava”. Então Jesus não teria comunhão com ele, e agradecemos a Deus porque Ele não faria isso. Se o jovem rico tivesse vindo a Jesus com base em algo menos do que todo seu coração, não haveria nada real. Ele teria sido enganado e iludido em pensar que pertencia verdadeiramente a Jesus. Apenas por “passar tempo com Jesus”, ele teria pensado que era realmente parte Dele. Mas ficar por perto de Jesus não significa nada. No evangelho de Lucas, Jesus diz: “Então vocês dirão: ‘Você ensinava em nossas ruas, você comia em nossa mesa’. Mas Ele responderá, ‘Afastem-se de mim, não os conheço’” (Lucas 13:26-27). Na percepção deles, eles passavam tempo com Ele e disseram as palavras certas: “Senhor, Senhor”. Mas passar tempo com Jesus não faz de nós parte Dele.

Seja grato

Então, receba o fato de que Deus, da Sua graça, Sua bondade e Sua misericórdia, não irá nos dar um placebo. Ele quer que tenhamos a coisa REAL e Ele não nos dará um placebo para nos satisfazer! Pelo contrário, Ele nos fará miseráveis e nos fará ficar de pé na porta, batendo e batendo até que nossos corações estejam verdadeiramente no lugar certo. Então Ele virá e nos dará abundantemente da festa que Ele preparou para nós desde o princípio dos tempos! Agradeça a Ele e não se ressinta pelo fato de que Ele se afasta de você de certas maneiras e em certos momentos. Ele quer a coisa real para você... o tudo, nada pela metade! Ele não quer nos ver “parecendo árvores andando” – Ele quer que vejamos claramente como aqueles que foram inteiramente e totalmente curados!! Este é o presente Dele para nós. Ele não responderá a porta até que nossos corações estejam no lugar certo. Agradeça a Ele por isso. Não se ressinta nem tenha esse rancor contra outras pessoas. Não tenha esse rancor contra Deus, em vez disso seja grato: Ele nos AMA!

E, do outro lado dessa mesma moeda, não ofereça comunhão superficial e insensata que não se baseia no discernimento espiritual. Não construa seus relacionamentos, oferecendo seu humor e afetos e os segredos do seu coração sem discernimento espiritual. Você pode estar alimentando alguém com um placebo quando a pessoa não está realmente conectada a Deus. Se ela realmente não perdeu a vida a fim de achar Ele, você pode estar lhe dando um falso Messias. Se você lhe der falsa comunhão, a pessoa nunca estará com fome suficiente para que anseie a coisa real, e não deixará que a semente caia na terra e morra. Eles continuarão levantando-se vez após vez, e até mesmo culparão outros: “Bem, você é meu amigo verdadeiro, e eles não”. Você pode criar lutas e contendas e realmente manter pessoas afastadas de Deus por ter comunhão baseada em algo diferente do Espírito.

Exerça cautela em vez de suposições superficiais que acabam roubando as pessoas de encontrar o verdadeiro Cristo. Eu sei que é difícil receber isso dos outros. É difícil e doloroso viver assim. Mas como Paulo disse: “Se de fato estivermos dispostos a participar dos Seus sofrimentos, também participaremos da Sua glória”. Não há maneira de descrever ou compreender Glória, sem entender também os sofrimentos que Jesus teve.

Devemos aprender a dor que Ele sentiu quando Ele precisou dizer: “Quem são minhas mães, meus irmãos e minhas irmãs?” Para aqueles sentados no círculo ao redor Dele, Ele disse: “São estes. Aqueles que fazem a vontade de Deus.” Deve ter causado grande dor em Seu coração dizer isso sobre Sua própria mãe. Mas ela ainda não estava pronta. Ela tinha vindo para buscá-Lo à força pois “Ele estava fora de si”, diz o Evangelho de Marcos. Ela ainda não estava pronta. “Uma espada atravessará seu próprio coração também, Maria,” como Simeão tinha dito a ela. “Você não vai sair fácil dessa. Ele será um escândalo e uma pedra de tropeço para você, também.” Ninguém escapa da pedra de tropeço. Ninguém escapa do sofrimento no homem interior se quiser encontrar o Poder do Espírito de Deus de maneira real. Devemos participar da comunhão de Seus Sofrimentos, para que possamos também experimentar Sua Glória.

Assim, à medida que avaliamos a nós mesmos e o mundo em que vivemos, é importante que façamos um julgamento justo, que nunca é baseado no exterior. Nunca devemos condenar uma pessoa com base no exterior e também nunca receber uma pessoa base no exterior. Esses são julgamentos que não temos o direito de fazer. Não temos o direito de receber alguém apenas porque diz ou faz ou crê nas “coisas certas”, ou porque afirma ser algo. Não temos o direito de receber qualquer um com outra base que não seja no Espírito… o Espírito testificando junto com nossos espíritos, filhos “Aba”.

Algumas pessoas são inclinadas a dizer: “Quem sou eu para julgar?” e vão em frente e recebem qualquer um que reivindica que deve ser recebido. “Você precisa me receber, porque eu creio na coisa certa, e digo e faço as coisas certas. Você não pode me condenar, porque não há condenação para os que estão em Cristo.” E você diz: “Bem, tá bom. Mesmo que meu espírito diga que algo está seriamente errado, você parece dizer e fazer e crer nas coisas certas. Acho que não tenho escolha. É melhor não julgar, para não ser julgado.” Assim, com base apenas nas coisas externas, julgamos as pessoas como inocentes. Mas nós não temos esse direito! Somente o Espírito de Deus tem o direito e a liberdade de testificar “Aba”, e unir corações no Espírito. Somente o Espírito nos une na família de Deus em um espírito que nos adota como filhos.

Da mesma forma, não temos o direito de condenar qualquer pessoa com base em seu exterior… na forma como age, sua personalidade, sua aparência ou até mesmo os erros que comete. Neste caso, quem jamais receberia Davi com o mesmo nome de Jesus – “Filho de Davi”? Quem jamais receberia Davi como um homem para admirar – como um homem segundo o coração de Deus? Com base nas coisas externas, nós não faríamos isso; ele cometeu alguns erros sérios! Nós o colocaríamos em segundo plano em algum lugar, mas certamente não desejaríamos ser como ele nem torná-lo nosso exemplo. Contudo, Deus o exaltou acima de todo o Seu povo. O mesmo foi verdade sobre Abraão. Em que base ele é exaltado acima de todos os outros homens na terra? Em qual base? Olhe para as coisas que ele fez e disse e as decisões que ele tomou! Ele fez coisas estúpidas e pecaminosas! Mas Deus está procurando algo dentro de um homem, e é muito importante que aprendamos a procurar a mesma coisa. Nós não julgamos baseado nas coisas externas – nem para o bem, nem para o mal.

Deus está nos chamando para viver em discernimento espiritual. Romanos fala do fato de que, para viver na Glória da Vida de Jesus, é obrigatório que nossas mentes sejam controladas pelo Espírito. Devemos viver neste testemunho do Espírito, testificando com nosso espírito: “Aba”. Quando olhamos um para o outro, devemos procurar por esse testemunho de “coerdeiro em Cristo”, esse testemunho de glória, esse testemunho de filhos de Deus, esse testemunho mútuo de “Aba”.

No Espírito é a ÚNICA base pela qual podemos julgar. Se você não aprendeu a julgar no Espírito, será impotente em sua caminhada com Deus. Não será capaz de tocar nas coisas que Jesus quer tocar. Você irá passar por cima delas e será ingênuo circunstância após circunstância. Você julgará negativamente aqueles que não “fazem as coisas certas” ou que têm personalidades que você não gosta, ou que cometem erros, como Davi e Abraão. Você as rejeitará com base em coisas externas. Então você julgará de forma positiva aquelas pessoas com boa fala e que dizem as coisas certas, e cujo “testemunho” é absolutamente limpo. Nada que você vê na vida deles parece ser um problema, então você os recebe com base em coisas externas. Mas Deus não julga um homem com base no exterior… Ele olha para o coração. Davi foi julgado segundo o coração.

Quero encorajá-lo, como Paulo está testemunhando aos romanos, que a natureza da vitória espiritual e a natureza da comunhão espiritual estão no Espírito. Não são encontradas com base em uma camada socioeconômica, idade ou personalidade comum ou interesses em comum, nem mesmo sistemas de crenças comuns, em si. Nenhuma dessas questões é a base sobre a qual poderíamos ter comunhão uns com os outros e ser coerdeiros juntos em Cristo. Temos que ver muito além das coisas exteriores e “não julgar nada segundo a carne”, como disse Paulo. Devemos somente discernir no reino espiritual. Aqueles que têm a mente de Cristo podem discernir todas as coisas (1Co 2). Aqueles que não têm a mente de Cristo são bebês carnais que vivem na carnalidade, e como Paulo passou a dizer: “não posso falar que são espirituais”. A capacidade de ter comunhão corretamente deve ser baseada em discernimento espiritual, não em discernimento pelo exterior. Escolher dar seu coração ou recusar dar seu coração: ambos devem basear-se no discernimento espiritual, não nas coisas externas.

Estou chamando você para um plano mais elevado de existência! Não decida aonde ir, o que fazer e com quem jantar com base apenas no exterior. A intenção é que todos nós cresçamos no Espírito e aprendamos a fazer um julgamento justo. A intenção é aprender a discernir todas as coisas e viver no Espírito… ter comunhão somente com o que Jesus está tendo comunhão, e afastar-se das coisas que Jesus se afastou, porque entristeceram o Espírito Santo Dele. Você nem precisa ver ou conhecer uma pessoa consideravelmente, ou passar bastante tempo com ela, para ser capaz de discernir essas coisas. Se você vive no Espírito, você será capaz de discernir essas questões exatamente como Jesus fez.

Trata-se de VIVER uma Vida Vitoriosa! Trata-se de derrotar o pecado em sua própria vida e discernir corretamente no Espírito aquelas coisas que testificam “Aba” e a qualidade de ser filho. Coerdeiros juntos em Cristo por causa de uma revelação que carne e sangue não podem revelar – essa é a base sobre a qual a Igreja é construída. Precisa ser SOBRE-natural! “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja contra a qual as portas do inferno não prevalecerão.” Se não for baseado em uma revelação que somente o Pai pode dar, então as portas do inferno prevalecem. Faremos as decisões erradas vez após vez. Vamos excluir o que Ele estiver recebendo e receber o que Ele estiver excluindo – em nossa própria vida, bem como na vida de outras pessoas. Sem revelação, seremos miseráveis em nós mesmos, vivendo constantemente no fracasso de Romanos 7. Estaremos sempre falhando em Romanos 7, e não teremos verdadeira comunhão uns com os outros, porque estaremos constantemente tomando decisões segundo a carne. Nunca seremos capazes de cumprir as exigências de Deus em nosso corpo mortal como Ele prometeu que poderíamos se vivêssemos pelo Espírito.

Viva pelo Espírito que nos adota como Filhos

ENTÃO, Viva no ESPÍRITO!! É um chamado para viver no Espírito, para que você possa encontrar vitória sobre o pecado, a tentação, a provação e o sofrimento dentro de si mesmo, e também encontrar a verdadeira comunhão uns com os outros. Devemos viver somente pela revelação que vem do Pai, porque é apenas sobre essa rocha que Jesus constrói a Sua Igreja e contra a qual as portas do inferno não podem prevalecer. A única maneira de vencer satanás e de ter vitória sobre ele pessoalmente e corporativamente é fazer morrer os atos do corpo pelo Espírito. Viver pelo Espírito de verdadeiros filhos que testemunham juntos, coerdeiros, coerdeiros! Devemos viver pela Revelação que o Pai dá e não por coisas externas.

Apoiar-se em seu próprio entendimento ou no entendimento de outros é uma falta de vida espiritual e uma extinção do Espírito de Deus. Não se voltar para Ele, irá deixá-lo continuamente impotente, perpetuamente cometendo erros na vida e perdendo oportunidade após oportunidade. Você verá um sinal de alerta após o outro na vida de uma pessoa, mas não agirá com base em nenhum alerta, por que achará que alguém certamente teria dito algo se fosse realmente um problema. “Bem, eles já estão aqui há muito tempo, e se houvesse um problema, alguém certamente teria dito algo, por isso deve estar tudo bem.” “Provavelmente estavam apenas brincando.” Enquanto isso, todos os sinais de alerta juntos resultam na morte de alguém, o que poderia ter sido evitado! Se alguém estivesse disposto a se jogar na frente de um trem de carga, isso poderia ter sido evitado antes que fosse tarde demais. Temos que viver pelo Espírito.

O testemunho do coração de Deus é o Evangelho de Jesus. E o Evangelho de Jesus e do Reino envolve o Poder do Espírito de Deus vivendo dentro de você. Paulo chegou a dizer que se você não tem o Espírito de Cristo e não está vivendo pelo Espírito de Cristo, você não é Dele! É claro assim no coração de Paulo – precisamos viver pela Vida do Espírito de Deus! Se vivermos pela carne, morreremos. Mas se vivermos pelo Espírito, o Espírito que nos adota como Filhos, certamente viveremos.

“O pensamento controlado pelo Espírito traz vida e paz.” Se você vive pelo Espírito, você não vai se pegar cometendo 10.000 erros… sempre para frente e para trás, para frente e para trás, imaginando o que as pessoas pensam e se perguntando como vai errar na próxima vez. Consegue se identificar com isso? Já se sentiu assim? “O que as pessoas pensam? Como conseguirei fazer isso certo? Bem, já falhei antes; provavelmente falharei de novo. Se fizer isso, o que eles vão pensar?” É sempre essa coisa de “eles”. Essa teia de pensamentos não acontece quando você vive pelo Espírito da Vida. O pensamento controlado pelo Espírito traz vida e paz. Isso não significa que a vida é sem erros! Mas será 99% menos cheia de erros insensatos se permanecermos Nele e não fizermos nada sem Ele, como Ele nos chamou para fazer.

As portas do inferno não prevalecerão se vivermos pela Rocha da Revelação que o Pai nos deu. E isso é o que Paulo diz mais adiante ser o segredo disso tudo. Você quer fazer morrer os atos do corpo? Então não viva por um monte de coisas externas... viva pelo Espírito. Deixe sua mente ser controlada pelo Espírito da Vida. Encontre o testemunho da vida dentro de si mesmo e o Espírito de Deus testificando com seu espírito: “Aba!” Com esse tipo de vida, vocês encontrarão comunhão uns com os outros e comunhão com o Deus Vivo. Você encontrará uma liberdade simplesmente inacreditável em comparação com o tipo de vida de Romanos 7 que a maioria das pessoas vive perpetuamente. Esta é a sua herança: coerdeiros com Cristo. “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros.” Não estamos apenas falando sobre nascer para dentro da família Dele. Estamos falando de herdar as riquezas de Jesus nesta vida e na vida futura, a vida eterna. Se filhos, também herdeiros!

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Romanos 8:17) Se você quer saber o que ele quer dizer com “herdeiros”... glória é a questão! Jesus está trazendo muitos filhos à glória (Hebreus 2:10). A intenção de Deus para nós é ter vida em abundância, uma vida completa, reinando em vida, o poder de uma vida indestrutível, paz que excede todo o entendimento, experimentando os poderes da era que há de vir (Jo 10:10, Ro 5:17, Hb 7:16, Fp 4:7, Hb 6:5). Somos herdeiros disso – cheios de Glória! Não apenas filhos, mas também herdeiros.

EXPRESSE o Jesus ressuscitado

“Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada…” (Romanos 8:18) Não diz: “para nós será revelada,» mas “em nós será revelada». Você sabe a diferença entre essas duas coisas? A diferença entre a glória que é revelada para nós, e a glória que é revelada em nós? A intenção de Deus é revelar Sua Glória EM você. Você crê nisso? Você tem que crer nisso – essa é a promessa Dele a você. Você nunca experimentará a realidade de Sua Glória em você na era presente em qualquer medida, a menos que você creia nisso. Olhe para Deus e diga: “Deus revele sua Glória em mim!” Não pense: “Ora, sou muito modesto. Sou muito humilde para pedir que isso aconteça.” Não! É o desejo Dele e é para o louvor da Sua Glória que Ele revela Sua Glória em nós, não apenas para nós. Não se conforme com: “Quando morrermos e formos para o céu, veremos Sua Glória. As ruas são pavimentadas com ouro e há uma mansão...” Ele não está falando disso. Ele está falando sobre revelar Sua Glória em nós. Não é apenas revelado para nós, onde “Ah, agora eu entendi.” Não! Nós somos isso agora! Nós SOMOS isso agora. Esse é o objetivo Dele para sua vida – ter a Glória Dele revelada EM você!! Você precisa crer nisso.

E quanto mais você crê nisso e esse for o desejo do seu coração, mais expectativa você terá para… “esta esperança que não decepciona”. Você terá o Amor de Deus derramado em seu coração pelo Espírito Santo. Isso é GLÓRIA, se você quiser definir termos. Vou apenas plantar isso como uma semente. Se você realmente quiser conhecer a experiência da Glória Dele, você precisa crer que é a plena intenção Dele atrair você e revelar a Glória Dele em você e através de você, na medida plena da estatura do Filho de Deus. É a intenção Dele que você seja capaz de fazer morrer os atos do corpo pelo Espírito. O Espírito de Deus testificando com o seu espírito: “Aba! Aba!” E experimentando isso continuamente, não apenas em alguns raros momentos de êxtase enquanto está ouvindo um cântico de louvor. Estamos falando sobre a Vida de Deus brotando de dentro. “Rios de água viva, fluindo do homem interior”, disse Jesus. Rios jorrando de seu interior! Para quem? Para aqueles que CREEM! (João 7) Isso não é para os heróis espirituais ou para as pessoas que falam muito bem. Isso é para pessoas, os santos simples, que realmente creem que a Palavra Dele é Verdadeira. Rios de água viva fluirão para regar os jardins de Deus e produzir Vida do deserto da humanidade. Esse é o coração de Deus para você que crê… se você crê.

“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” (Romanos 8:19-30)

Toda a criação – todo o céu e a terra, todas as estrelas penduradas no céu, todas as árvores, grama e flores silvestres, todos os rios, cachoeiras, lagos e riachos borbulhantes e todas as nuvens de tempestade – todos esses estão se dirigindo a um propósito. Eles estão todos gritando em ansiosa expectativa para você ter a glória manifesta de Deus brotando de dentro! Toda a criação espera com um rufar de tambor... você expressar o Jesus Ressuscitado!

A intenção de Deus é que você, como pessoa, como um indivíduo, pelo nome, expresse em sua vida a Glória de Deus de forma sem precedentes e sem obstáculos. A intenção de Deus é que sua vida declare Sua Glória aos anjos e aos poderes e autoridades e a todas as forças espirituais das trevas no submundo. A intenção de Deus é tomar “meros homens” como nós – carne e sangue, criados “um pouco menor do que os anjos” – e nos atrair para Ele mesmo e fazer uma Noiva de jugo igual para o Filho de Deus, Jesus de Nazaré. É um milagre, mas Deus está nos preparando e nos fazendo uma “morada de Deus pelo Espírito”. Ele está trabalhando essas coisas em todos os que creem, para todos os que têm uma revelação do Pai dessas coisas.

Olhe para Deus e clame a Ele que a glória Dele se manifeste em Seus filhos. Devemos crer que isso é o que Deus está fazendo – que toda a criação está aguardando com grande expectativa. Somente com esse tipo de coração e mentalidade, Deus manifestará essas coisas. Clame para nós crermos Nele, apesar de nossas próprias fraquezas, nossas fragilidades, as decepções na vida, nossas mágoas, rejeições e medos. “De glória em glória” em glória, Deus expressará Sua Glória. Quando O vemos face a face, estará inteiramente concluído, mas uma quantidade tremenda pode acontecer entre agora e aquele dia, para aqueles que Creem.

Certamente é verdade que há uma vitória que vence a morte e nos deixa “ir para o céu”. Mas há uma vitória AGORA que supera o mundo e nos permite vencer o poder do inimigo – a nossa fé. Creia no que Deus disse ser verdade – “sem duvidar, plenamente convencido, dando glória a Deus!” É esse o coração. Aqueles que têm a fé de Abraão são filhos de Abraão e experimentam a promessa de Isaque... Risos, de um ventre estéril. Você entende que você tem um ventre estéril? Você entende que está morto? Que seu corpo está sem vitalidade? Bom. Isso está em Romanos 1, 2 e 3. Isso está exatamente certo. Seu corpo está sem vitalidade, então você não pode fazer isso. Você só pode expressar a Glória de Deus se você deixar a semente cair no chão e morrer. Negue seu próprio eu, tome sua cruz e siga-O... não esforçando-se por reconhecimento, não lutando para realização, não se esforçando para se justificar. Reconheça completamente que seu corpo está sem vitalidade e que você não pode fazer isso. Sem Ele você não pode fazer coisa alguma. Com esse coração e essa mentalidade, Deus pode “criar” a partir do nada. Portanto, não reivindiquem nada para vocês mesmos. “Chama à existência coisas que não existem, como se existissem.” Coloque-se como nada, assumindo a forma de um escravo porque isso é tudo que você vale... e então Deus exalta imensamente. Deus nos levanta ao nos colocarmos como nada. Esta é a Boa Nova do Reino de Deus.

“E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8:23) Vimos o começo do que Deus está fazendo… Nós experimentamos os primeiros frutos do Espírito, e estamos clamando, não apenas pelos primeiros frutos, mas pela colheita toda! Nós não queremos apenas “provar os poderes da era vindoura,” queremos a refeição INTEIRA! Nós não queremos apenas um pouco na ponta da nossa língua – nós queremos a coisa toda! E nós cremos que Deus está fazendo isso – apesar de nossa decadência e nossa fraqueza, e apesar do fato de nosso corpo não ter vitalidade.

O Espírito está orando – Ele está clamando – com nosso espírito em nosso interior. “O próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” (Romanos 8:26,27) Então qual é a vontade de Deus? Pelo que o Espírito está orando?? O que é esse “gemer no Espírito” que vai muito além das palavras? O que é isso? Bem, no versículo 28“Deus age em todas as coisas para o bem.”

Na maioria das Bíblias, há um título entre os versículos 27 e 28. Mas no texto que Deus escreveu, não há títulos. Não há uma quebra de pensamento na carta original de Paulo. Então pelo que o Espírito intercede? O que Ele quer? Ele está contribuindo “todas as coisas para o bem” e o Espírito está intercedendo por vocês pelo nome. Ele está orando por você pelo nome e está clamando muito além do que pode ser expresso com palavras. “Deus, faça tudo trabalhar em conjunto para este fim. Esta criança ama Você e quer servir Você. Este filho quer fazer as coisas para Seus propósitos e não pelos próprios propósitos dele. Esta filha ama Você e quer servir os Seus propósitos e não os próprios dela. Trabalhe todas as coisas com o objetivo de torná-los na semelhança da família de Jesus” (v. 29). O Espírito de Deus está gemendo, até lutando, por você. O Espírito está intercedendo no Trono de Deus por você pelo nome a fim de atraí-lo para Sua Vida e Semelhança. Se você O ama e deseja servir os propósitos Dele e não seus próprios, então Ele contribuirá tudo para o fim de torná-lo exatamente como o Filho de Deus.

Podemos ter tal esperança, e que a “esperança não decepcionará”. Embora ainda não tenhamos visto a expressão completa, “essa esperança não decepcionará”. Recebemos essa esperança porque no coração de Deus, a obra já foi feita em nós. Ele o justificou livremente e também o glorificou livremente. No entanto, não cremos no que Ele disse, e isso é o que tem nos retido. Ele tem glorificado você. Você PRECISA crer nisso. Você precisa entender que você não é apenas carne e sangue. Sua personalidade e as coisas em que você acredita e pensa... você não está limitado a nada desse lixo. Todo o Deus Trino veio para fazer Sua morada em você! (Jo 14:23; Rm 8:9-11:1; 1Co 3:16). Se você começou na fé, e se você agora continuar a crer, em vez de tentar “chegar a seu objetivo por mero esforço humano,” então Ele trará em você a manifestação da Glória que está em Cristo Jesus. Não apenas ser filho, mas também coerdeiro com Cristo. Ele quer manifestar não apenas a salvação de Jesus, mas também a plenitude de Sua Glória e Suas Riquezas em você.

Jesus foi salvo, você não concorda? Mas esse é o fim da história, apenas que Jesus foi salvo? Não! Nem deve ser o fim para você. O fato de que fomos salvos é maravilhoso e é algo que nenhum de nós merece. Como poderíamos até mesmo pedir isso como ponto de partida? Mas Deus prometeu isso, então cremos nisso. Para aqueles que creem no Nome do Filho, Deus dá a salvação. Isso é maravilhoso, mas há mais! Há uma salvação que é uma salvação completa, uma completa libertação que envolve todos os aspectos de sua vida, cada molécula de seu corpo, cada onda em seu cérebro, cada neurônio que dispara em sua cabeça. Deus quer mudar cada palavra que sai da sua boca. Cada fio de cabelo em sua cabeça está contado e o conjunto todo se destina a trazê-lo para a medida plena da plenitude de Cristo. Essa é sua herança. Não apenas salvo com Ele, mas coerdeiro! “Não apenas um Filho,” Ele disse, o que é suficiente, “mas coerdeiro com Cristo em toda a plenitude de Suas riquezas”. Esse é o desejo Dele para você, e isso acontecerá em sua vida. Esta “esperança não vai decepcionar”, se você apenas crer.

Isso não fala de independência de forma alguma. Jesus era a plenitude da Divindade e, no entanto, submetido ao Pai sem qualquer independência. Assim também, nossa experiência do Pai, Filho e Espírito Santo vivendo dentro de nós nos torna cada vez mais mutuamente dependentes uns dos outros, não independentes de Deus ou uns dos outros. Sempre “precisaremos” “um do outro”, diz o Senhor.

“Quando Eu retornar a terra, encontrarei fé? Encontrarei pessoas que creem em Mim!? Se Eu encontrar pessoas que creem em Mim, então eu encontrarei pessoas que manifestam Minha Vida de maneira tão real e visível que até mesmo os Gentios notarão, como disse Pedro.” Até mesmo os pagãos reconhecerão a Vida Sobrenatural de Cristo e eles vão querer se segurar em seu manto. “Leve-nos para o seu Jesus!!” Esse é o coração de Deus para você – essa é a sua herança.

Se Deus é por nós...

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Jesus não veio apenas para nos salvar, Ele veio para ser o Primogênito genético. Ele veio para ser o primeiro fruto de uma família que tem uma enorme semelhança com o Pai. Como diz uma canção em inglês: “She’s Got Her Father’s Eyes (Ela tem os olhos de seu Pai)”. Esse é o coração de Deus para nós, que tenhamos a aparência marcante do Filho de Deus e do Pai.

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?(Romanos 8:31) Você pode ver a confiança que se construiria em uma pessoa se ela entendesse que o Criador do Universo é por nós?!

Lembro-me quando tinha mais ou menos 11 anos, esperando em um ponto de ônibus para ir para a escola. Havia um menino que tinha grande prazer em vir atrás de mim e me provocar, e não tenho ideia de por que ele fazia isso. Ele era uns três anos mais velho do que eu e parecia duas vezes maior! Um dia, três bons amigos meus se cansaram de vê-lo me provocar. Eles tinham muito mais coragem do que eu, então, enquanto ele estava falando mal de mim, esses três garotos correram para ele de todas as direções, subiram em suas costas e jogaram-no no chão. Não houve socos nem sangue, mas o fato é que, desse dia em diante, eu tinha uma confiança de que eu não tinha mais nada a temer no ponto de ônibus. Eu costumava ficar com o estômago doendo todos os dias quando ia para o ponto de ônibus. Eu sabia que esse “valentão” queria me atormentar, zombar e ameaçar. Mas depois que aqueles meninos me defenderam naquele dia, eu nunca mais tive esse problema. Eu sabia que “aqueles que estavam comigo eram mais numerosos do que aqueles que estavam contra mim”, e ele sabia disso também! Se ele pudesse me intimidar, ele teria feito isso! Mas ele não podia mais me intimidar porque os números tinham mudado. Eu sei que esse é um exemplo singelo, mas algo especial aconteceu dentro de mim naquele dia que mudou minha vida inteira.

É a mesma coisa que aconteceu conosco quando Deus nos comprou para pertencer à Sua Família. Algo muito Real aconteceu em mim quando eu vi pela primeira vez que “Aquele que é por mim é maior do que aquele que é contra mim”. Se Deus é por mim, quem será contra mim?” Algo MUDOU em mim de maneira muito séria quando eu descobri que o Sangue de Jesus era minha reivindicação de justiça. O Sangue de Jesus era minha reivindicação para o Amor do Pai – não algo que eu tinha feito ou realizado ou algo que eu não tinha feito. A única base, a única reivindicação, a ÚNICA coisa que me permitiria vir corajosamente diante do Trono da Graça era o Sangue de Jesus, era uma questão resolvida. Isso nunca pode mudar. Isso já aconteceu. Você não pode mudar história. Você não é capaz de mudar o que você comeu no almoço ontem. Você pode duvidar e reavaliar o dia todo, mas já aconteceu e você não pode fazer nada para mudar isso.

O mesmo se aplica ao Calvário… nada pode mudar o que Jesus fez na cruz. Não pode ser desfeito. Em um domingo a 2000 anos atrás, em um país que você pode chegar em apenas algumas horas, algo realmente aconteceu. Existe um lugar real onde o Filho de Deus, o inocente Cordeiro de Deus, tirou os pecados do mundo. Por eu crer nisso, e SOMENTE por eu crer nisso, os meus pecados são removidos. Não tenho nada a temer, porque «se Deus é por mim, quem será contra mim?»

Isso não significa que eu não tenho muito trabalho a fazer e que eu não preciso sofrer um pouco. Isso não significa que eu não vou perceber áreas que tenho pecado e ter desafios e fracassos em momentos na minha vida. Mas a causa raiz, os fundamentos de todo o acordo estão permanentemente estabelecidos, porque creio que não tenho acesso ao Pai senão pelo Sangue de Cristo.

E o outro lado disso também é verdade: Por causa do Sangue de Cristo, eu não posso ser recusado pelo Pai. Você entende ambas as coisas? Eu não tenho acesso ao Pai, exceto pelo Sangue de Cristo. Eu me vejo por quem eu sou. Devo ver quem sou e que não tenho nenhuma justiça própria (Rm 1-3). Eu não posso ter qualquer acesso baseado em qualquer mérito ou qualquer coisa boa que eu faço. Agora vire a moeda… eu também não posso ser recusado pelo Pai porque eu venho no Nome do Filho.

Isso não significa que a graça Dele seja uma desculpa para pecar. Como Paulo disse: “Alguns dizem caluniosamente que estou dizendo que devemos continuar pecando para que a graça possa abundar. Que pensamento horrível, uma ideia terrível! É por causa da Graça Dele que eu aprendo a dizer ‘Não’ à impiedade. Porque Ele me amou primeiro, Eu O amo e deixei meu coração maleável. Se hoje você ouvir a voz Dele, não endureça seu coração.”

Deus nos mudou e colocou como sinal o Espírito Dele em nós – o primeiro fruto do Espírito – o sinal que garante nossa herança. Quando eu primeiro cri Nele (e isso não será verdade para aqueles que ainda não creram), porque cri Nele plenamente para a salvação da minha miséria pelo Seu Sangue e Graça… porque eu creio nisso, Ele colocou Seu Espírito em mim, exatamente como Ele Prometeu “para todos os que creem”. E daquele dia em diante eu pude ouvir a voz do Pastor. Eu não estava competindo intelectualmente e me esforçando para entender. Eu não estava lutando no reino intelectual para agarrar uma ideia e aplicá-la corretamente. Não estava tudo dependendo de eu entender ou agir corretamente – toda essa tranqueira não importava mais.

Quando nós primeiro cremos, Ele coloca Seu Espírito em nós, e então somos capazes de ouvir a Voz do Espírito. Começamos a ouvir e então cresce com clareza cada vez maior, como a voz de uma mãe para com um bebê. No começo, um bebê não entende a voz de sua mãe. Mas com o tempo o bebê aprende a ouvir a voz de sua mãe. Depois que cresce um pouco, consegue ouvir a voz dela, até mesmo com o barulho em um lugar aglomerado. “Joãozinho! Joãozinho!” Seus ouvidos se aguçam, e ele corre para ela. Entre mais de mil vozes, pouco discernível para qualquer outra pessoa, o pequeno conhece a voz de sua mãe. Essa é a natureza e a substância do Espírito de Deus que foi depositado em nosso interior. Paulo está simplesmente dizendo: “Aprenda a viver dessa maneira. Aprenda a ouvir a Voz do Espírito. Faça morrer os atos do corpo – não pela sua força de vontade, não pela sua autojustiça, não comparando-se a outras pessoas, ou a si próprio, não pela culpa e vergonha que você impôs sobre si mesmo – mas pelo Espírito que nos adota como Filhos, pelo Espírito do Aba e pelo Espírito de seu relacionamento com o Pai.”

O Espírito vai gemer dentro de você com gemidos muito profundos para serem expressados. Ele gemerá em seu coração e seu espírito. Quando você estiver se desconectando Dele, você sentirá aquele gemido. Você sentirá aquelas “dores de parto” dentro de você. “Arrrghhh!” E você saberá: “Ei, este não é o Espírito de vida e paz. Isso não é graça e verdade vivendo dentro de mim. Devo estar desconectado Dele, não estou ouvindo Sua Voz. Há outra coisa se agitando e testificando dentro de mim. O Espírito intercede por mim com gemidos muito profundos para serem expressados. Devo estar desconectado Dele.” Então, Ele graciosamente direciona nossos corações e espíritos de volta para Ele, para clamar a Ele, para invocar o Nome do Senhor, para não mais sermos endurecidos em nossos corações. Encontramos Ele no meio da tempestade, e Ele nos dá paz.

“O pensamento controlado pelo Espírito traz vida e paz.” “Se Deus for por nós, quem será contra nós?” Nós chegamos corajosamente pelo Sangue de Cristo diante do Trono da Graça. Você vê como Deus está trabalhando todas as coisas? Se amarmos Ele e colocarmos os Seus propósitos em primeiro lugar em nossas vidas… se buscarmos primeiro Seu Reino e Sua Justiça, então Ele nos trará para um relacionamento de Família e nos suprirá com muito mais abundância do que têm os pardais e os lírios do campo! Se Ele se importa com eles, tanto mais conosco? Deus deseja nos tornar filhos. E, se filhos, então “coerdeiros com Cristo,” com toda a Glória e as Riquezas que Ele generosamente derramou sobre Seu Filho, Jesus. Essa é a herança Dele para nós.

Pouquíssimas pessoas chegam sequer perto disso. Para ser honesto, a maioria das pessoas perdem isso por completo. Mas não é porque não está no coração de Deus! Elas perdem isso porque não creem em Deus. Elas não juntam Sua Palavra com a fé e caminham nela simplesmente porque Deus disse. Apesar de qualquer coisa que esteja gritando em torno de nós por atenção e afeto, não podemos deixar esse tipo de descrença entrar em nossos corações.

Inacreditável!

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:31,32) Se Ele deixaria Seu único e precioso Filho morrer por nós, como podemos pensar que Ele nos roubaria das riquezas da Herança que Ele quer nos dar? Por que pensamos que Deus vai nos enganar e dificultar nossa vida? Por que sentimos que precisamos morrer em pobreza e fraqueza, pecado e desespero, frustração e culpa? Por que teríamos essa impressão de Deus, sendo que Ele graciosamente nos deu Seu próprio Filho para morrer por nós? “Se Seu Filho, quanto mais todas as coisas?” Paulo está dizendo: “Qualquer outra coisa é fácil em comparação com isso! Se você não crer nas outras coisas que eu disse, pelo menos olhe de maneira realista. Deus deu Seu precioso Filho amado para morrer. Ele foi flagelado, zombado, cuspido, odiado, rejeitado, espancado e açoitado além do reconhecimento humano. Depois, Ele foi injustamente executado com criminosos da maneira mais humilhante possível. Ele permitiu que tudo isso acontecesse diante Dele, observando cuidadosamente todos os detalhes. Ele permitiu que tudo isso acontecesse com Ele, para que não precisasse acontecer com você.”

Agora, se Ele ama você tanto, por que você duvida que Ele vai torná-lo completo? Deixe-me dizer isso de outra maneira: Como ousamos duvidar de que Ele irá manifestar Sua Glória em nós? Ele não nos deixará fracos e impotentes, sem testemunho, sem Vida dentro de nós, sem vitória sobre o pecado, sem Verdadeira Comunhão! Como podemos pensar, mesmo que por um segundo, e acusar Deus de que Ele nos deixará como crianças – crianças mental e espiritualmente retardadas? Crianças impotentes, fracas, sem testemunho? Ele deu Seu único Filho por nós! Quanto mais todas as coisas!?

Com o que mais podemos contar? Podemos contar com a Glória de Jesus vivendo dentro de nós, rios de água viva jorrando do interior – para todos os que creem! Podemos contar com isso porque Ele deu Seu único Filho. Temos todo o direito e confiança para esperar que coisas incríveis fluam de dentro de nossas vidas individuais. Sabedoria inacreditável e testemunho de justiça e fé. Dons inacreditáveis para mudar o mundo ao nosso redor e para trazer paz em nossas casas e em nossos corações. Coisas inacreditáveis! Quanto mais todas as coisas! Se Seu único Filho, quanto mais todas as coisas? O resto dessas coisas é fácil em comparação com isso.

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’ Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Digo a verdade em Cristo, não minto…” (Romanos 8:32-9:1) Paulo está convencido de que somos mais que vencedores. Se você está convencido tanto quanto ele está, começará a manifestar alguns dos frutos que ele manifestou em seu interior, em sua própria casa e no mundo ao seu redor.

Você quer ser como Paulo em seu testemunho e além? Bem, mesmo Paulo tendo sido tão maravilhoso e frutífero aos olhos de Deus, ele não é o limite do que Deus pode fazer em qualquer um de nós. Paulo gritaria horrorizado com este pensamento! Ele diria: “Rapaz, seu objetivo é muito baixo”. É para Jesus que precisamos estar olhando, fixando nossos olhos Nele, o Autor e Consumador da nossa fé – da nossa FÉ! 7

Pai Santo, pelo Seu Espírito e pelo Sangue da Aliança Eterna que Você fez com Cristo Jesus Seu Filho, o inculpável Cordeiro de Deus, pedimos que Você não apenas ensine essas verdades ao Seu povo, mas que Você as conceda a Seu povo. Sabemos que dependemos de Você. Nós semeamos a semente, com certeza. Nós vamos para cama, e nós não sabemos como, mas Você dá crescimento e Vida para Suas palavras. Pedimos que você traga luz aos nossos corações, mas sabemos que é a Vida do Filho de Deus que dá luz à humanidade. Pai, por favor acenda a luz de Sua Glória que Você fez para brilhar diante de Jesus Cristo. Deixe-a brilhar em nossos corações ao contemplarmos Ele.

Jesus, queremos fixar nossos olhos em Você. Nós sabemos que Você é o Autor e o Consumador da nossa fé. Pelo seu Espírito Santo Você está gemendo agora com gemidos muito profundos para serem expressados. Você está intercedendo diante do Pai das Luzes em nosso nome. Você está suplicando por cada um de nós pelo nome, que nós sejamos manifestados em plena glória, não apenas como filhos, mas também como coerdeiros. Que Você não só nos traga uma salvação, mas uma salvação completa, uma vida completamente nova em Cristo Jesus. Que Você traga isso da terra, da decadência da terra, de ventres estéreis, de corpos que reconhecemos diante de Você que estão amortecidos.

Nosso Deus, nas centenas de milhares de pessoas em toda a terra agora que invocam Seu nome com um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera ... naqueles que verdadeiramente clamam a Você, Pai, faça brotar do Seu Espírito, além dos primeiros frutos para a colheita. Pai, a hora é agora. É hora de Seu povo se levantar e manifestar não apenas a Sua salvação, mas também a Sua Glória. Você quer trazer muitos filhos para a glória, para a semelhança de Seu Filho, Jesus.

E, Pai, só podemos realmente falar daquilo que Você nos deu aqui e agora. Mas clamamos pelo que Você deu ao Seu Filho – a herança que Você deu a Seu Filho em toda a terra agora – que Você encontrará fé quando Você retornar. Pedimos que Sua Palavra reine, e que, conforme as pessoas fixarem os olhos em Você e contemplarem Seu Filho, Você faça com que toda a Sua Glória resplandeça dos corações delas, assim como você fez brilhar no coração de Seu Filho, Jesus.

Pai, deixe os pagãos e as nações se irarem e zombarem, e deixe os demônios no inferno gritarem em objeção, mas deixe Seus filhos serem manifestados. Nós gememos, Seu Espírito geme, a criação geme. Pai, deixe isso aumentar dentro dos corações do homem, por Sua graça e Sua bondade, não por nossas ações. Nós cremos em Você. Assim como Você fez a luz brilhar na escuridão, Você pode fazer Sua glória resplandecer dos nossos rostos, assim como com Estêvão, cujo rosto brilhava como um anjo, como o sol do meio-dia. Você deixou que ele visse Seu Filho em pé à Sua direita. Pai, abra também os nossos olhos, para vermos Seu Filho em pé. Abra os nossos olhos, como fez com o servo de Eliseu, para podermos ver que aqueles que são por nós são mais do que aqueles que estão contra nós. Pai, por favor abra nossos olhos.

Tudo o que podemos fazer é dizer as palavras, plantar as sementes. Mas Deus, nós imploramos a Você em nome de Jesus, Seu Filho, por Suas ternas misericórdias, pelo Espírito Dele e o sangue Dele... nós imploramos, pela aliança que você fez com Ele, e pelo fato de Você amar o Filho... pedimos em nome Dele que você manifeste Sua vida em todos os que estão ouvindo essas sementes. Pedimos que Você traga vida a partir das sementes e glória da morte. Nós cremos em Você sem vacilar, plenamente convencidos de que Você é capaz de cumprir suas promessas.

Deus, por favor faça milagres nos corações daqueles que realmente desejam crer em Você pela manifestação de Sua vida. Deus, sabemos que só Você pode fazer isso, mas cremos que o Deus que criou os céus e a terra pode nos mudar e magnificar Seu Filho em nós. Então, Pai, por favor, faça isso agora para todos os que invocam Seu nome com um bom coração, uma consciência pura e uma fé sincera em relação a Você. Você prometeu que aqueles que clamam por Você e viram seus rostos na Sua direção não serão envergonhados. Pai, em nome de Jesus, humilhe satanás à medida que Você manifesta Seus filhos como coerdeiros. Obrigado por uma esperança que está além da esperança e uma esperança que é realidade para aqueles que creem. Muito obrigado por isso. Amém.

7 Você se lembra quando as riquezas de Jó foram restauradas e multiplicadas em muitas vezes o que ele tinha perdido? Você se lembra quando foi? Quando ele orou por seus amigos, Deus restaurou a vida dele. Faça a aplicação na sua vida, está bem? Back

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon