A Resposta Gloriosa

17/5/1995

Ao procurar algumas respostas para alguns “dilemas” específicos que tenho visto em minha vida, fiquei renovado com a verdade gloriosa de Cristo EM mim, minha Esperança…e relembrei que a dor e as lutas que eu deparo são para me refinar, não algo a se evitar, ou para trazer ressentimento. São meus amigos e como Paulo falou, eu também devo “sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, e nas dificuldades”…Sentir Prazer! (2 Coríntios 12:10)

Eu estava pensando quais eram as minhas expectativas de minha vida e pensei em várias coisas que Deus NÃO prometeu:

*um tempo fácil;

*nenhuma pressão;

*nenhuma situação confusa;

*nenhuma crise;

*nenhuma dificuldade;

*uma vida sem dor;

*nenhuma tribulação, luta, prova, tentação;

*um método para seguir ou um plano para a vida;

*uma explicação compreensível porquê;

*uma vida confortável;

*o controle sobre circunstâncias;

*emoções estáveis o tempo todo.

Mas, o que Ele nos PROMETEU é Vida e o Espírito do Seu Filho Jesus! Ele nos prometeu que o Seu Espírito habitaria dentro de nós para nos aconselhar, instruir, dirigir, ensinar, guiar e saciar. Ele nos deu uma provisão MUITO ALÉM e algo BEM MELHOR entregando a nós Jesus em toda Sua Plenitude ELE Vivo, em Pessoa, sempre presente em nós momento a momento é muito melhor do que Ele nos dar promessas de resolver coisas externas ou um escape imediato de toda dificuldade. Ele nos deu a MELHOR promessa. ELE mesmo vivendo em nós. Com ESSA verdade, podemos enfrentar QUALQUER situação, inimigo, dificuldade, desapontamento, falha, ou tentação. Quando Deus enviou Seu Filho, e Seu trabalho do sacrifício expiatório que cobriu o pecado por toda eternidade; quando o caminho foi finalmente aberto para o Seu Espírito poder vir à Terra e HABITAR NO HOMEM; quando isso aconteceu, cada problema sobre tempo, espaço, cultura, século, língua, raça e circunstância de todo tipo foi resolvido. Com JESUS! ELE é nossa solução. Sua Vida, presente. Deus conosco, agora. E NADA irá interromper isso.

E, se você ainda não vê isso claramente como gostaria, VERÁ mais e mais claramente ao entender que a lista acima de coisas que Ele não prometeu é EXATAMENTE o que Deus utiliza, muitas vezes, como cumprimento do Seu plano, para que vejamos Jesus mais claramente. Entendeu? Não é crueldade sermos expostos a coisas difíceis. É uma NECESSIDADE, porque temos a tendência como seres humanos de não fazer o esforço para achar Deus e buscá-Lo de todo coração. Realmente, precisamos de “situações desesperadoras” que nos forçam a DEUS. Aleluia! Ele não nos deixa vagueando. Os momentos difíceis e as coisas custosas são BONS!

Lembre-se:

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou…[nada] em toda a criação capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:31-39)

Aqui estão mais algumas outras promessas:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da Verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês…Porque Eu vivo, vocês também viverão, Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. (João 14:15-20)

Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. (João 14:23)

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. (João 14:26-27)

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15:7)

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. (João 16:7)

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. (João 16:13-15)

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. (João 16:33)

Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis. (Ezequiel 36:25-27)

Todas as promessas de Deus têm o seu “sim” em Jesus Cristo. É por isso que dizemos “amém” por meio de Jesus Cristo, para a glória de Deus. É Deus quem nos confirma junto com vocês em Cristo, e foi esse mesmo Deus que nos ungiu. Ele pôs a sua marca em nós para mostrar que lhe pertencemos, e colocou o seu Espírito no nosso coração como garantia de que vai nos dar tudo o que Ele tem prometido. (2 Coríntios 1:20-22)

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba (Papai), Pai.” Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gálatas 4:4-7)

É muito melhor preencher nossas mentes com as promessas que Deus nos deu e a Palavra do Seu coração do que ocupar nossa mente com raciocínios para resolver ou evitar os problemas da vida (que, lembrem-se, devemos PARAR de ver como problemas—eles são nossos amigos). Espere e de certa forma até mesmo peça pelas dificuldades, tribulações e dores de cabeça. Mas SAIBA que cada uma dessas é para o seu bem, não para prejudicá-lo. Cada momento de sua vida foi enviado a você por Deus, para ser um meio de CONHECER ELE MELHOR. E isso é possível porque Ele deu a você o Seu Espírito para que ache Jesus e Seu Caminho em meio a QUALQUER COISA. ISSO é MUITO MELHOR do que se Deus lhe prometesse “coisas”, ou garantias de que nunca sofreria certas coisas, ou métodos para resolver problemas, ou “respostas”, ou soluções instantâneas. Se ISSO fosse o que Ele desse, você NUNCA CONHECERIA A ALEGRIA DE ENCONTRÁ-LO COMO SEU PAI E AMIGO. Ele tem a intenção de usar as circunstâncias, dificuldades e pressões da vida para fazer com que você busque a Sua Face, ache a Sua Vida e tenha comunhão mais profunda com Ele. Essas horas têm a função de enraizar seu amor, confiança e fé nEle. Você pode conhecê-Lo e descobrir A Vida do Seu Espírito mais e mais. Lembra-se de como somos transformados? Quando O contemplamos, somos transformados com glória cada vez maior.

Então, depois de tudo isso, lembre que o Seu alvo principal para nós não é:

*desemaranhar um dilema;

*“resolver” um problema;

*retirar a dificuldade;

*ajudar-nos a entender “por que”.

O Seu desejo principal é que nós O achemos, O procuremos, estejamos com Ele, descansemos Nele, e O conheçamos no meio da tempestade, dificuldade, tribulação ou tentação. Não podemos supor que “esse jeito” ou “aquele jeito” é como a situação deve ser tratada. Não podemos encarar as coisas já com certa expectativa de como Ele vai fazer algo. Isso é a árvore do conhecimento. Não ousamos “forçar” algo a ser resolvido ou “escapar” de algo. Mas, por outro lado, pode ter certeza de que toda vez que você se aproximar de Deus, Ele se aproximará de você. O Espírito Dele habita em você e Deus lhe prometeu não retirar coisas, mas encontrá-lo, SE procurá-Lo e achá-Lo no meio de suas situações. Certo???

Ele não está pensando: “Ai, ai! Eu espero que este filho meu ache uma maneira de sair desta bagunça.” E nós então ficamos batendo cabeça tentando resolver “isso”. O que Ele talvez esteja pensando é: “Espero que este filho Me procure; anseie por Mim, Me chame e segure-se em MIM! E que então Me conheça melhor como resultado Confie em Mim. Aproxime-se de Mim e entenda os Meus caminhos mais profundamente.”

Ele quer colocar a marca da Sua Vida em nossos corações nessas horas. E depois, olhando para trás iremos conhecer um pouco mais de Sua fidelidade e amor por nós. Cresceremos um pouco mais em nossa gratidão. Ele realmente deseja ter comunhão conosco, para que os nossos espíritos possam testificar com o Seu Espírito, “Ó Pai!!” Seremos Seus amigos e dependeremos dEle, viveremos nEle, permaneceremos nEle. Que herança maravilhosa Ele tem nos dado. Isso me faz lembrar do que Deus disse para Abraão:

Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! (Gênesis 15:1) (Com ênfase na palavra “Eu”)

Glória seja dada ao Nosso Deus pelas Suas grandes e preciosas promessas. Ele não só abriu um caminho maravilhoso para que nossos pecados pudessem ser purificados e perdoados, mas para que também pudéssemos chegar com ousadia diante de Seu trono de graça, com acesso livre e aberto ao Pai, agora e para sempre. Vamos realmente honrá-Lo e agradecê-Lo em todas as circunstâncias pela Sua bondade e graça que Ele tem ricamente derramando sobre nós.

Com amor, mary

Um pensamento depois: É fácil perder de vista a maneira que devemos encarar a vida porque perdemos de vista o ALVO que é conhecer Jesus melhor: ter comunhão com Ele, ser o amigo Dele e ser mudado em conformidade com a Sua imagem. As pessoas perecem por falta de visão ou falta de verem o alvo. Em nossas vidas, realmente, não há “interrupções”. Lembre que cada momento está cheio de oportunidades. Vamos ajudar um ao outro a manter o desejo maior de Deus em destaque: que nós O conheçamos como Ele nos conhece. Ser um, o Filho com a Noiva—unidos, sendo um em propósito, alvo, visão, amor e espírito.

Conversa sobre a Resposta Gloriosa Ocorrida Depois

Você precisa compreender (se ainda não sabe disso) uma coisa fundamental sobre o que Cristianismo é. Preste atenção, capte esse pensamento e não o solte nunca mais: “Aqueles que clamam o nome do Senhor serão salvos, serão libertos.” Esse pensamento básico está em todo o Novo Testamento: aqueles que conversam com Jesus encontrarão livramento a cura e o poder da vida. Volte seu coração não para pensamentos sobre Ele! Não para o jeito certo de viver ou de fazer as coisas, essas coisas que permeiam o pensamento básico de cristianismo. Achegue realmente seu coração em direção a Ele e clame por Ele. Romanos 6 fala sobre batismo e nos vestir com Cristo. Até mesmo o próprio batismo, feito de forma horizontal, apenas por ser a coisa Cristã certa a fazer e porque Jesus disse que fossemos imersos (e Pedro ordenou que sejamos imersos) em si pouco importa. Pedro diz que batismo é o grito de uma boa consciência a Deus. É clamar o nome do Senhor. É olhar para Jesus e dizer: “Salve minha alma. Lave meus pecados com Seu Sangue, eu imploro.” Não há batismo fora disso. É somente tomar um banho.

Fale com Ele, Ele está Vivo!

Basicamente em toda a vida você tem visto Cristianismo por tantos ângulos diferentes, tantas lentes, mas sempre volta a este ponto: Que se não disciplinar seu coração e sua mente para encarar o Jesus vivo, você perdeu tudo. Tudo vai ser superficial. Não há poder sem ELE Vivo. Se ler o livro de Atos, verá que Paulo sempre afirma algo que quase parece estranho, algo que faz pensar: “Por que ele fica dizendo isso?” Ele diz: “Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!” O quê?! Ele sempre diz coisas como essa. O que ele está dizendo? Está dizendo que Jesus não está morto. Ele está vivo. O que instigava Paulo é: “Ele está vivo.” Ele é uma Pessoa Real e está vivo, e é o Messias. Ele é o único que pode salvar sua alma, curar seu homem interior e tornar você sábio. Ele pode preencher todo seu interior, libertá-lo do cativeiro e tornar os pobres ricos e libertar o escravo. Ele é o único que pode fazer isso. E você precisa falar com Ele, porque afinal foi Ele quem ressuscitou dos mortos. O Pai demonstrou que Ele é O Escolhido ressuscitando-O dos mortos e O colocando á Sua direita, o lugar de autoridade agora e para sempre. Por isso ser verdade, não pode simplesmente viver da forma cristã de cânticos ou fazendo coisas certas e se sacrificando para ter as atitudes corretas. Não vai achar Vida à parte de dizer: “Jesus, me desculpe. Me perdoe por envergonhar Você quando reagi daquela forma. Me perdoe por machucar Seus sentimentos quando negligenciei agradecer Você por isso que fez por mim. Jesus, estou tão envergonhado por ter permitido que essa tentação me dominar quando Você me preenche com todas as coisas boas. Todas as necessidades estão satisfeitas em Você e mesmo assim me distraí e deixei minha própria vida me carregar para longe de Você e estou tão envergonhado disso. Você merece mais do que isso. Eu amo Você. Você é tão surpreendente. Você é tão admirável, tão maravilhoso e eu quero que Você tenha minha vida. Eu sou estúpido. Me perdoe.”

Esse tipo de conversa com Ele é a única coisa que pode salvar sua alma. Realmente conversar e relacionar com Ele como uma Pessoa é a única coisa que pode mudar seu caráter para que seja como Ele é. Ele vive! Ele foi ressuscitado dos mortos e é o Messias, o Escolhido de Deus, Aquele que pode ser seu intermediário, Aquele que pode trazê-lo para o Pai e libertá-lo. Não é apenas uma coisa superficial. Quando você sente que algo penetrou seu coração, algo que tenha feito ou dito ou agido ou pensado e trouxe condenação, se você negligenciou dizer: “Jesus, me desculpe, do fundo do coração” e olhar direto nos olhos dEle; se você negligencia esse pequeno ponto, então negligenciou todo o conteúdo da Cristandade. Qualquer outra coisa é somente fazer a coisa certa: “Desculpe, pessoal, eu fiz a coisa errada”. Não há vida nisso, não há poder nisso. Isso não é sustentável. Não é sobrenatural. É só um pensamento coletivo ou uma filosofia de vida que é, de fato, muito tediosa. Às vezes chega a ser até mesmo chata, mas no mínimo é muito penosa. Se for somente uma filosofia de vida, então “nós de todos os homens somos os mais miseráveis”. Mas se consiste em sermos amigos do Mestre que está nos conduzindo nessa jornada, nessa aventura por meio da vida e nos mostrando todas as coisas que o Pai tem—”Na casa de meu Pai há muitos cômodos e Eu o levarei em uma excursão guiada. Venha comigo.” Se nós fizermos isso e O seguirmos, não como um líder figurado, mas com uma Pessoa; se nós literalmente O seguirmos, como Pedro, Tiago e João fizeram e permitirmos que Ele nos leve através dos cômodos da mansão do Pai, então haverá coisas muito empolgantes para nós. Vamos cultivar a habilidade de dizer: “Me perdoe” para Ele, ou “Eu te amo!” Muitos homens tem essa coisa de macho e pensam: “Eu não quero dizer ‘eu te amo’ para outro homem. Não consigo sentir isso para outro homem!” Há algumas coisas que nós devemos simplesmente deixar para trás se quisermos ser realmente como Ele e alcançar o terceiro céu com Ele, teremos que superar algumas dessas coisas superficiais. Desejar olhá-Lo nos olhos e do fundo do coração dizer: “Eu te amo” ou: “Sou tolo se não cultivar mais meu amar por Você. Por favor, me ajude. Eu creio, me ajude com minha incredulidade. Filho de Davi, tenha misericórdia de mim.” Essas são conversas com Jesus que precisamos ter.

Isso é muito básico. É a coisa mais básica que alguém poderia dizer a você, mas eu acho que é fácil esquecer. E eu não quero. Eu não quero que ninguém transforme a própria vida em uma forma Cristã baseada em certas regras e regulamentos ou em pensamentos, costumes e tradições. Deve ser: “Jesus, quero falar com Você sobre algo por um momento. Eu estava pensando…” e simplesmente abrir seu coração para Ele como uma pessoa. Se você ouvir a si mesmo orando: “Pai, hm, guie, guarde e nos direcione para o próximo horário marcado…Senhor, Nosso Pai…” Se você ouvir a si mesmo dizendo algo realmente malfeito como isso, lembre-se de que você não faria isso com alguém que ama e com quem se importa. Você não faria isso com seu marido ou esposa ou filhos. Você conversaria em um tom de voz que indica que realmente pensa que eles são pessoas e não alguma estátua no canto para a qual está queimando incenso. Você conversaria com eles como se conversa com pessoas. Você pode, de certo modo, examinar seu coração para ver se o seu coração e sua mente estão disciplinados para tratá-Lo como Quem que ressuscitou dos mortos, como uma pessoa, pela forma que se relaciona com Ele. As coisas que conversa com Ele, e até mesmo seu tom de voz, são realmente bons indicadores para ver se você está ou não disciplinando de verdade seu coração para recebê-Lo como uma pessoa e para tratá-Lo como tal.

Eu o encorajo a fazer isso quando canta e em qualquer outra circunstância possível ao longo dos dias também. “Aqueles que clamam o nome do Senhor serão salvos.” É aí onde a vida está, e de onde a bênção sobrenatural vem. É aí onde acontece algo que pode dar vida a uma pessoa morta. Isso pode curar um homem doente. Isso pode dar visão ao cego, pode transformar minha alma corrupta, tola e fraca em alguém que tenha algo a oferecer, que seja capaz de amar outras pessoas e de ajudar a torná-las livres e completas. A minha disposição de clamar o nome do Senhor é a única coisa que pode trazer poder sobrenatural, me livrar e permitir que eu ajude outros a fazer o mesmo.

Talvez seja fácil para você, mas para mim é uma disciplina—eu preciso dizer: “Oh, sim. Você está vivo. Bem, preciso falar com Você sobre isso…” Eu realmente preciso forçar a mim mesmo para clamar o nome do Senhor porque isso não vem naturalmente. Eu caio nesse plano horizontal muito facilmente, e preciso me forçar a dizer: “Opa! Você vive! Ressuscitou! Você não está morto.” Por favor, faça isso. Esse é o único lugar onde você encontrará nEle vida, paz e poder.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon