Quer ser um Cristão VERDADEIRO?
25/6/2024
Colaboração entre algumas pessoas...
Temos sempre falado sobre o que significa ser um Cristão; sobre ser alguém que não é apenas uma boa pessoa, uma pessoa legal ou uma pessoa moral, mas alguém que realmente Abriga o Espírito de Deus, que transborda a VIDA de Deus vinda de seu homem interior com Glória cada vez maior.
Muitas pessoas estão descobrindo (ou tendo que admitir) que não são quem pensavam ou diziam ser. Eles não entregaram verdadeiramente tudo a Jesus. Portanto, eles não são realmente Cristãos.
Algumas pessoas estão fazendo bico “Eu tenteeeeeiiii”, como se não fosse culpa delas. Outras querem dizer apenas as palavras “certas” com a emoção “certa” e fazer a coisa “certa” para “consertar” tudo. Elas estão descobrindo que isso não “funciona” nem as aproxima de Jesus e do Reino Dele.
Tornar-se Cristão não é dizer ou fazer uma série de coisas “mágicas” ... E não tem nada a ver com chegar a algum momento mágico ou medida mágica do quanto conhece Deus “suficientemente bem” ou ser “suficientemente bom” ou ter certa quantidade mágica de “amor” por Jesus primeiro.
Ainda assim, algo precisa acontecer... então o que é?
Para começar, no fundo você sabe que há uma RAZÃO pela qual você tem sido uma FRAUDE. Não é que você “simplesmente não sabia” de algo. Se você quiser ter sucesso, terá que VIRAR seu rosto para Jesus agora e admitir para si mesmo e para Ele exatamente POR QUE você era uma farsa. Você fará isso?
Não finja que é um grande mistério. Se o seu mundinho gira em torno de você mesmo, então você consegue saber (incluindo todos os detalhes), se quiser saber. Se você tem sido alguém que pega os atalhos, você consegue saber (incluindo todos os detalhes), se quiser.
Com isso em mente, vamos discutir alguns passos que podem levar você na direção de Jesus, ok?
Passo 1 – Peça desculpas por assassinar o filho Dele
Que tal você lidar com o fato de que *VOCÊ* crucificou e está crucificando o Senhor da Glória com SUA vida nojenta e vil e egoísta. Você MATOU o Filho do Pai! VOCÊ!
Deus não lhe deve nada de bom – nem mesmo mais uma respiração para seus pulmões. Você crucificou o filho Dele.
Então, se você estiver procurando um “ponto de partida” para Deus “ouvir você” e abrir a porta para você entrar na Presença Dele... aqui vai um pequeno conselho: COMECE pedindo desculpas por assassinar o Filho Dele.
Isso não requer um monte de “sentimentos”... (é simplesmente VERDADE!) e obviamente não tem nada a ver com ser “bom o suficiente”... (fala sério, COMO PODERIA ter a ver com isso?) Mas você pode reconhecer que você pecou e está em um estado de pecado e, portanto, é CULPADO pela morte Dele. Qualquer um que afirme que não é um dos assassinos culpados... é um mentiroso e a verdade não está nele.
Passo 2 — Arrependa-se, dê meia-volta — ame a justiça e odeie a iniquidade
Depois de ver e admitir que você é um assassino, se você quiser ser perdoado desse assassinato e de todos os outros pecados obscuros de sua mente e coração... se você quiser ser lavado e entrar na Vida Dele... Então Arrependa-se. Afaste-se de cada grãozinho de maldade e escuridão.
Você já viu um filme ou situação em que há alguma “dissidência” ou “ofensa” entre dois “parentes” e um rejeita o outro? “Você não é mais meu filho”. Ou “Eu não conheço você mais” ou “Você não é nada para mim”. E então vira as costas e vai embora para sempre.
Isso é o que significa renunciar e arrepender-se do pecado. É dizer: “A iniquidade não será minha parente. A iniquidade não será meu amor”. Devemos DAR AS COSTAS à iniquidade e VOLTAR-NOS para a Justiça.
A conversão, o mundo, o universo – trata-se APENAS de polos opostos, sobrenaturalmente. Luz e trevas, o bem e o mal, Jesus e Satanás. Não há meio termo.
Pensar que existe algum meio-termo ou “melhoria” que tem “valor” é religião falsa e uma ilusão satânica da era atual.
A lacuna ou abismo entre os dois é infinita, e requer um milagre sobrenatural. Não é uma mudança de filosofia, ou o que conhecemos como “ter um coração macio/quebrantado”, ou “humildade”, ou “unir-se a algo”, nem mesmo um ritual de batismo. É um abismo violento, segundo Jesus.
Se a pessoa não vê isso, e não sente isso, e não vive como se isso fosse Verdade... então ela nunca será convertida, nunca.
Entregar-se completamente ao sangue de Jesus e ao Seu Reino e Soberania traz uma separação sobrenatural. Simplesmente o faz. É um fato Imutável (por causa do abismo violento).
Mas o que quer que você faça, não se atreva a culpar Deus por “negar-se sobrenaturalmente” a você, quando na verdade foi você que tentou repetidamente pular essa etapa do arrependimento. (Você já passou por isso, seu falso. Então não faça isso de novo!)
NÃO pense que você pode continuar a fazer exatamente o que TEM feito em termos de “arrancar suas ervas daninhas” (ou não arrancar), seu “semear” (ou não semear), seu “renunciar a mais uma coisa” (ou não renunciar)... e sua construção com outros (ou falta de construir, Heb 3:12-14)... e de alguma forma tudo mudará. VOCÊ precisa fazer essas mudanças fundamentais, em vez de semear para a carne e continuar a colher o merecido “redemoinho”.
Tudo isso pode MUDAR a partir de já... Escolha. Ele é desejável além das palavras! E você já está experimentando o primeiro gostinho do outro lado desse abismo sem Ele. :(
Lugar perigoso? Sim, bem, talvez. Mas eu diria, principalmente, que é um lugar “decepcionante” e “desnecessário”. Resolva isso Nele e veja a si mesmo com mais clareza e, como resultado, sua absoluta necessidade do Messias. Então “aquele que muito é perdoado, muito ama”.
Você tem oferecido a Ele uma porção simbólica de sua vida em troca da Dele. Talvez na sua mente a “porção” tenha crescido ao longo do tempo (porque Verdadeiros Seguidores de Jesus não deixam passar despercebido o fato de você dar apenas a sua “porção”), mas ainda é apenas uma porção. PARE com isso! Você consegue ver como isso é ridículo quando você assassinou o Filho Dele?!
Como você ousa se dar ao trabalho de oferecer a Ele alguma parte simbólica de sua vida em troca? Isso não é “nobre”. Isso é INSULTANTE. Você poderia ir em frente e oferecer logo a Ele seu cocô em um prato.
Tudo significa TUDO. Você deve abandonar... deixar... TUDO para ser discípulo Dele. Não há meio termo. Esta é uma questão sobrenatural. Existem apenas dois lados, e um abismo entre eles.
Você diz que quer que Deus o ouça e abra sobrenaturalmente uma porta para a Vida e a Paz para você. Bem, seguir esses passos que acabamos de mencionar é onde Deus pode começar a ouvir você... Não a sua oferta de prato de cocô. Consegue então entender por que o Deus Todo-Poderoso nem se deu ao trabalho de virar a cabeça em direção a uma oferta nojenta e parcial de cocô? Ele não vai.
A ÚNICA RESPOSTA ADEQUADA ao que você fez é: “Eu matei o Senhor da Glória Ungido. Trocar minha vida inteira pela Dele? Claro! Que preço pequeno a ser pago. Eu me ARREPENDO de crucificar Jesus com minha vida EGOÍSTA e de como todo o meu mundo gira em torno de MIM. Arrependo-me disso e ofereço a você a minha vida. Quero servir Você para sempre. Eu nem sei o que tudo isso significa, mas abro mão de todos os meus “direitos” de escolher qualquer coisa, exceto o que você deseja. Eu sou seu escravo. Você é meu Mestre. Você merece minha vida, para sempre.”
Passo 3 – Tenha um pouco de fé
Fé do tamanho de um grão de mostarda moverá montanhas. E você precisa desse grão de fé para entrar no Reino... porque a primeira montanha a se mover é VOCÊ.
Se você esteve embebido em uma vida que gira em torno de você, com fortalezas de uma vida centrada em você mesmo enroladas em seu pescoço, não se surpreenda se demorar um pouco para que sua visão embaçada se clareie. É difícil se livrar dos motivos próprios.
Mas você pode ter um pouco de fé em quem ELE é e no que Ele prometeu? Você consegue ter um pouco de fé que Ele não deu o Filho Dele para morrer por você sem motivo? Ele QUER abrir a porta.
Então você pode “bater e continuar batendo”, não por ter medo de que Ele não vai responder, mas porque você SABE (com um sorriso no rosto) que Ele deseja muito ouvir e responder, mesmo que demore algum tempo para fazer você vomitar seus motivos próprios! Ele abrir a porta tem muito a ver com o que você crê sobre ELE. Então bata malucamente... com um sorriso de paz no rosto. E mantenha esse sorriso de paz no rosto para sempre!
Passo 4 — Promessas da aliança eterna — Um acordo selado
Nunca ceda aos argumentos convincentes do inimigo para parar de bater ou de ser honesto sobre sua vida. Não importa o que aconteceu ou acontecerá. A honestidade é um excelente lugar para encontrar o Espírito do Messias.
NÃO há possibilidade de que seja “tarde demais” para o perdão ou para uma intimidade mais profunda do que QUALQUER outra coisa que você já conheceu; embora você possa ter ofendido o Espírito com escolhas ou hábitos ou falta de investimento Nele.
SEMPRE se resume à confiança no Acordo Dele; ser selado no Sangue Dele e no Espírito Dele. Quando você se arrepender e renunciar e abandonar a iniquidade e entregar TUDO a Ele, ELE VIRÁ ATÉ VOCÊ. Por quê? Porque entregar-se totalmente ao sangue de Jesus e ao Reino e à Soberania Dele traz uma separação sobrenatural. Fato imutável e inabalável; faça isso e “não se preocupe”.
Quando você realmente decide dobrar seus joelhos e admite e vê o que você fez (matou Ele!) e se afasta da iniquidade e ama a justiça, a única resposta natural que segue é oferecer a Ele sua vida em troca. Novamente: “Trocar minha vida pela Dele? Está de brincadeira comigo? Claro, é realmente o mínimo que posso fazer. Eu me entrego a você para sempre, Jesus. Esta é a Promessa de uma Aliança, Deus, porque é isso que VOCÊ merece. Eu devo tudo a você, (então obviamente) Você não me deve nada. E não importa o que aconteça, mesmo que ninguém vá comigo, ainda assim eu seguirei. Mesmo que pareça que você não vai comigo e eu estou apenas catando pequenos restos da mesa como o cachorro que sou, ainda assim estou dando tudo o que tenho porque Você merece.”
E adivinha só? Quando você estiver pronto para fazer ESSE acordo... Ele estará lá. É um fato imutável e inabalável.
Quando você entra NESTA Aliança de todo o coração com Deus (TOTALMENTE, PARA SEMPRE, SEM PEGAR ATALHOS) e decide selar esse acordo com um Batismo de Aliança, então, ao fazê-lo, Deus virá e fará uma Aliança com você também.
Ande e saia, homem morto
Veja que ninguém deve ficar esperando por algum momento mágico. ANDE! SAIA da sepultura, seu homem morto! Ele merece sua vida. Eu não me importo com o que você seeeeente. É simplesmente VERDADE. Entregue-a, reconhecendo que você não merece nada em troca.
Você não precisa VER “tudo o que você tem que abrir mão” com antecedência... você só precisa soltar completamente o controle e desistir dessa sua vida desprezível. Você tem que fazer uma Aliança que renuncia a todos os seus “direitos” de se apegar a qualquer parte da sua vida novamente. Você renuncia e dá as costas para sempre ao seu direito de se apegar ao seu próprio caminho, aos seus direitos, às suas opiniões e a qualquer coisa que não seja como Jesus.
Você está renunciando ao seu direito de recusar qualquer ensinamento ou qualquer orientação de Jesus Cristo pelo Seu Espírito Santo no futuro. Você está renunciando ao seu direito de se recusar a morrer. Você está morrendo para o seu direito de viver. Ponto final.
Com o passar dos dias, Deus interpretará isso para você de formas cada vez mais profundas à medida que caminhamos com Ele. Mas a única Aliança à qual ELE se une é aquela que diz: “De agora em diante Você terá tudo, para sempre”. Não tenho vida longe de você. Confio em você para me ajudar a interpretar o que isso significa todos os dias, e andarei com Você por todo o resto do caminho”.
Ele não “assina” nenhum outro “contrato” ou “acordo” oferecido a Ele. Você dá a Ele TUDO, ou não receberá Dele nenhum acordo de aliança assinado e selado. Não há acordo. Sem garantia de herança. Ponto final.
Então, eu realmente não me importo com quantas emoções você tem ou não com relação a tudo isso, ou quão “bom ou ruim” você pensa que é, ou qual a “distância” você acha que ainda tem que percorrer. Esta é simplesmente a Verdade escrita no código do universo. É pegar ou largar.
Para resumir
E, claro, não importa de onde partimos NESSA Jornada de Aliança com Ele (com emoções ou sem emoções), Conhecê-Lo e Amá-Lo muito provavelmente se tornará parte de qualquer Laço de Aliança Verdadeira com Ele, mais cedo ou mais tarde ao longo da jornada (e como poderia ser diferente, quando você está se vinculando a alguém tão maravilhoso)... mas não é obrigatório. Deixar seus joelhos se dobrarem diante do que você fez... pedir desculpas e arrepender-se de crucificá-lo e de sua iniquidade... e ter um pouco de Fé... e um compromisso absoluto com abrir mão do controle... É NECESSÁRIO.
CONTEMPLE ELE, por compromisso... e Ele MUDARÁ você, por Juramento (2Co 3:17-18).
Uma declaração do que está por vir
Alguns de nós estão indo até o fim. Isso não significa que somos super-heróis ou pessoas extra “fortes”. Mas temos um contrato com Ele assinado e selado em sangue, e com a garantia de herança dentro, NÃO seremos negados. Agora chegamos COM TODA A CONFIANÇA diante do trono da graça pelo sangue Dele. Ainda tropeçamos e caímos? Sim. Mas aqueles que apertaram o botão até o fim para negar a si mesmos (não apenas 95%) e foram lavados pelo sangue Dele, ao andarmos na luz e confessarmos nossos pecados uns aos outros, então o sangue de Cristo nos purifica continuamente de todo pecado.
Lidaremos com os obstáculos à medida que surgirem, porque o Cordeiro que foi morto merece receber a recompensa do sofrimento Dele. Cada obstáculo será evitado, saltado por cima ou demolido. Estamos tomando o caminho de Casa e nada vai nos parar, pela graça Dele. Quando alguém diz: “Aqui está um pecado na sua vida”, não diremos: “Bem, vou pensar sobre isso, não tenho certeza se vou me arrepender disso também... Já me arrependi e abri mão de tantas coisas...” De jeito nenhum. Já decidimos nos arrepender disso há muito tempo, quando entregamos nossas vidas a Jesus. Agora é apenas uma questão de como se arrepender; usando os recursos e as ferramentas e armas da justiça na mão esquerda e na direita, como Paulo disse. Ainda estamos aprendendo, mas estamos aprendendo. Aprendendo a vestir a armadura de Deus, estando dispostos a ser instruídos e ensinados, humilhados e encorajados pelos nossos irmãos e irmãs, nas circunstâncias, no próprio Deus.
Não seremos parados. Então, Satanás, prepare-se. Estamos atravessando o abismo para ajudar a LIBERTAR os cativos!