Anatomia de um Suicídio Espiritual

4/11/1996

Caminhos que destroem e sugam a Vida, te distanciando mais e mais de Jesus…

(Você conhece o “Antídoto” para cada um deles? São GLORIOSOS! Descubra-os!)!

1.    Mantenha laços, ou seja, relacionamentos com os filhos do diabo sem colocar estes laços em cheque por receio de romper tais relacionamentos. (“Filhos do diabo” é a descrição dada pela Bíblia e por Deus para aqueles que ainda não entregaram suas vidas, para propriedade de Jesus e, nem se lavaram no sangue do segundo nascimento.) Deixe que estes relacionamentos permaneçam dormentes ou abertamente tenha comunhão com aqueles que não são gerados uma segunda vez, aqueles que não são discípulos de Jesus, na sua família, no seu emprego, do seu passado, no seu bairro, ou com a turma. De qualquer jeito, busque estes “relacionamentos” ou, simplesmente, mantenha-os em segundo plano caso venha precisar deles. Se quiser cometer suicídio espiritual, deixe as portas abertas para abraçar estes “amigos” como se fossem iguais a você ou fizessem parte de sua vida e, por não ser problema algum abrir seu coração para eles. Pense neles de maneira que traga saudades e, pense nas coisas que fizeram juntos ou poderia vir a fazer com aqueles que não se dobraram os joelhos a Jesus. Mantenha laços afetivos com descrentes, diz o senhor da escuridão.

2.    Mantenha alguns segredos sobre o seu passado. Não diga nem mencione algo, para alguém que está maduro em Cristo, sobre as suas tentações ou tendências do passado ou, sobre aquelas coisas que ainda esteja lutando que não são como Jesus é. Se convença de que não é do interesse de ninguém conhecer quem você é. Se realmente soubessem, te rejeitariam na certa então, mantenha tudo para si e deixe a situação se resolver por si mesmo.

3.    Diga meias verdades sobre o que pensa, como se sente, onde está indo, o que está fazendo. Confesse as coisas somente para Jesus e não se abra e nem seja vulnerável com seus irmãos e irmãs. Eles não te entendem como Jesus. Deixe todo mundo na dúvida, sentindo que estão se intrometendo quando na verdade estiverem se importando com você. Dê a eles impressões que são só parcialmente corretas. Mantenha uma imagem, e não deixe ninguém ou nada penetrar. Nem mesmo você. Isso poderia te deprimir. Deixe claro que você não gosta quando alguém invade o “seu espaço”.

4.    Permita que atitudes ou julgamentos, miséria, desejos, culpa, fraqueza, dor, solidão, auto-condenação, ou ressentimento das circunstâncias ou dos outros…permita que estas coisas dominem sua mente e controlem os seus pensamentos e emoções. Deixe sua mente correr aonde quiser, sem limites. Permita a “temperatura” da sua mente subir ao brincar com pensamentos ou emoções radicais e indisciplinados, sem intencionalmente pará-las. Deixe-as correr até estarem fora de controle. Deixe a avalanche começar com os pequenos pedregulhos e pensamentos errados, sem freios, e permita que estes pensamentos cresçam para algo imenso e sem a possibilidade de pará-los. Não renuncie pensamentos…porque, afinal de contas, você só está sendo realista ou só está sendo quem você “realmente” é. Você teve este pensamento em particular então, obviamente originou-se dentro de você e isto, é quem você é e como você pensa. Deleite-se neles ou, simplesmente os tolere. Mas não os mude, diz o verme.

5.    Se dê o direito de pecar sem um arrependimento claro. Realmente não é sua culpa. A outra pessoa ou as suas circunstâncias terríveis são os culpados. Ou…você já merece destruição. Por que Ele deveria gastar Sua graça comigo? Qual o propósito de lutar?

6.    Seja a única e verdadeira autoridade na sua vida. Não a Palavra de Deus. Não permita que ela te leve a parar e renunciar tudo. Não dê a ela este tipo de autoridade. Estaria sendo muito literal. E não dê a ninguém verdadeira autoridade na sua vida (que a Bíblia chamaria de “estar sobre você no senhor”). Este conceito é falso. Seja você mesmo o juiz final e tenha a última palavra em questões de importância. Aliás, quem é mais bem qualificado do que você para decidir? E é um fato que você não pode confiar em ninguém para ter autoridade em sua vida a não ser em você mesmo.

7.    Semeie sementes más quando sentir vontade. Assista televisão ou faça outras coisas que são duvidosas ou fora do desejo de Deus—faça isso quando quiser, quando estiver sem nada para fazer ou deprimido. Faça isto especialmente assim que perceber que ninguém, que realmente se importe, poderia descobrir. Você consegue dar um jeito. Talvez eles sejam muito fracos para lidar com estes tipos de coisas, mas você não. Não vamos ser tão extremistas.

8.    Deleite-se em estar a sós. Faça a sua companhia, a melhor. Prefira fazer as coisas sozinho na maioria dos casos—pelo menos, mantenha o controle das situações para que seja você quem decide se quer pessoas ou não ao seu redor. A solidão dos seus próprios pensamentos é preferível do que derramar sua vida pelos outros. É provável que todos iriam te decepcionar mesmo, ou só desperdiçar o seu tempo. É seguro quando é você a sós.

9.    Sempre veja a si mesmo como “a exceção” para o que Deus disse. Foi colocado dentro de um contexto específico para um grupo definido de pessoas, então não se aplica para você. Mesmo que claramente faz sentido para a maioria das pessoas, as suas circunstâncias são diferentes.

10.    Considere a si mesmo com freqüência—sua aparência, seus direitos, as coisas que tem feito ou que pode fazer, o trabalho de suas mãos, o seu falar, pensamentos, criatividade, roupa, corpo e habilidades impressionantes. Pense sobre você mesmo (bem ou mal) e as coisas externas com freqüência.

11.    Ame a si mesmo, ou, se preferir, odeie a si mesmo. Qualquer um serve se quiser degradar a si mesmo e ao seu Melhor Amigo. Pensamentos sobre mim mesmo, preocupação sobre o que os outros pensam sobre mim e auto-consciência constante—seja amor ou ódio de si mesmo—com certeza irão afastar o nosso coração de Jesus.

12.    Não faça coisas “corretas”, por causa da sua conversa com Jesus sobre elas, oferecendo para Ele boas escolhas como um presente. Faça as coisas corretas porque é o que todos esperam de você e é o que faz parte de uma “vida cristã exemplar”. Talvez seja pego e ficaria mal para o seu lado, e, custaria a sua reputação. Não converse com Jesus sobre estas coisas diretamente. Deixe que seja uma escolha de estilo de vida ou só o que concorda em fazer por conveniência. E, se falhar, pode se sentir mal, mas não peça desculpas a Jesus e nem confesse aos outros e peça que eles conversem com Jesus por você.

13.    Desligue sua mente e o seu coração quando as coisas ficarem difíceis. Não adianta se abrir. São apenas palavras, não são? Por que se importar? Você já ouviu tudo isso antes. Se desligue. É mais seguro dentro de mim se não deixar nada entrar ou sair.

14.    Seja tão consumido (por causa de medo? orgulho? ambição? herança de família?) com as suas teorias dos finais dos tempos, política, metodologias de discipulado, administração eclesiástica, não criar problemas, evitar falsos ensinos…que Jesus e Seu povo não são mais a sua paixão.

15.    Mantenha a sua postura em todo momento. Nunca seja humilde. Isso seria visto como fraqueza. Mantenha-se orgulhoso e permaneça de cabeça erguida.

16.    Nunca diga coisas reveladoras sobre você para ninguém. Talvez usem isto contra você no futuro. Será visto como o mais fraco e imaturo.

17.    Interprete a Palavra de Deus na maneira que melhor lhe convém, para qualquer circunstância que queira manipular. Ao final de contas, ela pode ser interpretada de várias maneiras. Não pergunte para irmãos e irmãs sábios, para que te ajudem a entender porque não vão ver do seu ponto de vista.

18.    Sempre considere como as outras pessoas irão aceitar o que você está dizendo ou fazendo ao invés de o que Deus quer que você diga ou faça. As reações e pontos de vistas das outras pessoas ao que faz ou fala são mais importantes do que aquilo que Deus pediu para você fazer. Sempre pense nas conseqüências do que Deus tem pedido para você fazer para depois decidir se irá fazer ou não.

19.    Veja a si mesmo como a parte mais fraca do corpo e, veja isso como razão para não contribuir para o todo. Se você é o “umbigo”, ninguém pode esperar que você participe. Então, você tem o direito de ficar quieto porque não tem nada a oferecer afinal de contas.

20.    Não faz mal deixar passar dois ou três dias sem conversar com Jesus. Ele sabe que você O ama e que, se tiver pensamentos agradáveis, se “orar” antes das refeições e se tiver um sentimento caloroso sobre Ele, isso irá te ajudar a se achegar a Ele e conhece-LO melhor.

21.    Ache um motivo espiritual para fazer aquilo que você quer fazer por motivos do seu próprio entretenimento…tais com: vídeos, futebol, passeios, ou seja o que for. E depois convença os outros sobre o valor espiritual que estas coisas tem para eles também.

22.    Se estiver com uma dúvida sobre algo na vida de alguém, ou na sua própria vida, não pergunte pessoas que possam te ajudar. Fique só ponderando sobre isto dentro de você, mas não faça nada a respeito disto. Outra pessoa irá notar. Outra pessoa irá fazer algo. Provavelmente são mais qualificados do que eu, afinal de contas. Eu só vou ficar no meu lugarzinho sentado e assistindo, sem arriscar em contribuir e alguma forma.

23.    Esteja satisfeito com as suas circunstâncias presentes e não espere crescer em maturidade. Não faça nada que exija toda a sua força. Não tome nenhuma decisão difícil e nem aja decisivamente. Se sua mão te fizer pecar, converse extensivamente com ela e faça um estudo Bíblico sobre o assunto. Você sempre foi assim e sempre será assim—então por que se importar? Diz o rei do inferno.

24.    Sempre escolha as suas palavras cuidadosamente. Esteja certo que sempre tenha a opinião certa sobre tudo. Você não quer ser pego sendo errado sobre nada.

25.    Construa muralhas entre você e outros ao ter pensamentos críticos e ao segurar opiniões sobre eles. Julgue os outros pelas decisões e ações que têm. Reserve o direito de criticar em seu coração. E deixe estas coisas fermentar, esquecendo que elas existem, pensando que não são sementes que vão criar raízes de amargura, mas somente pensamentos de emoção da hora (pelo menos gostaria que fosse assim).

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon