A Solução de Deus Para a Mania Humana: O Ambiente Afeta

30/8/1998

Um irmão recentemente escreveu sobre a triste situação e a indisposição, da maioria das pessoas que ele conhecia em seu país tinha, de pagar o preço para “preparar a Noiva” para a volta do Noivo. Ele estava considerando como deveria ver isso e o que fazer sobre “as vidas sem convicções e preguiçosas” e “o câncer que cresce silenciosamente, sugando a vida da vítima sem ela saber—até que uma emergência acontece e a pessoa encontra pouca fé em seu coração para confiar em Deus”. Aqui estão alguns pensamentos…

Eu vi um documentário sobre um professor de faculdade que também é um pesquisador científico. Ele colocou um anúncio no jornal da cidade solicitando a ajuda de estudantes. Ele os ofereceu U$15.00 por dia para eles brincarem um jogo. Metade seriam prisioneiros e a outra metade seria guarda. Não poderia ter abuso físico—somente fazer de conta. Os resultados foram incríveis. Em apenas cinco dias, todos os “guardas” tinham se transformados em durões autoritários, sempre maquinando esquemas desviantes para fazerem seus “prisioneiros” sofrerem. E todos os prisioneiros (antes estudantes universitários fortes, estáveis e inteligentes) começaram a sofrer depressão, alucinações e outras manias. Um por um eles ficaram literalmente abalados emocionalmente e intelectualmente. Eles tinham esquecido que eram todos (guardas e prisioneiros) somente estudantes universitários, fazendo uma brincadeira. Em CINCO DIAS! Ficaram tão hipnotizados e intoxicados com os seus papeis designados no jogo e com a “figura profissional—expert” que deu tanta “credibilidade” aos eventos que perderam noção do que era real e se tornaram pessoas que nunca queriam se tornar. Em cinco dias.

A mensagem do Reino talvez seja óbvia, mas vou fazer a ligação mesmo assim. Existe um MONTE de pessoas boas por aí que desejam ardentemente ser dedicadas a Jesus e crescer em intimidade e maturidade com Ele, dispostos a se sacrificar, mas que falham vez, após vez, após vez. Eles se tornam pessoas que nunca desejaram se tornar. Fracassam a vida inteira tornando-se confortáveis com mundanismo, rituais religiosos e uma consciência insensível ou vivem em miséria. Por que??!! Porque Deus tem Preparado um ambiente que ajudará a mente humana fraca e a vontade débil de Conhecer Ele e vencer o pecado. “Eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não vão prevalecer!” Jesus, conhecendo a nossa natureza fraca, deu a luz à Sua Igreja para possibilitar que homens e mulheres “comuns” pudessem ser Vencedores. E quando uso o termo “Igreja”, eu certamente não estou me referindo a algo que possa ser “freqüentado”. Eu uso a palavra no mesmo sentido como as Escrituras, como Jesus usou a palavra. Quero dizer relacionamentos profundos (que não podem ser “freqüentados”!) onde a Palavra de Deus é vivida e aplicada a cada homem, mulher e criança, diariamente! (Hb. 3:12-14, Atos 2:42-47). Eu me refiro à “igreja” que Jesus disse que Ele iria construir onde cada homem, mulher e criança têm “cem mães, irmãos e irmãs, terrenos, bens, perseguições e após isso, Vida Eterna”. Nada mais realmente é Igreja. Mas se é uma Igreja, precisa ser caracterizada por cada membro verdadeiro amando Jesus e O conhecendo, “levando os fardos pesados uns dos outros e, desta forma, cumprem a lei de Cristo”, “confessando pecados uns com aos outros”, “servindo uns aos outros”, “amando uns aos outros”, e tantos outros “sinais de vida” dignos de uma verdadeira Igreja. Qualquer outra coisa já perdeu ou vai perder o seu “Candelabro” e não será considerada uma “Igreja” por Jesus, o Cristo e a Cabeça.

SE é uma igreja pela definição de Deus, as portas do inferno não podem prevalecer mais. Não vamos perder os nossos jovens para o mundo e para o espírito desta era. Não vamos perder as mentes e energias dos nossos homens para a avareza e prestígio. A lista de vitórias é infindável quando a Igreja é realmente a Igreja, ao invés de uma torcida organizada para freqüentar aos domingos. Pessoas pretensiosas, implementando táticas de “gerenciamento de percepção” através de orquestrando o show “perfeito” aos domingos para excitar e entreter um auditório e programas perfeitos a fim de elevar o ego de todos para que não vão embora—isso não é uma igreja, tá?! Mesmo se os cânticos são legais e a “pregação” é “Bíblica” e benéfica, não pode ser considerada uma verdadeira igreja simplesmente por causa destas coisas. “Igreja” PRECISA ser definida como DEUS a define: (Mt. 16:18) Cada membro com uma verdadeira experiência sobrenatural “que carne e sangue não revelou” mas Deus Pai pessoalmente tocou e revelou. E, (1Jo. 1:7) o meio pelo qual temos “comunhão” não é relacionado a “freqüentar” ou “comer”—mas tem tudo a ver com “Andar na Luz juntos, como Ele está na Luz”. Se não estamos deixando outras pessoas entrarem no lado de dentro das nossas vidas, e vice versa, nunca iremos conhecer o Reino e os seus Benefícios. Ao final das contas, o Reino não é “nem neste lugar nem naquele lugar, mas dentro de vocês”.

Se realmente estamos operando como Deus quer, ao invés de baseado em tradições dos homens que anulam a Palavra de Deus—se realmente, de verdade somos o Corpo de Cristo de uma maneira prática e diária como Ele tem intencionado, então o problema “Guarda/Prisioneiro” é resolvido! Finalmente, pessoas normais que honestamente querem viver para Jesus e não para elas mesmas, podem ver os seus problemas mais profundos desarraigados e seu potencial mais alto atingido. Deus sabe quão fraco somos e quão facilmente caímos na loucura de “guarda/prisioneiro” mencionado acima. As “figuras profissionais experts” no trabalho e nas escolas freqüentemente têm o mesmo efeito hipnótico sobre nós para o mal. “Companhia má corrompe (até) o bom caráter!” O NOSSO AMBIENTE NOS AFETA!! A maioria dos homens (ou mulheres) no local de trabalho, a maioria das crianças nas escolas, e a maioria das mulheres em casa—todos tem pouquíssimo relacionamento, direção, e ajuda nesta questão de crescimento em realidade profundo com Jesus e com outros. São expostas ao mundo das pressões para conformar, cobiça, medo, sensualidade, ambição, preguiça, depressão e psicose espiritual de todo tipo. Estão no falso mundo de “guarda/prisioneiro” que o sistema do mundo tem estabelecido, contra a qual não há defesa—sem Jesus em Sua Igreja, onde as portas do inferno não possam prevalecer. Somente cinco dias é o tempo necessário em média para uma pessoa ser “forte” o suficiente para não ser afetado pelo “fermento” e os problemas de engano que seguem. É por esta razão que Deus disse: “Encorajem uns aos outros *TODOS OS DIAS*, durante o tempo que se chama ‘Hoje’, de modo que NENHUM de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”.

Não demora muito tempo para qualquer um de nós cairmos num estado de confusão (como os estudantes acima) em relação sobre onde realmente estamos e quem realmente somos. Jesus sabia que iríamos necessitar, desesperadamente, dos Caminhos de Deus: diariamente abrindo nosso coração, sendo colocado na luz e ensinado na igreja. Essa influência que corrói, vinda da má companhia, dado livre curso, afeta a GRANDE maioria dos crentes nesses dias.

Sim, pode e vai haver fraquezas e erros, independente da nossa situação, ou quão maravilhosa uma verdadeira Igreja poderia ser. Mas há somente um Lugar designado por Deus para nos dar Recursos para crescer na “medida plena da estatura de Cristo”, “não mais crianças, levados de um lado para o outro”. E isso é em relacionamentos que mostra o que está no lado de dentro, DIARIAMENTE, numa Igreja verdadeira—uma que é definida por revelação de Cristo em cada “membro” (Mt. 16) e uma ligação real (1Co. 12) com o Corpo de Cristo na Vida diária. Só assim poderemos recuperar o território que o inimigo quer nos tirar quando cometemos erros, ou por ignorância ou por nossa carne. Na Sua Igreja, as portas do inferno NÃO irão prevalecer.

Então, “o que podemos fazer?!” quando o lugar onde estamos não é assim? Qual é a nossa parte quando o nosso contexto/ambiente NÃO é uma expressão diária da vida de Cristo, e sim só algumas reuniões legais e depois volto e vivendo no mundo, desligado de vínculos, não andando na luz, e nem se dando ou carregando os fardos na Igreja? Não é mais complicado do que isso: 1) Ore fervorosamente e jejue ao Senhor da Ceara para trabalhadores e para a ceara. O mais que tem importância para nós, o mais nós vamos ser claros e persistentes. Seja um adorador nos lugares secretos, e um trabalhador de joelhos. 2) Vá até o limite, dê o seu máximo, na sua tentativa de dar a sua vida aos outros AGORA, de dia, de noite, “servindo”, confessando os seus pecados uns aos outros e “andando na Luz como Ele está na Luz” o quanto possível durante os seus dias e as suas noites. Deixe o resto a Ele.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon