Parte 1: Fé que ressoa!

6/7/1994

Fé! O que é Fé?!

“E essa vida que agora vivo no meu corpo, vivo pela Fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

“Aquele que é justo diante de mim viverá pela Fé.”

“Que seja feito de acordo com a sua Fé...”

“Se a sua Fé fosse do tamanho de uma semente de mostarda...”

“Tenham Fé em Deus!”

“Pois vivemos pela nossa Fé e não por aquilo que podemos ver...”

“Será que o Filho do Homem encontrará Fé na terra quando voltar?”

“Viver pela fé no Filho de Deus”: ESSA é a Vida Cristã! Então, o que é Fé? Fé é aquilo que CREMOS! A Fé é ativa. É viver com cada fibra do seu ser olhando diretamente para Deus em todas as áreas da vida. Não tem nada a ver com o que sabemos intelectualmente e tem tudo a ver com o que CREMOS de maneira ATIVA. Fé é voltar-se para Jesus de Nazaré em tudo – todas as realizações, todos os fracassos, todos os desapontamentos, todo o pecado e o vazio que vir em sua vida. Fé tem a ver com o que CREMOS do coração, no meio do stress, da tensão e da dificuldade.

Fé é contemplar Ele, virar-se para Ele e descansar a sua situação em Jesus como a Resposta de todas as perguntas do Pai e a satisfação de todas as exigências do Pai para você. É deixar Jesus ser a Resposta, a Solução e a Âncora que segura por trás do véu em todas as circunstâncias da vida.

A Fé em Cristo é o poder para a salvação! É crer de coração nas Boas Novas do que Deus tem feito para redimir a humanidade caída. É o que Deus fez para restaurar tudo que Adão perdeu – e muito mais! Mas é preciso crer para acessar isso.

Invoque o Nome do Senhor e vire seu rosto para Ele. Deus ouvirá o grito do seu coração e virá prontamente curando seus ferimentos e mudando a sua vida. Ele fará de você um homem ou uma mulher segundo o Seu Coração; e você verá Ele, confiará Nele e louvará Ele todos os seus dias. Este tipo de confiança e adoração é o coração de Deus para você e é a sua herança em Cristo Jesus. Aproveite de tudo que Deus tem guardado para você por meio dessa gloriosa fé no Filho Ressurreto. Deixe a obra de Jesus Cristo e a Fé Nele como o Redentor das almas de homens transbordar como um raio de Esperança, apesar de qualquer coisa que possa acontecer na sua vida.

Preste atenção na palavra “fé” ao prosseguirmos. É a que nos faz inteiramente completos – uma confiança inabalável e uma dependência do Pai por causa da obra do Seu Filho no Calvário.

Qual é sua atitude?

Ler o livro de Romanos não é uma tentativa de ser perito em doutrina ou de ter perfeito conhecimento da teologia Paulina. Nosso verdadeiro desejo é achar o Coração de Deus para as nossas vidas e entender o que isso tem a ver conosco pessoalmente. Como o Seu Coração e Sua Palavra afetam a maneira que eu vivo em casa e o que sai da minha boca? Como afetam a minha ética de trabalho? Como afetam quando cruzo caminho com alguém, seja judeu ou gentio, na praça, ou no shopping, e a maneira como o vejo? Qual é o efeito que a Sua Palavra tem em mim? Permito que Ela toque meu coração e mude quem eu sou, para que Deus possa ser mais glorificado na minha curta jornada aqui?

Quero ser um adorador todos os dias da minha vida! Quero refletir a Glória de Deus e a imensa profundidade da riqueza da Sabedoria de Deus. Quero refletir a Vida e a Glória de Deus na minha vida cotidiana, e não somente falar algo por ter decorado e processado algumas verdades. Quero ser uma pessoa mudada para que a Glória de Deus possa brilhar através de mim.

A chave que Paulo menciona vez após vez para os romanos é que toda essa Sabedoria, Glória, Vida e Profundeza de Deus é, do princípio ao fim... pela fé. Nossa justificação e nossa santificação são pela fé. Nossa habilidade de achar Deus e refletir a Sua Glória no homem interior vem não pelo esforço humano mas de “ver Aquele que é invisível”. Vem quando temos uma vida do princípio ao fim focada em Jesus como sendo o cumprimento de tudo o que Deus quer para nós, e focada Nele como o potencial de todo o Poder e a Glória de Deus a serem manifestados em nós.

Então, como isso afeta a minha vida cotidiana? Se eu sou uma pessoa que reclama ou choraminga... se desmorono nos dias de dificuldades e provas... se rompo relacionamentos em vez de construí-los ativamente... se me desligo de Deus e hesito e O esqueço em vez de me posicionar diretamente olhando para Ele – então estou andando pelo que vejo e não pela fé. Estou andando de uma maneira que convida a presença demoníaca em vez da Presença de Deus e da Sua Glória na minha vida.

Se você tivesse que descrever o que é fé, com certeza teria muitas maneiras para fazer isso, porque a fé é um diamante de muitas faces. Mas uma coisa que fé sempre será é uma atitude. Com certeza fé tem a ver com um reconhecimento que Deus existe – não há dúvida. Então, sabendo que Deus existe, qual é a sua atitude? Isso será um indício para saber se você realmente crê em Deus ou não. Se você realmente crê em Deus, isso vai afetar o seu ponto de vista. A maneira que você enxerga outras pessoas depende totalmente de onde está a fé que você tem por elas e por você mesmo: em Cristo, ou baseada em obras, sejam suas ou dos outros.

Tudo na vida volta para a questão de onde baseamos a nossa fé. Onde colocamos nossa confiança e nossa segurança? Como encaramos nossos sentimentos sobre as coisas e como enxergamos outras pessoas? Ou é “do princípio ao fim pela fé” ou há uma maldição na sua vida, como Paulo falou em Gálatas. Ao perceber o mundo ao seu redor – o céu e a terra, as circunstâncias no trabalho e em casa, sua saúde, seu tratar de negócios e relacionamentos – se viver por qualquer coisa que não seja fé, há uma maldição na sua vida. Se não percebermos o cotidiano através dos olhos da fé, outras atitudes começarão se infiltrar... amargura, frustração, ansiedade, medo, julgamento, crítica e preguiça. Nada além de corrupção começa encher as nossas vidas e nossos corações.

Do princípio ao fim é pela fé” não é um genérico: “Sim, Creio em Deus”. Ou: “Sim, sei as doutrinas certas”. Esqueça disso – estamos falando sobre... Toda a sua confiança está Nele, do fundo do seu coração? Você enxerga ao seu redor através dos olhos do que aconteceu no Calvário? Se sim, sua fé Nele vai afetar sua atitude. Mudará como você enxerga e reage com os outros. Determinará o tipo de coisas que cochicha nos lugares secretos – o que fala para seu cônjuge, para seus filhos ou colega de quarto e os pensamentos secretos que você guarda em seu coração. Como você enxerga as pessoas e o que você fala vem de fé em Cristo ou de atitudes mundanas e carnais, quando vê Deus e homens através da carne.

Um Povo Separado

“Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1:1-4) “Jesus Cristo, nosso Senhor!!” Se essa frase não faz o seu coração querer cantar, então há um elemento de incredulidade no seu coração. Ela deve fazer com que seu coração exploda com: “SIM!” Confiança, Força e Poder das alturas! Isso é o mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos, habitando com poder no seu coração! Então vou falar mais uma vez, se essas palavras não fazem o seu coração começar a transbordar, então dentro dele há um tipo de incredulidade. Se é só: “Tá bom, tá bom, legal como você se expressou aí”... Ou: “Não tenho certeza se eu entendi exatamente o que você queria dizer”... então há uma falta de profunda admiração por Deus em você e precisa enxergar Deus e pedir que Ele ajude você.

“Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.” (Romanos 1:5)

Há uma obediência que vem pela fé. Não é simplesmente saber sobre alguma coisa e falar que você crê nisso. Há uma obediência. Em outras palavras, se realmente cremos em Deus, isso vai mudar o que fazemos. Isso não quer dizer que somos justificados pela obediência. Somos justificados somente pela nossa fé Nele. Realmente cremos que Ele é Deus. Fé é crer que Ele existe e que Recompensa aqueles que O buscam diligentemente. E sem fé é impossível agradar a Deus. É fé que declara: “Você é quem Você diz ser: O EU SOU. Você é O Senhor Deus, O Sustentador e O Rei das Galáxias. Você é quem Você é, e Você me chamou e me escolheu.” Nós cremos que Deus é, e se O buscamos diligentemente (não sendo preguiçosos ou relaxados), Ele vai ser o Recompensador porque Ele é um Pai amoroso. Há uma obediência que vem da fé, simplesmente porque cremos em quem Ele é. Nós não somos deuses! Não fomos criados para ser pequenos deuses que fazem as próprias decisões, como: se vamos crer em Deus ou “ir à igreja”. Não, realmente não é isso. É uma renúncia total do nosso próprio coração, vida e vontade. “Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais sou o pior...” Vou me humilhar diante de Deus, e há uma obediência que transborda de dentro daqueles que creem realmente que Ele é Quem Ele é.

E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo (se tornar uma posse de, pertencer a, Jesus Cristo). A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (Romanos 1:6,7)

“Chamados para serem santos”: separados. Tire palavreados religiosos da cabeça. Somos chamados por Deus para sermos santificados, santos, separados. “Saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. Mas alguns dizem: “Bem, não penso que devo levar isso tão seriamente. Por coisas assim muitos foram mártires no primeiro século, e não quero que isso se repita. Vamos nos alegrar, comamos, bebamos e sejamos felizes. Não vamos levar ao pé da letra... afinal de contas, Jesus foi um ‘amigo de publicanos e pecadores’.”

As palavras “santo” ou “separado” ou “eleito” acham a sua raiz na expressão do coração e da mente de Deus: “separados para os propósitos de Deus”. Separado, retirado do meio. Saiam do meio deles e separem-se. Se fizer isso, então Deus diz: “Eu serei um Pai para você. Mostrarei o meu amor, e você será Meu próprio filho. Se você sair do meio deles e for separado, em vez de se apegar ao amor do mundo e das coisas do mundo e, quando der, adicionar Deus a isso... Se realmente deitar o seu coração e a sua vida... Se fizer o que João fez com Meu Filho Jesus e deitar a sua cabeça no Meu colo... Se confiar inteiramente sem receios nos momentos de tribulações e crises... Se sair do meio deles e não se apegar a esse mundo, exigindo os seus direitos, dando jeito para fazer da sua maneira... Se deixar EU ser Deus em vez de você ser... Se entregar tudo para meu Filho pela sua própria vontade... então, serei Seu Deus e vocês o meu povo.”

Uma confiança implícita

“Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.” (Romanos 1:8)

Quando as pessoas têm fé, ela ressoa!

Certa vez conhecemos um homem na Índia e a qualidade nele que se destacou foi a sua fé. Era um homem que podia ver o que era real no meio de qualquer circunstância na qual estivesse, incluindo o seu próprio câncer terminal. Apesar de ter muita dor e dificuldade e rejeição pessoal, ele deixou a sua fé ressoar, e isso se expressou em cada área da sua vida. Havia alegria no seu coração, e havia paz nele. A sua fé afetava a sua atitude.

Você pode ter muitas coisas sem ter fé. A sua doutrina pode ser super boa, ou conseguir um louvor legal, ou ter algum talento extraordinário em alguma área ou outra. Pode ser um pioneiro numa doutrina, ou num processo de pensamento, ou ter uma mudança cultural de estilo de vida. Mas sabe de uma coisa? Tudo isso é feno. O que ressoa nos céus e na terra, o que Deus elogia, e o que o anjo Gabriel acompanha com uma trombeta são pessoas que têm fé durante os tempos de crise e estresse. Elas deixam a esperança e as promessas de Deus responderem todas as suas perguntas em Jesus Cristo. Para pessoas com Fé, Ele é o “Sim” e o “Amém” para todas as perguntas e dificuldades que poderiam levantar. Quando as pessoas têm fé, esta será relatada no mundo inteiro. “A mensagem do Senhor propagou-se na Macedônia e na Acaia”. Quando nós, como a igreja dos tessalonicenses, deixamos os ídolos para servir ao Deus vivo, isso se torna uma expressão da obediência da fé. Só que não vai ser a nossa obediência que ressoará. Vai ser a nossa fé!

“…Em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.” Impressionante, considerando que não tinham telefones, aviões nem e-mail disponíveis. “Olá, você já ouviu sobre a fé de fulano?” Isso foi de pessoa a pessoa no mundo inteiro. “Você ouviu sobre a FÉ de fulano?” Isso deve ser relatado sobre nós! Isso deve ser dito sobre você e eu. Podemos fazer muitas coisas grandiosas nas nossas vidas, mas de alguma maneira sinto que se fosse dito sobre nós: “Você já ouviu falar sobre a fé deles?” seria um elogio nas cortes do céu.

Isso não significa que você vai estar sempre rindo: “Oh, eu estou tão cheio de alegria!” Não é assim.1 O velho estereótipo de um Cristão transbordando de alegria o tempo todo simplesmente não é verdade. Jesus era “um homem de dores e experimentado no sofrimento”. Dançar de lá para cá com algum tipo de frivolidade, com atitude de “alegria abundante” não é como Jesus agia; isso não é cristianismo. Mas eu posso falar como Jesus agia – Ele vivia com uma confiança implícita do Pai! Tudo foi filtrado através do conhecimento de que a Mão do Pai é soberana sobre todas as coisas. A atitude de Jesus foi sempre mantida sob controle pela fé e pela confiança Dele no Pai. A atitude Dele foi definida pela Sua completa devoção ao Pai, e a completa confiança da devoção do Pai para com Ele mesmo. É por isso que Jesus poderia dizer, falando de Si mesmo: “O Pai ama o Filho”. Isso é fé!!

Nada pode interferir no andar de uma pessoa com Deus ou em seus relacionamentos com irmãos e irmãs ou sua santificação diante de Deus se ele sabe em seu coração... “O Pai ama o Filho”. Todas as questões em aberto dentro de si mesmo e as questões abertas entre ele e Deus são resolvidas pelo trabalho do Calvário. Fé não é alguma doutrina impotente onde mantemos um certo “sistema de crenças” sobre quem Deus é. Se você não se lembra de mais nada, lembre-se: a fé afeta a sua atitude em tudo que você faz em todas as circunstâncias da vida. Caso contrário, você está andando em incredulidade – NÃO EM FÉ!

“Ah, sim, eu acredito em Deus.” Você realmente crê?

Vamos ver suas atitudes quando está sob estresse. Vamos ver o que você faz quando foi tratado injustamente (ou assim você pensa), ou algo não está indo bem no trabalho. Aí, o que você faz? O que você vai fazer quando um relacionamento não está saindo como você pensou que deveria, ou alguém trata você de maneira que você não acha que é adequada, certa, ou justa, ou com amor? Como você reage? O que você vai fazer? A fé não é medida pelo número de doutrinas que você pode recitar. Sua fé é medida pelo que você faz sob estresse. O que você faz quando não está dando tudo certo na vida e suas expectativas não estão sendo atendidas? O que você faz quando as suas circunstâncias levam-no para fora de sua zona de conforto e para fora do seu elemento de compreensão? Você vira seu rosto em direção a Deus com confiança implícita?

Tudo será afetado por sua fé. Você tem fé? Em sua ética de trabalho, em todos os relacionamentos – você tem fé? Mostre-me como você se dá bem com o seu cônjuge, ou com seu companheiro de quarto, ou com seus filhos. Deixe-me ver como você funciona em um ambiente de trabalho, quando surgem dificuldades e injustiças. Esses são os lugares onde as demonstrações de fé em Cristo acontecem.

Se nada mais vem disso, deixe-me lembrá-lo novamente de que a verdadeira fé tem a ver com o que você crê ativamente do coração em momentos de estresse, tensão, confusão e dificuldade. Essa é a verdadeira fé de acordo com a definição Bíblica da palavra – a maneira que a palavra foi usada historicamente quando Jesus ensinou, e a forma como Pedro, João e Paulo elaboraram de novo e de novo e demonstraram o funcionamento dessa palavra. A fé é uma palavra ativa que não tem nada a ver com o que cremos com nossas mentes. Tem a ver com o que CREMOS em um sentido ATIVO do coração em meio à dificuldade.

Então, por favor, observe Deus com cuidado e lance totalmente o seu coração para Ele em todo tipo de prova e confusão. Deixe sua fé Nele sarar cada relacionamento com aqueles que também confiam no nome do Senhor. Deixe sua fé trazer um brilho de Esperança no momento da sua falha mais escura. Deixe a obra de Jesus Cristo e a Fé Nele como o Redentor das almas de homens transbordar como um raio de Esperança, apesar do que possa acontecer na sua vida. Fé em Cristo – esse é o poder para a Salvação. É a Boa Nova que CREIO no que Deus tem feito para nos redimir. Mas é preciso crer se quisermos acessar isso.

Poucas pessoas creem em Deus e deixam isso afetar suas vidas e atitudes. Pouquíssimas pessoas. No entanto, esse é o tipo de Fé que Deus deseja de nós. Josué e Calebe foram os únicos entre dois milhões de pessoas que estavam dispostos a crer em Deus e tomar posse da Terra que Ele prometeu a eles (Números 13:25-14:10). Estamos falando de uma qualidade rara. Os israelitas não juntaram o que sabiam com fé, e eles perderam a sua herança por causa de suas atitudes. Eles resmungaram e foram cortados. O anjo destruidor os destruiu por causa de suas atitudes – por causa de descrença em seus corações (1Co 10). Josué e Calebe foram as únicas exceções a isso. Quando chegou a hora de tomar posse da Terra Prometida, eles disseram: “A batalha é do Senhor. É Deus quem manda aqui. Nós somos os Seus servos, e com a ajuda Dele, Ele vai nos dar a terra.” O resto dos israelitas, milhões de pessoas, pensava o contrário.

Vamos fazer algo que pouquíssimas pessoas ao longo da história fizeram – CRER EM DEUS! Vamos ser como Josué e Calebe e exibir aquela rara qualidade de FÉ! Poucas pessoas já andaram dessa forma, mas É a nossa herança em Cristo. E eu encorajo você a se apegar a isso.

Mesmo se sentir-se como um fracasso total e fizer tudo errado, deixe que sempre seja dito: “Mas ele realmente tem fé em Deus. Ele confia resolutamente no Sangue de Cristo e no Poder de Deus para fazer milagres. Embora muitas vezes já tenha fracassado, essa pessoa olha diretamente para o Pai em todas as circunstâncias.” Isso vai ser comentado no mundo inteiro, com certeza. Confiança simples em Deus é uma coisa muito rara. Mas esse é o coração de Deus para cada um de nós – para todos que invocam o Seu nome.

1 Você vai ser preenchido com uma alegria muito mais profunda do que tem uma pessoa normal, adorando constantemente. Adoração não é uma “coisa” que você faz com os outros ou uma “coisa” que você faz sozinho. A adoração é uma expressão de “DEUS, VOCÊ É QUEM VOCÊ É! Você é o EU SOU! Eu confio em Você, eu sou Seu. “ Isso é adoração! Isso é Confiança! Back

Fé é a raiz de tudo

“Deus a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los. Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.” (Romanos 1:9-12)

Até dons espirituais de alguma maneira são relacionados à fé. “Quero compartilhar um dom com vocês... isto é, para que nós sejamos mutuamente encorajados pela fé.” Lembra quando Paulo uma vez: “Viu que o homem tinha fé para ser curado”? De alguma maneira, crer em Deus tem tudo a ver com dons espirituais. Receber algo de Deus ou de uma outra pessoa com um dom espiritual é muito relacionado a nossa habilidade de andar em fé.

Conheço três pessoas que a gente tem orado sobre situações de saúde nos últimos dois ou três dias. Duas dessas três foram completa e até surpreendentemente saradas rapidamente de coisas que os tinham deixado de cama. A outra pessoa tinha que lutar um pouco com esse assunto de ter fé para ser sarado. Eles queriam ser sarados para achar Deus de alguma maneira. Então tinha uma luta sobre este assunto de fé na maneira que ela se relaciona com o sarar espiritual de Deus.

Não acho que exista alguma coisa na vida que não seja relacionada de alguma maneira ou outra à nossa fé para ver Deus e achá-Lo. A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus – o falar ou expressão de Deus. Isso é a essência de Cristianismo – achar Deus, achar fé e depois avançar sem duvidar. Abraão é conhecido como Pai da nossa Fé, e vamos ler vez após vez que tem a ver com fé. Não posso encorajá-lo o suficiente para resolver crer no seu próprio coração que Deus é e que Ele recompensa aqueles que diligentemente procuram Ele. Resolva no seu coração que Jesus Cristo é o “Sim” e o “Amém” para todas as promessas de Deus. Precisa resolver que Deus é capaz e que Ele escuta e conhece você e que Ele vai encontrá-lo no fundamento de crer Nele. Ele é quem Ele diz ser, então não deixe qualquer descrença habitar no seu coração.

Paulo não podia dar um presente espiritual, assim como Jesus não podia curar na própria cidade de nascença, por causa da descrença das pessoas. Se você é cético, e está em dúvida... se vira os olhos, ou retira o seu coração ou dá um só passinho para trás, não vai achar a cura de Deus na sua vida ou o poder de Deus jorrando do seu interior. Não vai achar a sua herança. Se você recuar, estará no meio daqueles que estão destruídos, diz o autor de Hebreus. Se recuar, vai colher destruição e devastação no seu coração de uma forma ou de outra.

Não sei qual é a melhor maneira de dizer isso, mas sei que precisa ser a nossa fé que ecoa, e tem que ser a sua fé que compreende o Coração e a Mente e a Voz de Deus e que fica firme no meio de qualquer circunstância ou dificuldade que a vida irá trazer. As tempestades virão. Tenha fixo no seu coração e na sua mente exatamente quem Jesus é e que as Suas promessas são a sua Âncora e a sua Esperança. Você não vai estar entre aqueles que “se queixaram – e foram mortos pelo anjo destruidor”, como Paulo escreveu. Não estará entre aqueles que “retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos”.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon