DAILY BIBLE READING
Read today's >

CONSTRUINDO PELO PADRÃO E PROJETO DELE

VIVENDO JUNTOS DIARIAMENTE

A fim de ser uma Casa boa para Jesus morar, a Casa de Deus precisa ser construída por todos juntos usando o padrão e projeto dEle. A Sua Casa é construída de pessoas, Suas pedras vivas e Ele tem um modo pelo qual precisamos construir nossas vidas juntos. As Escrituras chamam Jesus o Mestre Arquiteto. Devemos nos importar profundamente com a Sua Planta, Seu Plano.

7/5/2006

Agora que definimos quais são os bons materiais de construção para a Casa de Deus... considere isso: Suponha que peguemos todos os materiais de construção que são adequados para a casa, todas as pedras boas, toda boa madeira e todos os bons materiais que Jesus escolhe para a Sua Casa e façamos uma pilha. O que teríamos? Ainda não teríamos uma casa. A Casa de Deus requer mais do que simplesmente bons materiais de construção (Cristãos verdadeiros). Só porque você tem todos os materiais da casa empilhados no chão não quer dizer que você tem uma casa para passar a noite. Aquela pilha não vai protegê-lo da tempestade, não importa quão bons os materiais sejam.

A fim de ser uma Casa boa para Jesus morar, a Casa de Deus precisa ser construída por todos juntos usando o padrão e projeto dEle. A Sua Casa é construída de pessoas, Suas pedras vivas e Ele tem um modo pelo qual precisamos construir nossas vidas juntos. As Escrituras chamam Jesus o Mestre Arquiteto. Devemos nos importar profundamente com a Sua Planta, Seu Plano.

Deus tem muitas pessoas maravilhosas por todo o mundo. O que vem acontecendo com freqüência nos últimos 2.000 anos é que essas pessoas têm desejado mudar suas vidas e agradá-Lo, mas tem se frustrado. Elas não têm conseguido encontrar seu pleno potencial e realmente servi-Lo bem. Elas querem isso de todo coração, mas falham vez após vez. A razão de falharem é porque muitas vezes nós construímos do jeito errado. Nós não construímos de acordo com o padrão, o projeto que Deus nos deu. Quando alguém se esforça para fazer algo, mas se esforça de maneira totalmente errada, raramente será bem sucedido, não importa o quão sincero seja.

A Casa de Jesus é feita de acordo com o projeto e o padrão dEle, não com o nosso. E o Seu projeto é “cem pais, mães, irmãos e irmãs”. O Seu projeto é que devemos “confessar os nossos pecados uns aos outros” e ser curados. O Seu projeto incluí “carregar os fardos uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo”. O Seu projeto é que sejamos “um, assim como Ele e o Pai são um”. O desejo de Deus não é ter pedras separadas que se ajuntam nos domingos para “freqüentar” uma palestra ou um culto, mas o Seu desejo é uma família construída todos os dias, interligada em todas as áreas da vida cotidiana como Família.

Jesus já escolheu o projeto da Sua Casa e é o mesmo em todo país, qualquer que seja a língua ou a cultura. O projeto é que todo o povo de Deus dê a sua vida para amar e servir um ao outro todos os dias como uma Família, juntos. A verdadeira igreja de Jesus, projetada da Sua maneira para ser forte, precisa ser uma Família todos os dias. Comem juntos de casa em casa, servem uns aos outros e ajudam uns aos outros em muitas maneiras todos os dias. Falam as palavras de Deus uns aos outros diariamente para ajudar cada um a se tornar mais como Jesus. Quando vêem pecado, fazem uma caminhada e conversam sobre isso, juntos. Não esperam até “domingo” para ouvir alguém pregar um sermão sobre o assunto. A Intenção de Deus (Ef 3:10, 1Pedro 2) é que sejamos todos sacerdotes diariamente e embaixadores de Deus um para o outro e para o mundo “ao levantarmos, sentarmos, e andarmos pelo caminho”.

Somos todos chamados para sermos sacerdotes para Jesus. Somos todos chamados para levar a palavra de Deus e ajudar um ao outro. Isso significa que se você visse seu vizinho ser egoísta ou com raiva, ou bebendo, ou com orgulho que quebra o coração de Jesus, então cada um de nós toma a responsabilidade para ajudar um ao outro a mudar. Isso se aplica todos os dias. Não tem nada a ver com domingos. A verdadeira Igreja de Jesus é feita de Pedras Vivas e o projeto da Casa é ser Família todos os dias. Não é algo que “freqüentamos”, mas é algo que somos todos os dias.

Vê agora como tudo isso é ligado? SÓ COM RELACIONAMENTOS do DIA-A-DIA você irá saber se alguém ama a Luz e a Verdade, e então é um filho de Deus. Algumas reuniões durante a semana nunca permitirão a qualquer um saber se alguém ama a Luz e se encontra fraco, ou se ele odeia a Luz e então ainda não é Salvo. O plano de Deus é um tesouro em vasos de barro. O plano de Deus é um sacerdócio de crentes. O plano de Deus é para o seu povo “admoestar um ao outro diariamente”. Quando realmente vivemos isto juntos, um benefício é que todos os verdadeiros filhos de Deus se tornam cada vez mais maduros. Outro resultado de caminhar junto como foi a intenção de Deus é que se alguém não amar a luz, é exposto como sendo um fingidor. Se não quiser correção, se não se preocupar com o que Jesus diz sobre estas coisas, se ficar bravo e arrogante, então é exposto como sendo um Cristão impostor. Torna-se claro que nunca realmente deu a sua vida a Jesus porque a verdade é que não pode ter o Espírito Santo e não ama a Luz (João 3, 1João 1, 3).

Se construirmos dessa maneira—mudando as nossas vidas egoístas ou preguiçosas, e realmente aprendermos como amar um ao outro, como família, cada dia, assumindo a responsabilidade para servir e amar um ao outro com a palavra de Deus—então será uma Casa onde Jesus poderá morar e poderá amar. Será uma Casa com um bom projeto na qual será fácil para Jesus e para todos nós morarmos e fazermos dela o nosso lar.

Jesus disse que se colocarmos a Sua palavra em prática, quando as tempestades vierem (e virão), a casa ficará firme. Permanecerá de pé porque está construída sobre a rocha de “colocar a Sua palavra em prática” e não somente pensar ou cantar sobre a Sua palavra. Se só cantarmos sobre ela, orarmos, e falarmos sobre ela e não mudar a maneira que vivemos para colocar em prática a Sua palavra um com o outro, então quando as tempestades vierem a nossa casa será colocada em ruínas e destruída, não importa quão bonita ela aparente ser hoje. É o que Jesus prometeu em Mateus 7. Portanto, seja firme em construir como Ele constrói e FAZER algo sobre as Suas Verdades. Obedeça-as, e as tempestades não vão trazer danos a você.

Da mesma maneira que um pequeno pássaro ou um pequeno coelho se esconde debaixo de uma rocha quando as tempestades vêm, você também pode se esconder no abrigo das asas de Jesus se construir da maneira que Ele lhe pede. As tempestades vão balançar arvores e mover objetos pesados. Haverá estrondos e os raios vão cair. Mas se construir da maneira de Jesus e olhar para Ele quando vierem, estará seguro no abrigo das Suas asas. As tempestades violentas passarão e o sol brilhará. Os pássaros cantarão outra vez e a vida voltará com um novo frescor. Será uma Casa muito, muito forte e bem Projetada. Quando as tempestades vierem e assolarem a Casa, ela resistirá porque foi feita somente de bom material e porque o projeto foi bom. Muito pouco dano será feito a essa Casa maravilhosa, e estaremos todos seguros. Assim como o Pai foi muito específico sobre os materiais e o projeto que Noé deveria usar para construir a Arca, também Jesus tem um plano para os materiais e o projeto para a Casa dEle. E o Seu Plano, na Nova Aliança, não é um homem santo dando uma palestra para um grupo de pessoas “marcando ponto” num culto, mas suas vidas estão desconectadas. AGORA é “cem mães, irmãos, irmãs”—relacionamentos que são profundamente interligados intimamente e diariamente “do menor até o maior” de pessoas que amam a Luz.

Estas são as Boas Novas do Reino de Jesus. Ele disse: “Meu Pai tem muito zelo pela casa que está sendo construída.” O Pai deseja ardentemente que construamos Sua casa da Sua maneira. Em muitos países e cidades, raramente a casa é construída da maneira que Jesus quer que ela seja construída. Em quase toda “igreja” em quase todos os paises existem pessoas que se ajuntam com rituais e tradições e dali seguem caminhos diferentes para viverem suas vidas como bem entenderem. Talvez pequem sem se importarem ou talvez tentem não pecar. Mas não é uma casa porque não são uma Família todos os dias, juntos.

É somente quando todas as pedras são cimentadas uma na outra pelo cimento da prática do amor e da vulnerabilidade, e construídas de acordo com o projeto de Deus que se torna um lugar que Ele pode chamar de Seu lar. Mesmo que você seja uma pedra viva muito boa e tente viver uma vida santa, você ainda é somente uma pedra. Se eu colocar essa pedra no chão, ainda não seria um lar para Jesus. Ele não quer somente boas pedras individuais espalhadas pelo campo. Devemos exigir de nós mesmos, até mesmo nos forçar, para sermos unidos e ajustados a outras pedras. Todos os dias precisamos exigir de nós mesmos que sejamos unidos e ajustados com as outras pedras, diariamente de acordo com o projeto de Deus para a Casa, ao “levantarmos, ao sentarmos, ao andarmos pelo caminho” juntos. Lavar roupa juntos e ir ao mercado juntos. Ao trabalharmos no campo, fizermos tijolos, cortarmos lenha, ou prepararmos as refeições, vamos fazer juntos para que sejamos uma Família, em vez de muitos indivíduos ou muitas famílias. É no meio dessas atividades de vida cotidiana que construímos nossa Fé, Esperança e Amor juntos. Essas atividades cotidianas, compartilhadas juntos como Família, são as “janelas da alma” que nos permite realmente lavar um ao outro na água da Palavra, diferentemente da religião faz-de-conta de “freqüentar” cerimônias religiosas e louvorzão com palestras de homens santos. Jesus não está construindo nada além de família.

Jesus disse que se você realmente obedecer a Minha vontade, terá cem pais, mães, irmãos, irmãs—não cem vizinhos, mas cem membros de família muito apegados. Essa é a vontade de Deus. Estes são os ensinamentos de Jesus Cristo—que Ele constrói Sua casa com bons materiais. Materiais ruins não têm vez se não mudarem quando escutarem as palavras de Jesus.

aosseuspes.com
Portugues Languages icon
 Share icon