LIDERANÇA DE JESUS
EM REUNIÕES
Numa Igreja que reconhece que Jesus é presentemente ativo, envolvido, e Vivo, e não uma relíquia histórica para ser estimada, venerada e discutida, há Liberdade!
7/5/2006
Outra coisa que precisamos ter a coragem para mudar é ter nossas reuniões como a Bíblia descreve em 1Coríntios 14: “Quando vocês se reunirem, irmãos, e a Igreja inteira está junta, tudo deve ser feito para a edificação do Corpo. Todos têm uma palavra de instrução, uma canção, uma revelação.” Quando vivemos desta maneira, até mesmo o incrédulo cai com rosto em terra e declara: “Deus está entre vocês!”.
Não tem nenhum patrão a não ser Jesus! “Não chame ninguém de líder, mestre, professor, ou pastor. Vocês são todos irmãos.” Todos vocês têm Jesus e Ele é igual em cada um de nós. Com certeza haverá diferenças de maturidade, e alguns dons são mais “públicos”, enquanto outros são mais quietos ou menos visíveis em situações públicas. Mas, todos são disponíveis e tem oportunidade de se manifestar. Às vezes precisamos da misericórdia de Jesus e outras vezes precisamos do ensino de Jesus. Às vezes precisamos das canções de Jesus, e às vezes precisamos da ajuda de Jesus para resolver problemas. Mas tudo igualmente faz parte de Jesus. Por favor, leia 1Coríntios 14:26-40. Não há ninguém na posição de patrão sem ser O Próprio Jesus. Reunimos-nos já tendo “considerando como encorajar uns aos outros ao amor e às boas obras.” (Hebreus 10:24-26). Gastamos tempo para pensar e orar sobre como podemos ajudar um ao outro ao estarmos juntos, e cada um de nós assume a responsabilidade de ser portador da Palavra de Deus e do Seu Amor. Não tem nenhuma “pessoa especial” que “automaticamente” é esperada para fazer qualquer coisa, a não ser escutar e obedecer a Deus assim como todos os outros. Enquanto alguém está a falar um ensino de Jesus e todos vêm com uma palavra de instrução ou canção ou revelação, e uma outra pessoa receber uma revelação do Senhor, aquele que está a falar deve “terminar”se estivermos ouvindo e obedecendo ao que Deus manda em vez das tradições dos homens. A Bíblia tem sempre dito: “Quando revelação vem à segunda pessoa, DEIXE A PRIMEIRA SE SENTAR!”. Isso é o que diz 1Coríntios 14. Isto não agrada aqueles que “gostam de ser o primeiro”, estar na frente e querem ser vistos como sendo “mais espirituais” e recolhem o dinheiro dos santos. Herdamos uma carga pesada de tradições dos católicos romanos e dos nossos antepassados “protestantes” e “denominacionais” e pagãos. O “padre” ou “pastor” ou “mestre de cerimônias” ou “oficial executivo” na frente falando para os leigos “mais baixos”, todos os coitados, a congregação, só sentada e escutando. Provavelmente esta é a prática e “doutrina” que Jesus disse que Ele odiava: a dos “Nicolaítas” (traduzido, quer dizer “aqueles que conquistam o Povo dEle”). Mas DEUS disse que tudo isso precisa mudar, por motivo dEle e nosso.
Do ponto de vista prático, quero sugerir a você que se realmente quisermos honrar os dons que estão em cada um de nós, e trazer à tona os dons que estão em todo o Povo de Deus, então precisamos mudar muitas coisas. Mesmo que possa soar simplório, uma dessas coisas pode ser como nos sentamos quando nos reunimos juntos. Quando Jesus estava aqui, Ele tinha um círculo de pessoas ao Seu redor. “Ele disse para aqueles que estavam sentados ao Seu redorQuem são minhas mães, irmãos e irmãs?” (Marcos 3). Sentados em um círculo ao Seu redor! Não seria a coisa mais natural a fazer, quando nos ajuntamos para ouvir ELE, e não um mero homem com dons limitados? Talvez isso soe muito simplório para você, e até nem pareça muito importante, mas asseguro que é. Ouvi falar que as palavras em francês para “púlpito” e “sensualidade” são pronunciadas da mesma maneira.
Quando nos sentamos com todo mundo olhando para frente, toda a atenção é dada a um homem. Não somos mais iguais entre iguais. Eu me torno servil a quem está no trono na minha frente como meu mestre, ou condutor, facilitador, ou o policial de tráfego, o perito da “classe” ou “culto”. Quando colocamos as cadeiras em fileiras em vez de em círculo, sentados ao redor de Jesus, é como virar um holofote para um homem. Todos os outros se tornam como audiência e um homem torna-se a atração. Isso é muito errado, porque há muitos dons entre nós e são todos partes de Jesus. Quando colocamos todos olhando para frente, exaltamos só um dom. Quão orgulhoso um homem seria se permitisse sempre ser “cacique” ou estar “no holofote”.
No exemplo abaixo, típico modelo religioso de instituições e “igrejas em casa”, há um mero homem que oficialmente “toma conta” e tudo precisa passar por ele. Ele é quem oficialmente começa, termina, ensina ou “aponta” alguém para ensinar ou assumir o “louvor”. Ele toma as decisões, responde as perguntas e tem o controle do “procedimento”. Isso não existe na Bíblia (1Co 14:26) e está muito aquém de produzir Fruto. Fermento na massa, Dons sufocados e a perda do Senhorio de Jesus são inevitáveis nesse modelo. Outro detalhe: esse “método” não se encontra na Bíblia. Isso deve ter grande peso.
Um sistema de castas tipo clero-leigos e um “show” pré-programado interativo é quase universal (em todo as religiões, incluindo “cristianismo cultural”) mas não está na Bíblia nem no Coração e Mente de Deus. Jesus teve palavras claras, fortes e até insultantes contra um sistema cheio de tradições e pessoas assalariadas e aqueles que se elevaram acima do Povo de Deus. Até mesmo os “Doze Apóstolos do Cordeiro” eram para ser simplesmente “irmãos entre irmãos” no “meio” dos Santos, não “acima” deles, de acordo com Jesus. Deus está desejando liderança como a de Samuel no meio da Vida, sem título ou posição, mas somente amor e dons conforme a necessidade. Caso contrário, estaremos “rejeitando Deus” ao permitir e desejar um modelo de “liderança” tipo Saul, de acordo com a declaração de Deus a Samuel e a Seu Povo. É claro que isso tudo é um passo radical comparado com as tradições dos homens que têm feito a cabeça da maioria durante toda sua vida. Mas, até que reavaliemos os nossos caminhos pelas Escrituras, os nossos resultados vão continuar a ser mornos e cheios de fermento, que é a característica de toda religião cultural moderna.
Aqui está a essência de uma questão que precisamos reconsiderar: Os nossos tempos juntos são “sobre” Jesus ou “DE” Jesus? Obediência, humildade e liberdade por parte de TODOS os Santos fazem toda a diferença! “Porque dEle, e por Ele, e para Ele são TODAS AS COISAS!” O modelo de cristianismo inventado pelo homem de “freqüentar” e “homem santo” garante uma perda IMENSA. Jesus NÃO ganha o Jeito DELE em você ou por você ou para você como ELE quer quando homens controlam por meio de sua “criatividade” e jogos de poder. O jeito baseado em medo ou auto-promoção é financeiramente lucrativo e eleva o ego da casta clero. Não é de se surpreender então porque há tanta energia e insultos quando estas coisas são mostradas a muitos deles. É “a Pedra que os CONSTRUTORES rejeitaram que se tornou a Pedra Angular”. Os “construtores” são aqueles que têm algo a perder. Ou pelo menos PENSAM que têm algo a perder porque não têm confiado suficientemente em Jesus ou em Seu Povo. Entretanto, é absolutamente certo que Jesus proíbe (Mt 23, etc.) estruturas de pirâmides feitas pelo homem e TODO tipo de títulos religiosos que são tão comuns hoje em dia. É vergonhoso e uma grande perda porque os Seus Dons são desperdiçados e a Sua Voz não é ouvida. E isso é verdade mesmo que o “sermão” tenha sido “bom” ou Bíblico ou a “música” tenha sido “Animada”. Não vamos cansá-lo com as “estatísticas” do “fruto” ruim relacionado ao cristianismo moderno, apesar dos “sermões excelentes” e “música animada”. A religião baseada em marcar presença, controlada pelo clero, não vem dEle, mesmo que seja “para” Ele. Faz toda a diferença se as “portas do inferno prevalecem” ou se são CONQUISTADAS pela Sua Vida diária (1Co 12, At 2:42-47, Hb 3:12-14). Ele quer ser CABEÇA da Sua Igreja, não um assunto entre aqueles reunidos em Seu Nome.
Mas, e se todos os dons tivessem um lugar igual? Talvez haja alguém com um dom de pastor que esteja sentado no círculo. Talvez alguém com um dom de ensino esteja sentado aqui e um dom de misericórdia sentado lá. O dom de ajuda talvez esteja sentado aqui e alguém com o dom de profecia poderia estar sentado aqui. Todos os dons têm um lugar igual porque são todos Jesus!
Como já vimos, Paulo em 1Coríntios 14 claramente descreve o tempo quando “a igreja inteira” está junta. Ele descreve o envolvimento de todos os Santos que têm Jesus vivendo dentro deles. Cristãos, como descrito alguns momentos antes na carta (Capítulo 12), que estão vivendo todos os dias juntos debaixo do Seu Senhorio deveriam continuar a viver como Sacerdotes quando a igreja estiver junta em um lugar. Todos têm uma oportunidade para ouvir Jesus e obedecer a Sua Liderança momento a momento como Sacerdotes verdadeiros toda vez que a igreja está reunida. Não existem homens ou mulheres religiosos dominando o tempo ou definidos previamente para darem um discurso pré-ensaiado ou um show musical. Esse modelo de “Quando revelação vier à segunda pessoa, deixe a primeira SE SENTAR!” está de acordo com a ÚNICA Figura que o Novo Testamento dá de Jesus como Cabeça numa Reunião de Seu “Reino de Sacerdotes”. Todos os Dons são derramados sobre o Corpo de Cristo, a Igreja, e podem ENTRAR EM AÇÃO a QUALQUER momento. “Quando revelação vier à segunda pessoa, deixe a primeira SE SENTAR!” diz o Senhor. Não há nenhum lugar para controlar quem ou o que pode acontecer, coreografado anteriormente por razões de oratória, música, entretenimento, ou controle.
Numa Igreja que reconhece que Jesus é presentemente ativo, envolvido, e Vivo, e não uma relíquia histórica para ser estimada, venerada e discutida, há Liberdade! Todos com Jesus vivo dentro deles demonstrando isso na prática diariamente entre outros que Crêem têm a responsabilidade de oferecer seus Dons “para que o Corpo seja edificado”. Jesus é derramado por INTEIRO no Seu Corpo, em TODOS os Seus Dons, e qualquer Dom pode ser necessário a qualquer momento. Se um jovem se abre sobre dificuldades no trabalho ou se uma irmã admite que tem dificuldades com as crianças, os Dons de Ensino, Encorajamento, Pastor, ou Ajuda podem todos vir a tona e ser “a Revelação que vem à segunda pessoa!” Esta é a única “Foto” do tempo quando “a igreja inteira está Junta” na Bíblia. E nessa “foto” Jesus é permitido ser o Cabeça VIVO da Sua própria igreja ao invés de uma organização feita por homens controlado por mero homens.
Cada pessoa em que Cristo Vivo habita precisa ser Livre para ser movida e usada por Jesus no meio do que está acontecendo naquele instante. Somente ISSO é o “Corpo de Cristo”. As “Reuniões” são então aquilo que transborda do que já acontece dia-a-dia “de casa em casa” da Vida Juntos em Jesus. JESUS deve reinar e dirigir o Seu POVO e usar Seus Dons O TEMPO TODO, nos lares e nas chamadas “reuniões”. Homens vão tentar imitar isso tornando-o apenas um momento simbólico de “compartilhar” (sabe-se lá o que é isso), mas mantendo-se no controle. Não aceite nenhum esquema quando JESUS pode, em vez disso, viver por meio de todos os Seus Dons e Seu Povo.
Isso é sobre o SEU coração para “um Reino de Sacerdotes”, com Jesus realmente sendo Cabeça do Seu Corpo na prática. Mas, com certeza, essa discussão não é sobre algum tipo de versão infantil e nada Bíblica de “todo mundo fala o que pensa”, cada um “tem a sua vez” “fala o que dá na cabeça” e “todos expressando alguma coisa” ou “se você falou mais do que 5 minutos semana passada então não pode falar nada essa semana” etc., etc. Certamente a Igreja dEle não é uma “democracia”. A Igreja dEle é para ser Teocrática onde UNÇÃO, DONS e o PENSAMENTO DELE MOMENTO A MOMENTO Reinam sobre as nossas interações de maneira surpreendente e constantemente dinâmica. Às vezes (não algo planejado) uma pessoa pode estar correspondendo com Deus em voz alta por um período de tempo longo. Mas não é algo “esperado” para aquela vez ou qualquer vez.
Há liberdade e obediência a Seus Caminhos em 1Co 14. Mas não esqueça que Paulo também tratou nesse capítulo com possíveis abusos por pessoas ignorando a chefia ou abusando da sua “liberdade” por ambição ou emoção ou falta de sabedoria. Mais uma vez, lembre que o contexto inteiro de 1Co 14 inclui “capítulos” 10-13 onde o Coração de Deus é que Seu Povo viva como “um só Pão”, discernindo o Corpo e vivendo DIARIAMENTE com vidas interligadas assim como a mão é interligada aos dedos e ao punho. Nesse contexto de VIDA Bíblica na igreja, 1Co 14 também pode ser obedecido. “Quando revelação vier ao segundo, deixe o primeiro SE SENTAR.” Nenhum “show” e nenhum “homem santo” liderando o show. “Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre!” Não se pode permitir que o medo, a ganância, o poder e a ambição de alguns roubem a Herança do Seu Povo. Jesus está VIVO e está FALANDO através dos Seus Dons “como Ele quer” quando somos realmente o Seu Corpo, em vez de encenando uma cerimônia num dia santo.
Sim, talvez haja “supervisores” que servem e ajudam a facilitar. E, sim, existe ocasiões em que é preciso “proclamar” em lugares públicos para os desCrentes como Paulo fez em certos ocasiões relatado no livro de Atos. Mas, diferente de hoje, até nessas ocasiões de “proclamar” houve “diálogo” (a palavra em Grego para o que aconteceu em Troas)não “monólogo” ininterrupto. E esse tipo de situação de “proclamação” com os desCrentes em Eféso ou Atenas não deve ser confundido com os tempos quando “a igreja inteira está Junta”. (Com certeza, entretanto, os desCrentes vão muitas vezes estar presente quando a Família de Deus estiver junta1Co 14.) Ocasiões quando o Corpo de Cristo local está tendo um tempo especial no mesmo lugar juntos é muito diferente de quando alguém está “pregando na praça” para uma massa de pessoas desCrentes. Um exemplo é quando Paulo usou uma “escola” pagã para poder falar com desCrentes sobre Jesus (Atos 19:8-10) levando a Palavra de Deus para “todos que estavam na Província da Ásia”. Isso, claro, é diferente de quando a igreja, as pessoas Redimidas e nas quais Ele Habita, estão reunidas como em 1Co 12-14 ou Atos 20 onde Paulo “dialogou” (como mencionado na palavra grega) com a sua Família até a madrugada num contexto informal.
Jesus deseja construir Sua Igreja contra a qual as portas do inferno não mais prevalecerão! “ASSIM é COMO todos os homens saberão que são MEUS Discípulos.” Ele quer que NÓS nos “tornemos uma habitação” para Ele, diariamente interligados “unidos e ligados” e “lutando como Um Homem pela Fé”. Por meio dessa Expressão de Vida, intimidade diária de “mãe, irmão, irmã”, que tem o seu começo em Jesus, É POSSÍVEL para todo Seu Povo (do transbordar de vidas totalmente interligadas “diariamente”, Atos 2:42-47, 1Co 12-13) SER útil pelo Espírito de Cristo, a qualquer momento. É realmente simples. :) EXATAMENTE como era quando Ele esteve aqui conosco fisicamente, JESUS é quem tem a última palavra. Quando não estivermos impedindo o Seu Espírito com planos feitos por homens, hierarquias, liturgias, tradições, espetáculos e vidas mundanas e independentes, Ele torna-se livre para se expressar e expressar os Seus Dons, igual quando Ele estava presente fisicamente aqui. O Seu Pensamento e Unção Atual, seja por um momento ou “até a madrugada”, é nossa paixão. “Quando revelação vier ao segundo, deixe o primeiro se sentar...!”