Parte 3: Sentindo a necessidade por um Messias
6/7/1994
Não há outro caminho
Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” Isso foi o primeiro de o que chamamos de bem-aventuranças, os “para ser feliz”. O que significa ser “pobre em espírito”? Não deveríamos ser pessoas exultantes? Como essa pobreza se encaixa? Pobreza significa não ter nada! Como podemos ser felizes se somos espiritualmente vazios? Jesus estava dizendo que o ponto de início, o primeiro “para ser feliz” é… “Bem-aventurados os pobres em espírito.”
Na primeira parte de sua carta para seus amigos em Roma, Paulo começou sendo mais duro: “Vejam, precisam reconhecer que ser um Judeu não faz você ser alguém. E ser um bom gentio também não faz você ser alguém. Não tem a ver com isso.” As Boas Novas de Jesus Cristo começam por reconhecer sua pobreza — “Bem-aventurados os pobres em espírito.” Precisamos começar por não crer em nada bom em nós mesmos. Esse é o lugar de início. Você não precisa de um Messias se não entender o quão profunda é a pobreza em seu próprio coração. Se você não reconhecer que fracassou completamente, então não precisa de um Messias.
Muitos diriam: “Não precisa pegar tão pesado com você mesmo. Você precisa de uma boa autoimagem.” E então pessoas “vêm a Cristo”, porque querem ir para o céu ou porque querem ser parte de uma “boa igreja”. Eles leem a Bíblia e parece que se tornar um Cristão é a “coisa certa a fazer” e melhor que outras alternativas. Ou talvez é o estilo de vida que papai e mamãe ensinaram ou têm amigos que “vão para igreja”, então “vão para a frente e assinam também”. Bem, eu tenho notícias para você. Você nunca conhecerá o poder de Deus na sua vida a menos que conheça a depravação de seu próprio coração. Você não conhecerá o poder de Deus enquanto mantiver uma visão egocêntrica e orgulhosa do que Deus pode fazer para você e de que você pode usá-Lo como um gênio na garrafa para conseguir um monte de amigos ou a salvação da sua alma ou isso ou aquilo. Você precisa ver quão vazio é seu próprio coração. “Bem-aventurados os pobres em espírito, Pois deles é o Reino dos céus.” Você precisa começar deixando Deus expor você. Não há outro caminho. Somente quando você passa pela crise de ver seu próprio pecado, é assim e somente assim que você pode entender o quanto você precisa de Deus.
“Aquele a quem muito foi perdoado, muito ama,” Jesus disse. Quem precisa ser perdoado muito a não ser aqueles que viram Jesus de Nazaré e caíram de cara diante Dele? Eles choraram aos seus pés, ungiram Ele com perfume e enxugaram Seus pés com seus cabelos. Até ter esse tipo de absoluta humilhação e entendimento do quanto você precisa de Jesus e de que não há outro caminho, você não achará o poder de Deus na sua vida. “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só.” (João 12). Até compreender isso e ir para cruz e negar todo o valor de si mesmo. Enquanto não começar nesse ponto, você não precisa de um Messias.
Talvez você prefira um gênio na garrafa que faz coisas boas para você ou algum tipo de amuleto. Ou você quer cumprir algumas leis morais para se sentir bem. Tudo isso é vazio e impotente. Você precisa conseguir ver o que Paulo estava dizendo aos Romanos “Você acha que cumpre a lei? Você acha que é uma grande pessoa? Você acha que tem algumas boas qualidades e que faz boas obras e que é um excelente marido ou esposa ou pai ou mãe? O que você pensa sobre si mesmo? Você acha que é melhor que os outros adolescentes? Bem, tenho notícias para você. E daí?!” É sobre isso que os capítulos 1, 2 e 3 de Romanos falam. Seja o que for que você pensa ser, à parte de Jesus de Nazaré lavar você no Seu Sangue, você não tem nada e não é nada. Se não admitir isso então nunca entenderá o Poder da Ressureição. Não quero deixar você paranoico, mas o que quero é que veja que para ter fé — completa dependência — em Jesus Cristo, você precisa ver sua necessidade.
Se você ainda deseja seu orgulho, suas realizações, suas boas obras ou sua boa aparência... se deseja qualquer coisa, então está morto! Você continuará só. Algumas pessoas têm pouco motivo para se prender a suas velhas vidas. Mesmo estando miseráveis, se mantêm obstinadamente no controle. Não há por que ser orgulhoso, mas ainda assim têm orgulho. A batalha contra sua vida centrada em si mesmo só pode ser resolvida no reino invisível. É um conflito invisível — relacionado com o homem interior e não só “a coisa lógica a fazer”. É sobre satanás, que gerou descendentes por toda terra. “O pai de vocês é o diabo,” Jesus disse. Toda a humanidade caiu por causa do pecado de Adão e agora está sobre uma maldição. Cada pessoa precisa ser desesperadamente resgatada dessa maldição! E a natureza da maldição é que somos enganados. Nosso estado sem Deus é uma vida de pensamento inútil, coração endurecido e entendimento obscurecido (Ef 4:17,18). Temos um GRANDE problema em mãos! E até encararmos isso e sentirmos que necessitamos desesperadamente das Gloriosas Boas Novas de Jesus Cristo, nunca conheceremos Sua Salvação, Sua Libertação ou Seu Poder. Nunca haverá Vida Ressurreta fluindo de nós, “alegria indizível e gloriosa”, “poder de uma vida indestrutível”, “paz de Deus, que excede todo o entendimento” e “cheios do Espírito e de sabedoria”. (1Pe 1:8, He 7:16, Fp 4:4-7, At 6:3) Tudo isso é nossa herança, não somente que vamos para o céu quando morrermos.
Se queremos conhecer as Boas Novas de Jesus, precisamos encarar o fato bastante triste de que “ir à igreja” e ser uma pessoa boa não irá nos salvar. Fazer boas obras e abrir mão de coisas não irá nos salvar. Isso não significa NADA para Deus. “Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo.” Até encaremos tudo isso, não precisamos de um Messias. Pensamos que temos um estilo de vida que vai nos salvar, ou que vai nos tornar inteiros e completos. Mas se você já encontrou a vida que é verdadeiramente Vida – a vida abundante que é plena e completa – você só a encontrou porque caiu sobre a Rocha e declarou que Jesus é a resposta para o seu pecado, seu egoísmo e sua tolice. Você não vai encontrá-la por causa de um “estilo de vida”. Você só vai encontrar a verdadeira Vida se tornando pobre em espírito... Você se tornou nada, porque essa é uma avaliação precisa do que você é à parte de Jesus. Só então você vai encontrar “o poder de uma vida indestrutível” e “provar os poderes da era vindoura” (Hb 7:16, 6:5). Então, e somente então, você vai encontrar a herança que Jesus deixou para você. Jesus diz: “A minha própria paz eu dou a vocês,” para aqueles que se consagraram a Ele.
Mas se a sua semente não morreu, então você estará só e viverá em pobreza com um vazio em seu coração. Você será saqueado pelo pecado, tentação, miséria, atitudes ruins e tolice. Você terá falta de sabedoria, porque não vê Deus e não ouve Deus. E quando alguém o fizer você ficará invejoso ou envergonhado, e será tentado a se levantar com orgulho e comparação. Você se verá cheio de julgamentos secretos de outras pessoas: “Bem, eles fizeram isso, e eu não acredito que eles disseram isso...” Se essas atitudes ainda dominam você, então você tem câncer em seu coração. Você ainda não encontrou as Boas Novas de Jesus Cristo e Ele ainda não o libertou como Ele deseja libertá-lo.
De fato, quanto mais você aprende sobre o Cristianismo e sobre os ensinamentos de Jesus, e quanto mais você vê a Vida de Deus no povo de Deus, mais vazio e sozinho você estará se você mesmo não tiver morrido. Você será a pessoa mais solitária na terra. Ver a Vida, estar por perto da Vida e ouvir sobre a Vida só vai tornar você mais miserável e mais sozinho, se nunca tiver encarado Jesus com seu próprio pecado. Você precisa ver sua própria necessidade desesperadora por Ele, e ter seu próprio desejo de cair na rocha e ser quebrantado porque você sabe que não tem outra esperança.
Se alguém na sua vida expõe você da maneira que Paulo fez com seus amigos, é para você conseguir achar Jesus e lançar suas ansiedades Nele, porque Ele cuida de você. Serve para você ver Jesus de uma maneira que não veria sem dor. Paulo disse que para entrar no Reino é necessário passar por muitas tribulações. A única maneira de ter Vida Ressurreta é pela cruz, e uma cruz nunca é sem humilhação, nunca é sem rejeição e nunca é sem dor. Você nunca achará uma cruz que é real, se falta uma dessas três qualidades. Você precisa entender e encarar essas coisas.
“Para trás de mim, Satanás!” foi a repreensão de Jesus para Pedro. O que você faria com essa correção? Você a repulsaria? Você a rejeitaria e diria: “Espera aí. Quem você pensa que é para falar comigo desse jeito!?” Se essa é sua atitude e não está disposto a deixar Paulo ou a Vida de Deus na Vida corporativa de Jesus colocar você em um lugar onde sente a dor, então você nunca realmente achará o Poder da Ressurreição. Deus soberanamente ordena coisas para o nosso bem e nosso crescimento. Seja vindo de nossos colegas de quarto, esposa, marido, pais ou até de nossos filhos, é Deus que soberanamente ordena oportunidades para vermos nosso próprio pecado, nos humilharmos e invocar o Seu nome.
Deus fez Sua presença e justiça conhecida para todos nós sem exceção (Romanos 1). É igualmente verdade que Deus dá a cada um de nós individualmente múltiplas oportunidades de ver a agonia da cruz, ao querer nos levar de glória em glória em glória cada vez maior. Você encontrará uma variedade de coisas, e diferentes tipos de cruzes que Ele coloca na sua frente. Quero encorajar você como um amigo e irmão, para encarar essas coisas como Tiago disse, de considerar isso o motivo de grande alegria e aprender perseverança. Deixe sua fé ser revelada pelo fogo e vire-se para Ele. Deixe sua atitude ser refinada ao se humilhar diante Dele. Imploro que faça isso, porque não há nada que outra pessoa possa fazer por você quando o Próprio Deus soberana e sobrenaturalmente ordenou humilhação, rejeição e dor na sua vida em todas as suas circunstancias. Coisas que humilham você não humilham outros e coisas que humilham outros não humilham você. É uma experiência que Ele personaliza para cada um de nós de glória em glória em glória cada vez maior.
Encare desapontamentos com grande alegria diante da luz reveladora de Deus, prostrando-se diante Dele, lavando Seus pés com suas lágrimas e secando-os com seu cabelo. Se não fazer isso em humildade e graça e seguir adiante, então estará se isolando e determinando um destino de continuar sozinho. Nenhuma boa obra ou conhecimento ou comunhão superficial (porque é só isso que terá nesse estado) poderá tirar o sentimento de estar totalmente sozinho, se nunca veio a encarar o Evangelho de Jesus.
As Boas Novas de Jesus são para perdoar seus pecados e fazer com que o pecado não tenha poder na sua vida. Ele veio não só para destruir a penalidade do pecado, mas também para destruir as ações do diabo na sua vida. Você nunca experimentará liberdade do pecado se não achar em Jesus a necessidade de ser pobre em espírito. Esse é o coração de Deus para você – de ser pobre em espírito. Olhe para Ele sem quaisquer reivindicações dos seus próprios atos de justiça – o quão bem você se compara a outras pessoas... o fato de que você não faz nada tão ruim... as inúmeras “coisas boas” que faz e fala para outros... seu “conhecimento da verdade”…
Você continuará sozinho se não for honesto com Jesus sobre o fato que não há nada de bom dentro de você e que você precisa Dele desesperadamente. À parte dEle quanto você consegue fazer? Nada. Absolutamente nada.
Grande humildade, grande coragem
“Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.” Essa coragem santa veio de fé em Deus, de um relacionamento tão profundo com Ele que ele não tinha vergonha de dizer algo ridículo como isso! Se alguém viesse hoje e dissesse: “Quero colher um fruto em vocês assim como colhi com os santos em Dallas e Wappahanee,” eles seriam rejeitados ao extremo. Pessoas diriam: “Quem você pensa ser? Você pode nos dar seu ‘sermão’ mas não vem com esse tipo de coisa – isso é arrogância, presunção!” Mas Paulo falou sem vergonha porque o relacionamento dele com Deus era tão profundo e sua habilidade de ouvir a voz de Deus era tão forte e clara que trazia fé e uma confiança que permitia ele dizer declarações audazes e corajosas como essa.
Pense sobre aqueles que fizeram mais em suas vidas para Jesus. Se visse quem realmente eram dentro deles, descobriria que eram as pessoas mais humildes na terra. Poderiam declarar coisas fortes, como Moisés. Às vezes ele parecia um pouco audaz, mas Deus afirmou que ele era a pessoa mais humilde na terra. Se entrasse dentro dele, veria como se via como ninguém e a coragem dele não devia enganar você; há uma profunda humildade lá. Tem grande coragem e profunda humildade, um clamor profundo para Deus por até nossa próxima respiração.
Isso é a intenção de Deus para você! Não que você seja um verme e viva encolhido: “Ah, eu não sou ninguém. Sou só um pecador salvo pela graça.” Isso está muito aquém da atitude que Paulo tomou em luz de seu desmerecimento. Ele era bastante corajoso e audacioso em tudo que fazia. Isso era porque ele achava toda sua identidade em somente Jesus. O resto vai desmoronar. Qualquer outra coisa vai acabar e falhar. Mas Jesus nunca falha. “Seja Deus verdadeiro, e todo homem, incluindo eu, mentiroso.” Há confiança nessa declaração, não lamentação! “Posso fazer qualquer coisa por meio de Cristo,” ele disse. “Eu sou ninguém. Qualquer coisa que já fiz e qualquer coisa que sou é estrume.” Mas, “Qualquer coisa por meio de Cristo” mostra grande coragem. “Eu era menor dos menores de todos os santos. Eu era o pior dos pecadores,” ele disse. “Mas Sua graça começou a trabalhar em mim e comecei a ver como era grande o meu pecado e como era indigno. A grande graça de Deus foi derramada sobre mim e decidi de trabalhar mais do que os outros” (1Co 15:10). Paulo não recuou por causa de seu desmerecimento. Pelo contrário, ele achou seu merecimento e sua justiça em Jesus e isso impulsionou ele para frente com grande coragem e vida e zelo e coração. Mas ele nunca perdeu sua humildade apesar de toda sua coragem.
Isso é o que Deus quer fazer com você – grande coragem e audácia onde você trabalha com clientes, empregadores e empregados. Ele quer dar a coragem que está no Seu coração, que está cheio com a humildade de saber: “Eu não sou ninguém, mas Jesus é tudo. Por isso, eu tenho coragem de falar com você, porque você não consegue me machucar. Você conseguiria me machucar se eu estivesse fazendo, mas você não consegue me machucar ou me rejeitar se é Jesus quem está fazendo através de mim.” Porque Jesus já morreu, eu morri para o mundo e o mundo para mim, Paulo disse. Essa é a qualidade de vida que nos traz diante do Trono de Deus e diante dos tronos dos homens com a coragem de dizer: “Queria que se tornassem como eu mas sem essas correntes”. Grande coragem, grande audácia, grande vida e plenitude e também grande humildade – isso é a Vida de Jesus vivendo através de nós.
Para ter essa Vida, precisamos encontrar o que Paulo estava tentando nos falar nesses primeiros capítulos em Romanos. Precisamos ver como inteira e incrivelmente des-merecedores somos como humanos e como uma raça decaída que merece morrer. O salário do pecado ainda é a morte. “…Você está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças... E então? Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera?” (Romanos 2:19-22) Ele estava dizendo isso para as pessoas, não porque eram pecadores terríveis, mas porque ele queria que vissem as possibilidades em seus corações de roubar, mentir, enganar e imoralidade. Paulo está dizendo: “Não consegue achar essas coisas em seu próprio coração? Consegue ver que essas coisas existem dentro de você?” Somos todos inúteis. Até você ver e entender que ninguém faz o que é certo, ninguém, e que até nossos atos de justiça são como trapo imundo, você não encontrará a Vida de Jesus jorrando do seu interior.
E porque muitas pessoas nesse mundo não veem isso, elas acabem fazendo “citações” sobre o que Paulo quis dizer com Romanos 6 e 8. Elas “citam” essas escrituras, mas nunca realmente as experimentam. Elas dizem: “Minha identidade está em Cristo. Você não pode falar comigo sobre algo na minha vida. Eu fui concedido com a Vida de Jesus – Ele me possui e eu Ele. Você não consegue me tocar porque eu sou à prova de fogo e tenho minha identidade em Cristo,” e assim por diante. Mas quando você examina, vê que suas vidas são vazias e inúteis, devastadas com pecado, egoísmo, mundanismo e orgulho. Você se pergunta: “Como é que pecado poderia ser tão desenfreado em suas vidas se realmente acharam suas identidades em Cristo como diz em Romanos 6 e 8?” É porque eles reivindicam essa justiça, força e santificação imputada de Jesus, mas são imponentes! Suas vidas são carnais e mundanas e ridículos. É repugnante. Eles sentam em baixo do ensinamento, mas não vivem a Vida.
O problema é que nunca começaram no começo de Romanos. Nunca deixaram Deus desnudá-los de seu orgulho e dignidade de si. Então Deus não conseguiu enchê-los com Sua dignidade. Ele não conseguia enchê-los com Seu poder porque ainda estavam funcionando por si. Precisamos começar no início de Romanos para entender o poder de Romanos 6, 7 e 8. Precisamos entender quão desesperadamente necessitados somos se vamos achar o Reino de Deus em força e em poder.
Encorajo você que quando suas provações vêm, fé em Jesus implica em uma certa atitude. Apesar da dor, rejeição, injustiça de circunstancias, se forem impostas por Deus ou por homem (parece que vem do homem, mas realmente vem de Deus), não resista ao aguilhão. Não evite essas coisas, mas vire-se com um sorriso para Deus — “Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele!” Essa é a atitude que Jó teve no meio de conflito, para que sua fé seja refinada pelo fogo. Traz perseverança e estabilidade. Dá profundidade de coração e sabedoria profunda. O escritor de Hebreus disse: “Já deviam ser mestres, mas não há sabedoria em vocês.” Não tinham sabedoria porque eles não estavam deixando Deus os expor para então os construir.
“Deus, não há esperança para mim!!”
Vou falar isso mais uma vez porque é essencial que você entenda isso. “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” É somente começando nesse lugar que você tem qualquer esperança de achar a plenitude da Vida de Deus em você. E é por causa disso que tão poucas pessoas realmente acham esse lugar! Tantas pessoas estão cheias de trivialidades e clichés, palavras, conceitos e competição. Mas morrem vazios e em pobreza, porque não começaram no ponto de partida – sendo pobres em espírito. Nunca trataram o vazio e o oco dentro deles.
O começo das Boas Novas é a nova muito, muito ruim de quem somos e quão desesperadamente precisamos de Jesus. Vou falar simples e direto: Você nunca descobrirá quem é em Cristo até descobrir quem é em satanás. Até enfrentar e lidar e receber a verdade de quem é em satanás – um membro decaído da humanidade numa sociedade sem valor – você não poderá ter vida verdadeira. Somos completamente inúteis. Mesmo que não soe nada bom, em vista de um mundo estilo Dale Carnegie que quer que você se sinta bem consigo mesmo, você ainda precisa ver os fatos. Por favor, faça isso? Como um indivíduo, qualquer que seja seu nome, por favor veja como você desesperadamente necessita de Jesus? Não tenho outras palavras para expressar isso. Não há nada de bom vivo em você! Precisa ver isso se for adiante e achar Vida Ressurreta. Por favor leve o tempo. Por favor, chore, prante e lamente. Se não consegue ver seu coração chorando aos Seus pés, então não enxergou ainda as más novas ou as Boas Novas, porque elas TRARÃO LÁGRIMAS. Mesmo sendo uma pessoa sem emoção, mesmo sendo “gente grande”, mesmo tendo certeza de si – a plenitude do evangelho trará lágrimas. Se realmente ver como é e entender com seu coração, chorará como nunca chorou antes. O objetivo não é de derramar lágrimas, mas o objetivo diante de cada um de nós é de ver a natureza desesperadora da humanidade decaída.
A coisa que Paulo falava vez após vez era: “Olhe dentro dos seus corações, gente. Você também é um ladrão. Você também é um homossexual. Você também é desobediente aos seus pais.” Ele dá uma lista longa em capítulo 1 de difamadores e caluniadores e fofoqueiros. Mas os Judeus presunçosos dizem: “Veja só! Eu não sou assim. Eu não sou um assassino! Eu não sou um homossexual! Isso não se aplica a mim!” Esses Judeus estavam vivendo vidas justas com base nos Dez Mandamentos como nós, não é mesmo? Mas Paulo continua a dizer no capítulo 2: “Estou falando com VOCÊS, TAMBÉM!” Não me importo se vocês seguiram os Dez Mandamentos ou não. Não me importo se até ensinaram os Dez Mandamentos e tudo sobre esse Deus justo a todos! Olhe dentro do seu próprio coração e veja que você também precisa desesperadamente de Deus. Assim como os Gentios que nunca ouviram dizer da Lei desde o começo, sua situação é tão desesperadora quanto a deles.
Até ver isso, você nunca terá Jesus e você não poderá ter Vida Ressurreta. Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Não importa quanto sabe sobre todos os ensinamentos dessas coisas. Você precisa olhar dentro do seu próprio coração. Você precisa ver o que sai da sua boca, as más atitudes que permite entrar dentro da sua cabeça, as coisas que você deixou envenenar seu espírito e a maneira que julga outras pessoas e situações. Talvez percebe que não está engajado com outros nas coisas da vida e pensa que já que você se sente vazio, outras pessoas devem ser vazias também. Você se sente inútil e sem Vida, então julga que outros devem ser iguais. Todos são ineptos também. “Eles só estão fazendo de conta porque é isso que eu estou fazendo.” “Acho que eles também estão vazios. Não deve ser real.” Essa é a natureza do engano. Você precisa apreender tudo isso e olhar para Deus e perceber que o Sangue de Jesus e o Espírito de Deus são as únicas coisas que podem o libertar. Sem isso, VOCÊ ESTÁ SEM ESPERANÇA. Você precisa deixar essas palavras saírem da sua boca para Deus. “DEUS, NÃO HÁ ESPERANÇA PARA MIM!!”
Estamos falando de milagres
Em vista de tudo que já foi dito, por favor, abrace a dor. Para entrar no Reino é necessário passar por muitas tribulações. É assim que encontrará a Vida e o Poder de Deus em vez de um monte de clichês sobre Deus... comunhão de pouco valor sem significado e só tempos de lazer juntos sem poder. O caminho para a Glória de Deus, a coisa real que liberta os cativos e proclama o ano da graça do Senhor e dá visão aos cegos e cura os coxos... é encarar a cruz. O que traz os pecadores à salvação e muitos filhos à Glória e Plenitude é encarar a cruz. O caminho para achar não só a salvação, mas também Glória e Plenitude, é negar a sua vida, se humilhar diante da admoestação de Deus e levantar seu coração e voz e olhos aos céus para invocar o Seu Nome. É sentar aos Seus pés completamente indigno de qualquer coisa. Lavar os pés de Jesus com suas lágrimas e secar com seu cabelo, fazendo de você mesmo nada – ESSE tipo de humildade.
Vamos orar uns pelos outros e pedir por milagres um pelo outro. Não estou satisfeito com qualquer coisa menos que isso, porque é isso que as Escrituras ensinam ser Cristianismo – é sobre milagres. “Eis que tudo se fez novo” – uma transformação ocorre, um milagre radical de coração, vida, mente, perspectiva, prioridade e personalidade mudados. É o Próprio Deus enchendo uma pessoa – o Criador do Universo, que enche os céus e a terra, vivendo dentro de uma pessoa! Essa é a esperança e a promessa e a herança que Ele tem para cada um de nós. Ele remove completamente o velho e troca um coração de pedra por um coração maleável. Deus deseja fazer isso, e isso começa por admitir nosso verdadeiro estado – confessar honestamente – e deixar Deus nos admoestar para que Ele possa nos encher. Deixar Ele arrancar, derrubar, destruir e derrotar (Jeremias 1) para então Ele poder construir e plantar. Esse é o coração dEle.
Vire-se para o Filho de Deus.
Senhor Jesus, Você é um batizador – não só com Seu Espírito mas também com fogo. Estamos gratos que Você quer acender um fogo para queimar a palha. Estamos genuinamente gratos que Você que é um batizador com fogo. Dói, mas estamos gratos. Agora, ó Deus, oramos que assim como Você queimou a palha em outros, que Você consuma o vazio e a palha nas nossas vidas. Confessamos e admitimos essas coisas. Não estamos contando com nossos sucessos passados, educação, conhecimento ou qualquer uma dessas coisas como tendo qualquer mérito. Isso é tudo estrume aos Seus olhos. Admitimos isso.
Pai, Você nos prometeu em Suas Santas Escrituras que em Seu Filho Jesus Você poderia pegar um coração e vida que estava disposto a ser esvaziado diante de Você e fazer uma transformação miraculosa – um milagre como o mar Vermelho e como a ressureição dos mortos. E nós cremos que Seu Filho Jesus é o “Sim” de todas as Suas promessas, e nós dizemos: “Assim seja, Amém.” Nós cremos e confiamos em Você que se formos honestos no que falamos diante de Você, sabemos que deseja fazer um milagre e FARÁ um milagre.
Estamos diante de Você unidos em completa confiança e convicção que Você é um Conquistador do poder e penalidade do pecado para nós. Como diz uma música, deixe Seu “Poder operador de prodígios” nos lavar e limpar. Queime a palha com um batismo de fogo e encha nossos corações e vidas com um batismo de Seu Espírito de Sua maneira e no Seu tempo. Mostre-nos exatamente o que precisa acontecer. Confiamos que Você dará caminhos de justiça e de paz e uma esperança e futuro para nós se confiarmos completamente no Nome de Seu Filho. Pelo Nome de Jesus e por Sua causa, Amém, que assim seja.
Deus, tudo isso são sementes simples. Por favor nos refaça. Não temos nada a oferecer a Você. Não há obra nenhuma em que podemos colocar nossa esperança e confiança. Simplesmente precisamos de você. Nos ajude.
Pai, pedimos que Você transmita Vida a nós. As palavras se acumularam em abundância no decorrer dos anos, mas pedimos que Você intervenha e toque nossos corações e vidas. Nossa fé está em VOCÊ. Sabemos que nós precisamos semear a semente, e fazemos isso. Vamos para cama e Você traz vida a partir de serragem, embora não sabemos como. Nós confiamos que você fará isso.
Nós trazemos Boas Novas para nossos irmãos e irmãs por Seu Espírito. São Boas Novas para toda a humanidade que Jesus Cristo nos liberta do poder e da penalidade do pecado – um poder para a libertação. Nós pedimos que esse poder seja evidente, que nossa fé ressoe e seja ouvida por toda a terra. Há outras coisas pelas quais poderíamos ser conhecidos – coisas boas e coisas íntegras – mas nós queremos ser principalmente conhecidos por nossa fé que ressoa.
Nós queremos que nossa fé em VOCÊ seja toda a essência de nossa vida. Queremos experimentar a obediência de fé que vem de conhecer e andar com Você – querer estar com Você e ser como Você em todos os aspectos. Confiamos em Você implicitamente para que Seu Poder trabalhe em nossas vidas. Confiamos em Você e queremos que nossa fé ressoe em toda a terra, individualmente e corporativamente. Glória ao Seu Nome. Nós O louvamos, nós O honramos e O exaltamos.
Somos humilhados pela profundidade das Suas riquezas, a magnitude do Seu Nome e pelo Seu plano para a humanidade caída. Estamos humilhados por tudo que Você quer fazer e tudo que Você quer tirar de nós primeiro e tudo que Você quer nos dar depois. Por favor, arranque, derrube, destrua e derrote para que Você possa construir e plantar. Nós submetemos todas essas coisas em Suas mãos e clamamos a Você para intervir em nossas vidas. Nós amamos Você, o tanto quanto nossos corações tolos e escuros conseguem. Por favor, NOS MUDE e deixe que nossa fé ressoe. Continue a orar por nós que nossa fé não desfaleça e para que possamos fortalecer nossos irmãos por causa da Sua bondade por nós. Amém.